Questões de Território Brasileiro - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|
 

Questões Território Brasileiro

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Fgv-2005
tópico:Território Brasileiro

sub-grupo:Hidrografia Brasil
pergunta:Essa é uma das maiores originalidades dos sistemas hidrográfico e hidrológico regionais. (...) Daí resulta a inexistência de salinização excessiva ou prejudicial no domínio dos sertões. Encontram-se, aqui e ali, manchas de solos ligeiramente salinizados, riachos curtos designados salgados , porém o conjunto de tais áreas é extremamente pequeno.
Fonte: "Aziz Ab Saber", 2003.

No texto, a originalidade dos rios do Sertão Nordestino está relacionada à seguinte explicação:

a) Todos os rios do Nordeste, apesar de intermitentes periódicos, chegam ao Atlântico por diversas trajetórias.
b) Ao contrário de outras regiões semi-áridas do mundo, seus rios e bacias hidrográficas convergem para depressões fechadas.
c) A hidrologia regional do Nordeste seco não depende do ritmo climático sazonal dominante no espaço dos sertões.
d) Nas baixadas do Rio Grande do Norte, as áreas mais quentes e com luminosidade mais ampla correspondem a verdadeiros enxagüadores dos riachos salgados.
e) Apenas os rios da vertente oriental são intermitentes, o que justifica a expressão "rios que cortam no inverno", uma grande originalidade do Nordeste.



resposta:[D]

vestibular Pucpr-2005
tópico:Território Brasileiro

sub-grupo:Hidrografia Brasil
pergunta:Leia o texto abaixo:

"Do topo do monte Gishe, a 3200 metros, Marigeta B. Tsige, um velho sacerdote da Igreja Ortodoxa, admira a mina d água que, para muitos etíopes é a nascente de um dos grandes rios da África, o Nilo Azul (...)
A água brota em pequenas lagoas cercadas por um denso matagal e campos de relva. Os etíopes contemplam o cenário com respeito ancestral. Ao redor da fonte, moradores de aldeias vizinhas esperam a vez de encher suas cabaças, garrafas, cantis e garrafões de plástico com as águas sagradas da fonte do Nilo."
(MOVELL, V. Nilo Azul- As águas sagradas da Etiópia in "National Geographic" - Brasil, dezembro de 2000.)

Os rios Nilo e Amazonas são temas de diversas pesquisas e palcos de muitas expedições desde há séculos. Em torno deles paira uma dúvida e uma mística: quem é o mais extenso? Contudo, é certo que ambos imperam, cada um ao seu modo, em seus respectivos continentes.
Na comparação entre os dois grandes rios, uma alternativa está correta. Assinale-a:

a) Enquanto o Amazonas flui em seu curso superior na direção sul-norte e depois muda seu percurso para a direção do oriente, o Nilo tem praticamente todo o seu trajeto desenvolvido na direção do norte.
b) O uso para abastecimento e irrigação de áreas agrícolas a centenas de quilômetros de distância de seus leitos é a principal função econômica desses rios.
c) Esses dois rios, além de serem os mais extensos, são ainda os dois mais volumosos rios da Terra, nutridos pelas chuvas torrenciais da região equatorial.
d) O rio Amazonas e toda a sua bacia se localizam na porção norte da América do Sul, enquanto o Nilo se encontra na porção ocidental do continente africano.
e) Ambos têm a maior parte de seu curso percorrido em terrenos elevados de cordilheiras e com grandes desníveis, proporcionando muitas quedas d água.



resposta:[A]

vestibular Pucpr-2005
tópico:Território Brasileiro

sub-grupo:Hidrografia Brasil
pergunta:"A ocupação e o uso desordenados do solo pela população humana ameaçam, em todo o mundo, as grandes extensões de praias, dunas, lagoas e banhados existentes em regiões costeiras. Diversos ecossistemas aquáticos e terrestres - e sua flora e fauna - vêm desaparecendo diante da implantação acelerada de loteamento em áreas litorâneas e da extração de areia para construções. Esse processo ameaça as lagoas costeiras, permanentes ou não, encontradas ao longo do litoral brasileiro."
(Martins Pompêo, M. L. e Moschini-Carlos, V. "As lagoas costeiras de Morro dos Conventos", in Ciência Hoje vol. 35 n. 209 - Outubro de 2004.)

Assinale a alternativa correta:
a) O único problema ambiental capaz de colocar em risco a vida nas lagoas costeiras é o aquecimento global e a conseqüente elevação do nível dos oceanos.
b) As lagunas ou lagoas têm uma característica em comum com os arrecifes de coral e com os manguezais: todos esses ecossistemas costeiros são encontrados somente entre os trópicos, onde as águas são mais aquecidas.
c) A origem geológica das lagoas litorâneas é, em geral, muito antiga - do pré-cambriano, e associada a fenômenos tectônicos.
d) Também denominadas de lagunas, as lagoas costeiras, são formações litorâneas encontradas apenas na costa do sul do país, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
e) A formação das lagoas costeiras está associada às restingas, faixas de areia paralelas à costa, originadas a partir de sucessivas deposições de sedimentos arenosos e que separam as lagoas do mar aberto.



resposta:[E]

vestibular Ufscar-2005
tópico:Território Brasileiro

sub-grupo:Hidrografia Brasil
pergunta:O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce transfronteiriço do mundo.

a) Em quais países o Aqüífero Guarani se localiza e em qual deles possui maior área?
b) Indique o nome da unidade geológica onde se encontra esse aqüífero e duas características de sua formação.



resposta:

vestibular Unicamp-2005
tópico:Território Brasileiro

sub-grupo:Hidrografia Brasil
pergunta:O gráfico a seguir mostra os fluxos fluviais ocorridos após precipitações intensas, em bacias hidrográficas com diferentes tipos de usos e ocupações das Terras, na região dos Apalaches, na América do Norte.
(imagem abaixo)

Adaptado de David Drew, "Processos lnterativos Homem-Meio Ambiente". Rio de Janeiro: DIFEL, 1986, p. 93.

A partir disso, pergunta-se:

a) Por que o fluxo é mais intenso na área agrícola?
b) Dentre as três bacias hidrográficas representadas no gráfico, qual seria aquela onde os processos erosivos seriam menos intensos? Justifique.
c) Como a topografia de uma bacia hidrográfica interfere na vazão de um rio?


resposta:

vestibular Uerj-2004
tópico:Território Brasileiro

sub-grupo:
pergunta:
(imagem abaixo)

A exclusão de um grande número de estados brasileiros do horário de verão é explicada pela seguinte razão:
a) a sua posição em um fuso horário diferente dos demais padroniza o horário nacional no verão
b) a sua baixa latitude provoca uma reduzida variação na duração dos dias e das noites ao longo do ano
c) a localização das regiões Norte e Nordeste e do Mato Grosso exige uma época diferenciada para adoção deste horário
d) a reduzida quantidade de hidrelétricas no Norte, no Nordeste e no Mato Grosso faz com que não se obtenha a economia de energia desejada



resposta:[B]

vestibular Ufg-2005
tópico:Território Brasileiro

sub-grupo:
pergunta:Observe o mapa a seguir:
(imagem abaixo)

FERREIRA, Graça M. Lemos. "Atlas geográfico: espaço mundial". São Paulo: Moderna,1998. 4 capa. [Adaptado].

O vôo de uma companhia aérea saindo de São Paulo com destino a Rio Branco realiza várias escalas: a primeira em Belo Horizonte, a segunda em Brasília, a terceira em Salvador e a quarta em Belém. A direção e o fuso horário dos percursos realizados indicam que no

a) primeiro percurso a direção é noroeste, e todo o trajeto é realizado dentro do mesmo fuso.
b) segundo percurso a direção é nordeste e possui diferença de uma hora em relação ao primeiro percurso.
c) terceiro percurso a direção é nordeste e possui diferença de quatro horas em relação ao meridiano de origem.
d) quarto percurso a direção é noroeste e possui diferença de três horas em relação ao Meridiano de Greenwich.
e) quinto percurso a direção é sudeste, e o trajeto é realizado em três fusos diferentes.


resposta:[D]

vestibular Ufsc-2005
tópico:Território Brasileiro

sub-grupo:
pergunta:Em razão de sua grande extensão Leste-Oeste, o território brasileiro é abrangido por quatro fusos horários. Com base na figura a seguir, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S):

FUSOS HORÁRIOS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
(imagem abaixo)

Fonte: DUARTE, Paulo Araújo. "Cartografia Básica". Florianópolis: Ed. da UFSC, 1986, p. 42. (adaptado)

(01) O primeiro fuso horário brasileiro é o segundo fuso a Oeste do Meridiano de Greenwich, abrangendo apenas a parte oceânica do território brasileiro.
(02) O segundo fuso brasileiro, que é o segundo fuso a Oeste do Meridiano de Greenwich, abrange grande parte do país, inclusive o Distrito Federal, sendo aquele que define a hora oficial do Brasil, adiantada 3 horas.
(04) O terceiro fuso brasileiro compreende os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, parte do Amazonas e parte do Pará.
(08) O quarto fuso brasileiro tem uma defasagem de 5 horas em relação ao Meridiano de Greenwich, compreendendo o estado do Acre e parte do oeste do Amazonas.
(16) A hora oficial do Brasil corresponde à hora legal do país, também chamada de hora de Brasília, defasada 3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.

Soma ( )


resposta:01 + 04 + 08 + 16 = 29

vestibular Ufv-2005
tópico:Território Brasileiro

sub-grupo:
pergunta:É comum ouvirmos os apresentadores de jornais e programas esportivos anunciarem: "O jogo começa às 21 h, horário de Brasília".
Assinale a afirmativa que justifica CORRETAMENTE o uso da expressão "horário de Brasília".

a) O território brasileiro possui quatro fusos horários, sendo necessário informar que o horário de início da programação é o do fuso horário de Brasília, que é o oficial do país.
b) A cidade de Brasília é a capital federal, portanto toda e qualquer atividade televisiva e radiofônica deve seguir o seu horário.
c) O fuso horário brasileiro é diferente do fuso dos demais países, sendo necessário informar que o horário de início da programação é o de Brasília.
d) As sedes da maioria das emissoras de televisão do Brasil se localizam em regiões cujo fuso horário é o mesmo de Brasília.
e) A região Centro-Oeste, onde está localizada Brasília, concentra a maior parte da população do país, portanto as programações dos canais de televisão devem seguir o seu fuso horário.



resposta:[A]

vestibular Unicamp-2005
tópico:Território Brasileiro

sub-grupo:
pergunta:Se a Terra emprega vinte e quatro horas para girar em torno de seu eixo, começa a ocidente do centésimo octogésimo meridiano um novo dia, e a oriente temos ainda o dia anterior. Meia noite de sexta-feira, aqui no navio, é meia-noite de quinta-feira na Ilha. Se da América para a Ásia viajas, perdes um dia; se, no sentido contrário viajas, ganhas um dia: eis o motivo por que o [navio] Daphne percorreu o caminho da Ásia, e vós, estúpidos, o caminho da América. Tu és agora um dia mais velho do que eu! Não é engraçado?
(Adaptado de Umberto Eco, "A Ilha do Dia Anterior". Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 260).

a) Por que os marinheiros que viajavam da América para a Ásia ficaram um dia mais velhos do que aqueles que viajaram no navio Daphne?
b) Por que no navio Daphne é meia-noite de sexta-feira e na Ilha é meia noite de quinta-feira?
c) Um avião cargueiro decola da cidade de Rio Branco (AC) às 21h00 (horário local) do dia 21 de novembro de 2004, com destino ao aeroporto internacional de Viracopos, Campinas (SP). Sabe-se que o vôo terá duração de cinco horas e que a cidade de Rio Branco (AC) está a dois fusos a oeste do fuso da hora oficial do Brasil. Qual será o horário e o dia da aterrissagem do avião no aeroporto internacional de Viracopos?



resposta:

vestibular Enem-2004
tópico:Território Brasileiro

sub-grupo:Cartografia Brasil
pergunta:Um leitor encontra o seguinte anúncio entre os classificados de um jornal:

VILA DAS FLORES
Vende-se terreno plano
medindo 200 m£. Frente
voltada para o sol no período
da manhã. Fácil acesso.
(443)0677-0032

Interessado no terreno, o leitor vai ao endereço indicado e, lá chegando, observa um painel com a planta a seguir, onde estavam destacados os terrenos ainda não vendidos, numerados de I a V:
(imagem abaixo)

Considerando as informações do jornal, é possível afirmar que o terreno anunciado é o
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.


resposta:[D]

vestibular Ufes-2004
tópico:Território Brasileiro

sub-grupo:Cartografia Brasil
pergunta:O mapa a seguir mostra parte de um relevo representado por curvas de nível.
Ao corte topográfico AB equivale o perfil topográfico


resposta:[B]