Questões de Eletricidade - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões Eletricidade

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Unesp-2003
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:Considere duas pequenas esferas condutoras iguais, separadas pela distância d=0,3m. Uma delas possui carga Q=1×10­ªC e a outra Q‚=-5×10­¢¡C. Utilizando 1/(4p(pi)”³)=9×10ªN.m²/C²,

a) calcule a força elétrica F de uma esfera sobre a outra, declarando se a força é atrativa ou repulsiva.
b) A seguir, as esferas são colocadas em contato uma com a outra e recolocadas em suas posições originais. Para esta nova situação, calcule a força elétrica F de uma esfera sobre a outra, declarando se a força é atrativa ou repulsiva.



resposta:a) 5 × 10­©N; atrativa
b) 6,25 × 10­ªN; repulsiva

vestibular Unesp-2003
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:Dentro de uma caixa com terminais A e B, existe uma associação de resistores. A corrente que atravessa a caixa em função da tensão aplicada nos terminais A e B é dada pela tabela.
A caixa poderia conter


resposta:[C]

vestibular Pucsp-2003
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:

imagem não disponivel

Na tira, Garfield, muito maldosamente, reproduz o famoso experimento de Benjamin Franklin, com a diferença de que o cientista, na época, teve o cuidado de isolar a si mesmo de seu aparelho e de manter-se protegido da chuva de modo que não fosse eletrocutado como tantos outros que tentaram reproduzir o seu experimento.
Franklin descobriu que os raios são descargas elétricas produzidas geralmente entre uma nuvem e o solo ou entre partes de uma mesma nuvem que estão eletrizadas com cargas opostas. Hoje sabe-se que uma descarga elétrica na atmosfera pode gerar correntes elétricas da ordem de 10¦ amperes e que as tempestades que ocorrem no nosso planeta originam, em média, 100 raios por segundo. Isso significa que a ordem de grandeza do número de elétrons que são transferidos, por segundo, por meio das descargas elétricas, é, aproximadamente,
Use para a carga de 1 elétron: 1,6 . 10­¢ªC
a) 10²²
b) 10²(a quarta potencia)
c) 10²§
d) 10²©
e) 10³¡


resposta:[C]

vestibular Pucsp-2003
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:Uma das alternativas usadas pelas companhias de eletricidade para reduzir o consumo de energia elétrica nos períodos de grande demanda é reduzir os valores da tensão estabelecida nas residências. Suponha uma torradeira cujos dados nominais são 120V-1200W e que será utilizada em determinado mês (30 dias) na tensão de 108V.
Sabendo-se que a torradeira é utilizada diariamente por 10 minutos, a sua economia será de
a) 1,14 kWh
b) 6 kWh
c) 0,6 kWh
d) 1,2 kWh
e) 1,08 kWh



resposta:[A]

vestibular Fuvest-2003
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:Ganhei um chuveiro elétrico de 6050W - 220V. Para que esse chuveiro forneça a mesma potência na minha instalação, de 110V, devo mudar a sua resistência para o seguinte valor, em ohms:
a) 0,5
b) 1,0
c) 2,0
d) 4,0
e) 8,0



resposta:[C]

vestibular Fuvest-2003
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:Duas barras M e N, de pequeno diâmetro, com 1,5m de comprimento, feitas de material condutor com resistência de R² a cada metro de comprimento, são suspensas pelos pontos S e T e eletricamente interligadas por um fio flexível e condutor F, fixado às extremidades de uma alavanca que pode girar em torno de um eixo E. As barras estão parcialmente imersas em mercúrio líquido, como mostra a figura. Quando a barra M está totalmente imersa, o ponto S se encontra na superfície do líquido, e a barra N fica com um comprimento de 1,0m fora do mercúrio e vice-versa. Suponha que os fios e o mercúrio sejam condutores perfeitos e que a densidade das barras seja maior do que a do mercúrio. Quando o extremo S da barra M se encontra a uma altura h da superfície do mercúrio, o valor da resistência elétrica r, entre o fio F e o mercúrio, em função da altura h, é melhor representado pelo gráfico


resposta:[B]

vestibular Ita-2003
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:No Laboratório de Plasmas Frios do ITA é possível obter filmes metálicos finos, vaporizando o metal e depositando-o por condensação sobre uma placa de vidro. Com o auxílio do dispositivo mostrado na figura, é possível medir a espessura e de cada filme. Na figura, os dois geradores são idênticos, de f.e.m. E = 1,0 V e resistência r = 1,0 ², estando ligados a dois eletrodos retangulares e paralelos, P e P‚, de largura b = 1,0 cm e separados por uma distância a = 3,0 cm. Um amperímetro ideal A é inserido no circuito, como indicado. Supondo que após certo tempo de deposição é formada sobre o vidro uma camada uniforme de alumínio entre os eletrodos, e que o amperímetro acusa uma corrente i = 0,10 A , qual deve ser a espessura e do filme? (resistividade do alumínio › = 2,6 . 10­© ².m).
a) 4,1 . 10­ª cm
b) 4,1 . 10­ª m
c) 4,3 . 10­ª m
d) 9,7 . 10­ª m
e) n. d. a.


resposta:[C]

vestibular Ita-2003
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:

imagem não disponivel

A figura mostra dois capacitores, 1 e 2, inicialmente isolados um do outro, carregados com uma mesma carga Q. A diferença de potencial (ddp) do capacitor 2 é a metade da ddp do capacitor 1. Em seguida, as placas negativas dos capacitores são ligadas à Terra e, as positivas, ligadas uma a outra por um fio metálico, longo e fino. Pode-se afirmar que
a) antes das ligações, a capacitância do capacitor 1 é maior do que a do capacitor 2.
b) após as ligações, as capacitâncias dos dois capacitores aumentam.
c) após as ligações, o potencial final em N é maior do que o potencial em O.
d) a ddp do arranjo final entre O e P é igual a 2/3 da ddp inicial do capacitor 1.
e) a capacitância equivalente do arranjo final é igual a duas vezes a capacitância do capacitor 1.


resposta:[D]

vestibular Ita-2003
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:Em sua aventura pela Amazônia, João porta um rádio para comunicar-se. Em caso de necessidade, pretende utilizar células solares de silício, capazes de converter a energia solar em energia elétrica, com eficiência de 10%. Considere que cada célula tenha 10 cm² de área coletora, sendo capaz de gerar uma tensão de 0,70 V, e que o fluxo de energia solar médio incidente é da ordem de 1,0 x 10³ W/m². Projete um circuito que deverá ser montado com as células solares para obter uma tensão de 2,8 V e corrente mínima de 0,35 A, necessárias para operar o rádio.



resposta:Sendo o fluxo de energia solar médio incidente igual a 1,0 . 10¤ W/m£, conclui-se que cada célula de área 10 cm£ = 10 . 10­(a quarta potencia) m£ recebe a potência P = 1,0 . 10¤ W/m£ . 10 . 10­(a quarta potencia)m£ = 1,0W.
Sendo a eficiência de conversão de energia solar em energia elétrica igual a 10% , resulta que a potência elétrica fornecida por célula é P = 0,10W. Como cada célula é capaz de gerar uma tensão de 0,70V, concluímos que a intensidade da corrente fornecida por uma célula é
i = P /U = 0,10W/0,70V = 1/7A
Para obtermos uma tensão de 2,8V, devemos associar n conjuntos de 4 células em série.
Número de conjuntos:
Lembrando que a corrente mínima deve ser 0,35A, temos:
n . 1/7 = 0,3 ë n = 2,45
Como n é um número inteiro, concluímos que o número mínimo de conjuntos é três. Assim, temos o circuito adiante:

vestibular Ita-2003
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:Um gerador de força eletromotriz e e resistência interna r = 5 R está ligado a um circuito conforme mostra a figura. O elemento R(s) é um reostato, com resistência ajustada para que o gerador transfira máxima potência. Em um dado momento o resistor R é rompido, devendo a resistência do reostato ser novamente ajustada para que o gerador continue transferindo máxima potência. Determine a variação da resistência do reostato, em termos de R.


resposta:ÐR(s) = -45R/77

vestibular Ufpi-2001
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:O gráfico adiante mostra como a resistividade elétrica, ›, do cobre varia com a temperatura, T. Marque, entre as alternativas a seguir, aquela que representa a resistividade elétrica do cobre em função da temperatura, T, no intervalo compreendido entre 200 K e 500 K, sendo a e b constantes.

imagem não disponivel


a) › = aT + b
b) › = aT² + b
c) › = a + b/T
d) › = a + b/T²
e) › = aT


resposta:[A]

vestibular Ufpi-2001
tópico:Eletricidade

sub-grupo:
pergunta:Os dois circuitos mostrados a seguir são alimentados por duas fontes de tensão alternada senoidal, como as que temos em nossas residências. A tensão (voltagem) no circuito 2 é o dobro da tensão no circuito 1. O circuito 2 tem um diodo em série que deixa passar corrente apenas em um sentido. Sejam P e P‚ as potências dissipadas no resistor R dos circuitos 1 e 2, respectivamente. A razão P/P‚ vale:

imagem não disponivel


a) 1/4
b) 1/2
c) 1
d) 2
e) 4


resposta:[B]