Questões de História da América - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões História da América

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Unifesp-2006
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:Sobre o trabalho compulsório (seja servil, seja escravo) em toda a América, no período colonial, pode-se afirmar que
a) restringiu-se às áreas econômicas de exportação.
b) atingiu apenas os indígenas e os negros.
c) impôs-se sem maiores resistências.
d) incluiu até mesmo os brancos.
e) inexistiu nas terras voltadas para o Pacífico.



resposta:[D]

vestibular Uel-2006
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:"Dada a diversidade dos povos, a relativa escassez de fontes e a natureza das circunstâncias em que foram produzidas, seria temerário afirmar que os registros que chegaram até nós dão-nos a perspectiva indígena da conquista. Mas fornecem, na verdade, uma série de evocações pungentes, filtradas pelas lentes da derrota, do impacto que provocou em certas regiões a súbita erupção de invasores estrangeiros, cuja aparência e comportamento estavam tão distantes da expectativa normal". (ELLIOTT, J. H. A conquista espanhola e a colonização da América. In: BETHELL, L. (Org.) "História da América Latina". São Paulo: USP, 1998. p. 160.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema é, correto afirmar:
a) Os marinheiros espanhóis, logo que chegaram ao "Novo Mundo", constituíram famílias com as índias com o objetivo de introduzi-las, bem como a seus filhos, nas cortes européias.
b) A violência e a destruição causadas pela conquista espanhola impediram a sobrevivência física dos nativos americanos, obstaculizando, também, a manutenção de relações coletivas de trabalho.
c) A unidade étnica e política dos países americanos resultou do movimento indígena de resistência à dominação dos países colonizadores.
d) A perspectiva indígena da conquista da América pelos europeus é um conjunto homogêneo de registros, porque as ações dos colonizadores, guiadas pelo respeito à diversidade, preservaram os escritos das populações nativas.
e) Um dos efeitos danosos da conquista da América Latina diz respeito à forma como o sistema colonial estruturou-se, com a introdução do gado e do cultivo agrícola de produtos europeus, desorganizando as atividades e os modos de vida anteriores.



resposta:[E]

vestibular Ufla-2006
tópico:História da América

sub-grupo:Civilizações Pré-Colombianas
pergunta:Observe o mapa.

Assinale a alternativa que NÃO se relaciona com as diversas hipóteses de origem do homem americano.
a) O mapa justifica a hipótese de o homem americano apresentar características mongolóides ou pré-mongolóides, povos oriundos da Mongólia e Sibéria que penetraram no continente americano pelo Estreito de Bering.
b) Segundo o que demonstra o mapa, o homem chegou à América em migrações esporádicas, navegando pelo Pacífico, vindo da Ásia, Polinésia e Oceania.
c) Segundo o mapa, o homem americano é Autóctone, ou seja, surgiu no próprio continente, embora não exista nenhum fóssil anterior ao Homo Sapiens Sapiens .
d) Observando o mapa, fica evidente que o Ser Humano não chegou no continente americano pelo oceano Atlântico, apesar de esse ser o caminho mais"curto".
e) No continente sul-americano, o fóssil mais antigo é de uma mulher conhecida por Luzia, encontrada em 1975 próximo a Lagoa Santa/MG, datada de 11500 anos.


resposta:[C]

vestibular Puc-rio-2006
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:A conquista e a colonização européias na América, entre os séculos XVI e XVIII, condicionaram a formação de sociedades coloniais diversas e particulares. Sobre tais sociedades podemos afirmar que: I - nas áreas de colonização espanhola, explorou-se, exclusivamente, a força de trabalho das populações ameríndias, sob a forma de relações servis, como a "mita" e a "encomienda". II - nas áreas de colonização portuguesa, particularmente nas regiões destinadas ao fabrico do açúcar, foi empregada, em larga escala, a mão-de-obra escrava de negros africanos e/ou de indígenas locais. III - ao norte do litoral atlântico norte-americano, área de colonização inglesa, houve o estabelecimento de pequenas e médias propriedades, nas quais se utilizou tanto o trabalho livre quanto a servidão por contrato. IV - na região do Caribe, em áreas de colonização inglesa e francesa, assistiu-se à implantação da grande lavoura, voltada para a exportação e assentada no uso predominante da mão-de-obra de escravos africanos. Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.



resposta:[C]

vestibular Ufu-2006
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:Tendo em vista os processos de colonização da América, compare a colonização adotada pelos espanhóis, especificamente em relação ao Império Asteca, e pelos portugueses em relação ao Brasil, após as respectivas conquistas, destacando suas práticas de dominação sobre as populações ameríndias.



resposta:

vestibular Ufrj-2007
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:

Embora represente um dos traços mais característicos da Conquista espanhola do Novo Mundo, a rapidez com que tal processo ocorreu variou muito, em etapas bem diferenciadas, como mostram os dados da tabela. Cite uma região americana incorporada à Coroa espanhola durante a etapa inicial da Conquista e outra, importante área mineradora, a ela reunida ao longo do estágio mais veloz da ocupação espanhola.


resposta:

vestibular Unicamp-2007
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:"Depois da conquista da América pelos espanhóis, ocorreu uma explosão populacional de gado, porcos, carneiros e cabras, os quais causaram grandes danos às plantações de milho indígenas, que não eram protegidas. As medidas tomadas pela população indígena eram, muitas vezes, ineficazes. Os conquistadores preferiam o gado. Bois e carneiros eram protegidos pela lei, pelos costumes e pelo sentimento espanhóis. As leis que protegiam a pecuária na Península Ibérica foram exportadas para o México e permitiam que o gado pastasse em propriedade alheia. Os animais destruidores eram, afinal, propriedade dos vitoriosos; a agricultura, dos derrotados." (Adaptado de Kenneth Maxwell, Morte e sobrevivência. "Folha de S. Paulo", 11/08/2002, Mais!, p. 8.)
a) Segundo o texto, por que a agricultura indígena foi prejudicada após a conquista da América?
b) Indique dois outros efeitos da conquista da América sobre as populações indígenas.
c) O que foi a "encomienda", utilizada pela colonização espanhola na América?



resposta:

vestibular Cftce-2004
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:Ásia, África e América Latina são continentes que pertencem ao Terceiro Mundo e caracterizam-se pela enorme pobreza humana. Há relações entre o passado histórico desses continentes com a miséria reinante na atualidade? Justifique sua resposta.



resposta:

vestibular Ufmg-2007
tópico:História da América

sub-grupo:Civilizações Pré-Colombianas
pergunta:No final do século XV e início do XVI, quando os europeus conquistaram o Continente Americano, este era habitado por inúmeros grupos étnicos, com diferentes formas de organização econômica e político-social. Considerando-se o Império Inca, é INCORRETO afirmar que
a) a agricultura, base da sua economia, era praticada nas montanhas andinas, por meio de um sofisticado sistema de produção, que incluía a irrigação e a adubação.
b) o Estado era centralizado, com o poder político concentrado nas mãos do Inca, o imperador, e sua sociedade era rigidamente hierarquizada.
c) seu domínio se estendia ao longo da Cordilheira dos Andes, ocupando parte dos atuais territórios da Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e noroeste da Argentina.
d) um deus criador e protetor da vida e da natureza era cultuado segundo uma doutrina monoteísta e, para ele, foram construídos diversos templos.



resposta:[D]

vestibular Ufmg-2007
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:Observe o mapa, em que estão representados os intercâmbios comerciais das Colônias Inglesas da América do Norte:

Considerando-se as informações desse mapa e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que
a) as Antilhas Britânicas, com uma economia basicamente extrativista, ocupavam um papel secundário tanto para os interesses metropolitanos, quanto nos intercâmbios comerciais das Colônias Inglesas da América do Norte.
b) as Colônias Inglesas do norte e do centro desenvolveram um intenso comércio intercontinental com as Antilhas, a África e a Europa, em detrimento das Colônias Inglesas do sul, que estavam isoladas.
c) o comércio intercolonial e intercontinental se desenvolveu nas Colônias Inglesas da América do Norte, apesar das tentativas, ineficazes, de aplicação das Leis de Navegação por parte da Metrópole.
d) os comerciantes metropolitanos compravam diversos produtos manufaturados da América Inglesa, onde a atividade fabril era intensa, em razão da abundância de matérias-primas e de mão-de-obra barata.


resposta:[C]

vestibular Cftce-2005
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:Sobre a colonização inglesa nas colônias da América do Norte, é correto afirmar que:
a) no conjunto das treze colônias, o modelo de colonização baseava-se na produção tropical voltado para a exportação
b) as colônias do norte produziam artigos tropicais, utilizavam a mão-de-obra escrava e, por isso, são identificadas como colônias de exploração
c) as colônias do sul, por apresentarem um clima semelhante ao europeu, produziam gêneros de subsistência em pequenas propriedades e utilizavam mão-de-obra livre
d) as colônias de povoamento foram colonizadas por europeus que fugiam das perseguições religiosas em busca de uma nova pátria
e) tanto as colônias do sul, quanto as do norte, tinham a mesma estrutura econômica, política e social



resposta:[D]

vestibular Fgv-2007
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:Analise as afirmações sobre o Ocidente na Idade Moderna. I. Em muitos relatos, a América foi representada como o "Paraíso Terrestre" dada a abundância de recursos e sua população, em uma visão etnocêntrica, foi considerada "bárbara", devendo ser catequizada. II. A colonização da América Latina baseou-se, fundamentalmente, em princípios liberais, cabendo às colônias fornecer metais preciosos, ferramentas e produtos primários para dinamizar o comércio europeu e enriquecer suas metrópoles. III. Na América espanhola, predominaram formas de trabalho compulsório dos indígenas, sob o sistema de "encomienda e mita"; já na América portuguesa, a escravidão, principalmente dos negros, foi a base da economia agroexportadora e mineradora. IV. O tráfico negreiro modificou as sociedades africanas, não apenas porque tirou do continente milhões de pessoas, mas também porque lá introduziu novos produtos, por exemplo o tabaco, que eram trocados por escravos. V. Como resultado da rivalidade entre Espanha e Holanda e da União Ibérica, os holandeses invadiram o Nordeste brasileiro e regiões da África, a fim de controlarem a produção açucareira e fontes de mão-de-obra. São corretas as afirmações
a) I, III e V, apenas.
b) II, IV e V, apenas.
c) I, III, IV e V, apenas.
d) I, II, III e IV, apenas.
e) I, II, III, IV e V.



resposta:[C]