Questões de Questões Ambientais Internacionais - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|
 

Questões Questões Ambientais Internacionais

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Fgv-2004
tópico:Questões Ambientais Internacionais

sub-grupo:Biodiversidade
pergunta:Em geral, o sistema agrícola das populações mais bem adaptadas ___I___ é implantado em pequenos módulos e com rotação de terras. A técnica, conhecida como ___II___, permite a reciclagem dos materiais orgânicos e a reconstrução da vegetação original.
Fonte: Adapt. De ROSS, J. L. S. (org.), 1998, p. 145.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.


resposta:[C]

vestibular Ufmg-2004
tópico:Questões Ambientais Internacionais

sub-grupo:Preservação de Recursos Hidrícos
pergunta:Considerando-se a disponibilidade hídrica do Planeta, é INCORRETO afirmar que
a) a água acumulada nos aqüíferos subterrâneos, apesar de apresentar volume inferior àquele acumulado na superfície, em rios e lagos, tem distribuição homogênea nas diversas unidades geológicas do Globo.
b) a água dos oceanos e mares apresenta volume muito superior ao encontrado nos continentes, mas exige, para consumo humano, sua conversão em água doce, em usinas de dessalinização.
c) a água de mais fácil aproveitamento pelo homem, em suas diversas atividades, é doce, se encontra em estado líquido e está distribuída, na superfície dos continentes, em rios e lagos.
d) a água doce armazenada em estado sólido é encontrada nas calotas glaciais, que ocupam as áreas polares, e nas geleiras de montanha, que ocupam zonas climáticas diversas, inclusive tropicais.




resposta:[A]

vestibular Ufpr-2004
tópico:Questões Ambientais Internacionais

sub-grupo:Questões Ambientais - Atmosfera
pergunta:Na atualidade, algumas regiões do globo estão momentaneamente sob a ação de temperaturas mais elevadas que o normal, como pode ser observado no seguinte texto:

"O aquecimento global é uma perspectiva assustadora que provoca visões de marés altas engolindo cidades à beira-mar, além de outros cataclismos. Mas, para os vitivinicultores, especialmente os das regiões viticultoras de clima historicamente frio, as mudanças climáticas já exercem efeito sobre suas vidas e seus vinhos. O aquecimento tem sido ótimo, não há dúvida alguma , disse Johannes Selbach, de Zeltingen, na Alemanha, onde sua família cultiva vinhas desde o século 17 às margens do rio Mosel. Veja só a seqüência de ótimas safras que tivemos. Desde 1988 até este ano, o clima tem sido bem mais quente do que em qualquer outro momento em minha vida ." (ASIMOV, E. Calor global é bom, ao menos para o vinho. "Folha de S. Paulo", 10 ago. 2003.)

Sobre aquecimento global, é correto afirmar:
(01) As chuvas ácidas são apontadas pelos cientistas como uma das causas do aquecimento global.
(02) Mudanças na composição atmosférica provocadas pela crescente concentração de gases como o metano e o dióxido de carbono interferem no efeito estufa.
(04) Em princípio, o efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o equilíbrio térmico do planeta.
(08) Os EUA, embora sejam o país de maior emissão dos gases que contribuem para uma gradativa elevação das médias térmicas no planeta, negam-se a ratificar o Protocolo de Kioto.
(16) Os grandes centros industriais e os automóveis contribuem maciçamente para o aumento da temperatura da atmosfera e, conseqüentemente, para o aquecimento global.

Soma ( )



resposta:02 + 04 + 08 + 16 = 30

vestibular Ufsc-2004
tópico:Questões Ambientais Internacionais

sub-grupo:Biodiversidade
pergunta:Leia atentamente os textos abaixo:

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
(CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Brasília, DF: Senado, 1988, artigo 225, caput).

Essa evolução culmina, na fase atual, onde a economia se tornou mundializada, e todas as sociedades terminam por adotar, de forma mais ou menos total, de maneira mais ou menos explícita, um modelo técnico único que se sobrepõe à multiplicidade de recursos naturais e humanos.
(SANTOS, Milton. A redescoberta da natureza. Aula inaugural da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 10 mar. 1992).

Sobre os textos acima, referentes à questão ambiental, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S):
(01) O segundo texto expressa o reconhecimento de que o modelo econômico adotado determina a utilização dos recursos naturais e humanos.
(02) De acordo com a Constituição da República, as dificuldades da vida atual dispensam as gerações presentes de qualquer responsabilidade relativa ao patrimônio ecológico e ambiental legado às gerações futuras.
(04) Pela constituição aprovada em 1988, a defesa do meio ambiente é tarefa exclusiva do poder público, razão pela qual a ação das Organizações Não-Governamentais (ONGs) não é reconhecida legalmente.
(08) Conforme o texto de Milton Santos, a economia contemporânea reconhece a existência de modelos técnicos diversos, o que favorece o respeito às características naturais e humanas em diferentes pontos do planeta.
(16) O artigo 225 da Constituição Brasileira manifesta preocupação com a defesa e a preservação do meio ambiente, considerado um bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida.

Soma ( )



resposta:01 + 16 = 17

vestibular Fuvest-2004
tópico:Questões Ambientais Internacionais

sub-grupo:Preservação de Recursos Hidrícos
pergunta:O cartograma apresenta a localização de alguns dos maiores deltas mundiais. Estudos recentes consideram os deltas como áreas de interesse global para monitoramento.
Tal interesse relaciona-se à sua
(imagem abaixo)

Fonte: Simielli, 2001

I. característica deposicional que permite o estudo de modificações das respectivas bacias hidrográficas.
II. fragilidade natural, devido à localização em zonas com pluviosidade insuficiente para a fixação de vegetação.
III. degradação, promovida pelo seu uso agrícola e por represamentos à montante.

Está correto o que se afirma em:
a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.
d) I e III apenas.
e) I, II e III.


resposta:[D]

vestibular Ufc-2004
tópico:Questões Ambientais Internacionais

sub-grupo:Biodiversidade
pergunta:A teoria determinista teve forte influência da teoria evolucionista de Darwin. Escolha a alternativa que apresenta, corretamente, um princípio do determinismo geográfico fundamentado na teoria da evolução.
a) As pessoas podem atuar no meio natural, gerando modificações e determinando seu desenvolvimento.
b) A construção do espaço nas diferentes sociedades depende das interações entre elementos sociais, culturais, físicos e biológicos.
c) As condições ambientais, em especial o clima, são capazes de influenciar o desenvolvimento intelectual e cultural das pessoas.
d) Os grupos humanos devem crescer em seus próprios territórios. Não deve haver deslocamentos, uma vez que o homem é um elemento da paisagem.
e) A relação entre a sociedade, o trabalho e a natureza é fundamental na apropriação dos recursos e na produção de espaços diferenciados.



resposta:[C]

vestibular Ufc-2004
tópico:Questões Ambientais Internacionais

sub-grupo:Biodiversidade
pergunta:O desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da economia estabeleceu, em relação aos espaços geográficos nacionais e internacionais, grandes paradoxos. Sobre esses paradoxos e suas conseqüências, é possível afirmar, de modo correto, que:
a) apesar do aumento crescente da rapidez e segurança dos transportes para longas distâncias, é decrescente o desenvolvimento no turismo nacional e internacional, em decorrência da instabilidade política e econômica mundial.
b) a realidade virtual, "vivida" através de instrumentos eletrônicos e construída a partir de valores idealizados, contrapõe-se a paisagens reais, às vezes degradadas e inseguras, isolando os homens em locais fechados e desativando os locais de encontros e de eventos de massa nas cidades.
c) a descoberta de vacinas e medicamentos para prevenção e cura de doenças infecciosas e degenerativas beneficiou os países ricos que os desenvolveram, enquanto os países pobres permaneceram à margem dos benefícios gerados pelos modernos avanços da medicina preventiva e curativa.
d) a intensa exploração dos recursos naturais, possibilitada pela ciência e pelo uso de tecnologia de ponta, acelerou o desenvolvimento econômico de algumas regiões do planeta, enquanto os seus efeitos poluentes e predatórios repercutiram sobre toda a Terra.
e) apesar do intenso processo de globalização da economia mundial, os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos constituem realidades independentes entre si, repetindo-se este modelo de isolamento cultural e de comunicação entre lugares de diferentes níveis de desenvolvimento dentro de um mesmo estado ou país.



resposta:[D]

vestibular Unicamp-2004
tópico:Questões Ambientais Internacionais

sub-grupo:Preservação de Recursos Hidrícos
pergunta:O Mar de Aral, nutrido pelas águas do Amu Darya e Syr Darya, apresenta hoje uma situação dramática. Foi o quarto maior corpo de água interno do mundo, mas começou a secar nos anos 60, quando a então União Soviética decidiu alterar sua posição de importadora de algodão para auto-suficiente e exportadora desse produto.
(Adaptado de Ulisses Capozoli, Universidade Livre da Mata Atlântica, www.wwiuma.org.br).

a) De que forma a prática da agricultura comprometeu a disponibilidade de água no mar de Aral?
b) Cite três causas que interferem na potabilidade das águas superficiais.
c) Aponte três impactos ambientais provocados pela atividade agrícola em áreas com baixo potencial hídrico.



resposta:

vestibular Ufv-2004
tópico:Questões Ambientais Internacionais

sub-grupo:Questões Ambientais - Atmosfera
pergunta:O texto abaixo se refere a impactos ambientais em curso ou possíveis de acontecer em breve.

A Terra está mais quente. A temperatura média do planeta elevou-se 4°C em relação à do século XX. As calotas polares estão se derretendo, e o nível do mar já subiu 1m. As zonas climáticas estão mudando, milhares de hectares de florestas estão se transformando em campos, e a lista de espécies ameaçadas de extinção triplicou. Importantes áreas agrícolas do mundo estão se tornando improdutivas, e os estoques mundiais de grãos atingiram seus níveis mais baixos. Em muitas regiões litorâneas as pessoas estão deixando suas casas por causa das inundações provocadas pela elevação do nível dos oceanos. Esses fatos serão uma realidade ou não passarão de ficção?
Fonte: ARAÚJO, M. A. R. Efeito Estufa: O Futuro do Planeta em nossas mãos. "Coleção Cara Pintada de Educação Ambiental", Belo Horizonte, 1999.

A partir da leitura do texto e dos seus conhecimentos sobre o assunto, responda aos itens que se seguem:
a) Qual é o impacto ambiental a que o texto está se referindo?
b) Aponte duas causas responsáveis por esse impacto ambiental.
c) Qual é o acordo mediado pela ONU que está buscando um empenho da comunidade internacional visando à redução desse problema?



resposta:

vestibular Ufmg-2005
tópico:Questões Ambientais Internacionais

sub-grupo:Questões Ambientais - Atmosfera
pergunta:Leia este trecho:

O "global warming", ou aquecimento global, é um tema extremamente confuso, "às vezes obscuro", como o classificou recentemente Godard (2001). Esse tema reúne tudo: a poluição e o clima, este último, o álibi, o espantalho; os bons sentimentos e os interesses confessáveis e inconfessáveis; o planeta que precisa ser "salvo" enquanto se negocia o direito de poluir; as teorias de modelos e os mecanismos reais, o hipotético clima do futuro (apresentado como um postulado) e a evolução do tempo presente; as previsões tão mais gratuitas quão mais distante está sua confirmação (aproximando-se de profecias à "Nostradamus"); o sensacionalismo e a seriedade científica, a procura do "furo" e a informação devidamente fundamentada, a mídia que aumenta a confusão, sobretudo entre clima e tempo.
LEROUX, Marcel. "Global warming": mito ou realidade? A evolução real da dinâmica do tempo. "Annales de Géographie", n. 624, 2002, p. 115-137. (Adaptado)

A partir da leitura e análise desse trecho, é INCORRETO afirmar que
a) a discussão sobre o tema do aquecimento global envolve uma diversidade de posições, valores e atitudes polêmicos e, também, de interesses escusos.
b) a posição do autor é percebida como a de um defensor convicto da hipótese do aquecimento global.
c) as mudanças do tempo meteorológico são confundidas, às vezes, com mudanças climáticas globais.
d) o texto é crítico e irônico em relação à forma como vem sendo tratado o tema do aquecimento global.




resposta:[B]

vestibular Ufpe-2005
tópico:Questões Ambientais Internacionais

sub-grupo:Questões Ambientais - Atmosfera
pergunta:"Especialistas da Universidade de Atenas têm observado que, nos últimos anos, as famosas obras-primas feitas em mármore pelos escultores e arquitetos gregos na Acrópole ateniense, há milhares de anos, vêm se deteriorando perigosamente. As belíssimas colunas do Parthenon estão sendo corroídas, nas últimas décadas, muito mais intensamente do que o foram em dezenas de séculos, desde a sua construção."
(BRANCO, S. M. "O meio ambiente em debate". Ed. Moderna).

O fato referido no texto tem como causa principal:
a) um novo ciclo de manchas solares ocorrido nos últimos trinta anos.
b) os incêndios de poços petrolíferos no Oriente Médio.
c) o fenômeno "El Niño".
d) o aquecimento global.
e) a chuva ácida.



resposta:[E]

vestibular Ufv-2005
tópico:Questões Ambientais Internacionais

sub-grupo:Questões Ambientais - Atmosfera
pergunta:Analise o mapa a seguir, que mostra o consumo de clorofluorcarbono (CFC), gás utilizado em alguns aparelhos e produtos com spray, prejudicial à camada de ozônio.

Consumo de CFC: Principais Responsáveis
(imagem abaixo)

(CARVALHO, M. B. de; SANTOS, D.; PEREIRA, D. A. C. "Geografia Ciência do Espaço: espaços mundiais". São Paulo: Atual, 1998. Adaptado.)

Com base na análise do mapa, assinale a alternativa CORRETA:
a) As regiões com menor consumo apresentam elevado nível socioeconômico.
b) O consumo está concentrado nas áreas de maior desenvolvimento econômico.
c) As regiões com maior consumo não investem em tecnologias que reduzam a emissão do gás.
d) Os países do continente africano são os principais consumidores deste gás.
e) O baixo consumo do gás no Brasil está relacionado ao impedimento legal de sua emissão.


resposta:[B]