Questões de Eletricidade - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões Eletricidade

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Unesp-1991
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:O gráfico a seguir representa a corrente que passa por uma lâmpada, para uso em automóvel, em função da diferença de potencial aplicada a seus terminais. Utilizando-se do gráfico, determine a diferença de potencial que se deve aplicar à associação de duas dessas lâmpadas em série, para que sejam atravessadas por uma corrente de 1,2A.


resposta:10 V

vestibular Unesp-1991
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:Acende-se uma lâmpada de 100 W que está imersa num calorímetro transparente contendo 500 g de água. Em 1 minuto e 40 segundos a temperatura da água sobe 4,5 °C. Qual porcentagem de energia elétrica fornecida à lâmpada é convertida em luz? (Considere o calor específico da água 4,2 Joules/g .°C e que a luz produzida não é absorvida pelo calorímetro. Despreze a capacidade térmica do calorímetro e da lâmpada).



resposta:5,5 %

vestibular Unesp-1991
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:São dados um capacitor de capacitância (ou capacidade) C, uma bateria de f.e.m. ” e dois resistores cujas resistências são, respectivamente, R e R‚. Se esses elementos forem arranjados como na figura adiante, a carga armazenada no capacitor será nula. Justifique esta afirmação.


resposta:Os terminais do capacitor estão ligados por fio condutor de resistência nula, logo a diferença de potencial (ddp) entre seus suportes será zero. Já que Q = C.U, a carga no capacitor será nula.

vestibular Unesp-1991
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:Uma carga de prova q³ é deslocada sem aceleração no campo elétrico criado por uma carga puntiforme q, fixa. Se o deslocamento de q³ for feito de um ponto A para outro B, ambos à mesma distância de q, mas seguindo uma trajetória qualquer, o que se pode dizer a respeito do trabalho realizado pelo agente que movimentou a carga? Justifique sua resposta.



resposta:O trabalho realizado pela força aplicada pelo agente e o trabalho da força elétrica serão sempre iguais em módulo. Os pontos A e B equidistam de q, U entre AB é igual a zero.

vestibular Fuvest-gv-1991
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:No circuito esquematizado a seguir, o amperímetro acusa uma corrente de 30 mA.

imagem não disponivel


a) Qual o valor da força eletromotriz fornecida pela fonte E?
b) Qual o valor da corrente que o amperímetro passa a registrar quando a chave k é fechada?


resposta:a) 12 V
b) 24 mA

vestibular Fuvest-1996
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:Aproximando-se uma barra eletrizada de duas esferas condutoras, inicialmente descarregadas e encostadas uma na outra, observa-se a distribuição de cargas esquematizada na figura 1, a seguir.
Em seguida, sem tirar do lugar a barra eletrizada, afasta-se um pouco uma esfera da outra. Finalmente, sem mexer mais nas esferas, move-se a barra, levando-a para muito longe das esferas. Nessa situação final, a alternativa que melhor representa a distribuição de cargas nas duas esferas é:


resposta:[A]

vestibular Fuvest-1996
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:No circuito elétrico residencial a seguir esquematizado, estão indicadas, em watts, as potências dissipadas pelos seus diversos equipamentos. O circuito está protegido por um fusível, F, que funde quando a corrente ultrapassa 30 A, interrompendo o circuito. Que outros aparelhos podem estar ligados ao mesmo tempo que o chuveiro elétrico sem "queimar" o fusível?
a) Geladeira, lâmpada e TV.
b) Geladeira e TV.
c) Geladeira e lâmpada.
d) Geladeira.
e) Lâmpada e TV.


resposta:[E]

vestibular Fuvest-1996
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:O módulo F da força eletrostática entre duas cargas elétricas pontuais q e q‚, separadas por uma distância d, é F = kqq‚/d² onde k é uma constante. Considere as três cargas pontuais representadas na figura adiante por + Q, - Q e q. O módulo da força eletrostática total que age sobre a carga q será
a) 2kQq/R².
b) Ë3kQq/R².
c) kQ²q/R².
d) [(Ë3)/2] kQq/R².
e) [(Ë3)/2] kQ²q/R².


resposta:[B]

vestibular Fuvest-1996
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:Considere um circuito formado por 4 resistores iguais, interligados por fios perfeitamente condutores. Cada resistor tem resistência R e ocupa uma das arestas de um cubo, como mostra a figura a seguir. Aplicando entre os pontos A e B uma diferença de potencial V, a corrente que circulará entre A e B valerá:
a) 4V/R.
b) 2V/R.
c) V/R.
d) V/2R.
e) V/4R.


resposta:[A]

vestibular Cesgranrio-1995
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:Um aquecedor elétrico de imersão é constituído por um resistor de 15 ohms e funciona sob tensão de 120 volts. Esse aparelho é utilizado para aquecer 900 g de água inicialmente a 20 °C. Considerando que todo o calor gerado é absorvido pela água e que o calor específico da água seja 4,0 . 10³ J/kg . °C, então, em quantos minutos a água começará a ferver?
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.



resposta:[E]

vestibular Cesgranrio-1995
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:Uma locomotiva de brinquedo, de massa igual a 300 g, é movida por duas pilhas de 1,5 V cada, ligadas em série. Quando posta em funcionamento, seu motor consome uma corrente de 40 mA, acelerando-a a partir do repouso durante 2,0 s, ao fim dos quais ela adquire a velocidade de 1,0 m/s. A quantidade de energia dissipada sob forma de calor, durante esses 2,0 s iniciais, vale, em Joules:
a) 3 .
b) 9 . 10­¢
c) 3 . 10­¢
d) 9 . 10­²
e) 3 . 10­²



resposta:[D]

vestibular Cesgranrio-1995
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:O gráfico a seguir mostra as curvas características de dois resistores R e R‚. A figura ao lado do gráfico mostra um circuito montado com estes resistores e um gerador ideal de 6,0 V.
A intensidade da corrente elétrica fornecida pelo gerador a esse circuito vale, em mA:
a) 0,016
b) 0,8
c) 3,9
d) 8,0
e) 16


resposta:[E]