questões de vestibulares
|

 
REF. Pergunta/Resposta
vestibular Cefet-MG-2008
questões de Mecânica

sub-grupo:
pergunta:Um ônibus, que trafega em uma via plana, com movimento uniforme, diminuiu sua velocidade até parar, no instante em que o sinal luminoso do semáforo muda para o vermelho. Dentre os gráficos, o que melhor representa esse movimento é

resposta:[D]

vestibular Unesp-2008
questões de Mecânica

sub-grupo:
pergunta:Em recente investigação, verificou-se que uma pequena gota de água possui propriedades elásticas, como se fosse uma partícula sólida. Em uma experiência, abandona-se uma gota de uma altura h³, com uma pequena velocidade horizontal. Sua trajetória é apresentada na figura.

imagem não disponivel


Na interação com o solo, a gota não se desmancha e o coeficiente de restituição, definido como f, é dado pela razão entre as componentes verticais das velocidades de saída e de chegada da gota em uma colisão com o solo.
Calcule a altura h atingida pela gota após a sua terceira colisão com o solo, em termos de h³ e do coeficiente f. Considere que a componente horizontal da velocidade permaneça constante e não interfira no resultado.

resposta:f§ h³

vestibular Unesp-2008
questões de Mecânica

sub-grupo:
pergunta:Dois corpos, A e B, atados por um cabo, com massas m = 1 kg e m = 2,5 kg, respectivamente, deslizam sem atrito no solo horizontal sob ação de uma força, também horizontal, de 12 N aplicada em B. Sobre este corpo, há um terceiro corpo, C, com massa mÝ = 0,5 kg, que se desloca com B, sem deslizar sobre ele. A figura ilustra a situação descrita

imagem não disponivel


Calcule a força exercida sobre o corpo C.

resposta:Forças que atuam no corpo C:
1) Peso de C, aplicado pela Terra, com módulo 5,0 N.
2) Força aplicada pelo corpo B com módulo 5,2 N tendo uma componente de atrito com módulo 1,5 N (resultante) e uma componente normal com módulo 5,0 N.

vestibular Unesp-2008
questões de Mecânica

sub-grupo:
pergunta:Pesquisadores têm observado que a capacidade de fertilização dos espermatozóides é reduzida quando estas células reprodutoras são submetidas a situações de intenso campo gravitacional, que podem ser simuladas usando centrífugas. Em geral, uma centrífuga faz girar diversos tubos de ensaio ao mesmo tempo; a figura representa uma centrífuga em alta rotação, vista de cima, com quatro tubos de ensaio praticamente no plano horizontal.

imagem não disponivel


As amostras são acomodadas no fundo de cada um dos tubos de ensaio e a distância do eixo da centrífuga até os extremos dos tubos em rotação é 9,0 cm. Considerando g = 10 m/s², calcule a velocidade angular da centrífuga para gerar o efeito de uma aceleração gravitacional de 8,1 g.

resposta:30 rad/s

vestibular Cefet-MG-2008
questões de Mecânica

sub-grupo:Arquimedes
pergunta:Duas esferas de volumes iguais e densidades d e d‚ são colocadas num recipiente, contendo um líquido de densidade d e se mantêm em equilíbrio nas posições mostradas na figura a seguir.

imagem não disponivel


A relação entre as densidades dessas esferas e do líquido é
a) d < d‚ < d.
b) d > d‚ > d.
c) d < d‚ = d.
d) d > d‚ = d.

resposta:[C]

vestibular Cefet-MG-2008
questões de Física (não classificadas)

sub-grupo:Termometria
pergunta:Em um determinado dia, a temperatura mínima em Belo Horizonte foi de 15 °C e a máxima de 27 °C. A diferença entre essas temperaturas, na escala kelvin, é de
a) 12.
b) 21.
c) 263.
d) 285.

resposta:[A]

vestibular Cefet-MG-2008
questões de Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:A FIG. 1 representa uma associação de resistências idênticas e a FIG. 2, uma bateria e fios de ligação.

imagem não disponivel


Para se obter o maior valor de corrente elétrica, os fios devem ser ligados nos pontos
a) A e B.
b) A e D.
c) B e C.
d) C e D.

resposta:[D]

vestibular Unesp-2008
questões de Mecânica

sub-grupo:Gravitação
pergunta:O período de revolução T e o raio médio r da órbita de um planeta que gira ao redor de uma estrela de massa m satisfazem a relação (mT²)/r³ = 4p(pi)²/G, onde G e a constante de gravitação universal. Considere dois planetas e suas respectivas estrelas. O primeiro, o planeta G581c, recentemente descoberto, que gira em torno da estrela Gliese581 e o nosso, a Terra, girando ao redor do Sol. Considere o período de revolução da Terra 27 vezes o de G581c e o raio da órbita da Terra 18 vezes o raio da órbita daquele planeta. Determine qual seria a massa da estrela Gliese581 em unidades da massa M do Sol.

resposta:0,125 M

vestibular Cefet-MG-2008
questões de Magnetismo

sub-grupo:
pergunta:Uma bússola, em perfeito estado de funcionamento, encontra-se em uma determinada região e adquire a orientação mostrada na figura 1.

imagem não disponivel


Essa situação torna-se possível desde que um ímã tenha sido colocado próximo à bússola, conforme ilustrado em

resposta:[B]

vestibular Unesp-2008
questões de Mecânica

sub-grupo:Arquimedes
pergunta:Um garoto de 24 kg vê um vendedor de bexigas infladas com gás hélio e pede à mãe 10 delas. Amãe compra apenas uma, alegando que, se lhe desse todas, o menino seria erguido do solo por elas. Inconformado com a justificativa, o menino queixa-se à sua irmã, que no momento estudava empuxo, perguntando-lhe qual seria o número máximo daquelas bexigas que ele poderia segurar no solo. Considerando o volume médio de cada bexiga, 2 litros, estime o número mínimo de bexigas necessário para levantar o garoto. Em seus cálculos, considere a massa específica do ar igual a 1,2 kg/m³, 1 litro = 10­³ m³ e despreze as massas do gás e das bexigas.

resposta:10 000 bexigas

vestibular Unesp-2008
questões de Física (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Ao ser anunciada a descoberta de novo planeta em torno da estrela Gliese581 e a possível presença de água na fase líquida em sua superfície, reavivou-se a discussão sobre a possibilidade de vida em outros sistemas.
Especula-se que as temperaturas na superfície do planeta são semelhantes às da Terra e a pressão atmosférica na sua superfície é estimada como sendo o dobro da pressão na superfície da Terra. A essa pressão, considere que o calor latente de vaporização da água no novo planeta seja 526 cal/g e a água atinja o ponto de ebulição a 120 °C. Calcule a quantidade necessária de calor para transformar 1 kg de água a 25 °C totalmente em vapor naquelas condições, considerando o calor específico da água 1 cal/g.

resposta:621 kcal.

vestibular Unesp-2008
questões de Óptica

sub-grupo:Lentes
pergunta:Uma lupa utilizada para leitura é confeccionada com uma lente delgada convergente, caracterizada por uma distância focal f. Um objeto é colocado a uma distância 0,8 f, medida a partir da lente. Se uma letra de um texto tem altura 1,6 mm, determine o tamanho da letra observado pelo leitor.

resposta:8,0 mm

vestibular Cefet-MG-2008
questões de Mecânica

sub-grupo:Movimento Uniforme
pergunta:Duas esferas A e B movem-se ao longo de uma linha reta, com velocidades constantes e iguais a 4 cm/s e 2 cm/s. A figura mostra suas posições num dado instante.

imagem não disponivel


A posição, em cm, em que A alcança B é
a) 4.
b) 8.
c) 11.
d) 12.

resposta:[C]

vestibular Unesp-2008
questões de Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:Em um seletor de cargas, uma partícula de massa m e eletrizada com carga q é abandonada em repouso em um ponto P, entre as placas paralelas de um capacitor polarizado com um campo elétrico E. A partícula sofre deflexão em sua trajetória devido à ação simultânea do campo gravitacional e do campo elétrico e deixa o capacitor em um ponto Q, como registrado na figura.

imagem não disponivel


Deduza a razão q/m, em termos do campo E e das distâncias d e h.

resposta:q/m = (g . d)/(E . h)

vestibular Cefet-MG-2008
questões de Mecânica

sub-grupo:Movimento Uniformemente Variado
pergunta:Um carro se desloca com movimento retilíneo uniformemente variado em uma estrada plana, passando em um determinado ponto com velocidade de 15 m/s. Sabendo-se que ele gasta 5,0 segundos para percorrer os próximos 50 metros, sua velocidade no final do trecho, em m/s, é de
a) 5.
b) 10.
c) 15.
d) 20.

resposta:[A]
S = S³ + v³.t + a.t£/2
50 = 0 + 15.5 + a.(5)£/2
50 = 75 + a.(25)/2
50 - 75 = a.(25)/2
- 25 = 25.a/2 ==> a = -1 m/s£

v = v³ + a.t
v = 15 - 2(5) = 15 - 10 = 5 m/s

 


« Página Anterior | Próxima Página »

Página 604 de 610


Exercicios de Física perguntas e resposta página 604 e - vestibular Unesp