Questões de Ondulatória - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões Ondulatória

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Fuvest-1994
tópico:Ondulatória

sub-grupo:
pergunta:Um navio parado em águas profundas é atingido por uma crista de onda (elevação máxima) a cada T segundos. A seguir o navio é posto em movimento, na direção e no sentido de propagação das ondas e com a mesma velocidade delas. Nota-se, então, (veja a figura adiante) que ao longo do comprimento L do navio cabem exatamente 3 cristas. Qual é a velocidade do navio?

imagem não disponivel


a) L/3 T
b) L/2 T
c) L/T
d) 2 L/T
e) 3 L/T


resposta:[B]

vestibular Fuvest-1994
tópico:Ondulatória

sub-grupo:
pergunta:Um trecho dos trilhos de aço de uma ferrovia tem a forma e as dimensões dadas a seguir. Um operário bate com uma marreta no ponto A dos trilhos. Um outro trabalhador, localizado no ponto B, pode ver o primeiro, ouvir o ruído e sentir com os pés as vibrações produzidas pelas marretadas no trilho.

imagem não disponivel


a) supondo que a luz se propague instantaneamente, qual o intervalo de tempo Ðt decorrido entre os instantes em que o trabalhador em B vê uma marretada e ouve o seu som?
b) Qual a velocidade de propagação do som no aço, sabendo-se que o trabalhador em B, ao ouvir uma marretada, sente simultaneamente as vibrações no trilho?
Dado: a velocidade do som no ar é de 340 m/s. Para fazer as contas use p(pi) = 3.


resposta:a) 1,5 s
b) 4910 m/s

vestibular Unicamp-1994
tópico:Ondulatória

sub-grupo:
pergunta:Uma piscina tem fundo plano horizontal. Uma onda eletromagnética de frequência 100 MHz, vinda de um satélite, incide perpendicularmente sobre a piscina e é parcialmente refletida pela superfície da água e pelo fundo da piscina. Suponha que, para essa frequência, a velocidade da luz na água é 4,0 x 10¨ m/s.
a) Qual é o comprimento de onda na água?
b) Quais são as três menores alturas de água na piscina para as quais as ondas refletidas tendem a se cancelar mutuamente?



resposta:a) 4,0 . 10­¢ m
b) 1,0 .10­¢ m; 3,0 . 10­¢m; 5,0 . 10­¢m

vestibular Fuvest-1995
tópico:Ondulatória

sub-grupo:
pergunta:Uma onda sonora, propagando-se no ar com frequência "f", comprimento de onda e velocidade "v", atinge a superfície de uma piscina e continua a se propagar na água.
Nesse processo, pode-se afirmar que:
a) apenas "f" varia.
b) apenas "v" varia.
c) apenas "f" e variam.
d) apenas e "v" variam.
e) apenas "f" e "v" variam.



resposta:[D]

vestibular Ita-1995
tópico:Ondulatória

sub-grupo:
pergunta:A faixa de emissão de rádio em frequência modulada, no Brasil, vai de, aproximadamente, 88 MHz a 108 MHz. A razão entre o maior e o menor comprimento de onda desta faixa é:
a) 1,2
b) 15
c) 0,63
d) 0,81
e) Impossível calcular não sendo dada a velocidade de propagação da onda



resposta:[A]

vestibular Pucsp-1995
tópico:Ondulatória

sub-grupo:
pergunta:Um satélite artificial, em órbita fora da atmosfera terrestre, retransmite para a Terra um sinal de freqüência 100 MHz, de um programa de TV, com os preparativos para a entrevista de um ex-ministro. Dois receptores, um no continente e outro num submarino no fundo do mar, sintonizam a freqüência de 100 MHz para tentar captar o sinal da TV. Considerando o índice de refração da água como 1,3, pergunta-se, respectivamente: Os dois receptores poderão captar o sinal? Com que comprimento de onda () o sinal chegará ao submarino?
Considere a velocidade da luz no ar e vácuo: 3 . 10© m/s.

imagem não disponivel


a) Os dois receptores captarão o sinal, pois a sua freqüência não é alterada quando a onda muda de meio de propagação. = 2,3 m.
b) somente o receptor terrestre captará o sinal, porque a freqüência da onda muda ao atravessar a água. = 2,3 m.
c) Nenhum dos dois receptores captará o sinal, porque a freqüência da onda muda ao passar do vácuo para o ar e do ar para a água.
d) Somente o receptor submarino captará a transmissão, pois a freqüência da onda muda ao atravessar a atmosfera, mas não muda na água. = 5 m.
e) Somente o receptor terrestre captará o sinal, porque o comprimento da onda muda ao atravessar a água. = 3 m.


resposta:[A]

vestibular Unesp-1995
tópico:Ondulatória

sub-grupo:
pergunta:Numa enfermaria, o soro fornecido a um paciente goteja à razão de 30 gotas por minuto.
a) Qual é o período médio do gotejamento? (Dê a resposta em segundos)
b) Qual é a frequência média do gotejamento? (Dê a resposta em hertz)



resposta:a) 2,0 s
b) 0,50 Hz

vestibular Fuvest-1995
tópico:Ondulatória

sub-grupo:Interferência
pergunta:Uma fonte sonora em repouso no ponto A da figura adiante emite, num gás, ondas esféricas de freqüência 50 Hz e comprimento de onda 6,0 m, que se refletem em uma parede rígida. Considere o ponto B da figura e as ondas que se propagam entre A e B diretamente (sem reflexão) e refletindo-se na parede. Determine:

imagem não disponivel


a) A velocidade de propagação dessas ondas.
b) A diferença entre os tempos de propagação das duas ondas entre os pontos A e B.
c) A diferença de fase entre as duas ondas no ponto B, medida em radianos.


resposta:a) 300 m/s
b) 1/15 s
c) 5™/3 rad

vestibular Unitau-1995
tópico:Ondulatória

sub-grupo:
pergunta:O ouvido humano pode detectar intensidades sonoras que vão de 10­12 W/m² a 1 W/m². Usando como intensidade de referência 10­12 W/m², determine os níveis de intensidade sonora em decibéis (d’).



resposta:zero e 120 d’

vestibular Fuvest-1993
tópico:Ondulatória

sub-grupo:
pergunta:A Rádio USP opera na freqüência de 93,7 megahertz. Considerando-se que a velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas na atmosfera é igual a 300000 km/s, o comprimento de onda emitida pela Rádio USP é aproximadamente igual a:
a) 3,2 m
b) 32,0 m
c) 28,1 m
d) 93,7 m
e) 208,1 m



resposta:[A]

vestibular Fuvest-1991
tópico:Ondulatória

sub-grupo:
pergunta:O ouvido humano é capaz de ouvir sons entre 20 Hz e 20.000 Hz aproximadamente. A velocidade do som no ar é de aproximadamente 340 m/s. O som mais grave que o ouvido humano é capaz de ouvir tem comprimento de onda:
a) 1,7 cm
b) 58,8 cm
c) 17 m
d) 6800 m
e) 6800 km



resposta:[C]

vestibular Fuvest-1991
tópico:Ondulatória

sub-grupo:
pergunta:A figura a seguir representa, nos instantes t = 0 s e t = 2,0 s, configurações de uma corda sob tensão constante, na qual se propaga um pulso cuja forma não varia.
a) Qual a velocidade de propagação do pulso?
b) Indique em uma figura a direção e o sentido das velocidades dos pontos materiais A e B da corda, no instante t = 0 s.


resposta:a) 10 cm/s
b) Observe a figura a seguir:

 


Próxima Página »

Página 1 de 48