Questões de Economia Mundial - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|
 

Questões Economia Mundial

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Pucrs-2003
tópico:Economia Mundial

sub-grupo:Indústrias
pergunta:Responder à questão com base no texto e nas afirmativas abaixo.

"O desemprego acentua a crise nas grandes cidades e se expressa no aumento da criminalidade e na formação de guetos geográficos e culturais. Ele é também fonte da instabilidade política e da descrença nas instituições partidos tradicionais que alimentam os novos grupos extremistas europeus".
(Fonte: "Panorama do Mundo", 1999)

O texto se relaciona

I. à globalização, que provocou uma movimentação mais acentuada das indústrias que necessitam de mão-de-obra para países periféricos, reduzindo o número de empregos na Europa.
II. à revolução técnico-científica, que desenvolveu a informática e a robótica, aumentando as taxas de desemprego.
III. aos grupos extremistas neoliberais, que se fecham em guetos geográficos para defenderem a permanência de latinos clandestinos em países ricos europeus.
IV. ao crescente aumento do ramo manufatureiro na Europa, que tende a aprofundar a crise do desemprego, pois este ramo necessita de menores investimentos em tecnologia.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas
a) I, II e III.
b) I e II.
c) I e III.
d) II e IV.
e) III e IV.



resposta:[B]

vestibular Ufrj-2003
tópico:Economia Mundial

sub-grupo:Fontes de Energia
pergunta:
(imagem abaixo)
(Fonte: SIEE - Sistema de Información Económica Energética, 2002.)

A partir da leitura dos gráficos, explique a relação entre as reservas e o consumo de petróleo no mundo.


resposta:

vestibular Ufrj-2003
tópico:Economia Mundial

sub-grupo:Fontes de Energia
pergunta:
(imagem abaixo)
(Fonte: SIEE - Sistema de Información Económica Energética, 2002.)

Explique dois problemas de ordem geopolítica relacionados às reservas conhecidas e ao consumo de petróleo no mundo.


resposta:

vestibular Ufc-2003
tópico:Economia Mundial

sub-grupo:Indústrias
pergunta:A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmações abaixo.

I. Aconteceu um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico.
II. Com a ampliação da divisão internacional do trabalho, alguns países europeus especializaram-se na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados.
III. Aconteceram grandes mudanças no modo de produção, sem implicações na organização política e territorial da Europa.

Assinale a alternativa correta.
a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas III é verdadeira.
c) Apenas I e II são verdadeiras.
d) Apenas II e III são verdadeiras.
e) I, II e III são verdadeiras.



resposta:[C]

vestibular Ufc-2003
tópico:Economia Mundial

sub-grupo:
pergunta:A globalização é considerada por alguns estudiosos como a expressão máxima das relações do sistema capitalista em nível mundial. A esse respeito, analise as afirmações abaixo.

I. Na ampliação dos investimentos das empresas, não importa a origem do capital, mas as alianças entre empresas e países para a abertura de novos mercados.
II. A globalização ampliou o poder político dos Estados Nacionais e possibilitou o desaparecimento dos conflitos entre países.
III. A modernização tecnológica possibilitou a internacionalização dos sistemas produtivos, financeiros e das comunicações.

Assinale a alternativa correta.
a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas III é verdadeira.
c) Apenas I e II são verdadeiras.
d) Apenas I e III são verdadeiras.
e) I, II, e III são verdadeiras.



resposta:[D]

vestibular Ufc-2003
tópico:Economia Mundial

sub-grupo:
pergunta:Sobre as empresas multinacionais e sua atuação em escala mundial, na atualidade, é correto afirmar que:
a) vem acontecendo uma ampla distribuição geográfica dos investimentos e a mundialização das aplicações financeiras.
b) todos os lucros dessas empresas voltam para serem reinvestidos nos seus países de origem.
c) a estrutura de produção tem pouca relação com o desenvolvimento científico, tecnológico e informacional.
d) a aliança entre as empresas tem dificultado a ampliação e a garantia de novos mercados.
e) com a associação de muitas empresas, foi possível eliminar, na sua totalidade, a existência de holdings e cartéis.



resposta:[A]

vestibular Ufc-2003
tópico:Economia Mundial

sub-grupo:Indústrias
pergunta:A chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica fez surgir novos processos de produção e grandes mudanças nas relações de trabalho dentro das empresas capitalistas. A esse respeito, marque a alternativa correta.
a) As novas tecnologias favoreceram a informatização do processo produtivo e a ampliação do emprego de modo geral.
b) Surgiu o fordismo: conjunto de métodos para a produção em série, com os quais o operário produz mais em menos tempo.
c) O sistema de trabalho repetitivo foi ampliado e a especialização do operário torna-se fundamental.
d) Um método mais ágil e flexível, foi desenvolvido, adaptado ao mercado, que prioriza o controle de qualidade, conhecido por just-in-time.
e) A habilidade do trabalhador está restrita a uma única tarefa, favorecendo o aumento da produtividade, método conhecido como "taylorismo".



resposta:[D]

vestibular Ufsc-2003
tópico:Economia Mundial

sub-grupo:
pergunta:A economia-mundo foi reforçada quando as empresas transnacionais cruzaram as fronteiras dos Estados Nacionais, deslocando seu capital para regiões que atendiam de forma mais adequada a seus interesses econômicos. Com a globalização, porém, outros problemas, em âmbito mundial, foram se tornando cada vez mais evidentes, exigindo soluções. Abaixo encontram-se proposições relativas a essas questões. Assinale aquela(s) que for(em) VERDADEIRA(S).

(01) O acirramento da divisão Norte X Sul, baseada em critérios sócio-econômicos, apresenta como destaque o grande contingente de nações subdesenvolvidas, observando-se que os países emergentes convivem com os da África Subsaariana, marginalizados da economia global.

(02) A transmissão em tempo real de acontecimentos de qualquer parte da Terra é fruto do avanço das telecomunicações, como ocorreu com a Copa do Mundo de 2002, realizada na Coréia do Sul e no Japão, importante "tigre asiático" e segunda maior economia do planeta, respectivamente.

(04) A dimensão cultural da globalização é necessária para o estabelecimento das grandes corporações transnacionais, e se manifesta através da música, televisão e filmes, sugerindo ao mundo um padrão de vida e consumo a ser seguido por todos.

(08) O terrorismo e qualquer outra atividade do crime organizado, como as máfias e o tráfico de drogas, de mulheres e de crianças, encontram mais facilidades para expandir suas ações criminosas graças aos avanços tecnológicos das comunicações, oriundos da Revolução Técnico-Científica e Informacional.

(16) A globalização da pobreza, a parte cruel da atual fase do capitalismo, caracterizada pelas diferenças cada vez maiores entre ricos e pobres, quer sejam indivíduos, regiões ou países, tem gerado protestos em várias partes do mundo, como ocorreu no Fórum Social Mundial, realizado recentemente em Porto Alegre.

Soma ( )



resposta:01 + 02 + 04 + 08 + 16 = 31

vestibular Ufsc-2003
tópico:Economia Mundial

sub-grupo:Indústrias
pergunta:Desde os anos 70, a economia mundial atravessa uma conjuntura depressiva, que trouxe conseqüências decisivas para as diferentes estruturas produtivas, comerciais e financeiras, com reflexos sobre a organização espacial. Sobre esta realidade, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) A recessão econômica atual provocou o fechamento abrupto dos mercados nacionais e a diminuição das trocas internacionais, o que favorece as exportações dos países mais competitivos, localizados no centro do sistema capitalista.

(02) Os países centrais, defensores do neoliberalismo e da globalização, são contrários à formação de blocos econômicos porque defendem a consolidação de economias nacionais, como medida para enfrentar a crise estrutural da fase atual do capitalismo mundial.

(04) As inovações tecnológicas decorrentes da chamada 3 Revolução Industrial, ligadas sobretudo à informática e à automação, possuem alguns efeitos perversos, materializados principalmente no aumento dos índices de desemprego.

(08) Nos Novos Países Industriais latino-americanos, assim como nos do Sudeste asiático, observa-se, desde a eclosão da crise do petróleo em 1973, um enfraquecimento dos Estados Nacionais, que se submetem às determinações do Fundo Monetário Internacional em virtude de suas gigantescas dívidas externas.

(16) O domínio do capital financeiro sobre o produtivo e a conseqüente perda relativa de importância da produção como geradora de riquezas contribuem para o aumento dos desníveis econômicos entre os países pobres e os países ricos, fragilizando os primeiros devido à rapidez com que o capital especulativo se transfere de um país para outro.

Soma ( )



resposta:04 + 16 = 20

vestibular Ufmg-2003
tópico:Economia Mundial

sub-grupo:Agropecuária
pergunta:Observe este mapa:

Distribuição da Panthera onca , a onça-pintada, no Continente Americano
(imagem abaixo)

1 - Alta probabilidade de sobrevivência a longo prazo.
2 - Média probabilidade de sobrevivência a longo prazo.
3 - Baixa probabilidade de sobrevivência a longo prazo.
4 - Onças exterminadas.
5 - Situação desconhecida.

(FONTE: ÂNGELO, Cláudio. Biotecnologia pode salvar onças-pintadas. "Folha de S. Paulo", São Paulo, 6 fev. 2002. Folha Ciência, p. A 16.)

A partir da análise e interpretação desse mapa, é INCORRETO afirmar que
a) a espécie Panthera onca tem uma larga distribuição geográfica, que abrange zonas climáticas diferentes.
b) a baixa probabilidade de sobrevivência da onça-pintada, a longo prazo, está relacionada basicamente às áreas de fronteiras agrícolas atuais.
c) o mapa contradiz uma tese popular, segundo a qual a Panthera onca é típica de região florestal.
d) a probabilidade de sobrevivência da onça-pintada é explicada pelos diferentes níveis de degradação ambiental.



resposta:[B]

vestibular Ufmg-2003
tópico:Economia Mundial

sub-grupo:
pergunta:Considerando-se a globalização, fase atual da expansão capitalista, é INCORRETO afirmar que ela

a) promove a crescente vulnerabilidade das economias de muitos países, à medida que sua credibilidade, frente aos investimentos externos, é afetada por relatórios e opiniões de agentes do poder político e econômico internacionais.
b) amplia a capacidade das nações de realizar investimentos públicos em áreas prioritárias - como na educação, saúde e saneamento básico -, à proporção que cresce o controle do Estado sobre o fluxo de capitais oriundos de taxações e impostos.
c) retrata a interdependência crescente entre regiões e lugares que, apesar de geograficamente separados por grandes distâncias, podem ser influenciados por eventos ocorridos em qualquer parte do Planeta.
d) propõe uma ruptura com o princípio, até há pouco vigente, de sociedades nacionais a pretexto da necessidade de se considerar a realidade de uma sociedade global, em que são intensas as relações socioeconômicas em escala mundial.




resposta:[B]

vestibular Ufmg-2003
tópico:Economia Mundial

sub-grupo:
pergunta:As religiões carecem de análises e conhecimentos mais precisos no que se refere à sua distribuição no espaço geográfico - vale dizer, uma Geografia das Religiões.
A respeito da distribuição geográfica das grandes religiões, é INCORRETO afirmar que

a) as regiões asiáticas de predominância hinduísta, confucionista e, mesmo, muçulmana assistem, nos tempos atuais, ao avanço do budismo, tradicional religião originária do Tibet.
b) a Europa do Sudeste - a Europa balcânica - é, predominantemente, cristã ortodoxa, um ramo multissecular do Cristianismo, que se estende, também, pela Rússia Européia e Asiática.
c) o Oriente Médio, que viu o nascimento do Judaísmo e do Cristianismo, bem como o início da expansão deste último, se tornou majoritariamente muçulmano e cada vez menos cristão.
d) o mundo ocidental, pode-se dizer, é cristão - católico e protestante -, mas qualquer tentativa de generalização é inadequada para o mundo oriental, principalmente o Extremo Oriente.




resposta:[A]