Banco de dados de questões sobre Calorimetria
questões de vestibulares
|

 

Questões Calorimetria

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unesp
tópico:
Fisica

sub-grupo:Calorimetria

pergunta:Uma zelosa "mãe de primeira viagem" precisa preparar o banho do recém-nascido, mas não tem termômetro. Seu pediatra disse que a temperatura ideal para o banho é de 38 °C. Ela mora a beira-mar e acabou de ouvir, pelo rádio, que a temperatura ambiente é de 32 °C. Como boa estudante de Física, resolve misturar água fervente com água à temperatura ambiente, para obter a temperatura desejada.
a) Enuncie o princípio físico em que se baseia o seu procedimento.
b) Suponha que ela dispõe de uma banheira com 10 litros de água à temperatura ambiente. Calcule qual é, aproximadamente, o volume de água fervente que ela deve misturar à água da banheira para obter a temperatura ideal. Admita desprezível o valor absorvido pela banheira e que a água não transborde.




resposta:a) Princípio da Conservação da Energia. Nos sistemas fechados, as trocas internas ocorrem com conservação da quantidade de energia.
b) 1 litro.

origem:Uel
tópico:
Fisica

sub-grupo:Calorimetria

pergunta:O gráfico a seguir representa o calor absorvido por dois corpos sólidos M e N em função da temperatura.

imagem não disponivel


A capacidade térmica do corpo M, em relação à do corpo N, vale
a) 1,4
b) 5,0
c) 5,5
d) 6,0
e) 7,0



resposta:[E]

origem:Uel
tópico:
Fisica

sub-grupo:Calorimetria

pergunta:Uma certa massa m de água recebe calor de uma fonte térmica de fluxo constante. Após 30 s sua temperatura varia de 20 °C para 50 °C. Uma massa 2m de outro líquido, aquecido na mesma fonte durante 40 s, sofre uma variação de temperatura de 20 °C para 60 °C. O calor específico desse líquido, em cal/g°C, vale
Dado: calor específico da água = 1,0 cal/g°C
a) 0,25
b) 0,50
c) 1,0
d) 1,5
e) 2,0




resposta:[B]

origem:Unirio
tópico:
Fisica

sub-grupo:Calorimetria

pergunta:Para a refrigeração do motor de um automóvel, tanto se pode usar o ar como a água. A razão entre a massa de ar e a massa de água para proporcionar a mesma refrigeração no motor do automóvel deverá ser igual a:
Dados:
c (ar) = 0,25 cal/g°C e
c (água) = 1,0 cal/g°C
a) 0,25
b) 1,0
c) 1,2
d) 2,5
e) 4,0




resposta:[E]

origem:Ufmg
tópico:
Fisica

sub-grupo:Calorimetria

pergunta:O gráfico a seguir mostra como variam as temperaturas de dois corpos, A e B, cada um de massa igual a 100 g, em função da quantidade de calor absorvida por eles.
Os calores específicos dos corpos A(c) e B(c) são respectivamente,

imagem não disponivel


a) c = 0,10 cal/g°C e c = 0,30 cal/g°C
b) c = 0,067 cal/g°C e c = 0,20 cal/g°C
c) c = 0,20 cal/g°C e c = 0,60 cal/g°C
d) c = 10 cal/g°C e c = 30 cal/g°C
e) c = 5,0 cal/g°C e c = 1,7 cal/g°C



resposta:[A]

origem:Ufpe
tópico:
Fisica

sub-grupo:Calorimetria

pergunta:A figura a seguir representa a temperatura de um líquido não-volátil em função da quantidade de calor por ele absorvida. Sendo a massa do líquido 100 g e seu calor específico 0,6 cal/g°C, qual o valor em °C da temperatura T³?


resposta:50 °C.

origem:Ufpe
tópico:
Fisica

sub-grupo:Calorimetria

pergunta:O gráfico a seguir representa a temperatura em função do tempo para 1,0 kg de um líquido não volátil, inicialmente a 20 °C. A taxa de aquecimento foi constante e igual a 4600 J/min. Qual o calor específico desse líquido, em unidades de 10² J/(kg°C)?


resposta:23 . 10£ J/kg°C.

origem:Outros
tópico:
Fisica

sub-grupo:Calorimetria

pergunta:Você vai acampar por três dias e leva bujõezinhos de gás de 2 kg; o calor de combustão do GLP (gás liqüefeito de petróleo) é 600 cal/g. Suponha que não haja perdas. Você utilizará o gás para aquecer 10 L de água, desde 16 °C até 100 °C, por dia. O número de bujões necessários será:
Dados: densidade da água = 1 kg/L
a) 2
b) 1
c) 5
d) 4
e) 3




resposta:[E]

origem:Puc
tópico:
Fisica

sub-grupo:Calorimetria

pergunta:Uma barra de alumínio, inicialmente a 20 °C, tem, nessa temperatura, uma densidade linear de massa igual a 2,8 × 10­³ g/mm. A barra é aquecida sofrendo uma variação de comprimento de 3 mm. Sabe-se que o alumínio tem coeficiente de dilatação linear térmica igual a 2,4 × 10­¦ °C­¢ e seu calor específico é 0,2 cal/g°C. A quantidade de calor absorvida pela barra é:
a) 35 cal
b) 70 cal
c) 90 cal
d) 140 cal
e) 500 cal




resposta:[B]

origem:Mackenzie
tópico:
Fisica

sub-grupo:Calorimetria

pergunta:Um corpo de massa 100 g ao receber 2400 cal varia sua temperatura de 20 °C para 60 °C, sem variar seu estado de agregação. O calor específico da substância que constitui esse corpo, nesse intervalo de temperatura, é:
a) 0,2 cal/g.°C.
b) 0,3 cal/g.°C.
c) 0,4 cal/g.°C.
d) 0,6 cal/g.°C.
e) 0,7 cal/g.°C.




resposta:[D]

origem:Ufpe
tópico:
Fisica

sub-grupo:Calorimetria

pergunta:Uma estufa de 8 × 10(a quarta potencia) cm³ de volume está cheia com um gás ideal, a uma temperatura de 127 °C. Qual o inteiro mais próximo que representa a capacidade calorífica do gás, em J/K, assumindo que a pressão do gás é 1 × 10¦ N/m²?



resposta:30 J/K

origem:Ufpe
tópico:
Fisica

sub-grupo:Calorimetria

pergunta:Uma barra, apoiada em uma de suas extremidades contra uma parede sem atrito, é presa por uma dobradiça na outra extremidade, e forma um ângulo š com plano horizontal, conforme a figura a seguir. Este ângulo passa a ser š‚ depois que a barra é uniformemente resfriada. O coeficiente de dilatação da barra é ‘ = 2 × 10­¦ °C­¢ e a razão entre os cossenos dos ângulos é cosš/cosš‚ = 0,9997. Calcule a variação da temperatura da barra em °C.


resposta:15 °C