Banco de dados de questões do vestibular ufsm-2004 - perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|
 

Questões ufsm-2004

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufsm
tópico:
Territorios-Internacionais

sub-grupo:

pergunta:Observe as figuras:
(imagem abaixo)

MAGNOLI, D & ARAÚJO, R. "Projeto de ensino de geografia: natureza, tecnologias, sociedades - geografia geral". São Paulo: Moderna, 2001. p. 37.

Comparando-se os dois perfis topográficos que seccionam o relevo da América do Norte e do Sul no sentido oeste-leste, é possível concluir:
a) Nas duas Américas, a área centro-oriental é composta de planaltos antigos e planícies, e a faixa ocidental, de dobramentos recentes.
b) Nas duas Américas, a área centro-ocidental é composta de planaltos antigos e planícies, e a faixa oriental, de dobramentos recentes.
c) O quadro geológico/morfológico geral das duas Américas é diferente e não se repete.
d) A faixa oriental das duas Américas é dominada pelo sistema das Rochosas e Andino com cordilheiras, platôs elevados e vales fluviais profundos.
e) No setor ocidental, destacam-se antigos dobramentos rebaixados por erosão, como os Apalaches na América do Norte e os Planaltos e Serras de Leste e Sudeste na América do Sul.


resposta:
[A]

origem:Ufsm
tópico:
Geografia-Humana

sub-grupo:Populações

pergunta:Observe o mapa sobre os grandes bolsões de pobreza do mundo.
(imagem abaixo)

MAGNOLI, D; ARAÚJO, R. "Geografia geral e Brasil - paisagem e território". São Paulo: Moderna, 1997. p. 61.

Numere os parênteses, relacionando as afirmativas a seguir com os números que identificam a localização no mapa.
( ) Maior bolsão de pobreza, os mais pobres entre os pobres, perfaz quase 1/5 da população do mundo subdesenvolvido e depende, principalmente, da agricultura de subsistência.
( ) Segundo grande bolsão de pobreza, corresponde à região mais populosa do globo, mais de 40% da população do mundo subdesenvolvido, sua base produtiva é o cultivo do arroz e, atualmente, destaca-se na produção de bens de consumo para exportação.
( ) Terceiro bolsão de pobreza, a maioria da população vive abaixo da "linha de pobreza", sob condições de miséria absoluta; embora vários países exportem minerais e produtos agrícolas tropicais, a população sobrevive da agricultura de subsistência.

A seqüência correta é
a) 4 - 2 - 1.
b) 3 - 1 - 4.
c) 2 - 3 - 4.
d) 1 - 4 - 2.
e) 2 - 4 - 3.


resposta:
[B]

origem:Ufsm
tópico:
Geopolitica-Internacional

sub-grupo:Geopolítica Africana

pergunta:Observe a figura:
(imagem abaixo)

ALMEIDA, L.M. & RIGOLIN, T.B. "Geografia". São Paulo: Ática, 2002. p. 318, série Novo Ensino Médio.

Aliando o seu conhecimento à figura, é possível inferir:

I - O continente africano vive em situação de miséria e desalento, onde predominam pobrezas, guerras civis, exclusão social, tecnológica e econômica.
II - As culturas negro-africanas têm base nas comunidades tribais, de caráter rural e possuem redes de parentescos de conduta e de religião.
III - Apesar da descolonização africana e dos conflitos gerados pela disputa entre capitalistas e socialistas, as culturas negro-africanas não sofreram os efeitos da longa dominação ocidental.
IV- Crises agudas de fome têm causas naturais, sociais, culturais e políticas, e a pressão demográfica sobre áreas férteis das regiões semi-áridas restringiu o nomadismo.

Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas III.
c) apenas II e III.
d) apenas I, II e IV.
e) I, II, III e IV.


resposta:
[D]

 


« Página Anterior |