Questões de Mecânica - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões Mecânica

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Fgv-2005
tópico:Mecânica

sub-grupo:Hidrostática
pergunta:O macaco hidráulico consta de dois êmbolos: um estreito, que comprime o óleo, e outro largo, que suspende a carga. Um sistema de válvulas permite que uma nova quantidade de óleo entre no mecanismo sem que haja retorno do óleo já comprimido. Para multiplicar a força empregada, uma alavanca é conectada ao corpo do macaco.

imagem não disponivel


Tendo perdido a alavanca do macaco, um caminhoneiro de massa 80 kg, usando seu peso para pressionar o êmbolo pequeno com o pé, considerando que o sistema de válvulas não interfira significativamente sobre a pressurização do óleo, poderá suspender uma carga máxima, em kg, de
Dados:
diâmetro do êmbolo menor = 1,0 cm
diâmetro do êmbolo maior = 6,0 cm
aceleração da gravidade = 10 m/s²
a) 2 880.
b) 2 960.
c) 2 990.
d) 3 320.
e) 3 510.


resposta:[A]

vestibular Unesp-2005
tópico:Mecânica

sub-grupo:
pergunta:Dois blocos idênticos, A e B, se deslocam sobre uma mesa plana sob ação de uma força de 10N, aplicada em A, conforme ilustrado na figura.

imagem não disponivel


Se o movimento é uniformemente acelerado, e considerando que o coeficiente de atrito cinético entre os blocos e a mesa é ˜ = 0,5, a força que A exerce sobre B é:
a) 20N.
b) 15N.
c) 10N.
d) 5N.
e) 2,5N.


resposta:[D]

vestibular Unesp-2005
tópico:Mecânica

sub-grupo:Gravitação
pergunta:Ao se colocar um satélite em órbita circular em torno da Terra, a escolha de sua velocidade v não pode ser feita independentemente do raio R da órbita. Se M é a massa da Terra e G a constante universal de gravitação, v e R devem satisfazer a condição
a) v²R = GM.
b) vR² = GM.
c) v/R² = GM.
d) v²/R = GM.
e) vR = GM.



resposta:[A]

vestibular Unesp-2005
tópico:Mecânica

sub-grupo:
pergunta:Um bloco sobe uma rampa deslizando sem atrito, em movimento uniformemente retardado, exclusivamente sob a ação da gravidade, conforme mostrado na figura 1.
Ele parte do solo no instante t = 0 e chega ao ponto mais alto em 1,2 s. O módulo da velocidade em função do tempo é apresentado no gráfico na figura 2.

imagem não disponivel


Considerando g = 10,0 m/s², a altura em que o bloco se encontrava em t = 0,4 s era
a) 0,5 m.
b) 1,0 m.
c) 1,6 m.
d) 2,5 m.
e) 3,2 m.


resposta:[B]

vestibular Unesp-2005
tópico:Mecânica

sub-grupo:Movimento Uniformemente Variado
pergunta:Um corpo parte do repouso em movimento uniformemente acelerado. Sua posição em função do tempo é registrada em uma fita a cada segundo, a partir do primeiro ponto à esquerda, que corresponde ao instante do início do movimento. A fita que melhor representa esse movimento é:


resposta:[C]

vestibular Unesp-2005
tópico:Mecânica

sub-grupo:
pergunta:Um veículo A passa por um posto policial a uma velocidade constante acima do permitido no local. Pouco tempo depois, um policial em um veículo B parte em perseguição do veículo A. Os movimentos dos veículos são descritos nos gráficos da figura.

imagem não disponivel


Tomando o posto policial como referência para estabelecer as posições dos veículos e utilizando as informações do gráfico, calcule:
a) a distância que separa o veículo B de A no instante t = 15,0 s.
b) o instante em que o veículo B alcança A.


resposta:a) 250m
b) 40,0s

vestibular Unesp-2005
tópico:Mecânica

sub-grupo:Gravitação
pergunta:Para demonstrar que a aceleração da gravidade na superfície de Marte é menor do que na superfície terrestre, um jipe-robô lança um pequeno corpo verticalmente para cima, a partir do solo marciano. Em experimento idêntico na Terra, onde g = 10,0 m/s², utilizando o mesmo corpo e a mesma velocidade de lançamento, a altura atingida foi 12,0 m. A aceleração da gravidade na superfície de um planeta de raio R e massa M é dada por g = GM/R², sendo G a constante de gravitação universal. Adotando o raio de Marte igual à metade do raio da Terra e sua massa dez vezes menor que a da Terra, calcule, desprezando a atmosfera e a rotação dos planetas,
a) a aceleração da gravidade na superfície de Marte.
b) a altura máxima atingida pelo corpo no experimento em Marte.



resposta:a) 4,0m/s£
b) 30,0m

vestibular Unesp-2005
tópico:Mecânica

sub-grupo:
pergunta:O gráfico na figura descreve o movimento de um caminhão de coleta de lixo em uma rua reta e plana, durante 15s de trabalho.

imagem não disponivel


a) Calcule a distância total percorrida neste intervalo de tempo.
b) Calcule a velocidade média do veículo.


resposta:a) 60m
b) 4m/s

vestibular Unesp-2005
tópico:Mecânica

sub-grupo:
pergunta:Um balão se desloca horizontalmente, a 80,0 m do solo, com velocidade constante de 6,0 m/s. Quando passa exatamente sobre um jovem parado no solo, um saquinho de areia é abandonado do balão. Desprezando qualquer atrito do saquinho com o ar e considerando g = 10,0 m/s², calcule
a) o tempo gasto pelo saquinho para atingir o solo, considerado plano.
b) a distância entre o jovem e o ponto onde o saquinho atinge o solo.



resposta:a) 4,0s
b) 24,0m

vestibular Unesp-2005
tópico:Mecânica

sub-grupo:Gravitação
pergunta:Uma espaçonave de massa m gira em torno da Terra com velocidade constante, em uma órbita circular de raio R. A força centrípeta sobre a nave é 1,5 GmM/R², onde G é a constante de gravitação universal e M a massa da Terra.
a) Desenhe a trajetória dessa nave. Em um ponto de sua trajetória, desenhe e identifique os vetores velocidade « e aceleração centrípeta @ da nave.
b) Determine, em função de M, G e R, os módulos da aceleração centrípeta e da velocidade da nave.



resposta:a)

imagem não disponivel

A velocidade vetorial « é tangente à trajetória e tem o sentido do movimento.
A aceleração centrípeta é dirigida para o centro da trajetória e tem direção radial.

b) V = (Ë1,5GM)/R

vestibular Unesp-2005
tópico:Mecânica

sub-grupo:
pergunta:A figura ilustra um bloco A, de massa m = 2,0 kg, atado a um bloco B, de massa m = 1,0 kg, por um fio inextensível de massa desprezível. O coeficiente de atrito cinético entre cada bloco e a mesa é ˜Ý. Uma força F = 18,0 N é aplicada ao bloco B, fazendo com que ambos se desloquem com velocidade constante.

imagem não disponivel


Considerando g = 10,0 m/s², calcule
a) o coeficiente de atrito ˜Ý.
b) a tração T no fio.


resposta:a) 0,60
b) 12,0N

vestibular Unesp-2005
tópico:Mecânica

sub-grupo:Arquimedes
pergunta:Um bloco de madeira de volume V = 60 cm³, totalmente submerso, está atado ao fundo de um recipiente cheio de água por meio de um fio de massa desprezível. O fio é cortado e o bloco emerge na superfície com 1/4 de seu volume fora da água. Sendo g = 10 m/s² a aceleração da gravidade e D = 1 g/cm³ a massa específica da água, calcule
a) a massa específica do bloco.
b) a tração no fio, antes de ser cortado.



resposta:a) 0,75g/cm¤ ou 7,5 . 102kg/m¤
b) 0,15N ou 1,5 . 10­¢N