Questões de História da Arte - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões História da Arte

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Faap-1996
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:A Pintura do século XX evolui do figurativismo estilizado até a abstração pura. Entre as principais correntes merece relevo o expressionismo, resultado das inovações de Van Gogh, consistindo na tendência de deformar as figuras com o objetivo de mostrar os sentimentos do artista ou o seu modo de ver o mundo e mais: I - O Cubismo, de Bracque e Picasso, tenta desvendar a estrutura dos objetos, destruindo totalmente a aparência dos mesmos e fazendo da pintura um ato completamente intelectual. II - O Futurismo de Boccioni, Carrá e Duchamp, aceitando a despoetização do mundo, acaba por se transformar num mundo caricatural e burlesco de exaltação à máquina e à velocidade da era industrial burguesa, servindo de suporte ideológico ao Fascismo de Mussolini. III - O Dadaísmo (de dada - cavalo em francês, na linguagem infantil), fundado pelo poeta romeno Tristan Tzara, condena a ordem que produziu a Primeira Guerra e critica a civilização, a religião e a moral. As declarações dos dadaístas são confusas propositadamente, objetivando, pela brincadeira, ridicularizar a sociedade, a arte e a cultura tradicional. Escolha a alternativa com apoio no seguinte código:
a) desde que estejam corretas as afirmações I, II e III
b) desde que estejam corretas apenas as afirmações I e II
c) desde que estejam corretas apenas as afirmações II e III
d) desde que estejam corretas apenas as afirmações I e III
e) desde que todas as afirmações estejam erradas



resposta:[A]

vestibular Unaerp-1996
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:"A melhor parte do amor é perder o senso de realidade". Este pensamento marcou o personagem que, sob a direção de Francis Ford Coppola, tornou um sucesso o filme:
a) Caminhando nas Nuvens.
b) Dom Juan de Marco.
c) O Padre.
d) Coração Valente.
e) O Ódio.



resposta:[B]

vestibular Outros
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:Os organizadores da SEMANA DE ARTE MODERNA de 1922, com a participação de Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Brecheret, Anita Malfati, Heitor Vila-Lobos entre outros, apresentam um manifesto defendendo:
a) a censura dentro da expressão do artista e apenas a cópia das expressões artísticas européias.
b) a liberdade de expressão do artista e a cópia das manifestações artísticas do século XIX.
c) a liberdade de expressão do artista e a incorporação das modernas formas de expressão estrangeiras para recriá-las de maneira própria no país.
d) a censura dentro da expressão do artista e cópia das manifestações artísticas européias do século XIX.
e) a incorporação das mais modernas formas de expressão artísticas européias e o abandono das expressões culturais brasileiras.



resposta:[C]

vestibular Udesc-1996
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:O teatro ocidental nasceu na Grécia e teve seu auge no século V a.C., conhecido como "século de ouro" ou "século de Péricles". Nesse momento da história, os gregos combinaram pensamentos e ação num equilíbrio jamais alcançado posteriormente por qualquer outro povo e, a partir do culto ao deus Dionísio, desenvolveu-se a tragédia grega.
a) Em Atenas, como evoluíram as representações trágicas e seus enredos, partindo desse culto?
b) Dentre os três grandes dramaturgos gregos - Ésquilo, Sófocles e Eurípedes -, qual pode ser responsabilizado pela decadência da tragédia, e por qual(is) motivo(s)?



resposta:

vestibular Ufba-1995
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:"Quando chegaram a Creta, Ariadne viu Teseu e amou-o, atraiçoando seu pai Minos. Ela perguntou a Dédalo como poderia um homem sair do Labirinto, e ele deu-lhe um novelo de fio, a fim de salvar o seu compatriota ateniense. Teseu tomou o novelo e foi até o centro do Labirinto, onde encontrou o Minotauro, matando-o com as mãos, ou com a própria espada, que Ariadne lhe devolvera." (PINSENT, p. 92) Associando o texto anterior aos conhecimentos sobre o legado cultural da Antigüidade, é possível afirmar: I - Os mitos gregos refletem a organização e os valores da sociedade na qual se inserem, incorporando, possivelmente, situações, episódios e até pessoas reais. II - O poder do Minotauro expresso no mito de Teseu, possivelmente, simboliza o domínio e a tirania de Creta sobre o território grego. III - O confronto entre Teseu e o Minotauro enquadra a mitologia grega no conjunto de crenças que manifestam uma concepção maniqueísta do universo, tal como ocorre com os antigos egípcios, mesopotâmicos e persas. IV - O mito de Teseu também se inspira na antiga religião dos hebreus, na medida em que reafirma idéias messiânicas, salvacionistas e sugere práticas monoteístas. V - A vitória de Teseu, possivelmente, simboliza a vitória de Atenas e a conquista da hegemonia marítima e comercial mediterrânica.



resposta:[B]

vestibular Pucsp-1997
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:O trecho a seguir pertence ao roteiro do filme "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" (1969), de Glauber Rocha - um dos representantes do Cinema Novo no Brasil. "Os beatos e os cangaceiros entram em Jardim das Piranhas cantando e dançando, envolvendo o Padre no meio da praça. O Padre assustado. O Professor às gargalhadas, bêbado. O coronel Horácio, Batista, Laura, Matos e Antonio das Mortes aparecem na praça. Silêncio. Beatos, cangaceiros e o povo da vila sentados no chão, formando um círculo. No centro, Antonio das Mortes e Coirana andam também em círculo, encarando-se" A partir da análise desse fragmento, pode-se depreender algumas características desse Cinema Novo, tais como:
a) a opção de apresentar, tragicamente, a condição terceiro-mundista, através de uma linguagem renovada, combinando uma reviravolta estética e temática.
b) a ausência de preocupações ideológicas, por parte dos diretores que visavam, primordialmente, ao requinte estético em seus filmes.
c) o entrosamento perfeito entre os ideais da indústria cinematográfica brasileira e o potencial criativo dos autores.
d) o objetivo de traduzir para o povo a chamada "política desenvolvimentista", valendo-se, para isso, da narrativa clássica hollywoodiana.
e) a busca do êxito comercial com o emprego da fórmula que a chanchada havia devolvido: tocar a consciência popular através da caricaturização do cotidiano.



resposta:[A]

vestibular Pucpr-1997
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:Os anos 70 foram marcados por grandes transformações culturais e comportamentais, que aprofundaram as mudanças que vinham da década anterior. Relacione as colunas com alguns dos elementos mais significativos da cultura musical jovem nos anos 70. 1) Reggae 2) Punk 3) Heavy metal 4) Discotheque 5) Progressivo ( ) Estilo de rock que estava baseado em experimentações e fusões com a música erudita e com o jazz, muito em voga nos anos 70. ( ) Estilo de música dançante que provocou uma grande expansão do mercado fonográfico, nos anos 70. ( ) Estilo de rock pesado feito na base da força das guitarras amplificadas e distorcidas por toneladas de equipamentos. ( ) Ritmo caribenho de fundamental importância para a música jovem da década de 70. ( ) Movimento jovem que abalou a indústria cultural em meados da década de 70.
a) 1 - 3 - 5 - 4 - 2
b) 5 - 4 - 1 - 2 - 3
c) 5 - 4 - 3 - 1 - 2
d) 3 - 1 - 4 - 2 - 5
e) 5 - 2 - 3 - 4 - 1



resposta:[C]

vestibular Pucpr-1997
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:Ao longo de 100 anos de cinema, muitos filmes se basearam em fatos históricos, como: "O Nome da Rosa", "Platoon", "Dr. Jivago" e "Romeu e Julieta". Indique a alternativa cuja seqüência dos momentos históricos corresponde à dos filmes:
a) Final da Idade Média, Guerra do Vietnã (EUA x Vietnã), Revolução Russa, Renascimento;
b) Idade Antiga, Guerra do Laos (França x Laos), Renascimento, Revolução Francesa;
c) Início da Idade Média, Revolução Chinesa, Segunda Guerra Mundial, Absolutismo Real;
d) Iluminismo, Guerra dos Seis Dias (Israel), Revolução Russa, Renascimento;
e) Idade Moderna, Guerra da Coréia (EUA x Coréia), Ascensão de Stalin, Iluminismo.



resposta:[A]

vestibular Mackenzie-1999
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:"Só a arte pertence ao pintor, e a composição aos padres". (Concílio de Nicéia - 787 d.C.) Sobre a Arte nesse período histórico, assinale a alternativa correta.
a) Caracterizou-se por buscar a valorização do hedonismo, o naturalismo e o neoplatonismo.
b) Buscava compreender e interpretar o universo, o sentido da vida do homem através de uma verdade superior, que era revelada pelas Escrituras e legitimada pela Igreja.
c) A pintura apresentava-se no estilo gótico e seus personagens buscavam a beleza neoplatônica.
d) Caracterizou-se pela religiosidade dos poemas de Giovanni Boccacio que ressaltam os ideais ascéticos da vida monástica.
e) Seu objetivo era encontrar Deus e romper com a hierarquização da sociedade, imposta pela ordem feudal.



resposta:[B]

vestibular Unesp-1999
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:A partir do século XII, em algumas regiões européias, nas cidades em crescimento, comerciantes, artesãos e bispos aliaram-se para a construção de catedrais com grandes pórticos, vitrais e rosáceas, produzindo uma "poética da luz", abóbadas e torres elevadas que dominavam os demais edifícios urbanos. O estilo da arte da época é denominado
a) renascentista.
b) bizantino.
c) romântico.
d) gótico.
e) barroco.



resposta:[D]

vestibular Fuvest-1999
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:Já se observou que, enquanto a arquitetura medieval prega a humildade cristã, a arquitetura clássica e a do Renascimento proclamam a dignidade do homem. Sobre esse contraste pode-se afirmar que
a) corresponde, em termos de visão de mundo, ao que se conhece como teocentrismo e antropocentrismo;
b) aparece no conjunto das artes plásticas, mas não nas demais atividades culturais e religiosas decorrentes do humanismo;
c) surge também em todas as demais atividades artísticas, exprimindo as mudanças culturais promovidas pela escolástica;
d) corresponde a uma mudança de estilo na arquitetura, sem que a arte medieval como um todo tenha sido abandonada no Renascimento;
e) foi insuficiente para quebrar a continuidade existente entre a arquitetura medieval e a renascentista.



resposta:[A]

vestibular Ufmg-1998
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:Sobre o Barroco, pode-se afirmar que
a) foi uma forma de manifestação artística inspirada nos conceitos pagãos de Idade Média e a Antigüidade.
b) fez uso da grandeza excessiva, do extravagante, do artificial, para expressar as concepções de mundo moderno.
c) surgiu nos países anglo-saxões, no final do século XVII, e se espalhou por toda a Europa no século XVIII.
d) impôs uma nítida diferenciação entre as formas artísticas, como a pintura, a escultura e a arquitetura.



resposta:[B]

 


Próxima Página »

Página 1 de 5