Questões de História do Brasil - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões História do Brasil

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Fgv-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar
pergunta:"...A UNE reúne futuro e tradição...A UNE é união... A UNE somos nós... A UNE é a nossa voz". "Hino da UNE", Vinicius de Moraes e Carlos Lira. A participação do movimento estudantil na cena política brasileira foi marcante na luta contra o nazi-facismo, na campanha pelo petróleo e, mais recentemente, na campanha pelo impeachment de Fernando Collor de Mello. A respeito da história da UNE, a principal entidade estudantil brasileira, é correto afirmar que:
a) A UNE foi fundada em 1937 por estudantes contrários ao Estado Novo, atuando na clandestinidade até 1945, quando passou a ser reconhecida oficialmente.
b) Apesar do golpe de 1964, a UNE foi poupada da repressão, que só se voltou contra a entidade após o AI-5 de dezembro de 1968.
c) A partir de 1964, a UNE passou a ser controlada por grupos paramilitares e seus congressos eram realizados em áreas militares, como o quartel de Ibiúna, em 1968.
d) Apesar de ter sido declarada ilegal durante a ditadura, a UNE não teve nenhum de seus líderes presos pelo regime militar, que procurava manter o apoio das classes médias.
e) Após mais de dez anos de desarticulação e clandestinidade, a UNE foi restabelecida em 1979 e tornou-se um dos instrumentos de oposição ao regime militar.



resposta:[E]

vestibular Fgv-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar
pergunta:A tabela a seguir fornece dados sobre as eleições de 1974.

Essas eleições representaram uma importante mudança nos rumos da política brasileira porque:
a) A derrota do partido da situação na Câmara dos Deputados demonstrava o processo de desgaste do regime militar junto ao eleitorado brasileiro.
b) Marcaram o início do bipartidarismo no Brasil e a vitória da oposição nas eleições para o Senado Federal.
c) Apesar da adoção da Lei Falcão, que impedia os candidatos de discursar e expor suas idéias no rádio e na televisão, a oposição saiu-se amplamente vitoriosa.
d) A campanha pelo voto nulo, levada à frente pela oposição, mobilizou milhões de brasileiros que demonstraram seu descontentamento com a ditadura.
e) Pela primeira vez desde a introdução do bipartidarismo, a oposição conseguiu uma votação maior que o partido do governo nas eleições para o Senado.


resposta:[E]

vestibular Puc-rio-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar
pergunta:

A partir da análise da charge acima e dos conhecimentos que você possui a respeito da política republicana entre 1945 e 1964, em especial durante o segundo governo Vargas (1951-1954), é correto afirmar que: I - A oposição da UDN contra Vargas acentuou-se, de forma dramática, após o atentado da Rua Tonelero, do qual teria saído ferido o jornalista e deputado Carlos Lacerda, principal porta-voz das denúncias contra o "mar de lama" que assolava o Palácio do Catete. II - Os militares constituíram-se, ao longo do período compreendido entre 1945 e 1964, em árbitros da vida política brasileira, tanto que o posicionamento adotado por vários de seus expoentes possivelmente contribuiu para que Vargas optasse pelo suicídio em 1954. III - A presença das setas, apontando em sentidos contrários - para "golpe" e "ditadura", de um lado, e para "31/1/1956", data de posse do novo presidente eleito, de outro, - evidenciava o dilema que perpassou a vida política brasileira ao longo do período, ou seja, a tensão entre as soluções golpistas e legalistas. Assinale:
a) Se somente a afirmativa II está correta.
b) Se somente a afirmativa III está correta.
c) Se somente as afirmativas I e II estão corretas
d) Se somente as afirmativas I e III estão corretas.
e) Se todas as afirmativas estão corretas.


resposta:[E]

vestibular Uerj-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar
pergunta:PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES Caminhando e cantando, E seguindo a canção Somos todos iguais, Braços dados ou não. Nas escolas, nas ruas, Campos e construções, Caminhando e cantando, E seguindo a canção. Geraldo Vandré A letra desta música foi escrita no contexto do regime militar, iniciado com o Golpe de 1964. Uma das medidas políticas reveladora do caráter autoritário desse regime está apresentada, corretamente, em:
a) instituição do AI N.o 2, extinguindo os partidos políticos existentes
b) promulgação da Constituição de 1967, abolindo a divisão de poderes
c) supressão do Poder Legislativo, gerando a institucionalização da ditadura
d) criação da Lei de Imprensa, impondo a estatização dos meios de comunicação



resposta:[A]

vestibular Uerj-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar
pergunta:"A Lei da Anistia foi a coroação de uma luta e o início de um processo irreversível de democratização. (...). Não foi concessão. Foi conquista. (...)" (Deputado Sigmaringa Seixas) "Não vimos a anistia como perdão, mas como esquecimento. Passaram um borrão na História". (Deputado Ricardo Zarattini) ("O Globo", 08/08/2004) Os posicionamentos dos deputados acima refletem diferenças observadas na sociedade civil brasileira no tocante à redação final da Lei da Anistia, aprovada pelo Congresso Nacional, em 28 de agosto de 1979.
a) Apresente duas críticas feitas por segmentos da sociedade brasileira ao conteúdo do projeto de lei de anistia enviado ao Congresso pelo governo Figueiredo.
b) Dentre as medidas liberalizantes que antecederam a Lei da Anistia, encontra-se a revogação do Ato Institucional n° 5, em outubro de 1978. Cite duas prerrogativas que tenham sido atribuídas ao presidente da república pelo AI-5.



resposta:

vestibular Ufg-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar
pergunta:A partir de 1964, o Brasil teve uma longa experiência política autoritária. Em 1968, durante o governo do general Arthur da Costa e Silva foi promulgado o AI-5, que durou até 1979. Analise uma proposição do AI-5 que afetou o exercício da democracia no Brasil.



resposta:

vestibular Ufmg-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar
pergunta:Considerando-se a atuação dos partidos políticos no Brasil entre 1964 e 1984, é INCORRETO afirmar que
a) o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foi uma frente de oposição desde sua criação, nos anos 1960, até os anos mais duros do Regime Militar, o que lhe rendeu perseguições e rígido controle.
b) o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foi criado, no fim dos anos 1970, como opção para setores médios ansiosos pelo alinhamento à nova ordem mundial, capitaneada pelo FMI e pelo neoliberalismo.
c) o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) criado no início dos anos 1980 teve sua legenda disputada por diferentes seguidores de Vargas, mas, na prática, revelou-se distante do trabalhismo histórico.
d) a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), criada nos anos 1960, foi um dos principais esteios do Regime Militar, sustentando até atos que atentavam contra a liberdade do próprio Parlamento.



resposta:[B]

vestibular Ufrj-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar
pergunta:

1 milhão nas ruas pela redemocratização plena, na Av. Presidente Vargas, tendo ao fundo a Igreja da Candelária, 10 de agosto de 1984. A década de 1980 foi marcante no processo de luta pelo fim da ditadura militar e pela redemocratização do Brasil.
a) Indique dois marcos institucionais expressivos da retomada das liberdades democráticas no Brasil dos anos 80.
b) Cite dois movimentos sociais, hoje reconhecidos nacionalmente, surgidos no mesmo período.


resposta:a) Eleições diretas para governadores em 1982; a convocação da Assembléia Nacional Constituinte em 1986; e a eleição direta para presidente em 1989.
b) A CUT - Central Única dos Trabalhadores - surgida em 1983; o MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - em 1984; entre outros.

vestibular Ufrrj-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar
pergunta:Leia o texto a seguir e responda à questão. Hoje você é quem manda Falou tá falado Não tem discussão A minha gente hoje anda Falando de lado E olhando pro chão, viu Você que inventou esse estado Inventou de inventar Toda a escuridão Você que inventou o pecado Esqueceu-se de inventar O perdão (...) HOLANDA, Chico Buarque de. Apesar de você. In: Mary del Priore et al. "Documentos de História do Brasil: de Cabral aos anos 90." São Paulo: Scipione, 1997. p. 114-115. No Brasil, após o Golpe Militar de 1964, a vida brasileira modificou-se substancialmente em diversos setores.
a) Exponha o tratamento dispensado pelo regime militar à oposição com a edição do Ato Institucional n.o 2 (27/10/1965).
b) Cite duas medidas econômicas dos governos militares específicas do período chamado "milagre econômico brasileiro" (1968/1973).



resposta:

vestibular Ufrrj-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar
pergunta:Ao chegar à Oban, fui conduzido à sala de interrogatórios. A equipe do capitão Maurício passou a acarear-me com duas pessoas. O assunto era o congresso da UNE em Ibiúna, em outubro de 1968. Queriam que eu esclarecesse fatos ocorridos naquela época. Apesar de declarar nada saber, insistiam para que eu "confessasse". Pouco depois levaram-me para o pau-de-arara. Dependurado, nu, com mãos e pés amarrados, recebi choques elétricos, de pilha seca, nos tendões dos pés e na cabeça. Eram seis os torturadores, comandados pelo capitão Maurício. Davam-se "telefones" (tapas nos ouvidos) e berravam impropérios. Isso durou cerca de uma hora. Frei Betto. "Batismo de sangue: os dominicanos e a morte de Carlos Marighella". Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983. O texto acima discorre sobre os procedimentos dos militares e demais grupos responsáveis pela repressão contra aqueles que lutavam contra a ditadura instaurada no Brasil em 1964. Sobre a ação do regime ditatorial, podemos afirmar que
a) a suspensão dos direitos e garantias individuais serviu ao propósito de debelar a oposição com violência.
b) a tolerância política dos generais-presidentes conteve os excessos dos simpatizantes da ditadura.
c) a sociedade brasileira estava indiferente às questões da democracia e da justiça social.
d) os tenentes foram os responsáveis pelo questionamento da ordem e exigiram medidas modernizadoras.
e) o estabelecimento do Estado Novo garantiu a entrada do país na etapa da redemocratização política.



resposta:[A]

vestibular Unicamp-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Revolução de 64 - Ditadura Militar
pergunta:Em 1970, o Brasil se consagrou tri-campeão mundial de futebol, quando se cantava: Noventa milhões em ação, pra frente, Brasil do meu coração. (...) Salve a seleção. Falava-se de um "Brasil Grande", "Brasil Potência", e distribuíam-se adesivos com a inscrição "Brasil, ame-o ou deixe-o". Com bandeiras do Brasil na mão, cantavase repetidamente "Este é um país que vai pra frente". (Adaptado de Elio Gaspari, "A ditadura escancarada". São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 207-8).
a) Relacione slogans como "Esse é um país que vai pra frente" com o chamado "milagre econômico".
b) Relacione o slogan "Ame-o ou deixe-o" com a repressão do regime militar instaurado em 1964.
c) Cite e caracterize um movimento de oposição ao regime militar.



resposta:

vestibular Uerj-2004
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica da Espada
pergunta:A febre especulativa começou ainda sob o Império (...). A libertação dos escravos provocara o súbito aumento da necessidade de pagar salários e os fazendeiros sentiam carência de dinheiro (...). [O] primeiro governo republicano, (...) convicto de que a circulação monetária era insuficiente e, ademais, aberto a idéias de industrialização, (...) estabeleceu um mecanismo de bancos privados emissores, o que incitou ainda mais a especulação (...). (GORENDER, Jacob. A burguesia brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1986.) O processo descrito acima ilustra a seguinte política econômica desenvolvida no governo provisório de Deodoro da Fonseca, de 1889 a 1891:
a) creditismo
b) federalismo
c) naturalização
d) encilhamento



resposta:[D]