Questões de Magnetismo - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões Magnetismo

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Fuvest-1994
tópico:Magnetismo

sub-grupo:
pergunta:Um ímã, preso a um carrinho, desloca-se com velocidade constante ao longo de um trilho horizontal. Envolvendo o trilho há uma espira metálica, como mostra a figura adiante. Pode-se afirmar que, na espira, a corrente elétrica:

imagem não disponivel


a) é sempre nula.
b) existe somente quando o ímã se aproxima da espira.
c) existe somente quando o ímã está dentro da espira.
d) existe somente quando o ímã se afasta da espira.
e) existe quando o ímã se aproxima ou se afasta da espira.


resposta:[E]

vestibular Fuvest-1994
tópico:Magnetismo

sub-grupo:
pergunta:Uma partícula de carga q >0 e massa m, com velocidade de módulo v e dirigida ao longo do eixo x no sentido positivo (veja figura adiante), penetra, através de um orifício, em O, de coordenadas (0,0), numa caixa onde há um campo magnético uniforme de módulo B, perpendicular ao plano do papel e dirigido "para dentro" da folha.
Sua trajetória é alterada pelo campo, e a partícula sai da caixa passando por outro orifício, P, de coordenadas (a,a), com velocidade paralela ao eixo y. Percorre, depois de sair da caixa, o trecho PQ, paralelo ao eixo y, livre de qualquer força. Em Q sofre uma colisão elástica, na qual sua velocidade é simplesmente invertida, e volta pelo mesmo caminho, entrando de novo na caixa, pelo orifício P. A ação da gravidade nesse problema é desprezível.

imagem não disponivel


a) Localize, dando suas coordenadas, o ponto onde a partícula, após sua segunda entrada na caixa, atinge pela primeira vez uma parede.
b) Determine o valor de v em função de B, a e q/m.


resposta:a) x = 2a; y = 0
b) V = q/m.a.B

vestibular Unicamp-1994
tópico:Magnetismo

sub-grupo:
pergunta:Uma espira quadrada de lado a = 0,20 m e resistência R = 2,0 ² atravessa com velocidade constante v = 10 m/s uma região quadrada de lado b = 0,50 m, onde existe um campo magnético constante de intensidade B = 0,30 tesla. O campo penetra perpendicularmente no plano do papel e a espira se move no sentido de x positivo, conforme indica na figura adiante.
Considerando o sentido horário da corrente elétrica como positivo, faça um gráfico da corrente na espira em função da posição de seu centro. Inclua valores numéricos e escala no seu gráfico.


resposta:Observe a figura a seguir:

vestibular Fuvest-1995
tópico:Magnetismo

sub-grupo:
pergunta:Um circuito é formado por dois fios muitos longos, retilíneos e paralelos, ligados a um gerador de corrente contínua como mostra a figura a seguir. O circuito é percorrido por uma corrente constante I.

imagem não disponivel


Pode-se afirmar que a força de origem magnética que um trecho retilíneo exerce sobre o outro é:
a) nula.
b) atrativa e proporcional a l.
c) atrativa e proporcional a l².
d) repulsiva e proporcional a l.
e) repulsiva e proporcional a l².


resposta:[E]

vestibular Ita-1995
tópico:Magnetismo

sub-grupo:
pergunta:Uma partícula com carga q e massa M move-se ao longo de uma reta com velocidade v constante numa região onde estão presentes um campo elétrico de 500 V/m e um campo de indução magnética de 0,10 T. Sabe-se que ambos os campos e a direção de movimento da partícula são mutuamente perpendiculares. A velocidade da partícula é:
a) 500 m/s
b) constante para quaisquer valores dos campos elétrico e magnético
c) (M/q) 5,0 x 10³ m/s
d) 5,0 x 10 m/s
e) Faltam dados para o cálculo



resposta:[D]

vestibular Pucsp-1995
tópico:Magnetismo

sub-grupo:
pergunta:Um elétron com velocidade inicial v³, atravessa sucessivamente as regiões (I), (II) e (III) da figura adiante, terminando o trajeto com velocidade v>v³. Que tipo de campo é aplicado em cada região e com que direção e sentido?

imagem não disponivel


a) Na região I o vetor campo elétrico se dirige para baixo; na região II o vetor campo magnético está saindo perpendicularmente ao plano da figura; na região III o vetor campo elétrico também se dirige para baixo.
b) Na região I o vetor campo elétrico se dirige para cima; na região II o vetor campo elétrico está se dirigindo para a esquerda do observador; na região III o vetor campo elétrico se dirige para baixo.
c) Na região I o vetor campo magnético se dirige para cima; na região II o vetor campo elétrico está se dirigindo para a esquerda do observador; na região III o vetor campo magnético se dirige para baixo.
d) Na região I o vetor campo elétrico se dirige para baixo; na região II o vetor campo magnético está saindo perpendicularmente ao plano da figura; na região III o vetor campo elétrico se dirige para cima.
e) Na região I o vetor campo elétrico se dirige para baixo; na região II o vetor campo magnético está entrando perpendicularmente ao plano da figura; na região III o vetor campo elétrico está saindo perpendicularmente ao plano da figura.


resposta:[A]

vestibular Unesp-1995
tópico:Magnetismo

sub-grupo:
pergunta:Uma partícula de pequena massa e eletricamente carregada, movimenta-se da esquerda para a direita com velocidade constante «, entra uma região que há um campo magnético uniforme. Devido à ação desse campo sobre a carga, a partícula descreve uma semicircunferência e retorna para a esquerda com velocidade «‚, paralela a «, com ¦«‚¦ = ¦«¦, como mostra a figura a seguir.

imagem não disponivel


a) Qual é a direção das linhas desse campo magnético?
b) Explique por que ¦«‚¦ = ¦«¦.


resposta:a) Perpendicular ao plano da folha.
b) A força magnética é a força resultante centrípeta, que não realiza trabalho.

vestibular Fuvest-1995
tópico:Magnetismo

sub-grupo:
pergunta:A figura adiante mostra, num plano vertical, uma região de seção quadrada, de lado L, onde existe um campo elétrico de módulo E, vertical e apontando para baixo. Uma partícula de massa m e carga q, positiva, penetra no interior dessa região através do orifício O, com velocidade horizontal, de módulo V. Despreze os efeitos da gravidade.

imagem não disponivel


a) Qual o valor mínimo de V para que a partícula saia da região através da janela CD mostrada na figura?
b) Introduz-se na região considerada um campo magnético de módulo B (indução magnética) com direção perpendicular à folha de papel. Qual devem ser o módulo e o sentido do campo magnético B para que a partícula com velocidade V se mova em linha reta nesta região?


resposta:a) Ë(2qEL/m)
b) Sentido penetrando no papel módulo: B = E/V

vestibular Pucsp-1995
tópico:Magnetismo

sub-grupo:
pergunta:Um elétron com velocidade inicial v³, atravessa sucessivamente as regiões (I), (II) e (III) da figura adiante, terminando o trajeto com velocidade v>v³. Seria possível um aumento da energia cinética do elétron usando somente um campo magnético constante com o tempo?

imagem não disponivel


a) Não, pois a força magnética causaria uma aceleração paralela à velocidade do elétron.
b) Não, pois a força magnética causaria uma aceleração perpendicular à velocidade do elétron.
c) Sim, pois seria gerada uma força magnética sobre o elétron.
d) Não, pois a força magnética geraria uma aceleração perpendicular à velocidade do elétron.
e) Sim, pois haveria uma força magnética agindo sobre o elétron.


resposta:[D]

vestibular Unitau-1995
tópico:Magnetismo

sub-grupo:
pergunta:Um feixe de raios catódicos, que nada mais é que um feixe de elétrons, esta preso a um campo magnético girando numa circunferência de raio R = 2,0 cm. Se a intensidade do campo é de 4,5 × 10­³ T e que sua carga é 1,6 × 10­¢ª C, pode-se dizer que a velocidade dos elétrons, no feixe, vale:
a) 2,0 × 10³ m/s
b) 1,6 × 10(a quarta potencia) m/s
c) 1,6 × 10¦ m/s
d) 1,6 × 10§ m/s
e) 1,6 × 10¨ m/s



resposta:[E]

vestibular Unitau-1995
tópico:Magnetismo

sub-grupo:
pergunta:Uma carga elétrica, lançada perpendicularmente a um campo magnético uniforme, efetua um M.C.U de período T. Se o lançamento fosse feito com velocidade duas vezes maior, o período seria:
a) T.
b) 2 T.
c) T².
d) ËT.
e) T/2.



resposta:[A]

vestibular Unesp-1995
tópico:Magnetismo

sub-grupo:
pergunta:Considere os três fenômenos seguintes.

I) Um raio de luz passou de um meio transparente para outro, mudando a direção de sua trajetória.
II) Duas cargas elétricas pontuais em repouso interagem com uma força inversamente proporcional ao quadrado das distâncias entre elas.
III) Um fio, no vácuo, percorrido por uma corrente elétrica constante, cria um campo magnético cujas as linhas formam círculos que têm fio como eixo.

Considere agora as quatro leis da física seguintes.
R: Lei de Coulomb.
S: Lei de Lenz.
T: Lei de Snell.
U: Lei de Ampére.

Assinale a alternativa que contém a associação correta entre os fenômenos descritos e as leis citadas.
a) I com R, II com S e III com T.
b) I com T, II com R e III com S.
c) I com T, II com R e III com U.
d) I com S, II com U e III com T.
e) I com T, II com U e III com R.



resposta:[C]

 


Próxima Página »

Página 1 de 42