Banco de dados de questões sobre Lentes
questões de vestibulares
|

 

Questões Lentes

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufscar
tópico:
Optica

sub-grupo:Lentes

pergunta:No quarto de um estudante há uma lâmpada incandescente localizada no teto, sobre a sua mesa. Deslocando uma lente convergente ao longo da vertical que passa pelo filamento da lâmpada, do tampo da mesa para cima, o estudante observa que é possível obter a imagem nítida desse filamento, projetada sobre a mesa, em duas alturas distintas. Sabendo que a distância do filamento da lâmpada ao tampo da mesa é de 1,5 m, que a distância focal da lente é de 0,24 m e que o comprimento do filamento é de 12 mm, determine:

a) as alturas da lente em relação à mesa, nas quais essas duas imagens nítidas são obtidas.
b) os comprimentos e as características das imagens do filamento obtidas.




resposta:a) 0,3 m e 0,7 m
b) invertida com 3 mm de altura e invertida com 10,5 mm de altura.

origem:Outros
tópico:
Optica

sub-grupo:Lentes

pergunta:Um objeto de tamanho T³ igual a 15 cm está situado a uma distância D³ igual a 30 cm de uma lente. Verifica-se que a lente forma uma imagem virtual do objeto cujo tamanho T(i) é igual a 3 cm. Qual é o módulo da distância D(i) (em cm) da imagem à lente?



resposta:06

origem:Ufpe
tópico:
Optica

sub-grupo:Lentes

pergunta:Um objeto é colocado a uma distância p de uma lente convergente, de distância focal f = 5,0 cm. A que distância o objeto deve estar da lente, para que sua imagem real e invertida tenha o dobro da altura do objeto? Expresse sua resposta em mm.


resposta:75 mm.

origem:Ufpr
tópico:
Optica

sub-grupo:Lentes

pergunta:Uma lente plano-convexa possui distância focal de 50 cm quando imersa no ar. O raio de curvatura da face convexa mede 20 cm, e o material de que a lente é feita tem índice de refração igual a 1,4. Considere um objeto situado sobre o eixo principal da lente, a uma distância de 60 cm dela. Se o sistema lente-objeto descrito for transposto para um meio com índice de refração igual a 1,5, é correto afirmar:

(01) A lente passa a ser do tipo divergente.
(02) A distância focal da lente não vai se alterar.
(04) A imagem nessa situação será virtual, direita e menor que o objeto.
(08) A imagem se formará a -50 cm da lente.
(16) O aumento linear será de +1,2

Soma ( )




resposta:01 + 04 + 08 = 13

origem:Puc
tópico:
Optica

sub-grupo:Lentes

pergunta:Um objeto é colocado a uma distância de 12cm de uma lente delgada convergente, de 8cm de distância focal. A distância, em centímetros, da imagem formada em relação à lente é:
a) 24
b) 20
c) 12
d) 8
e) 4




resposta:[A]

origem:Puc
tópico:
Optica

sub-grupo:Lentes

pergunta:Uma lente convergente de 2,00 dioptrias (popularmente 2,00 "graus") tem distância focal de
a) 500cm
b) 200cm
c) 100cm
d) 50cm
e) 20cm




resposta:[D]

origem:Puc
tópico:
Optica

sub-grupo:Lentes

pergunta:As figuras a seguir são fotografias de feixes de luz paralelos que incidem e atravessam duas lentes esféricas imersas no ar. Considere que as lentes são feitas de um material cujo índice de refração absoluto é maior do que o índice de refração do ar.

imagem não disponivel


Sobre essa situação fazem-se as seguintes afirmações:

I - A lente da figura A comporta-se como lente convergente e a lente da figura B comporta-se como lente divergente.
II - O comportamento óptico da lente da figura A não mudaria se ela fosse imersa em um líquido de índice de refração absoluto maior que o índice de refração absoluto do material que constitui a lente.
III - Lentes com propriedades ópticas iguais às da lente da figura B podem ser utilizadas por pessoas portadoras de miopia.
IV - Para queimar uma folha de papel, concentrando a luz solar com apenas uma lente, uma pessoa poderia utilizar a lente B.

Das afirmações, estão corretas apenas
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) II e IV.
e) I, III e IV



resposta:[C]

origem:Fuvest
tópico:
Optica

sub-grupo:Lentes

pergunta:Uma máquina fotográfica, com uma lente de foco F e eixo OO , está ajustada de modo que a imagem de uma paisagem distante é formada com nitidez sobre o filme. A situação é esquematizada na figura 1. O filme, de 35 mm, rebatido sobre o plano, também está esquematizada na figura 2, com o fotograma K correspondente. A fotografia foi tirada, contudo, na presença de um fio vertical P, próximo à máquina, perpendicular à folha de papel, visto de cima, na mesma figura.
a) Represente, na figura 1, a imagem de P, identificando-a por P (Observe que essa imagem não se forma sobre o filme).
b) Indique, na figura 1, a região AB do filme que é atingida pela luz refletida pelo fio, e os raios extremos, R e R, que definem essa região.
c) Esboce, sobre o fotograma K da figura 2, a região em que a luz proveniente do fio impressiona o filme, hachurando-a.
NOTE E ADOTE:
Em uma máquina fotográfica ajustada para fotos de objetos distantes, a posição do filme coincide com o plano que contém o foco F da lente.



resposta:ver respostas na figura.

origem:Unesp
tópico:
Optica

sub-grupo:Lentes

pergunta:Dispõem-se de uma tela, de um objeto e de uma lente convergente com distância focal de 12 cm. Pretende-se, com auxílio da lente, obter na tela uma imagem desse objeto cujo tamanho seja 4 vezes maior que o do objeto.
a) A que distância da lente deverá ficar a tela?
b) A que distância da lente deverá ficar o objeto?




resposta:a) 60 cm
b) 15 cm

origem:Unesp
tópico:
Optica

sub-grupo:Lentes

pergunta:Na figura, MN representa o eixo principal de uma lente divergente L, AB o trajeto de um raio luminoso incidindo na lente, paralelamente ao seu eixo, e BC o correspondente raio refratado.

imagem não disponivel


a) A partir da figura, determine a distância focal da lente.
b) Determine o tamanho e a posição da imagem de um objeto real de 3,0 cm de altura, colocado a 6,0 cm da lente, perpendicularmente ao seu eixo principal.



resposta:a) f = - 3cm
b) tamanho 1 cm e posição, do mesmo lado do objeto, a 2 cm da lente.

origem:Unifesp
tópico:
Optica

sub-grupo:Lentes

pergunta:Uma lente convergente tem uma distância focal f = 20,0 cm quando o meio ambiente onde ela é utilizada é o ar. Ao colocarmos um objeto a uma distância p = 40,0 cm da lente, uma imagem real e de mesmo tamanho que o objeto é formada a uma distância p = 40,0 cm da lente. Quando essa lente passa a ser utilizada na água, sua distância focal é modificada e passa a ser 65,0 cm. Se mantivermos o mesmo objeto à mesma distância da lente, agora no meio aquoso, é correto afirmar que a imagem será
a) virtual, direita e maior.
b) virtual, invertida e maior.
c) real, direita e maior.
d) real, invertida e menor.
e) real, direita e menor.




resposta:[A]

origem:Unifesp
tópico:
Optica

sub-grupo:Lentes

pergunta:Um estudante observa uma gota de água em repouso sobre sua régua de acrílico, como ilustrado na figura.

imagem não disponivel


Curioso, percebe que, ao olhar para o caderno de anotações através dessa gota, as letras aumentam ou diminuem de tamanho conforme afasta ou aproxima a régua do caderno. Fazendo alguns testes e algumas considerações, ele percebe que a gota de água pode ser utilizada como uma lente e que os efeitos ópticos do acrílico podem ser desprezados. Se a gota tem raio de curvatura de 2,5 mm e índice de refração 1,35 em relação ao ar,
a) calcule a convergência C dessa lente.
b) Suponha que o estudante queira obter um aumento de 50 vezes para uma imagem direita, utilizando essa gota. A que distância d da lente deve-se colocar o objeto?



resposta:a) 140 di
b) 7 mm