questões de vestibulares
|

 
REF. Pergunta/Resposta
vestibular Uerj-2002
questões de História (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:(...) a abolição da Igreja e do Estado deve ser a primeira e indispensável condição para a verdadeira libertação da sociedade; só depois que isso acontecer é que a sociedade poderá ser organizada de outra maneira. (BAKUNINE, M. apud WOODCOCK, G. "Os grandes escritos anarquistas". Porto Alegre: L&PM, 1981.)
a) Aponte duas características do anarquismo.
b) No Brasil, o anarquismo se fez presente nos movimentos operários das primeiras décadas do século XX, especialmente na conjuntura explosiva de 1917-1920. Cite um motivo que gerou essa conjuntura explosiva.

resposta:

vestibular Uerj-2002
questões de História (não classificadas)

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial
pergunta:Observe as gravuras referentes ao período da Primeira Guerra Mundial.

Considerando as transformações desse período, descreva:
a) uma transformação social que, decorrente da guerra, está diretamente relacionada às gravuras;
b) um reflexo da Primeira Guerra sobre a economia do Brasil.

resposta:a)Durante o período da Primeira Guerra Mundial foi necessário a mobilização de milhares de homens fazendo com que a utilização da mão-de-obra feminina fosse necessário.
b)O Brasil, cuja economia era voltada para o mercado externo foi prejudicada porque com a eclosão da guerra desorganizou o mercado international trazendo grandes dificuldades para a exportação do café, tendo seu preço em grande declínio.

vestibular Uerj-2002
questões de História do Brasil

sub-grupo:Era Vargas
pergunta:A ilustração a seguir e a canção composta por Ataulfo Alves e Felisberto Martins foram importantes instrumentos da propaganda do governo Vargas.

É NEGÓCIO CASAR O Estado Novo veio Para nos orientar No Brasil nada falta Mas precisa trabalhar Tem café, petróleo e ouro Ninguém pode duvidar E quem for pai de quatro filhos O presidente manda premiar É negócio casar (Citado por PILETTI, N. "História do Brasil. São Paulo": Ática, 1997.)
a) Identifique o papel da propaganda no governo de Getúlio Vargas.
b) Indique duas características econômicas do período do Estado Novo.

resposta:

vestibular Uerj-2002
questões de História (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:O mundo, no final dos anos 70, assistiu a diversas mudanças em âmbito político. Na América Central, Daniel Ortega, presidente da Nicarágua entre 1979 e 1990, tornou-se ídolo da esquerda internacional ao resistir à guerrilha financiada pelos EUA. No Oriente Médio, o xá do Irã foi derrubado em 1979 por um movimento considerado por muitos historiadores como um dos grandes marcos sociais do século XX.
a) Indique a forma como Ortega assumiu o poder em 1979.
b) Explique um fator que possibilitou o movimento ocorrido no Irã neste mesmo ano.

resposta:

vestibular Uerj-2002
questões de História (não classificadas)

sub-grupo:Guerra Fria
pergunta:O DIA EM QUE A GUERRA FRIA CHEGOU À LUA Casa Branca, 21 de novembro de 1962. Na sala de reunião, dez pessoas ouviam o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. Entre elas, o diretor-geral da Nasa - a agência espacial americana. (...) O motivo da reunião: a corrida espacial. Kennedy queria da Nasa mais empenho para que os americanos chegassem antes dos soviéticos à Lua. Pela primeira vez, o governo dos EUA dizia abertamente que a ida à Lua não era uma das prioridades do programa espacial, mas a prioridade. E mais, não era um problema de ciência, mas de política. ("Jornal do Brasil", 25/08/2001.)
a) Caracterize a Guerra Fria.
b) Aponte um fato histórico ocorrido na América, no início dos anos 60, que exemplifique a inclusão deste continente no contexto da Guerra Fria.

resposta:

vestibular Ufscar-2002
questões de História Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma
pergunta:E muitos a Atenas, para a pátria de geração divina, reconduzi, vendidos que foram - um injustamente, o outro justamente; e outros por imperiosas obrigações exilados, e que nem mais a língua ática falavam, de tantos lugares por que tinham errado; e outros, que aqui mesmo escravidão vergonhosa levavam, apavorados diante dos caprichos dos senhores, livres estabeleci. O texto, um fragmento de um poema de Sólon - arconte ateniense, 594 a.C. -, citado por Aristóteles em "A Constituição de Atenas", refere-se
a) ao fim da tirania.
b) à lei que permitia ao injustiçado solicitar reparações.
c) à criação da lei que punia aqueles que conspiravam contra a democracia.
d) à abolição da escravidão por dívida.
e) à instituição da Bulé.

resposta:[D]

vestibular Ufscar-2002
questões de História Geral

sub-grupo:Baixa Idade Média
pergunta:A respeito da história da Europa entre os séculos X e XI, foram apresentadas as quatro caracterizações seguintes. I. Desenvolvimento do sistema senhorial e permanência do comércio entre Veneza e Bizâncio. II. Crescimento da soberania do grande proprietário de terra e exploração dos trabalhadores através do monopólio de equipamentos rurais (forno, moinho...). III. Crescimento das atividades dos mosteiros cristãos e existência da servidão. IV. Crescimento do número de castelos feitos de pedra e expulsão dos muçulmanos da Península Ibérica. Pode-se afirmar que estão corretas
a) I, II e III, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) I, II, III e IV.
d) I e IV, apenas.
e) II, III e IV, apenas.

resposta:[A]

vestibular Ufscar-2002
questões de História da Arte

sub-grupo:
pergunta:Observe a figura.

A pintura apresentada ("Banheira", Edgar Degas, 1886) pode ser considerada uma obra impressionista
a) pela rigidez dos movimentos dos traços e construção vertical das formas.
b) pela presença de um corpo nu expressando a dignidade e o poder humano.
c) pela cópia mecânica da vida cotidiana e simultânea alteração da realidade.
d) pelo esforço de reduzir a luz, manter os traços retos, os contornos grossos e o sabor primitivo da vida.
e) pela preocupação com a luminosidade e sua incidência nas formas e o valor atribuído à beleza e à própria arte.

resposta:[E]

vestibular Ufscar-2002
questões de História (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:No processo de luta pela independência da Índia do domínio britânico, Mahatma Gandhi preconizava a libertação através da desobediência civil e da revolução pacífica. Isto significava
a) greve de fome, negação das tradições ancestrais indianas e ações de solidariedade nos trabalhos nas aldeias.
b) a recusa da servidão e submissão aos senhores ingleses através de fugas para lugares isolados nas montanhas.
c) a desobediência às leis do país consideradas violentas e injustas, como boicote aos tribunais e não-pagamento de impostos.
d) a aceitação das leis britânicas e aliança entre hindus e católicos no processo de unificação nacional.
e) a luta pela independência através da elaboração de uma Constituição nacional e aliança com as massas populares.

resposta:[C]

vestibular Ufscar-2002
questões de História (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Ainda que controlados e distribuídos com austeridade, há alimentos, roupas e moradia para todos. A educação e a saúde são gratuitas e o direito ao trabalho é sagrado. Permanecem na memória apenas como lição e advertência as imagens de tempos mais ásperos, quando a Revolução engatinhava e seus dirigentes buscavam substituir, em poucos meses ou anos, uma tecnologia que o capitalismo desenvolveu e explorou ao longo de décadas - e que em janeiro de 1959, ao ser derrotado, levou embora. O texto, escrito pelo jornalista Jorge Escosteguy ("São Paulo: Alfa-Omega", 1978), trata da história
a) cubana.
b) macedônica.
c) moçambicana.
d) nicaragüense.
e) congolesa.

resposta:[A]

vestibular Ufscar-2002
questões de História do Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro
pergunta:Observe o mapa. MARCHA DE POVOAMENTO E A URBANIZAÇÃO DO SÉCULO XVII

NOVAIS, Fernando. "História da vida privada no Brasil". Vol. I, SP: Cia. da Letras, 1997, p. 19. A respeito da ocupação do território brasileiro, foram feitas as quatro observações seguintes: I. iniciou-se pela nascente do rio Amazonas. II. seguiu os cursos dos rios em direção ao interior. III. foi decorrência da penetração do gado, da busca de metais preciosos e da exploração de drogas do sertão. IV. significou a criação de vilas e cidades na região do planalto central. Pode-se afirmar que estão corretas:
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I, II, III e IV.
d) II e III, apenas.
e) III e IV, apenas.

resposta:[D]

vestibular Ufscar-2002
questões de História do Brasil

sub-grupo:Primeiro Reinado
pergunta:Fui a terra fazer compras (...). Há muitas coisas inglesas, tais como seleiros e armazéns, não diferentes do que chamamos na Inglaterra um armazém italiano, de secos e molhados, mas, em geral, os ingleses aqui vendem suas mercadorias em grosso a retalhistas nativos ou franceses. Quanto aos alfaiates, penso que há mais ingleses do que franceses, mas poucos de uns e outros. Há padarias de ambas as nações e abundantes tavernas inglesas, cujas insígnias com a bandeira da União, leões vermelhos, marinheiros alegres e tabuletas inglesas, competem com as de Greenwich ou Deptford. O cotidiano descrito no texto de Maria Graham, em sua visita ao Rio de Janeiro em 1822, era conseqüência
a) da Abertura dos Portos de 1808.
b) da Independência do Brasil em 1822.
c) do Tratado de Methuen de 1703.
d) da elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal em 1815.
e) da conquista da Guiana Francesa em 1809.

resposta:[A]

vestibular Ufscar-2002
questões de História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:Alguns autores calculam que pelo menos meio milhão de nordestinos sucumbiram às epidemias, ao impaludismo, à tuberculose ou ao beribéri (...) Sem nenhuma reserva de vitaminas, os camponeses das terras secas realizavam a longa viagem para a selva úmida. (...) Iam amontoados nos porões dos barcos, em tais condições que muitos sucumbiam antes de chegar. (...) Em 1878, dos oitocentos mil habitantes do Ceará, 120 mil marchavam (...), porém menos da metade pôde chegar; os restantes foram caindo, abatidos pela fome ou pela doença (...). GALEANO, Eduardo. "Veias abertas da América Latina". 6. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 100. O deslocamento populacional descrito insere-se no contexto histórico
a) do movimento messiânico de Canudos.
b) do desenvolvimento das fazendas de gado no rio São Francisco.
c) da migração nordestina para as cidades grandes da região sudeste.
d) da ocupação econômica do Mato Grosso.
e) da exploração da borracha na Amazônia.

resposta:[E]

vestibular Ufscar-2002
questões de História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:Segundo o historiador Elias Thomé Saliba (Cadernos de História de São Paulo. Museu Paulista, n. 5, jan.-dez., 1996, p. 31), no início do século XX, a cidade de São Paulo começa "a viver experiências contínuas e sucessivas de abreviação da temporalidade", que podem ser explicadas
a) pelo crescimento do número de trabalhadores, como sapateiros, verdureiros, amoladores de tesoura e vendedores de beijus.
b) pela chegada de imigrantes, como japoneses, italianos e alemães, que trouxeram a cultura européia e asiática para a cidade.
c) pela presença da cultura nordestina, responsável pela especulação imobiliária e crescimento do número de cortiços.
d) pela introdução do bonde elétrico, do automóvel, do cinematógrafo e outros artefatos modernos.
e) pelas novas práticas de lazer, com a criação de agremiações esportivas, campeonatos de remo e expansão do futebol de várzea.

resposta:[D]

vestibular Ufscar-2002
questões de História do Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar
pergunta:O tratamento aos estrangeiros no Brasil é dos mais liberais do mundo... não há restrições de nacionalidade dos acionistas... não existe limite à percentagem de capital registrado, que pode ser remetido como lucro... não há limitações à repartição de capital, e a reinversão dos lucros será considerada um incremento do capital original... Suplemento especial do "New York Times", 19 de janeiro de 1969. As conseqüências da política econômica brasileira mencionada no texto foram
a) a consolidação do neoliberalismo no país e o desenvolvimento social e econômico da população de baixa renda.
b) a desnacionalização das empresas brasileiras e o monopólio de corporações estrangeiras em determinados setores de nossa economia, como no caso da indústria automobilística.
c) o fortalecimento do governo militar no poder e o crescimento dos investimentos em setores econômicos estratégicos, como o transporte ferroviário.
d) a expansão da democracia no país, o crescimento da indústria de eletrodomésticos e a ampliação do poder de compra da classe média.
e) as restrições políticas ao Congresso pelo governo militar, evitando protestos e possibilitando o domínio de capitais ingleses e japoneses no país, principalmente na indústria química.

resposta:[B]

 


« Página Anterior | Próxima Página »

Página 332 de 622


Exercicios de Física perguntas e resposta página 332 e - vestibular Ufscar