questões de vestibulares
|

 
REF. Pergunta/Resposta
vestibular Ufrs-2001
questões de História (não classificadas)

sub-grupo:Revolução Industrial
pergunta:Quanto ao processo da Revolução Industrial, analise as seguintes afirmativas. I - Acarretou uma radical transformação nos métodos de produção, sendo também um amplo movimento social que afetou profundamente a vida do homem e da sociedade. II - Começou repentinamente, com a aplicação da máquina a vapor ao tear mecânico. III - Estava amparada no liberalismo econômico que defendia o princípio do laissez-faire, laissez-passer. IV - Nasceu na França, país que mais lucrou com a revolução comercial, possibilitando o deslocamento da população para a cidade. V - Esteve vinculada aos fenômenos de êxodo rural, da explosão demográfica e da questão social presentes na Europa no século XIX. Quais estão corretas?
a) Apenas I, II e IV.
b) Apenas I, II e V.
c) Apenas I, III e V.
d) Apenas II, IV e V.
e) I, II, III, IV e V.

resposta:[C]

vestibular Ufrs-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro
pergunta:A respeito da experiência missioneira dos jesuítas no território do atual Rio Grande do Sul, é INCORRETO afirmar que
a) um dos resultados da primeira fase missioneira, ocorrida no princípio do século XVII, foi a formação da "Vacaria del Mar", que acabou se tornando importante fonte de exploração econômica pelos luso-brasileiros.
b) como reação à fundação da Colônia de Sacramento, a Coroa espanhola estimulou a ordem jesuítica a transferir-se mais uma vez até a Banda Oriental do Uruguay, dando origem aos denominados Sete Povos das Missões.
c) os Sete Povos das Missões atingiram seu ápice antes da ocorrência da Guerra Guaranítica, que acabou desarticulando o projeto reducional missioneiro.
d) apesar de sua importante inserção econômica e geopolítica na região platina, os Sete Povos das Missões não estavam sob a jurisdição da Província Jesuítica do Paraguay.
e) após a expulsão dos jesuítas da América Espanhola, acentuou-se o processo de decadência dos Sete Povos, que acabaram sendo anexados à Coroa portuguesa por luso- brasileiros no início do século XIX.

resposta:[D]

vestibular Ufrs-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Crise do Sistema Colonial
pergunta:A partir da segunda metade do século XVIII, o chamado antigo sistema colonial, baseado nas práticas e nos princípios mercantilistas, enfrentou uma profunda crise. Desta crise resultou um conjunto de movimentos de independência nas áreas coloniais da América Latina. Considere os seguintes elementos. I - A Revolução Industrial na Inglaterra. II - A luta pela liberdade de comércio e pela autonomia. III - O desenvolvimento socioeconômico das colônias. IV - A influência das idéias iluministas. V - A política napoleônica. VI - A rivalidade entre a elite local e os representantes da elite metropolitana. Quais dentre eles contribuíram para a emancipação das colônias e rompimento do pacto colonial?
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e IV.
c) Apenas I, III e V.
d) Apenas II, IV e VI.
e) I, II, III, IV, V e VI.

resposta:[E]

vestibular Ufrs-2001
questões de História (não classificadas)

sub-grupo:Revolução Francesa
pergunta:A Revolução Francesa de 1789 apresentou distintas fases com resultados diferentes. De qualquer forma, ela foi responsável pela eliminação do Antigo Regime e pela transformação da sociedade francesa e européia da época. Assinale entre as alternativas abaixo, relativas aos resultados obtidos no campo, a que estiver INCORRETA.
a) Abolição da monarquia e criação de um amplo setor de pequenos proprietários rurais.
b) Eliminação da condição de servidão que se mantinha entre parte da população camponesa.
c) Abolição dos deveres e tributos discriminatórios feudais e reais que recaíam sobre as diferentes regiões e o campo.
d) Expropriação e venda das terras da monarquia, da Igreja e da aristocracia contra-revolucionária aos burgueses e aos camponeses.
e) Transformação dos senhorios feudais em empresas agrícolas pela libertação do ônus do serviço militar e expulsão dos camponeses servis.

resposta:[E]

vestibular Ufrs-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Primeiro Reinado
pergunta:Levando-se em conta o processo histórico da Cisplatina, considere as seguintes afirmações. I - A tentativa inicial de apropriação da Cisplatina pelos lusitanos ocorreu nos primeiros anos do governo joanino no Brasil, resultando no "êxodo do povo oriental", liderado por Artigas. II - A conquista lusitana da Cisplatina se deu no contexto da instabilidade política da Banda Oriental, onde bandos milicianos artiguistas lutavam contra fazendeiros sul-rio-grandenses. III - A Guerra da Cisplatina, iniciada pelo movimento dos "33 orientales" liderados por Lavalleja, resultou na manutenção da província pelo Império brasileiro. Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

resposta:[B]

vestibular Ufrs-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Primeiro Reinado
pergunta:Durante a primeira metade do século XIX, Pernambuco foi palco de diversos movimentos sociais contra o poder do Império luso ou brasileiro. A respeito das motivações destas revoltas, analise as seguintes afirmativas. I - A Revolução de 1817, ocorrida durante o período joanino, foi uma reação contra a opressão econômica da Corte portuguesa "transferida" ao Brasil sobre as províncias nordestinas. II - A Confederação do Equador foi decorrente dos desmandos autoritários de Pedro I, que dissolveu a Assembléia Constituinte no Rio de Janeiro, outorgando a Constituição de 1824, e interveio nas províncias nordestinas. III - A Revolução Praieira representou o ápice do liberalismo radical em Pernambuco, combatendo as elites agrárias, os comerciante estrangeiros e os representantes da monarquia. Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

resposta:[E]

vestibular Ufrs-2001
questões de História (não classificadas)

sub-grupo:
pergunta:Em 1830 o rei Carlos X, líder dos ultra-realistas da França, desfechou um golpe com a intenção de restaurar o absolutismo, o que resultou nas jornadas gloriosas de julho, em Paris, que tiveram como conseqüência a
a) proclamação da República, em que se destacou Luiz Bonaparte, que organizou o Partido da Ordem.
b) liquidação do absolutismo dos Bourbons e a instalação de uma monarquia liberal sob o governo de Luiz Felipe de Orleans.
c) instauração do governo do comitê de salvação pública e a declaração de guerra à Santa Aliança.
d) conquista do México para desviar a tensão política interna e restaurar o prestígio dos Bourbons.
e) enunciação da Doutrina Monroe, prevendo a conquista do Oeste dos Estados Unidos pela província francesa do Quebec.

resposta:[B]

vestibular Ufrs-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Segundo Reinado
pergunta:Analise as seguintes afirmações referentes à colonização ítalo-germânica no Rio Grande do Sul do século XIX, assinalando a única que está correta.
a) A maioria dos imigrantes, estimulados pela iniciativa governamental, ocupou médias e grandes propriedades, caracterizadas pela monocultura canavieira ou cafeeira voltada ao mercado externo.
b) Os imigrantes alemães, por terem chegado cerca de meio século depois dos italianos, viram-se obrigados a ocupar as regiões menos férteis e mais distantes da capital da Província.
c) Durante a Revolução Farroupilha, cessou o fluxo imigratório italiano para o Rio Grande do Sul, devido ao envolvimento do mercenário anarquista Giuseppe Garibaldi com os revoltosos.
d) Em termos de distribuição geográfica, os imigrantes italianos ocuparam a atual região serrana e o litoral, enquanto os imigrantes alemães se concentraram na Campanha e na antiga região missioneira.
e) Os maiores problemas enfrentados pelos colonos, especialmente os de origem italiana, foram a precariedade técnica da agricultura, o fracionamento das propriedades por herança e a ação monopólica dos comerciantes.

resposta:[E]

vestibular Ufrs-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Segundo Reinado
pergunta:Sobre a legislação abolicionista do tráfico e da escravidão no Brasil do século XIX, pode-se afirmar que
a) a Lei de 1831 extinguiu definitivamente o tráfico de escravos ao sul da linha do Equador, sendo o primeiro grande baque no sistema escravista brasileiro.
b) a Lei Alves Branco permitia que embarcações inglesas inspecionassem navios negreiros brasileiros, confiscando seus "carregamentos" de cativos, que seriam devolvidos ao continente africano.
c) a Lei do Ventre Livre representou um avanço na legislação abolicionista, visto que dificultou a reprodução endógena do sistema escravista.
d) a Lei dos Sexagenários beneficiou a maioria da população escrava brasileira, pois os anciãos foram considerados libertos.
e) a Lei Áurea, assinada por Pedro lI, extinguiu definitivamente a escravidão no Brasil, resguardando os direitos dos proprietários de cativos, que foram devidamente indenizados pelo Estado.

resposta:[C]

vestibular Ufrs-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica da Espada
pergunta:Leia o seguinte texto. "É um engano supor que o golpe de Estado de 15/11/1889 foi a materialização de um projeto de utopia, lentamente amadurecido por duas décadas de ação republicana. Talvez seja mais prudente supor que a relevância da propaganda republicana se deve, apenas, ao fato de que se proclamou uma república, que lhe reivindicou como memória". (Fonte: Lessa, Renato. "A invenção republicana". 1 988, p. 38.) Levando em consideração o texto acima, analise as seguintes afirmativas sobre as motivações e os desdobramentos da proclamação da República no Brasil (15.11.1889). I - Uma das principais causas do golpe foi a insatisfação de diversos segmentos da oficialidade militar, notadamente de alguns veteranos da Guerra do Paraguai e da "mocidade militar" da Escola Militar da Praia Vermelha. II - Após o golpe, o governo de Deodoro foi extremamente pacífico, apesar das disputas entre as diversas correntes republicanas (liberais, conservadores e girondinos). III - Ao contrário da proclamação da Independência em 1822, a proclamação da República foi um movimento que, apesar de liderado pelos militares, teve ampla e expressiva participação de setores populares, que formaram milícias nas principais cidades brasileiras. Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

resposta:[A]

vestibular Ufrs-2001
questões de História (não classificadas)

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial
pergunta:Associe a coluna 1, que apresenta nomes de países diretamente afetados pela Primeira Guerra Mundial, com a coluna 2, que apresenta afirmações relativas ao contexto do confronto. Coluna 1 1 - Inglaterra 2 - França 3 - Iugoslávia 4 - Rússia 5 - Itália Coluna 2 ( ) Seu expansionismo sobre a região dos Balcãs afetava diretamente os planos da Alemanha em direção a Bagdá. ( ) Adotou uma política revanchista, principalmente devido à perda de territórios - Alsácia e Lorena - para seu vizinho. ( ) Sentiu sua hegemonia ameaçada pela corrida navalista e pelo forte avanço industrial da Alemanha. A alternativa que apresenta a seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) 5 - 2 - 1
b) 4 - 2 - 1
c) 4 - 3 - 2
d) 5 - 3 - 2
e) 4 - 3 - 1

resposta:[B]

vestibular Ufrs-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Era Vargas
pergunta:Analise as seguintes afirmativas referentes à atuação política de Borges de Medeiros no Rio Grande do Sul. I - Governou o Rio Grande do Sul durante cerca de um quarto de século, não ocorrendo neste período no Estado nenhuma revolta que ameaçasse a dominação do Partido Republicano Rio-grandense. II - Ao longo do seu governo houve somente repressão aos movimentos grevistas do operariado gaúcho, apesar das propostas de enquadrar os trabalhadores nos preceitos positivistas. III - Em 1932, liderou, junto com Assis Brasil, a parte da oligarquia gaúcha que apoiou os paulistas durante a Revolução Constitucionalista. Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

resposta:[B]

vestibular Ufrs-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:Associe as afirmações apresentadas na coluna 1 com os movimentos sociais ocorridos durante a crise da República Velha brasileira, referidos na coluna 2. Coluna 1 1- Revolta do Forte de Copacabana 2 - Revolução de 1923 3 - Revolução de 1924 4 - Coluna Prestes Coluna 2 ( ) Foi um conflito entre as oligarquias regionais do Rio Grande do Sul, resultante da reeleição fraudulenta de Borges de Medeiros ao governo do Estado. ( ) Pode ser considerado o movimento precursor do tenentismo, tendo contado com a participação de jovens oficiais do Exército em 1922. ( ) Pode ser considerado o ápice do movimento tenentista, representando a insatisfação de parcelas militares contra a dominação oligárquica. ( ) Foi um movimento anti-oligárquico ocorrido em São Paulo e no Rio Grande do Sul, com o objetivo de derrubar o governo Artur Bernardes. A alternativa que apresenta a seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) 2 - 1 - 4 - 3
b) 2 - 1 - 3 - 4
c) 3 - 1 - 4 - 3
d) 4 - 3 - 2 - 1
e) 4 - 1 - 3 - 2

resposta:[A]

vestibular Ufrs-2001
questões de História do Brasil

sub-grupo:Era Vargas
pergunta:No ano passado, completaram-se setenta anos da ocorrência da Revolução de 1930, um momento de séria crise para o Estado oligárquico brasileiro. Neste sentido, analise as afirmações abaixo, relativas às repercussões políticas deste golpe de Estado. I - O novo governo não teve nenhum grupo social hegemônico, o que abriu caminho para o fortalecimento do poder pessoal de Getúlio Vargas. II - A ascensão de Vargas ao poder colocou o Rio Grande do Sul em posição hegemônica nacional, alterando o jogo de forças anterior, que beneficiava a oligarquia paulista e fluminense. III - A parcela derrotada da oligarquia paulista inconformou-se com a dominação varguista na Revolução Constitucionalista de 1932, mas acabou reatando politicamente com o governo provisório. Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

resposta:[C]

vestibular Ufrs-2001
questões de História (não classificadas)

sub-grupo:Segunda Guerra Mundial
pergunta:Em dezembro de 1943 foi realizada por Roosevelt, Churchill e Stalin, a Conferência de Teerã, que decidiu a abertura de um novo front da Guerra com a invasão da Normandia. Esta reunião assinala alteração na situação estratégica da Alemanha, que passa a atuar na defensiva. A inversão no quadro da guerra se deveu à
a) ruptura do pacto germano-soviético pela URSS, que libertou a França.
b) unificação da Coréia e ao controle do petróleo romeno pelos norte-americanos.
c) aliança da URSS com o Japão, obrigando o Eixo a recuar na Ásia.
d) ofensiva soviética iniciada na Batalha de Stalingrado e à capitulação italiana frente aos aliados.
e) proclamação da República Social Italiana por Mussolini, que rompeu o pacto com a Alemanha e arrastou a Iugoslávia.

resposta:[D]

 


« Página Anterior | Próxima Página »

Página 393 de 622


Exercicios de Física perguntas e resposta página 393 e - vestibular Ufrs