Questões de Mecânica - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões Mecânica

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Mackenzie-1998
tópico:Mecânica

sub-grupo:
pergunta:No sistema a seguir, as molas ideais têm, cada uma, constante elástica igual a 2.000N/m e comprimento natural 10cm. Se cada um dos corpos A e B tem massa igual a 5kg, então a soma Ø vale:

imagem não disponivel


Dado: g = 10 m/s²
a) 20,0 cm
b) 22,5 cm
c) 25,0 cm
d) 27,5 cm
e) 30,0 cm


resposta:[D]

vestibular Mackenzie-1998
tópico:Mecânica

sub-grupo:
pergunta:Duas esferas A e B de mesma massa e raio são colocadas no interior de uma caixa como mostra a figura a seguir. A força exercida pelo fundo da caixa sobre a esfera A tem intensidade de 30N. O peso de cada esfera é:
a) 5 N
b) 10 N
c) 15 N
d) 20 N
e) 25 N


resposta:[C]

vestibular Mackenzie-1998
tópico:Mecânica

sub-grupo:Hidrostática
pergunta:Dispõe-se de uma prensa hidráulica conforme o esquema a seguir, na qual os êmbolos A e B, de pesos desprezíveis, têm diâmetros respectivamente iguais a 40cm e 10cm. Se desejarmos equilibrar um corpo de 80kg que repousa sobre o êmbolo A, deveremos aplicar em B a força perpendicular , de intensidade:
Dado:
g = 10 m/s²
a) 5,0 N
b) 10 N
c) 20 N
d) 25 N
e) 50 N


resposta:[E]

vestibular Mackenzie-1998
tópico:Mecânica

sub-grupo:Cinemática
pergunta:Uma partícula realiza um M.H.S. (movimento harmônico simples), segundo a equação x=0,2cos(p(pi)/2+p(pi)t/2), no S.I.. A partir da posição de elongação máxima, o menor tempo que esta partícula gastará para passar pela posição de equilíbrio é:
a) 0,5 s
b) 1 s
c) 2 s
d) 4 s
e) 8 s



resposta:[B]

vestibular Unb-1997
tópico:Mecânica

sub-grupo:Vetorial
pergunta:A 2 Lei de Newton, talvez a mais importante equação da Física, (R) = m@, relaciona a causa (R) com o efeito @. A aceleração, por sua vez, manifesta-se de diferentes maneiras no cotidiano. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

imagem não disponivel


(1) Se um corpo não possui aceleração, é porque não existem forças atuando sobre ele.
(2) Enquanto a aceleração vetorial de um móvel permanece constante, não pode haver alteração na direção da velocidade vetorial.
(3) Se um corpo cai de uma certa altura acima do solo e, no mesmo instante, outro corpo idêntico é lançado horizontalmente da mesma altura, ambos levarão o mesmo tempo para atingir o solo.
(4) Na situação ilustrada na figura a seguir, em que um garoto está brincando em um balanço que oscila entre os pontos A e B, se ele soltar uma pedra na instante em que atingir o ponto A, esta cairá verticalmente.


resposta:F F V V

vestibular Unb-1997
tópico:Mecânica

sub-grupo:Arquimedes
pergunta:Apesar de ser construído com materiais bem mais densos que a água, um navio pode flutuar. Uma massa de modelar pode flutuar ou não, dependendo da forma como é modelada. Uma pessoa pode flutuar, se estiver no mar Morto ou nas praias brasileiras. Todos esses fenômenos estão relacionados com princípio de Arquimedes. Considerando as densidades: da água=1,00g/cm³, do gelo=0,92g/cm³ e da água do mar=1,03g/cm³, julgue os itens que se seguem.

imagem não disponivel


(1) Quando uma rolha comum de densidade igual a 0,25g/cm³ flutua em água doce, 25% do seu volume fica imerso.
(2) O grande perigo que os icebergs representam para os navios está no fato de que menos de 15% da massa de gelo é visível acima da superfície da água.
(3) Se os recipientes A e B, representados na figura anterior, são idênticos e estão cheios de água até a borda, então o recipiente B, que contém um bloco de madeira flutuando, pesa mais que o recipiente A.


resposta:F F V

vestibular Unb-1997
tópico:Mecânica

sub-grupo:Hidrostática
pergunta:Entre alguns efeitos fisiológicos da variação da pressão, podem-se citar a necessidade de equalização das pressões nos dois lados dos tímpanos de um mergulhador, para se evitar ruptura, e o efeito da postura na pressão sangüínea. A girafa, por exemplo, por ser um animal com altura média de 5,0m e ter o coração localizado a, aproximadamente, 2,0m abaixo da cabeça, sofre significativas variações na pressão arterial, quando se deita, se levanta ou abaixa a cabeça. Julgue os itens a seguir, considerando os seguintes dados: densidade da água=1,00×10³kg/m³; densidade do sangue=1,06×10³kg/m³; pressão atmosférica=1,01×10¦N/m²; e aceleração da gravidade=9,8m/s².
(1) Sabendo que os pulmões de uma pessoa podem funcionar sob uma diferença de pressão de até 1/20 da pressão atmosférica, então, se usar apenas um tubo que lhe permita respiração via oral, um mergulhador poderá permanecer submerso, com segurança, a uma profundidade aproximada de 0,75m.
(2) Se um tanque para mergulho, com capacidade para 20L, contém ar sob uma pressão de 1,5×10¨N/m², então o volume de ar à pressão atmosférica necessário para enchê-lo será superior a 2.500L.
(3) Em uma girafa de altura média, a diferença de pressão hidrostática sangüínea entre o coração e a cabeça é igual à existente entre o coração e os pés.
(4) A diferença de pressão hidrostática sangüínea entre a cabeça e os pés de uma girafa de altura média é superior a 5,00×10(a quarta potencia)N/m².



resposta:F V F V

vestibular Unb-1997
tópico:Mecânica

sub-grupo:
pergunta:O coeficiente de atrito estático entre os blocos A e B, montados como mostra a figura adiante, é de 0,9. Considerando que as massas dos blocos A e B sejam, respectivamente, iguais a 5,0 kg e 0,4kg e que g = 10,0 m/s², calcule, em newtons, o menor valor do módulo da força para que o bloco B não caia. Despreze a parte fracionária de seu resultado, caso exista.


resposta:60 N

vestibular Unb-1997
tópico:Mecânica

sub-grupo:Gravitação
pergunta:O estabelecimento das idéias a respeito da gravitação universal é considerado uma das conquistas mais importantes no desenvolvimento das ciências em geral e, particularmente, da Física. A sua compreensão é fundamental para o entendimento dos movimento da Lua, dos planetas, dos satélites e mesmo dos corpos próximos à superfície da Terra.
Em relação a esse assunto, julgue os itens adiante.
(0) Para que a Lua descreva o seu movimento orbital ao redor da Terra, é necessário que a resultante das forças que atuam sobre ela não seja nula.
(1) Um satélite em órbita circular ao redor da Terra move-se perpendicularmente ao campo gravitacional terrestre.
(2) A força gravitacional sobre um satélite sempre realiza trabalho, independentemente de sua órbita ser circular ou elíptica.
(3) Um corpo, quando solto próximo à superfície terrestre, cai em direção a ela pelo mesmo motivo que a Lua descreve sua órbita em torno da Terra.



resposta:V V F V

vestibular Unb-1997
tópico:Mecânica

sub-grupo:
pergunta:Uma esfera de ferro é fixada por uma mola em uma plataforma giratória, como mostra a figura adiante. Dois observadores, um na plataforma e o outro fixo ao solo, em repouso, observam o movimento da esfera, que, quando está a meio caminho entre o eixo de rotação e a borda da plataforma circular, causa uma distensão de 5 cm na mola.

imagem não disponivel


Julgue os itens que se seguem, relativos à situação apresentada.
(0) Para o observador situado sobre a plataforma girante, é a força centrífuga que distende a mola.
(1) Para o observador em repouso, no solo, é a força centrípeta aplicada pela mola distendida que mantém a esfera em movimento circular, junto com a plataforma girante.
(2) A esfera terá a sua velocidade linear reduzida pela metade, quando a distensão da mola for de 10 cm.
(3) Se for liberada da mola, a esfera escapará da plataforma e o observador em repouso, no solo, verá que ela descreve um movimento circular, até atingir o repouso.


resposta:V V F F

vestibular Unb-1997
tópico:Mecânica

sub-grupo:
pergunta:Dois colegas de trabalho, discutindo alguns fenômenos que envolvem conceitos de Física, propuseram três diferentes situações, representadas na figura adiante, nas quais alguns desses conceitos aparecem. Nas três situações, um pequeno bloco de ferro, de peso igual a 10N, é elevado até uma altura de 3m e, depois, desliza, sem atrito, em três rampas diferentes.

imagem não disponivel


Julgue os itens a seguir, relativos a algumas conclusões surgidas no decorrer da discussão entre os colegas.
(0) Nas três situações, o trabalho total realizado para vencer a força de atração gravitacional é de 30J.
(1) Na situação III, o bloco apresenta aceleração crescente, embora sua velocidade diminua.
(2) A situação II é a única na qual o bloco desliza aumentando sua velocidade, com aceleração decrescente.
(3) Na situação I, o bloco desliza com uma aceleração constante, porém menor do que a aceleração da gravidade.


resposta:V F V V

vestibular Ufrj-1997
tópico:Mecânica

sub-grupo:Cinemática
pergunta:A coruja é um animal de hábitos noturnos que precisa comer vários ratos por noite.
Um dos dados utilizados pelo cérebro da coruja para localizar um rato com precisão é o intervalo de tempo entre a chegada de um som emitido pelo rato a um dos ouvidos e a chegada desse mesmo som ao outro ouvido.
Imagine uma coruja e um rato, ambos em repouso; num dado instante, o rato emite um chiado. As distâncias da boca do rato aos ouvidos da coruja valem d = 12,780 m e d‚ = 12,746 m.

imagem não disponivel


Sabendo que a velocidade do som no ar é de 340 m/s, calcule o intervalo de tempo entre as chegadas do chiado aos dois ouvidos.


resposta:Ðt = 10 ­(a quarta potencia) s