Banco de dados de questões sobre Espelhos Esféricos
questões de vestibulares
|

 

Questões Espelhos Esféricos

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unb
tópico:
Optica

sub-grupo:Espelhos Esféricos

pergunta:Uma aluna visitou o estande de ótica de uma feira de ciências e ficou maravilhada com alguns experimentos envolvendo espelhos esféricos. Em casa, na hora do jantar, ela observou que a imagem de seu rosto aparecia invertida à frente de uma concha que tinha forma de uma calota esférica, ilustrada na figura. Considerando que a imagem formou-se a 4 cm do fundo da concha e a 26 cm do rosto da aluna, calcule, em milímetros, o raio da esfera que delimita a concha, como indicado na figura. Desconsidere a parte fracionária de seu resultado, caso exista.


resposta:70 mm

origem:Ufrj
tópico:
Optica

sub-grupo:Espelhos Esféricos

pergunta:Um espelho côncavo de 50cm de raio e um pequeno espelho plano estão frente a frente. O espelho plano está disposto perpendicularmente ao eixo principal do côncavo. Raios luminosos paralelos ao eixo principal são refletidos pelo espelho côncavo; em seguida, refletem-se também no espelho plano e tornam-se convergentes num ponto do eixo principal distante 8cm do espelho plano, como mostra a figura.

imagem não disponivel


Calcule a distância do espelho plano ao vértice V do espelho côncavo.



resposta:d = 17 cm

origem:Fuvest
tópico:
Optica

sub-grupo:Espelhos Esféricos

pergunta:A figura adiante mostra, numa mesma escala, o desenho de um objeto retangular e sua imagem, formada a 50cm de uma lente convergente de distância focal f. O objeto e a imagem estão em planos perpendiculares ao eixo óptico da lente. Podemos afirmar que o objeto e a imagem
a) estão do mesmo lado da lente e que f=150cm.
b) estão em lados opostos da lente e que f=150cm.
c) estão do mesmo lado da lente e que f=37,5cm.
d) estão em lados opostos da lente e que f=37,5cm
e) podem estar tanto do mesmo lado como em lados opostos da lente e que f=37,5cm.



resposta:[D]

origem:Fuvest
tópico:
Optica

sub-grupo:Espelhos Esféricos

pergunta:A foto foi publicada recentemente na imprensa, com a legenda: "REFLEXOS": Yoko Ono "ENTRA" em uma de suas obras.
Um estudante, procurando entender como essa foto foi obtida, fez o esquema mostrado na folha de resposta, no qual representou Yoko Ono, vista de cima, sobre um plano horizontal e identificada como o objeto 0. A letra d representa seu lado direito e a letra e seu lado esquerdo. A câmara fotográfica foi representada por uma lente L, delgada e convergente, localizada no ponto médio entre O e o filme fotográfico. Ela focaliza as 5 imagens (1³, l, 1‚,1 e 1‚ todas de mesmo tamanho) de O sobre o filme. Assim, no esquema apresentado.

imagem não disponivel


a) Represente um ou mais espelhos planos que possibilitem obter a imagem l. Identifique cada espelho com a letra E.
b) Represente um ou mais espelhos planos que
possibilitem obter a imagem 1 . Identifique cada espelho com a letra E .
c) Trace, com linhas cheias, as trajetórias de 3 raios, partindo do extremo direito (d) do objeto O e terminando nos correspondentes extremos das três imagens I³, I e I‚. Os prolongamentos dos raios, usados como auxiliares na construção, devem ser tracejados.



resposta:Observe a figura a seguir

origem:Puc
tópico:
Optica

sub-grupo:Espelhos Esféricos

pergunta:Se um espelho forma uma imagem real e ampliada de um objeto, então o espelho é:
a) convexo e o objeto está além do foco.
b) convexo e o objeto está entre o foco e o espelho.
c) côncavo e o objeto está entre o foco e o centro do espelho.
d) côncavo e o objeto está além do foco.
e) côncavo ou convexo e com o objeto entre o foco e o centro do espelho.




resposta:[C]

origem:Puc
tópico:
Optica

sub-grupo:Espelhos Esféricos

pergunta:Um objeto situado a 20cm de um espelho côncavo forma uma imagem real de tamanho igual ao do objeto. Se o objeto for deslocado para 10cm do espelho, a nova imagem aparecerá a uma distância:
a) 10 cm
b) 15 cm
c) 20 cm
d) 30 cm
e) infinita




resposta:[E]

origem:Puc
tópico:
Optica

sub-grupo:Espelhos Esféricos

pergunta:Um objeto colocado a 15 cm de um espelho côncavo forma uma imagem no infinito. Se for colocada uma lente de distância focal 15 cm, distante 30 cm do espelho, aquela imagem formada no infinito agora estará:
a) ainda no infinito.
b) reduzida e a 15 cm do espelho.
c) reduzida e a 30 cm do espelho.
d) ampliada e a 45 cm do espelho.
e) concentrada em um ponto distante 45 cm do espelho.




resposta:[E]

origem:Ufrrj
tópico:
Optica

sub-grupo:Espelhos Esféricos

pergunta:Um objeto está a uma distância P do vértice de um espelho esférico de Gauss. A imagem formada é virtual e menor. Neste caso, pode-se afirmar que
a) o espelho é convexo.
b) a imagem é invertida.
c) a imagem se forma no centro de curvatura do espelho.
d) o foco do espelho é positivo, segundo o referencial de Gauss.
e) a imagem é formada entre o foco e o centro de curvatura.




resposta:[A]

origem:Ufv
tópico:
Optica

sub-grupo:Espelhos Esféricos

pergunta:A figura a seguir ilustra uma calota esférica de raio "R".

imagem não disponivel


Dispondo de duas dessas calotas, duas pessoas desejam se comunicar sem que seja necessário que uma grite para a outra, apesar de estarem separadas por uma distância "D", muito maior que "R". Ilustre a seguir e descreva como e onde as calotas e as pessoas devem ser dispostas para que esta comunicação seja possível.



resposta:As superfícies côncavas deverão se defrontar. As pessoas, cada uma bem próxima de uma superfície, a uma distância de, aproximadamente R/2.

origem:Uece
tópico:
Optica

sub-grupo:Espelhos Esféricos

pergunta:Um pequeno objeto é colocado perpendicularmente sobre o eixo principal e a 12cm do vértice de um espelho esférico côncavo, cujo raio de curvatura é 36cm. A imagem conjugada pelo espelho é:
a) real, invertida e maior que o objeto
b) virtual, direita e maior que o objeto
c) virtual, direita e menor que o objeto
d) real, invertida e menor que o objeto




resposta:[B]

origem:Outros
tópico:
Optica

sub-grupo:Espelhos Esféricos

pergunta:A figura abaixo representa um espelho esférico côncavo onde os pontos V, F e C são respectivamente o vértice, o foco e o centro. A distância entre os pontos V e C é o raio de curvatura R do espelho. A reta suporte dos pontos citados é o eixo principal do espelho.

imagem não disponivel


Considerando satisfeitas as condições de nitidez de Gauss e supondo apenas objetos reais, assinale as alternativas corretas.

01. A distância entre F e C é igual a R/2.
02. Se um objeto estiver localizado a direita de C, sua imagem será virtual e menor.
04. Se um objeto estiver localizado entre V e F, sua imagem será virtual e maior.
08. Se a imagem estiver localizada entre V e F, o objeto está entre F e C.
16. Nunca existirá uma imagem entre V e F, para qualquer posição do objeto real.
32. Se a imagem estiver localizada a uma distância igual a R à esquerda de V, o objeto está localizado a uma distância igual a R/3 à direita de F.
64. Se o objeto está localizado a uma distância igual a 10cm de V e a imagem está localizada 30cm à esquerda de V, então R=15cm.



resposta:V F V F V F F

origem:Unicamp
tópico:
Optica

sub-grupo:Espelhos Esféricos

pergunta:Uma das primeiras aplicações militares da ótica ocorreu no século III a.C. quando Siracusa estava sitiada pelas forças navais romanas. Na véspera da batalha, Arquimedes ordenou que 60 soldados polissem seus escudos retangulares de bronze, medindo 0,5m de largura por 1,0m de altura. Quando o primeiro navio romano se encontrava a aproximadamente 30m da praia para atacar, à luz do sol nascente, foi dada a ordem para que os soldados se colocassem formando um arco e empunhassem seus escudos, como representado esquematicamente na figura a seguir. Em poucos minutos as velas do navio estavam ardendo em chamas. Isso foi repetido para cada navio, e assim não foi dessa vez que Siracusa caiu. Uma forma de entendermos o que ocorreu consiste em tratar o conjunto de espelhos como um espelho côncavo. Suponha que os raios do sol cheguem paralelos ao espelho e sejam focalizados na vela do navio.

imagem não disponivel


a) Qual deve ser o raio do espelho côncavo para que a intensidade do sol concentrado seja máxima?

b) Considere a intensidade da radiação solar no momento da batalha como 500W/m². Considere que a refletividade efetiva do bronze sobre todo o espectro solar é de 0,6, ou seja, 60% da intensidade incidente é refletida. Estime a potência total incidente na região do foco.



resposta:a) 60 m
b) 9000 W