Questões de História da Arte - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões História da Arte

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Ufpe-2007
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:O estilo barroco - que nos séculos XVII e XVIII, se destacou com a arte, de Diogo Velázquez, Rubens, Caravaggio, entre outros - pode ser considerado como:
a) expressão do respeito aos princípios da arte clássica greco-romana.
b) imitação dos pintores renascentistas florentinos.
c) reflexo das concepções estéticas do Antigo Oriente.
d) consagração do racionalismo cartesianismo na arte.
e) resultado de uma arte que desafiava os padrões clássicos.



resposta:[E]

vestibular Ufpe-2007
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:Na Antigüidade, a busca pela superação das dificuldades naturais acontece ao mesmo tempo que são criadas manifestações culturais que visam simbolizar o conteúdo dessa luta. Nas manifestações artísticas dessa época, pode-se constatar: ( ) a predominância de obras arquitetônicas religiosas, marcadas pela grandiosidade. ( ) de uma maneira geral, a inexistência de trabalhos de pintura, destacando-se apenas algumas obras religiosas no Egito. ( ) a expressiva presença das construções da arquitetura grega, que buscavam a harmonia e o equilíbrio. ( ) a originalidade da arte romana, expressa em suas esculturas majestosas e seus palácios monumentais. ( ) a ausência de construções relacionadas com aspectos não-religiosos.



resposta:V F V F F

vestibular Ufpe-2007
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:As mudanças nas concepções de mundo trouxeram perspectivas estéticas diferentes que fundamentaram as vanguardas modernistas. O Impressionismo foi importante na construção dessas concepções estéticas, pois: ( ) fortaleceu as tradições vindas da cultura clássica. ( ) incentivou a autonomia criativa do artista. ( ) contou, já no seu início, com um mercado de arte receptivo e economicamente favorável. ( ) tinha a participação de artistas defensores de uma representação geométrica do mundo. ( ) contribuiu com uma nova técnica para se trabalhar as formas e as cores.



resposta:F V F F V

vestibular Unesp-2007
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:Observe e compare os monumentos.

O elemento comum às construções apresentadas constitui
a) um esforço de ostentação perdulária, de demonstração de hegemonia e de poder de grandes impérios unificados.
b) uma expressão simbólica das concepções religiosas da Antigüidade, que se estenderam até os dias atuais.
c) um aspecto da arquitetura monumental que se opõe à concepção do homem como medida de todas as coisas.
d) um princípio arquitetônico estrutural modificado ao longo da história por concepções religiosas, políticas e artísticas.
e) uma comprovação do predomínio dos valores estéticos sobre os religiosos, políticos e sociais.


resposta:[D]

vestibular Ufu-2007
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:Considere as alternativas a seguir e marque a INCORRETA.
a) A Grande Guerra (1914-1918) foi, até então, o maior conflito mundial, envolvendo quase todas as nações da Europa. Porém, antes da guerra, essas nações eram aliadas e não havia rivalidades políticas e econômicas entre as grandes potências, o que contribui para que o período fosse entendido por muitos, mesmo entre os críticos mais ativos, como auge da sociedade liberal.
b) Vários movimentos artísticos contestaram a crença inabalável nos avanços da ciência ou criticavam ironicamente as supostas conquistas da civilização ocidental. Tais movimentos - ou vanguardas - foram marcados pela grave consideração acerca das questões de seu tempo e, mesmo sendo plurais, as vanguardas tematizaram o mundo a que pertenciam.
c) Movimentos como o dadaísmo, o futurismo, o surrealismo, o expressionismo, entre outras vanguardas existentes em várias partes do mundo no início do século XX, inclusive no Brasil, lideraram protestos contra a sociedade liberal e o ritmo mecanizado da vida moderna no âmbito das artes, com amplas repercussões.
d) Vanguardas artísticas contemporâneas existiram pelo menos desde a passagem do século XIX para o XX, sobretudo na Europa, e também na América e Brasil. Sob o impacto da "era dos cataclismos" que marcou as décadas iniciais do século XX, movimentos genericamente chamados "modernos" ampliaram sua crítica e inovação, rompendo com estéticas e valores tradicionais.



resposta:[A]

vestibular Uel-2008
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:Observe a imagem e leia o texto a seguir:

Victor Meirelles foi aluno da Academia Imperial de Belas Artes durante o segundo reinado no Brasil. A pintura revela a influência do Romantismo no trabalho do artista. Esse movimento, ao lado do Neoclassicismo, orientou o trabalho dos artistas da Academia nesse período. Sobre o Romantismo no Brasil, é correto afirmar: I. Demonstrou grande originalidade em relação a modelos anteriores, consagrados pela História da Arte. II. Estava diretamente relacionado ao chamado projeto civilizatório da elite política e cultural do século XIX brasileiro. III. Buscou a idealização por meio da razão e de formas eruditas resgatadas do passado clássico, capazes de expressar valores universais e eternos. IV. Procurou valorizar o índio e a exuberância da natureza tropical, com a finalidade de construir uma identidade nacional. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.


resposta:[C]

vestibular Uel-2008
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:Leia os versos da canção chamada "Tropicália", composta por Caetano Veloso, e observe as imagens a seguir: "No pulso esquerdo o bang-bang Em suas veias corre muito pouco sangue Mas seu coração Balança a um samba de tamborim Emite acordes dissonantes Pelos cinco mil alto-falantes Senhoras e senhores Ele põe os olhos grandes sobre mim"

(a) GUERCHMAN, R. Capa do disco "Tropicália", ou "Panis anis et Circensis". 1968. (b) DIAS, A. Coração para amassar, 1966. (c) CLARK, L. Máscaras sensoriais. 1967. Com base nos versos, nas imagens e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que o Movimento Tropicalista:
a) Impôs-se pela música, cuja preocupação era enaltecer as belezas do "país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza", cantadas por Jorge Ben.
b) Propôs uma transformação estética em que se valorizavam os temas nacionais como é o Boi Bumbá e o samba, aspectos representativos de nossa cultura.
c) Foi uma conseqüência natural do que a Bossa Nova havia proposto na década de 1960 no Brasil, sendo por isso internacionalmente reconhecido.
d) Tinha a preocupação estética de explorar os ritmos regionais, cuja principal referência é a música produzida pelos chamados "Novos Baianos".
e) Propôs uma transformação estética plena em que os problemas nacionais e os apelos sensoriais passaram a integrar a expressão artística.


resposta:[E]

vestibular Ufpe-2008
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:As artes, com suas vanguardas e seus desafios estatísticos, ganharam espaço históricos no mundo capitalista. Picasso, Van Gogh, Salvador Dali, Miró e tantos outros pertencentes a essas vanguardas:
a) mantiveram as tradições culturais do Ocidente, reafirmando o valor da estética do classicismo.
b) romperam com modelos acadêmicos da época, mudando as regras no mercado das artes.
c) foram muito bem aceitos pelos críticos europeus da época, sendo exaltados pelas suas ousadias.
d) conseguiram espaço imediato nos grandes museus, tendo uma aceitação popular indiscutível e surpreendente.
e) renovaram a forma de fazer arte no Ocidente, mas ficaram restritos ao mundo acadêmico e intelectual do século XX.



resposta:[B]

vestibular Ufg-2008
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:Observe e compare as duas imagens:

Os quadros tratam do mesmo tema, embora pertençam a dois momentos distintos da história da arte. O confronto entre as imagens revela um traço fundamental da pintura moderna, que se caracteriza pela
a) tentativa de compor o espaço pictórico com base nas figuras naturais.
b) ruptura com o princípio de imitação característico das artes visuais no Ocidente.
c) continuidade da preocupação com a nitidez das figuras representadas.
d) secularização dos temas e dos objetos figurados com base na assimilação de técnicas do Oriente.
e) busca em fundar a representação na evidência dos objetos.


resposta:[B]

vestibular Uel-2008
tópico:História da Arte

sub-grupo:
pergunta:"[...] o modernismo induz intelectuais latino-americanos a redescobrir o povo, o que pode levá-los a descobrir camponeses e operários, ou índios e negros. O vínculo com a cultura universal não impõe necessariamente um caráter dependente ou alienado à totalidade de nossa cultura". (IANNI, O. apud. PINSKY, J. et al. "História da América através de textos". São Paulo: Contexto, 1994. textos e documentos, v. 4, p. 88.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema é correto afirmar:
a) A produção cultural referente à época do modernismo caracterizou-se pela valorização da mestiçagem entre europeus e indígenas como elemento fundamental para o estabelecimento de uma identidade cultural homogênea aos países latino-americanos.
b) No modernismo hispano-americano e brasileiro sobressaiu-se a tendência de linhas retas e pouco uniformes, herança ainda dos artistas pertencentes à Escola Francesa, trazida por D. João ao Brasil.
c) A produção cultural relativa à época moderna foi in.uenciada pelo positivismo, permitindo que a "América" descobrisse a "América" através de novas formas de retratar os povos americanos.
d) Vinculado a uma cultura universal, o modernismo não conseguiu tocar os imaginários sociais sobre a questão das características próprias de cada país, sendo que o olhar do europeu sobre a América é que se sobressaiu e foi valorizado nas obras deste período.
e) O modernismo proporcionou aos artistas e intelectuais americanos a formação de uma consciência social, de caráter nacional-popular, produzindo uma contraposição à subordinação vivenciadas nesses territórios e valorizando a cultura nacional.



resposta:[E]