questões de vestibulares
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REF. Pergunta/Resposta
vestibular Ufscar-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Segundo Reinado
pergunta:A questão religiosa iniciada em 1872, considerada um dos fatores da proclamação da República, opôs os bispos de Olinda e do Pará à monarquia de Pedro II. Confrontado à determinação do Estado brasileiro, o bispo Dom Vital manteve-se intransigente, afirmando que o governo imperial, em lugar de "conformar-se com o juízo do Vigário de Jesus Cristo, como cumpria ao governo de um país católico, pretende que, rejeitando este juízo irrefragável, eu reconheça o dele, nesta questão religiosa, e o considere acima do juízo infalível do Romano Pontífice..." (Citado por Brasil Gerson, "O regalismo brasileiro". RJ: Cátedra, 1978, p. 196.) Esta posição do bispo de Olinda, D. Vital Maria de Oliveira, exprime
a) a concepção de que o poder temporal emana de Deus e de que deve ser absoluto.
b) o dogma da infalibilidade do papa e o esforço de romanização do clero brasileiro.
c) a proibição papal de participação dos católicos nas questões políticas e sociais.
d) a noção de que o poder da Igreja é político e de que o papa deve ser obedecido.
e) o dogma segundo o qual a salvação depende dos decretos infalíveis do papa.

resposta:[B]

vestibular Ufscar-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Era Vargas
pergunta:Os anos trinta do século XX foram marcados por disputas ideológicas, por propostas revolucionárias e pela emergência de regimes centralizadores e autoritários. No Brasil, a polarização ideológica intensificou-se em 1935, opondo
a) a Ação Integralista Brasileira, partido político simpatizante do fascismo, à Ação Nacional Libertadora, que lutava pela instalação de um governo popular revolucionário.
b) os anarco-sindicalistas, líderes do movimento operário em toda a Primeira República, ao Partido Comunista do Brasil, de tendência revolucionária bolchevista.
c) os católicos ultramontanos do Centro Dom Vital, situado no Rio de Janeiro, aos partidários do fascismo italiano e, sobretudo, do nazismo hitlerista.
d) a social-democracia, representada pelo Partido Democrático de São Paulo, às tendências políticas autoritárias do movimento tenentista.
e) os constitucionalistas paulistas, que haviam combatido na Revolução de 1932, ao Estado Novo, dominado pelo presidente Getúlio Vargas.

resposta:[A]

vestibular Ufscar-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:República Liberal
pergunta:De 1945 a 1964, a história da república brasileira distinguiu-se da República Velha, entre outros aspectos, pela grande instabilidade política. Com a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, o vice-presidente João Goulart, para tomar posse no executivo nacional, foi obrigado a aceitar uma emenda constitucional que, no dia 2 de setembro do mesmo ano, instituía
a) o Conselho de Estado, composto por oficiais militares.
b) uma junta militar, composta por oficiais das três armas.
c) o parlamentarismo, como forma de governo.
d) a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.
e) a lei que regulamentava a remessa de lucros para o exterior.

resposta:[C]

vestibular Ufscar-2001
questões de História (não classificadas)

sub-grupo:Renascimento
pergunta:Nicolau Maquiavel, autor de "O Príncipe", refletindo sobre as razões do sucesso ou do fracasso político dos governantes, escreveu: ... restringindo-me aos casos particulares, digo que se vê hoje o sucesso de um príncipe e amanhã a sua ruína, sem ter havido mudança na sua natureza, nem em algumas de suas qualidades. Creio que a razão disso (...) é que, quando um príncipe se apóia totalmente na fortuna, arruína-se segundo as variações daquela. Também julgo feliz aquele que combina o seu modo de proceder com as particularidades dos tempos, e infeliz o que faz discordar dos tempos a sua maneira de proceder. ("O Príncipe", trad. de Lívio Xavier. SP: Abril Cultural, 1973, p. 110.)
a) Em que período histórico-cultural Maquiavel viveu e, portanto, escreveu as suas obras?
b) Defina a noção maquiavélica de fortuna e explicite como o autor entende os motivos do fracasso ou do sucesso dos governantes.

resposta:

vestibular Ufscar-2001
questões de História (não classificadas)

sub-grupo:Revolução Russa
pergunta:Os revolucionários russos de 1917 viam-se como herdeiros da tradição de luta dos movimentos operários do século XIX europeu.
a) Em que revoluções do século XIX houve participação efetiva da classe operária?
b) Relacione, tendo em vista o entendimento da revolução bolchevista, o tipo de industrialização ocorrido na Rússia, o poder político czarista e a Primeira Guerra Mundial.

resposta:

vestibular Ufscar-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro
pergunta:A colonização portuguesa do Brasil e a colonização inglesa do norte e do centro da América do Norte, assim como os seus respectivos movimentos de Independência política, distinguiram-se em inúmeros aspectos.
a) Que designação é utilizada para um e outro processo colonizador, o português e o inglês?
b) Explicite as condições históricas nas quais ocorreram a Independência das Colônias Inglesas, em 1776, e a do Brasil, em 1822.

resposta:a) A colonização portuguesa no Brasil foi feita por meio da montagem de uma colônia de exploração. Já as do Norte constituíram-se em colônias de povoamento.
b) Revolução Industrial e Francesa e guerras napoleônicas e a independência das colônias ibero-americanas.

vestibular Ufscar-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Segundo Reinado
pergunta:Leia o seguinte trecho do livro "O Abolicionismo", escrito por Joaquim Nabuco e publicado em 1883. Em 1871, porém, a Nação brasileira deu o primeiro aviso à escravidão de que a consciência a vexava, e ela estava ansiosa por liquidar esse triste passado e começar vida nova. Pode alguém que tenha adquirido escravos depois desta data, queixar-se de não ter sido informado de que a reação do brio e do pudor começava a tingir a face da Nação? O preço dos escravos subiu depois da lei (...) como subira depois de acabado o Tráfico, sendo o efeito de cada lei humanitária que restringe a propriedade humana aumentar-lhe o valor, como o de outra qualquer mercadoria, cuja produção diminui quando a procura continua a ser a mesma. ("O Abolicionismo". Petrópolis: Vozes, 1988, p. 157.)
a) Identifique e escreva sobre o conteúdo da lei de 1871, a que se refere Joaquim Nabuco.
b) De que forma o autor desenvolve o ponto de vista de que a situação da escravidão começou a mudar após 1871?

resposta:

vestibular Ufscar-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:A industrialização brasileira foi um processo que, no século XX, atravessou momentos favoráveis e desfavoráveis a seu desenvolvimento.
a) Explicite os vínculos entre a economia cafeeira na Primeira República, a Primeira Guerra Mundial e a industrialização ocorrida no período.
b) Cite algumas medidas adotadas por Getúlio Vargas, nos anos quarenta, e por Juscelino Kubitschek, nos anos cinqüenta, favoráveis ao desenvolvimento industrial.

resposta:

vestibular Fuvest-2001
questões de História Geral

sub-grupo:Antiguidade Oriental
pergunta:No antigo Egito e na Mesopotâmia, assim como nos demais lugares onde foi inventada, a escrita esteve vinculada ao poder estatal. Este, por sua vez, dependeu de um certo tipo de economia para surgir e se desenvolver. Considerando as afirmações acima, explique as relações entre:
a) escrita e Estado;
b) Estado e economia.

resposta:

vestibular Fuvest-2001
questões de História Geral

sub-grupo:Baixa Idade Média
pergunta:Antes de o luteranismo e calvinismo surgirem, no século XVI, e romperem com a unidade do cristianismo no ocidente, houve, na Baixa Idade Média, movimentos heréticos importantes, como o dos cátaros e dos hussitas, que a Igreja Católica conseguiu reprimir e controlar. Explique:
a) como a Igreja Católica conseguiu dominar as heresias medievais?
b) por que o luteranismo e o calvinismo tiveram êxito?

resposta:

vestibular Fuvest-2001
questões de História (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:"Em suma, a combinação de eficiência técnica e convicção mística, submetidas ambas à expansão comercial e ao poder político foi a característica (...) da conquista espanhola na América." David A. Brading, Orbe indiano. Com base no texto, estabeleça as relações entre:
a) avanços tecnológicos e expansão comercial;
b) poder político da Coroa Espanhola e Igreja Católica.

resposta:

vestibular Fuvest-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro
pergunta:"(...) e em lugar de ouro, de prata e de outros bens que servem de moeda em outras regiões, aqui a moeda é feita de pessoas, que não são nem ouro, nem tecidos, mas sim criaturas. E a nós a vergonha e a de nossos predecessores, de termos, em nossa simplicidade, aberto a porta a tantos mates (...)" Garcia II, rei do Congo, século XVII Comente os acontecimentos a que se refere o rei africano e como estão relacionados à colônia brasileira.

resposta:

vestibular Fuvest-2001
questões de História (não classificadas)

sub-grupo:Iluminismo
pergunta:"Seria mais correto chamarmos o Iluminismo de ideologia revolucionária... Pois o Iluminismo implicava a abolição da ordem política e social vigente na maior parte da Europa" Eric J. Hobsbawm. A Era das Revoluções, 1789-1848. Descreva a ordem política e social que o Iluminismo criticava e pretendia destruir.

resposta:

vestibular Fuvest-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Segundo Reinado
pergunta:Sobre a Guerra do Paraguai (1864-1870), fundamentalmente desencadeada por razões geopolíticas regionais, responda:
a) quais as divergências e alianças políticas existentes entre os países nela envolvidos?
b) Qual o seu resultado em termos de poder estratégico regional?

resposta:

vestibular Fuvest-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:"As fábricas devoram a vida humana desde os sete anos de idade. Sobre as mulheres pesam, de ordinário, trabalhos tão árduos quanto os dos homens; não percebem senão salários reduzidos. Equiparam-se aos adultos, para o trabalho, os menores de quatorze e doze anos... O horário, geralmente, nivela sexos e idades, entre os extremos habituais de nove a dez horas cotidianas de canseira" Rui Barbosa, "A questão social e política no Brasil", 1919.
a) Indique os principais problemas sociais apontados pelo texto;
b) relacione-os com as idéias, reivindicações e formas de luta dos operários, na década de 1910, em São Paulo.

resposta:

 


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