Banco de dados de questões do vestibular Fuvest
questões de vestibulares
|

 

Questões Fuvest

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fuvest-1994
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:O gráfico velocidade contra tempo, mostrado adiante, representa o movimento retilíneo de um carro de massa m = 600 kg numa estrada molhada. No instante t = 6 s o motorista vê um engarrafamento à sua frente e pisa no freio. O carro, então, com as rodas travadas, desliza na pista até parar completamente. Despreze a resistência do ar.

imagem não disponivel


a) Qual é o coeficiente de atrito entre os pneus do carro e a pista?
b) Qual o trabalho, em módulo, realizado pela força de atrito entre os instantes t = 6 s e t = 8 s?


resposta:
a) 0,5.
b) 3.10(a quarta potencia) J.

origem:Fuvest-1994
tópico:
Eletricidade

sub-grupo:

pergunta:O circuito a seguir mostra uma bateria de 6V e resistência interna desprezível, alimentando quatro resistências, em paralelo duas a duas. Cada uma das resistências vale R=2².

imagem não disponivel


a) Qual o valor da tensão entre os pontos A e B?
b) Qual o valor da corrente que passa pelo ponto A?


resposta:
a) zero
b) 1,5 A

origem:Fuvest-1994
tópico:
Optica

sub-grupo:

pergunta:Um tanque de paredes opacas, base quadrada e altura h = 7 m, contém um líquido até a altura y = 4 m. O tanque é iluminado obliquamente como mostra a figura a seguir. Observa-se uma sombra de comprimento a = 4 m na superfície do líquido e uma sombra de comprimento b = 7 m no fundo do tanque.

imagem não disponivel


a) calcule o seno do ângulo de incidência ‘ (medido em relação à normal à superfície do líquido).
b) Supondo que o índice de refração do ar seja igual a 1, calcule o índice de refração do líquido.


resposta:
a) 0,80.
b) 1,33.

origem:Fuvest-1994
tópico:
Eletricidade

sub-grupo:

pergunta:Um calorímetro, constituído por um recipiente isolante térmico ao qual estão acoplados um termômetro e um resistor elétrico, está completamente preenchido por 0,400 kg de uma substância cujo calor específico deseja-se determinar. Num experimento em que a potência dissipada pelo resistor era de 80 W, a leitura do termômetro permitiu a construção do gráfico da temperatura T em função do tempo t, mostrado na figura adiante. O tempo t é medido à partir do instante em que a fonte que alimenta o resistor é ligada.

imagem não disponivel


a) Qual o calor específico da substância em joules/(kg°C)?
b) Refaça o gráfico da temperatura em função do tempo no caso da tensão V da fonte que alimenta o resistor ser reduzida à metade.


resposta:
a) 5,0.10¤ J/kg°C
b) Observe a figura a seguir:

origem:Fuvest-1994
tópico:
Ondulatoria

sub-grupo:

pergunta:Um trecho dos trilhos de aço de uma ferrovia tem a forma e as dimensões dadas a seguir. Um operário bate com uma marreta no ponto A dos trilhos. Um outro trabalhador, localizado no ponto B, pode ver o primeiro, ouvir o ruído e sentir com os pés as vibrações produzidas pelas marretadas no trilho.

imagem não disponivel


a) supondo que a luz se propague instantaneamente, qual o intervalo de tempo Ðt decorrido entre os instantes em que o trabalhador em B vê uma marretada e ouve o seu som?
b) Qual a velocidade de propagação do som no aço, sabendo-se que o trabalhador em B, ao ouvir uma marretada, sente simultaneamente as vibrações no trilho?
Dado: a velocidade do som no ar é de 340 m/s. Para fazer as contas use p(pi) = 3.


resposta:
a) 1,5 s
b) 4910 m/s

origem:Fuvest-1994
tópico:
Mecanica

sub-grupo:Gravitação

pergunta:A aceleração da gravidade na superfície da Lua é de g(L) = 2 m/s².
a) Na Lua, de que altura uma pessoa deve cair para atingir o solo com a mesma velocidade com que ela chegaria ao chão, na Terra, se caísse de 1 m de altura?
b) A razão entre os raios da Lua-R(L) e da Terra-R(T) é de R(L)/R(T) = 1/4. Calcule a razão entre as massas da Lua-M(L) e da Terra-M(T).



resposta:
a) 5,0 m.
b) 1/80.

origem:Fuvest-1994
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:Duas polias de raios a e b estão acopladas entre si por meio de uma correia, como mostra a figura adiante. A polia maior, de raio a, gira em torno de seu eixo levando um tempo T para completar uma volta. Supondo que não haja deslizamento entre as polias e a correia, calcule:

imagem não disponivel


a) O módulo V da velocidade do ponto P da correia.
b) O tempo t que a polia menor leva para dar uma volta completa.


resposta:
a) V = 2™a/T
b) t = b/a T

origem:Fuvest-1994
tópico:
Mecanica

sub-grupo:Hidrostática

pergunta:Dois reservatórios cilíndricos S e S‚ de paredes verticais e áreas das bases de 3 m² e 1 m², respectivamente, estão ligados, pela parte inferior, por um tubo de diâmetro e volume desprezíveis. Numa das extremidades do tubo (ver figura adiante) existe uma parede fina AB que veda o reservatório grande. Ela se rompe, deixando passar água para o reservatório pequeno, quando a pressão sobre ela supera 10000 N/m².

imagem não disponivel


a) Estando o reservatório pequeno vazio, determine o volume máximo de água que se pode armazenar no reservatório grande sem que se rompa a parede AB, sabendo-se que a densidade da água vale 1000 kg/m³.
b) Remove-se a parede AB e esvaziam-se os reservatórios. Em seguida coloca-se no sistema um volume total de 6 m³ de água e, no reservatório S, imerge-se lentamente uma esfera de ferro de 1 m³ de volume até que pouse no fundo. Determine a altura da água no reservatório S‚, após alcançado o equilíbrio.


resposta:
a) 3,0 m¤.
b) 1,75 m.

origem:Fuvest-1994
tópico:
Eletricidade

sub-grupo:

pergunta:Um capacitor é feito de duas placas condutoras, planas e paralelas, separadas pela distância de 0,5 mm e com ar entre elas. A diferença de potencial entre as placas é de 200 V.
a) Substituindo-se o ar contido entre as placas por uma placa de vidro, de constante dielétrica cinco vezes maior do que a do ar, e permanecendo constante a carga das placas, qual será a diferença de potencial nessa nova situação?
b) Sabendo-se que o máximo campo elétrico que pode existir no ar seco sem produzir descarga é de 0,8 × 10§ volt/metro, determine a diferença de potencial máximo que o capacitor pode suportar, quando há ar seco entre as placas.



resposta:
a) 40 V.
b) 400 V.

origem:Fuvest-1994
tópico:
Magnetismo

sub-grupo:

pergunta:Uma partícula de carga q >0 e massa m, com velocidade de módulo v e dirigida ao longo do eixo x no sentido positivo (veja figura adiante), penetra, através de um orifício, em O, de coordenadas (0,0), numa caixa onde há um campo magnético uniforme de módulo B, perpendicular ao plano do papel e dirigido "para dentro" da folha.
Sua trajetória é alterada pelo campo, e a partícula sai da caixa passando por outro orifício, P, de coordenadas (a,a), com velocidade paralela ao eixo y. Percorre, depois de sair da caixa, o trecho PQ, paralelo ao eixo y, livre de qualquer força. Em Q sofre uma colisão elástica, na qual sua velocidade é simplesmente invertida, e volta pelo mesmo caminho, entrando de novo na caixa, pelo orifício P. A ação da gravidade nesse problema é desprezível.

imagem não disponivel


a) Localize, dando suas coordenadas, o ponto onde a partícula, após sua segunda entrada na caixa, atinge pela primeira vez uma parede.
b) Determine o valor de v em função de B, a e q/m.


resposta:
a) x = 2a; y = 0
b) V = q/m.a.B

origem:Fuvest-1995
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:Uma torneira mal fechada pinga a intervalos de tempo iguais. A figura a seguir mostra a situação no instante em que uma das gotas está se soltando. Supondo que cada pingo abandone a torneira com velocidade nula e desprezando a resistência do ar, pode-se afirmar que a razão A/B entre a distância A e B mostrada na figura (fora de escala) vale:

imagem não disponivel


a) 2.
b) 3.
c) 4.
d) 5.
e) 6.


resposta:
[C]

origem:Fuvest-1995
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:O motor de um foguete de massa m é acionado em um instante em que ele se encontra em repouso sob a ação da gravidade (\ constante). O motor exerce uma força constante perpendicular à força exercida pela gravidade. Desprezando-se a resistência do ar e a variação da massa do foguete, podemos afirmar que, no movimento subseqüente, a velocidade do foguete mantém:
a) módulo nulo.
b) módulo constante e direção constante.
c) módulo constante e direção variável.
d) módulo variável e direção constante.
e) módulo variável e direção variável.



resposta:
[D]