Questões de História do Brasil - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
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Questões História do Brasil

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Uepg-2001
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar
pergunta:Sobre o período do regime militar no Brasil (1964-1985), assinale o que for correto. 01) Os militares raramente atuaram em bloco na esfera política. Dividiram-se em diversas correntes, embora houvesse pontos de aproximação entre elas. Castelistas, nacionalistas, a linha-dura, o poder de cada um desses grupos variou ao longo do período. 02) O regime consistiu num simples instrumento da classe dominante, que foi beneficiária de todas as políticas governamentais, participando efetivamente da condução da esfera econômica. 04) Os militares deram destaque a uma burocracia técnica de Estado, em especial o setor ligado à política econômica. 08) Esse período conheceu três fases de institucionalização do Estado. Na primeira, abrangendo os governos Castello Branco e Costa e Silva, foram lançadas as bases do Estado de Segurança Nacional; na segunda, governo Medici, foram desenvolvidos o modelo econômico e o aparato repressivo; e na terceira, governos Geisel e Figueiredo, foram adotadas práticas políticas conhecidas como "dissensão". 16) O regime não teve características fascistas, pois não se realizaram esforços para organizar partido único acima do Estado e para organizar o apoio das massas ao governo e tampouco foi desenvolvida uma ideologia capaz de sensibilizar a intelectualidade.



resposta:29

vestibular Fgv-2001
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro
pergunta:Entre os momentos definidores da penetração para além do limite do Tratado de Tordesilhas e a conseqüente expansão territorial do Brasil, no século XVII, estão o/os:
a) Tratados de Utrecht e de Madri;
b) Tratados de Santo IIdefonso e de Utrecht;
c) Tratado de Madri e o ciclo da caça ao índio;
d) ciclos de caça ao índio e de sertanismo por contrato;
e) Tratado de Madri e o ciclo de sertanismo por contrato.



resposta:[D]

vestibular Fgv-2001
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Segundo Reinado
pergunta:"O reino britânico, que em 1807 acabara com o tráfico negreiro para as suas colônias nas Antilhas, tinha proibido o trabalho escravo em suas possessões em 1833". (ALENCAR, Francisco (et al.). "História da Sociedade Brasileira") Pelo governo brasileiro, esse impacto foi sentido de forma:
a) despercebida, pois o processo de abolição no Brasil já estava em andamento com a promulgação das leis do Ventre Livre e dos Sexagenários;
b) indiferente, pois não há nenhuma relação entre o domínio britânico nas Antilhas e a realidade brasileira;
c) preocupante, pois, sendo a Inglaterra a maior potência industrial do período, qualquer política por ela implementada tinha conseqüência efetivas na condução dos negócios em todo o mundo;
d) preocupante, pois, mesmo considerando o processo de abolição em andamento, pela lei do Ventre Livre, o governo brasileiro sentiu-se pressionado para acelerar os acordos de transição da forma de trabalho com os latifundiários cafeeiros;
e) indiferente, pois o encaminhamento dado por José Bonifácio à tramitação da lei do Ventre Livre possuía, em linhas gerais, a essência do projeto inglês para as Antilhas.



resposta:[C]

vestibular Unicamp-2001
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro
pergunta:Uma jogadora de vôlei do Brasil nas Olimpíadas de Sidney fez esta declaração à imprensa: "Agora vamos pegar as cubanas, aquelas negas, e vamos ganhar delas" ("O Estado de S. Paulo", 27/09/2000). Ainda segundo o jornal: "A coordenadora do Programa dos Direitos Humanos do Instituto da Mulher Negra classifica as palavras da atacante como preconceituosas e alerta as autoridades para erradicarem esse tipo de comportamento, combatendo o racismo".
a) Compare os processos de colonização ocorridos em Cuba e no Brasil, apontando suas semelhanças.
b) Qual a atividade econômica predominante em Cuba e no Nordeste brasileiro durante a colonização e suas relações com o comércio internacional?
c) Qual a condição social dos negros no Brasil depois do fim da escravidão?



resposta:

vestibular Fuvest-2001
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro
pergunta:"Eu, el-rei D. João lII, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo da minha casa que ordenei mandar fazer nas terras do Brasil uma fortaleza e povoação grande e forte na Baía de Todos-os-Santos. (...)Tenho por bem enviar-vos por governador das ditas terras do Brasil." "Regimento de Tomé de Sousa", 1549 As determinações do rei de Portugal estavam relacionadas
a) à necessidade de colonizar e povoar o Brasil para compensar a perda das demais colônias agrícolas portuguesas do Oriente e da África.
b) aos planos de defesa militar do império português para garantir as rotas comerciais para a Índia, Indonésia, Timor, Japão e China.
c) a um projeto que abrangia conjuntamente a exploração agrícola, a colonização e a defesa do território.
d) aos projetos administrativos da nobreza palaciana visando à criação de fortes e feitorias para atrair missionários e militares ao Brasil.
e) ao plano de inserir o Brasil no processo decolonização escravista semelhante ao desenvolvido na África e no Oriente.



resposta:[C]

vestibular Fuvest-2001
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Primeiro Reinado
pergunta:A economia brasileira, durante o período monárquico, caracterizou-se fundamentalmente
a) pelo princípio da diversificação da produção agrária e pelo incentivo ao setor de serviços.
b) pelo estímulo à imigração italiana e espanhola e pelo fomento à incipiente indústria.
c) pela regionalização econômica e pela revolução no sistema bancário nacional.
d) pela produção destinada ao mercado externo e pela busca de investimentos internacionais.
e) pela convivência das mãos-de-obra escrava e imigrante e pelo controle do "déficit" público.



resposta:[D]

vestibular Fuvest-2001
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:"Visitei todo o comércio, Fiz muito bom apurado, E vi que de muito povo Eu me achava acompanhado. Alguns pediam esmolas: Então não me fiz de rogado." Os versos de Chagas Baptista em homenagem ao cangaceiro Antonio Silvino, o "Governador do Sertão", sugerem que o cangaço
a) possuía um caráter político institucional que ameaçava a estabilidade social e econômica do nordeste.
b) contava com o apoio popular, propondo a reforma agrária e uma nova distribuição de renda.
c) representava a faceta do movimento anarquista, com propostas de socialização da terra nas áreas rurais.
d) era uma forma de banditismo sem ameaças à estabilidade fundiária e, portanto, aceito pelas oligarquias e trabalhadores.
e) tinha apoio popular e representava uma forma de resistência à opressão dos grandes proprietários rurais.



resposta:[E]

vestibular Fuvest-2001
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Era Vargas
pergunta:

A charge da revista ilustra
a) os conflitos do governo de Getúlio Vargas com as companhias norte-americanas para nacionalizar a extração e produção de petróleo.
b) a pressão de empresas internacionais contra o processo de nacionalização do petróleobrasileiro, intensificado após a 2 GuerraMundial.
c) a crise de produção de petróleo, após a 2 Guerra Mundial, que levou as "sete irmãs" a exigirem a desnacionalização da produção no Brasil.
d) o momento da criação da Petrobrás, com o apoio das companhias de petróleo internacionais, interessadas em explorar o solo brasileiro.
e) as dificuldades de extração de petróleo pela Petrobrás que foi obrigada a recorrer ao capital e a técnicos estrangeiros.


resposta:[B]

vestibular Fuvest-2001
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Problemas Sociais
pergunta:Sobre a política indigenista do governo brasileiro no século XX, é possível afirmar que ela
a) concedeu emancipação jurídica aos indígenas, equiparando-os durante todo o período aos cidadãos brancos.
b) criou vários serviços de proteção ao silvícola, permitindo que fossem dirigidos pelos próprios grupos indígenas.
c) enviou expedições oficiais para contato com grupos indígenas, comandadas por membros da Igreja Católica
d) preocupou-se com a demarcação de terras indígenas, sem conseguir protegê-las de invasores brancos.
e) copiou a política dos Estados Unidos, já que a situação dos indígenas, nos dois países, tem sido muito semelhante.



resposta:[D]

vestibular Ufrj-2001
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Segundo Reinado
pergunta:

A tabela acima foi construída com base em registros relativos a alguns navios negreiros capturados depois de 1830 e constitui uma eloqüente amostra de certas características demográficas dos mais de três milhões e meio de africanos desembarcados no Brasil entre os séculos XVI e XIX. Seus dados permitem visualizar o perfil sexo-etário do trabalhador que os grandes plantadores escravistas almejavam.
a) Identifique duas características relacionadas a este perfil sexo-etário.
b) Relacione as características identificadas no item anterior às expectativas econômicas dos grandes plantadores escravistas do Brasil.


resposta:

vestibular Ufrj-2001
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Problemas Sociais
pergunta:

Índio Kayapó lê um dos projetos de Constituição elaborado pelos parlamentares constituintes (Foto: Guilherme Rangel/ADIRP). Uma aldeia e duzentos a trezentos índios, umas vezes se achava a vinte léguas acima e daí a poucos dias vinte léguas mais abaixo; chamar-se-ão estes homens errantes, proprietários de tais terrenos? Poderá dizer-se que eles têm adquirido direito de propriedade? Por que razão esta raça não se aldeia fixamente como nós? [...] Eu quisera que me mostrasse a verba testamentária , pela qual nosso pai Adão lhes deixou aqueles terrenos em exclusiva propriedade [...] Anais do Parlamento Brasileiro, Assembléia Geral Legislativa, Câmara dos Senhores Deputados, 1826. O documento acima é um exemplo de como a discussão acerca dos direitos indígenas sobre as terras que ocupam é antiga no Brasil, sendo tema de debates parlamentares desde o Primeiro Reinado até nossos dias. No que diz respeito aos direitos indígenas, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 231, reconhece "sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens."
a) Cite um argumento usado na atualidade contra os direitos indígenas assegurados na Constituição Federal de 1988.
b) Identifique uma forma de atuação dos povos indígenas que tenha contribuído para o reconhecimento de seus direitos na referida Constituição.


resposta:

vestibular Ufrj-2001
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Sistema Colonial Brasileiro
pergunta:Os livros dos descobridores deste outro hemisfério dão-nos a conhecer suficientemente o que é este Brasil, em que paralelo está situado, de que maneira os brasilianos, tupinambás e tapuias, os povos desse país, se guerreavam antigamente e devoravam os vencidos; como os portugueses, subjugando estes miseráveis, se fizeram assinalar por horríveis efusões de sangue; como, também os franceses, tendo-se tornado senhores de uma parte do país por meio de sangrentas expedições, os portugueses lha fizeram abandonar com a vida [...]. Posteriormente, os Estados Gerais dos Países Baixos aí levaram as suas armas e conquistaram a melhor parte, não tendo sido poupadas as devastações e saques, companheiros da guerra. Fonte: Moreau, Pierre. "História das últimas lutas no Brasil entre holandeses e portugueses." Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1979, pp.17-18. A descrição acima foi escrita por Pierre Moreau, sobre quem se conhece pouco além do fato de ter vivido no Brasil em meados da década de 1640. Dentre outras coisas, o trecho mostra que não raro os países europeus questionavam os termos em que o Tratado de Tordesilhas dividira a América.
a) Identifique no texto dois exemplos concretos deste questionamento.
b) Explique uma característica das sociedades indígenas, presente no texto, que tenha sido utilizada por países europeus nas ações concretas de questionamento ao Tratado de Tordesilhas.



resposta: