Banco de dados de questões do vestibular Ufpe
questões de vestibulares
|

 

Questões Ufpe

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufpe-2006
tópico:
Fisica

sub-grupo:Calorimetria

pergunta:Considere que uma pequena boca de fogão a gás fornece tipicamente a potência de 250 cal/s. Supondo que toda a energia térmica fornecida é transmitida a 200 g de água, inicialmente a 30°C, calcule o tempo, em segundos, necessário para que a água comece a ferver. Considere a pressão atmosférica de 1 atm.



resposta:
56 s.

origem:Ufpe-2006
tópico:
Ondulatoria

sub-grupo:

pergunta:Uma onda transversal propaga-se em um fio de densidade d=10 g/m. O fio está submetido a uma tração F = 16 N. Verifica-se que a menor distância entre duas cristas da onda é igual a 4,0 m. Calcule a freqüência desta onda, em Hz.



resposta:
10 Hz

origem:Ufpe-2006
tópico:
Optica

sub-grupo:Lentes

pergunta:Uma pessoa com alto grau de miopia só pode ver objetos definidos claramente se a distância até o objeto, medida a partir do olho, estiver entre 15 cm e 40 cm. Para enxergar um objeto situado a 1,5 m de distância, esta pessoa pode usar óculos com uma lente de distância focal f = - 30 cm. A qual distância, em cm, à esquerda da lente, se formará a imagem do objeto?


resposta:
- 25 cm

origem:Ufpe-2006
tópico:
Ondulatoria

sub-grupo:Interferência

pergunta:Dois feixes ópticos, de comprimento de onda 500 nm, estão em fase ao atingirem as faces dos blocos de vidro, localizadas em x = 0 (veja a figura). Os blocos, de espessuras L = 4,0 mm e L‚ = 2,0 mm, têm índices de refração n = 1,5 e n‚ = 2,0, respectivamente. Qual será a diferença de fase, em graus, entre as duas ondas na posição x = 4,0 mm?


resposta:
zero

origem:Ufpe-2006
tópico:
Eletricidade

sub-grupo:

pergunta:Dois balões idênticos, cheios de hélio e presos a uma massa M = 5,0 g, flutuam em equilíbrio como esquematizado na figura. Os fios presos aos balões têm massa desprezível. Devido à carga Q existente em cada balão eles se mantêm à distância L = 3,0 cm. Calcule o valor de Q, em nC (10­ªC).


resposta:
50 nC

origem:Ufpe-2006
tópico:
Eletricidade

sub-grupo:

pergunta:No circuito a seguir qual o valor da força eletromotriz ”, em volts, se a corrente fornecida pela bateria for igual a 9,0 A? Considere desprezível a resistência interna da bateria.


resposta:
12 V

origem:Ufpe-2006
tópico:
Eletricidade

sub-grupo:

pergunta:Uma bateria, de força eletromotriz ” desconhecida e resistência interna desprezível, é ligada ao resistor R e a corrente medida no amperímetro é 3,0 A. Se um outro resistor de 10 ohms for colocado em série com R, a corrente passa a ser 2,0 A. Qual o valor de ”, em volts?


resposta:
” = 60 volts

origem:Ufpe-2006
tópico:
Magnetismo

sub-grupo:

pergunta:Uma barra de cobre, de densidade linear d=4,8×10­²kg/m, repousa sobre dois trilhos fixos horizontais separados por uma distância L (veja figura). O sistema se encontra em uma região de campo magnético uniforme B, perpendicular ao plano da figura. O coeficiente de atrito estático entre os trilhos e a barra de cobre é ˜e = 0,5 . Se uma corrente i=30A é transportada de um trilho ao outro, através da barra, qual é o maior valor do campo magnético para que a barra ainda permaneça em repouso sobre os trilhos? Expresse a sua resposta em gauss (1 gauss=10­(a quarta potencia)T).


resposta:
80 gauss

origem:Ufpe-2006
tópico:
Moderna

sub-grupo:

pergunta:Para liberar elétrons da superfície de um metal é necessário iluminá-lo com luz de comprimento de onda igual ou menor que 6,0 × 10­¨m. Qual o inteiro que mais se aproxima da freqüência óptica, em unidades de 10¢(a quarta potencia) Hz, necessária para liberar elétrons com energia cinética igual a 3,0 eV?



resposta:
12 × 10¢(a quarta potencia) Hz

origem:Ufpe-2006
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:Uma partícula, que se move em linha reta, está sujeita à aceleração a(t), cuja variação com o tempo é mostrada no gráfico. Sabendo-se que no instante t = 0 a partícula está em repouso, na posição x = 100 m, calcule a sua posição no instante t = 8,0 s, em metros.


resposta:
20 m

origem:Ufpe-2006
tópico:
Mecanica

sub-grupo:

pergunta:Um bloco A, de massa igual a 2,0 kg, é colocado sobre um bloco B, de massa igual 4,0 kg, como mostrado na figura. Sabendo-se que o sistema permanece em repouso sobre uma mesa, calcule a força que a mesa exerce sobre o bloco B, em newtons.


resposta:
60 N

origem:Ufpe-2006
tópico:
Fisica

sub-grupo:Trabalho e energia

pergunta:Um pequeno bloco, de massa m = 0,5 kg, inicialmente em repouso no ponto A, é largado de uma altura h = 0,8 m. O bloco desliza, sem atrito, ao longo de uma superfície e colide com um outro bloco, de mesma massa, inicialmente em repouso no ponto B (veja a figura a seguir). Determine a velocidade dos blocos após a colisão, em m/s, considerando-a perfeitamente inelástica.


resposta:
V(depois da colisão) = 2,0 m/s