Questões de História da América - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
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Questões História da América

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Mackenzie-1999
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:Sobre a América de colonização espanhola, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Apresentava os "Chapetones" no topo da hierarquia social, geralmente originários da pequena nobreza empobrecida da Espanha, que ocupavam na colônia os altos cargos da administração pública, militar e eclesiástica.
b) Utilizou-se da "Mita" - sistema de trabalho obrigatório temporário, em que os índios de uma comunidade eram escolhidos por sorteio e recebiam em troca salários irrisórios.
c) Os filhos de espanhóis nascidos na América, os "Criollos", eram grandes proprietários de terras, comerciantes e formavam a elite intelectual da colônia.
d) Os chefes indígenas convertidos ao cristianismo os "adelantados", estavam desobrigados da prática da "Encomienda", sujeitos, entretanto, à prestação de serviços obrigatórios e à obediência aos Vice-reis.
e) Abaixo dos "Criollos", havia a massa dos mestiços de brancos e índios, de brancos e negros e de negros e índios. Eram capatazes das minas e das fazendas, artesãos, vaqueiros e caçadores de escravos.



resposta:[D]

vestibular Fatec-1993
tópico:História da América

sub-grupo:Civilizações Pré-Colombianas
pergunta:Os astecas e o incas não foram eliminados nem expulsos pelos conquistadores espanhóis devido
a) ao respeito que os colonizadores tinham pela cultura desses povos.
b) a eles terem-se associado aos colonizadores, na exploração dos povos mais fracos.
c) à existência de ouro e prata nas regiões que eles ocupavam e ao interesse dos colonizadores em explorá-los enquanto mão-de-obra.
d) à existência de excedente de produção agrícola e de força de trabalho organizada nessas civilizações.
e) aos tratados com os "criollos", que regulamentavam as formas de convivência.



resposta:[C]

vestibular Unesp-1999
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:"(...) desde o começo até hoje a hora presente os espanhóis nunca tiveram o mínimo cuidado em procurar fazer com que a essas gentes fosse pregada a fé de Jesus Cristo, como se os índios fossem cães ou outros animais: e o que é pior ainda é que o proibiram expressamente aos religiosos, causando-lhes inumeráveis aflições e perseguições, a fim de que não pregassem, porque acreditavam que isso os impediria de adquirir o ouro e riquezas que a avareza lhes prometia." (Frei Bartolomeu de Las Casas. "Brevíssima relação da destruição das Índias", 1552.) No contexto da colonização espanhola na América, é possível afirmar que:
a) existia concordância entre colonizadores e missionários sobre a legitimidade de sujeitar os povos indígenas pela força.
b) os missionários influenciaram o processo de conquista para salvar os índios da cobiça espanhola.
c) colonizadores, soldados e missionários respeitavam os costumes, o modo de vida e a religião dos povos nativos.
d) os padres condenavam as atitudes dos soldados porque pretendiam ficar com as riquezas das terras descobertas.
e) os missionários condenavam o uso da força e propunham a conversão religiosa dos povos indígenas.



resposta:[E]

vestibular Fuvest-1999
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:A Guerra da Sucessão Espanhola e o Tratado de Utrecht (1713) representaram:
a) a grande penetração inglesa nos mercados da América Espanhola através dos navios de permissão e do "asiento" do tráfico negreiro;
b) o afastamento de Felipe V e sua substituição por Carlos II, o que atendia aos interesses franco-espanhóis;
c) a cessão de Terra Nova e Acádia à França, tornando-se esta a grande rival da Inglaterra na América do Norte;
d) a retomada dos Países Baixos pela Espanha, além de Gibraltar e Minorca, consagrando o poderio espanhol no mundo europeu;
e) o fim dos conflitos coloniais e a vigência do princípio da legitimidade no reconhecimento das independências das novas nações.



resposta:[A]

vestibular Fuvest-1999
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:Frei Antônio de Montesinos, em 1512, no Caribe, pregava aos conquistadores espanhóis: "Com que direito haveis desencadeado uma guerra atroz contra essas gentes que viviam pacificamente em sua própria terra? Por que os deixais em semelhante estado de extenuação? Por que os matais a exigir que vos tragam diariamente seu ouro? Acaso não são eles homens? Acaso não possuem razão e alma? Não é vossa obrigação amá-los como a vós próprios?" Explique essas palavras de Montesinos dentro do contexto da conquista espanhola da América.



resposta:

vestibular Puccamp-1996
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:O processo de colonização européia da América, durante os séculos XVI, XVII e XVIII está ligado à
a) expansão comercial e marítima, ao fortalecimento das monarquias nacionais absolutas e à política mercantilista.
b) disseminação do movimento cruzadista, ao crescimento do comércio com os povos orientais e à política livre-cambista.
c) política imperialista, ao fracasso da ocupação agrícola das terras e ao crescimento do comércio bilateral.
d) criação das companhias de comércio, ao desenvolvimento do modo feudal de produção e à política liberal.
e) política industrial, ao surgimento de um mercado interno consumidor e ao excesso de mão-de-obra livre.



resposta:[A]

vestibular Ufmg-1998
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de independência da América Espanhola.
a) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.
b) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.
c) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.
d) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.



resposta:[A]

vestibular Uerj-1997
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:Uma comparação superficial entre as sociedades ibéricas e ibero-americanas por volta de 1700 sugere que os ibéricos haviam logrado reproduzir no México, no altiplano andino e ao longo das costas brasileiras, uma réplica (pelo menos um simulacro) de suas próprias sociedades. (STANLEY, J. S. e STEIN, B. A Herança Colonial na América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.)
a) Cite duas características da sociedade colonial da América portuguesa.
b) Estabeleça uma diferença quanto à participação política dos "chapetones" e "criollos" nas colônias espanholas da América.



resposta:a) Sociedade aristocrática,escravidão..
b) Os chapetones eram colonos nascidos na Espanha, porém, viviam na América, ocupavam os principais cargos administrativos, militares e religiosos.Já os criollos, embora constituíssem as aristocracias regionais no universo colonial, não lhes eram permitidos tais cargos.

vestibular Ufrj-1998
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:2 de novembro de 1780 Edito aos moradores de Lampa "D. José Tupac Amaru, de sangue real e tronco principal - Faço saber aos camponeses moradores da província de Lampa e suas imediações, que vendo o jugo tão forte que nos oprime com tanto tributo e a tirania dos que agem com este encargo, sem ter consideração às nossas infelicidades, e abusando delas com suas impiedades, determinei sacudir esse jugo insuportável e conter o mau governo que experimentamos dos chefes que compõem estes corpos " O processo de independência da América foi marcado por uma progressiva conscientização das populações submetidas aos maus tratos dos colonizadores. A reação ao caráter violento do processo de colonização fez surgir lideranças até hoje cultuadas e lembradas pelos povos ibero-americanos.
a) Cite um movimento político contemporâneo relacionado às idéias do líder indígena Tupac Amaru.
b) Apresente duas razões para o aprofundamento da crise do sistema colonial na América espanhola.



resposta:

vestibular Unirio-1998
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:"Somos livres e sabemos disso, não haverá um só capaz de desistir ... Todos voluntariamente devem empenhar-se em sua liberdade: quem não o fizer permanecerá escravo." (José Artigas a Mariano Vega, em 13.11.1811) Identifique e caracterize uma causa histórica que propiciou a eclosão dos movimentos de independência na América espanhola em seu processo de formação do Estado Nacional.



resposta:

vestibular Fatec-1999
tópico:História da América

sub-grupo:Civilizações Pré-Colombianas
pergunta:Na América, desenvolveram-se sociedades que deram origem a grandes civilizações; é o caso da civilização Inca. Sobre ela podemos afirmar que
a) os incas eram governados por um rei, que tinha como função principal comandar o exército; daí receber o título de "senhor dos guerreiros", comprometendo-se a ser responsável com os deuses e seu povo.
b) entre os incas, qualquer indivíduo, por mais humilde que fosse, poderia chegar a pertencer às classes mais altas, desde que tivesse mostrado bravura e valentia numa batalha.
c) Tenochtitlãn, sua principal cidade, foi construída numa pequena ilha, do lago Texcoco, na qual ao invés de estradas usavam-se canais como via de comunicação.
d) o predomínio social nessa civilização cabia a uma elite militar e sacerdotal de caráter hereditário, comandada pelo Halach Uinic, responsável pela administração e cobrança de impostos.
e) os incas criaram um sistema de produção agrícola que garantia a sobrevivência da população, graças a um sistema de divisão das terras cultiváveis em três tipos: terra do Deus Sol, terra do Inca e a terra dos camponeses.



resposta:[E]

vestibular Fatec-1999
tópico:História da América

sub-grupo:Período Colonial
pergunta:O sucesso dos movimentos de Independência na América Espanhola pode ser atribuído
a) ao apoio militar emprestado pela Inglaterra à organização de milícias indígenas.
b) à atuação do alto clero, descontente com as atitudes da Metrópole.
c) à unidade entre "criollos" e "chapetones", que se constituíram em força decisiva enquanto oposição ao governo espanhol.
d) às constantes rebeliões de escravos negros que desmoralizavam a administração espanhola.
e) à insatisfação crescente dos proprietários coloniais com as restrições do Pacto Colonial.



resposta:[E]