Questões de História do Brasil - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões História do Brasil

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Uerj-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:

As imagens nos remetem a diferentes momentos históricos das celebrações do 1.o de maio no Brasil. Assim como no Estado Novo e nos dias de hoje, desde o início do século passado, o trabalho tem sido alvo de atenção. No período da República Velha, a instituição responsável pela mediação da relação capital-trabalho e sua respectiva base jurídica eram:
a) empresariado - normas do Ministério do Trabalho
b) sindicato - direitos constitucionais dos operários
c) Estado - legislação trabalhista consolidada
d) polícia - leis do trabalho incipientes


resposta:[D]

vestibular Uerj-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:

(CAMPOS, Flavio de e MIRANDA, Renan G. "Oficina de história". São Paulo: Moderna, 2000.) Ao longo do século XX, o movimento operário brasileiro se organizou e lutou de diferentes formas. Em 1917, ocorreu em São Paulo e no Rio de Janeiro a primeira greve geral na história desse movimento. A orientação ideológica das lideranças dessa greve e uma de suas reivindicações estão indicadas, respectivamente, em:
a) socialista - fim dos castigos corporais
b) comunista - luta por melhores salários
c) liberal - intervenção do Estado na economia
d) anarcossindicalista - diminuição da jornada de trabalho


resposta:[D]

vestibular Uerj-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:

(NOVAES, Carlos E. e LOBO, César. "História do Brasil para principiantes". São Paulo: Ática, 1999.) Pode-se relacionar a charge acima à seguinte ação econômica empreendida na República Velha:
a) compra de excedentes dos cafeicultores pelo governo federal
b) concessão de moratória a fazendeiros para cancelamento das dívidas
c) limitação do crédito à expansão cafeeira decorrente do encilhamento
d) desvalorização do café pela troca de favores entre os governos estaduais e o federal


resposta:[A]

vestibular Ufg-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:

A charge acima refere-se à política republicana brasileira, no período de 1898 a 1930. Relacione a charge com a forma de alternância do poder federal nesse período e explique como se deu o desdobramento dessa política nos estados da federação.


resposta:

vestibular Ufg-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:

A tabela apresentada foi construída com base no censo industrial de 1907 e no recenseamento de 1920. Considerando os dados nela constantes, explique a relação existente entre a Primeira Guerra Mundial e o fenômeno observado na evolução do número de empresas e o de operários entre 1907 e 1920.


resposta:Estímulo à produção nacional de bens não duráveis como têxteis e alimentos, promovendo empregos urbanos.

vestibular Ufpe-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:Leia as afirmativas abaixo, referentes aos anos vinte do século passado, no Brasil. 1 - Os anos vinte reforçaram o poder das oligarquias e não envolveram lutas por reivindicações políticas democráticas. 2 - O movimento tenentista expressava as insatisfações políticas do momento apenas do ponto de vista da estratégia militar. 3 - O movimento modernista significou, entre outras coisas, uma reflexão sobre a identidade cultural brasileira, apesar das influências européias modernistas. 4 - Apesar da importância da cultura do café, já existiam, nos anos 20, investimentos em diversos setores da economia brasileira. 5 - Os anos 20 representaram a ascensão dos comunistas dentro do movimento operário da Primeira República. Estão corretas apenas:
a) 1, 2 e 4
b) 2, 3 e 4
c) 1 e 3
d) 3, 4 e 5
e) 1 e 5



resposta:[D]

vestibular Ufrj-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:

Fonte: FREIRE, Américo et al. "História em curso (o Brasil e suas relações com o mundo ocidental)". Rio de Janeiro, Editora do Brasil: FGV/CPDOC, 2004, p.257. A tabela acima mostra que, durante a República Velha, o café era o principal produto da pauta de exportações do Brasil. O chamado Convênio de Taubaté (1906) proveu os cafeicultores de importantes mecanismos para a continuidade da hegemonia do café dentre os produtos exportados pelo Brasil. Cite duas iniciativas estabelecidas pelo Convênio de Taubaté que visavam à valorização dos preços do café.


resposta:Estimular o consumidor a comprar o café,garantir preços baixos ao produtor e etc.

vestibular Ufrrj-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:Maria Isaura Pereira de Queirós resumiu da seguinte forma a estrutura coronelista como fundamento do poder político da Primeira República no Brasil: A pergunta: "Quem é você?" recebia invariavelmente a resposta: "Sou gente do coronel fulano". Esta maneira de redarguir dava imediatamente a quem ouvia as coordenadas necessárias para conhecer o lugar sócio-econômico do interlocutor, além de sua posição política. O termo "gente" indicava primeiramente que não se tratava de alguém do mesmo nível que o "coronel" ou sua família; caso contrário, o parentesco seria invocado logo de início para situar o indivíduo dentro do grupo (diria por exemplo "sou primo do coronel Fulano"). QUEIRÓS, M. I. P. de. "O coronelismo numa interpretação sociológica." In: Fausto, Boris (org.). História Geral da Civilização Brasileira. v. 8. São Paulo: Difel, 1985, p. 185.
a) Aponte duas características do coronelismo.
b) Comente a importância do coronelismo para a "Política dos governadores".



resposta:a) Voto de Cabresto (troca de favores);hierarquia social;fraude eleitoral.
b)Com o controle eleitoral os coronéis forneciam votos aos candidatos e em troca recebia liberdade de atuar nos municípios e ajuda econômica.

vestibular Ufrrj-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:Segundo Anita Prestes, "o tenentismo vinha preencher o vazio deixado pela falta de lideranças civis aptas a conduzirem o processo revolucionário brasileiro que começava a sacudir as já caducas instituições políticas da República Velha". PRESTES, Anita. "A Coluna Prestes". São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 73. De acordo com o texto, é correto afirmar que
a) os "tenentes" queriam moralizar a vida política nacional, propondo uma ampla aliança de esquerda.
b) os "tenentes" queriam deixar de ser meros "jagunços" nas mãos das oligarquias estaduais, amparados por um programa democrático.
c) os "tenentes" queriam pôr fim à política democrática instaurada com a República Velha e promover um regime ditatorial, único capaz de finalizar o atraso econômico representado pelas antigas oligarquias cafeeiras.
d) os "tenentes" apresentaram-se como substitutos dos frágeis partidos políticos de oposição aos regimes oligárquicos e à desorganização da sociedade.
e) o tenentismo representou um movimento que buscava romper com a tradição de intervenção militar na política, presente desde a Proclamação da República.



resposta:[D]

vestibular Ufsc-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:Sobre a Revolta da Vacina, é CORRETO afirmar que:

FERNANDES, Tânia Maria. "Vacina anti-variólica". Ciência técnica e o poder dos homens (1808-1920). Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999. p. 60.
(01) a Revolta da Vacina teve, como uma de suas causas, a demolição dos cortiços que se localizavam no centro do Rio de Janeiro. Esta ação fazia parte de um projeto mais amplo denominado "Regeneração" e que possuía, como meta, a construção de casas populares, favorecendo a população desassistida da cidade.
(02) o decreto que desencadeou o movimento impunha vacinações e exames, além de punir aqueles que se recusassem a cumprir suas determinações com multas e demissões. A população não foi devidamente esclarecida sobre o efeito da vacina ou seus possíveis benefícios.
(04) a Revolta da Vacina foi um movimento popular cujo motivo imediato foi a publicação, em 9 de novembro de 1904, do decreto de regulamentação de aplicação da vacina obrigatória contra a varíola.
(08) dentre as várias causas da Revolta da Vacina destaca-se o descontentamento da população diante das reformas urbanas praticadas no centro do Rio de Janeiro e a introdução de novos hábitos por meio do Código de Posturas, numa tentativa de tornar a cidade uma capital mais adequada à República.


resposta:02 + 04 + 08 = 14

vestibular Ufsc-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:"As lideranças rebeldes construíram um discurso híbrido, que envolvia expectativas milenaristas e religiosas fundidas ao descontentamento político e à rebeldia social. Um conjunto de fatores econômicos, sociais e culturais, concorreu para o desencadeamento desse tipo de revolta e para a formação de um corpo próprio do projeto rebelde (...) A intervenção do capital estrangeiro ampliou a crise social já existente no planalto. A oeste, a grilagem e a usurpação perpetradas por agentes da Brazil Railway e da Southern Brazil Lamber & Colonization que passaram a controlar praticamente todo o vale do rio do Peixe nos primeiros anos do século XX (...) Além disso, a implantação do transporte ferroviário levou à decadência o antigo comércio baseado nos caminhos de tropas, causando a depressão na região". MACHADO, Paulo Pinheiro. "Lideranças do Contestado". Campinas: Ed. Unicamp, 2004, p. 335. Tendo em vista o trecho acima, sobre a Guerra do Contestado, ocorrida entre 1912 e 1916, é CORRETO afirmar que:
(01) o conflito só pode ser entendido pela complexa mescla de questões sociais, culturais, políticas e econômicas.
(02) se tratava de um banditismo comum que se utilizou dos símbolos religiosos para se proteger da ação da polícia, atacar os grandes proprietários de terra e arrebanhar o apoio dos caboclos.
(04) não havia nenhum problema social envolvendo a propriedade da terra, já que a região em disputa era composta de pequenas propriedades já consolidadas desde o século XIX.
(08) o capital estrangeiro trouxe um grande desenvolvimento para a região ao criar novas rotas de comércio e retirar as populações do isolamento a que estavam confinadas. (16) foi apenas um movimento messiânico motivado por um catolicismo popular entre os caboclos que esperavam a chegada de um salvador e por isso entraram em conflito com a igreja católica.



resposta:01

vestibular Ufv-2005
tópico:História do Brasil

sub-grupo:Repúlblica Oligárquica
pergunta:A partir da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, as forças armadas brasileiras intervieram na vida política brasileira em várias oportunidades. A Revolta da Armada, o Movimento Tenentista (1922-1930), a Revolução de 1930 e o Golpe Militar de 1964 são alguns exemplos dessas intervenções. Aponte duas diferenças entre o Movimento Tenentista e o Golpe Militar de 1964.



resposta: