Questões de História Geral - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões História Geral

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Fuvest-1994
tópico:História Geral

sub-grupo:Pré-História
pergunta:Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso intensivo pelo homem - pode-se afirmar que:
a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.
b) ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, à partir desta para a América.
c) como tantas outras invenções teve origem na China, donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.
d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).
e) de todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.



resposta:[D]

vestibular Fuvest-1994
tópico:História Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Grécia
pergunta:Sobre as invasões dos "bárbaros" na Europa Ocidental, ocorridas entre os séculos III e IX, é correto afirmar que:
a) foi uma ocupação militar violenta que, causando destruição e barbárie, acarretou a ruína das instituições romanas.
b) se, por um lado, causaram destruição e morte, por outro contribuíram, decisivamente, para o nascimento de uma nova civilização, a da Europa Cristã.
c) apesar dos estragos causados, a Europa conseguiu, afinal, conter os bárbaros, derrotando-os militarmente e, sem solução de continuidade, absorveu e integrou os seus remanescentes.
d) se não fossem elas, o Império Romano não teria desaparecido, pois, superada a crise do século III, passou a dispor de uma estrutura sócio-econômica dinâmica e de uma constituição política centralizada.
e) os Godos foram os povos menos importantes, pois quase não deixaram marcas de sua presença.



resposta:[D]

vestibular Fuvest-1994
tópico:História Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma
pergunta:Freud, Brecht e Pasolini, entre muitos outros, recorreram a ela em seus trabalhos. O primeiro, ao utilizar os termos "Complexo de Édipo" e "Complexo de Electra"; o segundo nas "Notas sobre a Adaptação de Antígona", e o terceiro, no filme "Medéia".
a) Identifique a arte grega evocada acima e dê o nome de dois de seus autores.
b) A que se deve sua permanente atualidade?



resposta:a) Arte teatral, alguns de seus autores foram:Ésquilo,Sófocles e Eurípedes.
b)A sua permanência na atualidade se dá por abordar todas as atividades que um ser-humano é capaz de realizar: emoções, paixões e etc.

vestibular Fuvest-1994
tópico:História Geral

sub-grupo:Alta Idade Média
pergunta:O capital é ante-diluviano, mas o capitalismo é recente, demonstrou Marx em "O CAPITAL". Em outras palavras, enquanto que o capital (valor que se multiplica) aparece em vários sistemas econômicos, como o escravista (Grécia e Roma), e o asiático (Egito, Mesopotâmia, Índia, China), o capitalismo (modo de produção) só surgiu da desintegração do modo de produção que o precedeu.
a) Qual é este último?
b) Indique algumas diferenças essenciais entre esses dois modos de produção.



resposta:a) Feudalismo.
b)Feudalismo- Sociedade Estatal, poder econômico centralizado, economia estritamente agrícola, Poder político centralizado, Uso do trabalho servo, Economia amonetária e sem comércio. Capitalismo- Acúmulo permanente de capital, Visão de lucro, Geração de riquezas, Concorrência, Inovações e Expansão das grandes em presas multinacionais.

vestibular Fuvest-1994
tópico:História Geral

sub-grupo:Baixa Idade Média
pergunta:Sobre a Guerra dos Cem Anos (séculos XIV e XV) indique:
a) as principais monarquias envolvidas, e o palco do conflito.
b) sua importância histórica.



resposta:

vestibular Unicamp-1994
tópico:História Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma
pergunta:"Os deuses, quaisquer que tenham sido as suas origens longínquas, nada mais são do que seres humanos, maiores, mais fortes, mais belos, eternamente jovens; adquiriram não só a forma humana, mas também os sentimentos, as paixões, os defeitos e até os vícios dos homens; o mundo divino apresenta, portanto, uma imagem engrandecida, mas não depurada da humanidade." (A. Jardé, A GRÉCIA ANTIGA E A VIDA GREGA, 1977) Usando as informações contidas no texto e outras que você dispõe sobre o assunto, cite cinco características da religião na Grécia Antiga.



resposta:Havia uma hierarquia de divindade; os deuses agiam como humanos ( compartilhavam os mesmos vícios );alguns deuses eram associados á uma cidade específica como Atena; a igreja era poderosa por isso tinha o poder de hierarquizar a sociedade e influenciar governantes.

vestibular Unicamp-1994
tópico:História Geral

sub-grupo:Alta Idade Média
pergunta:"A Igreja, durante toda a Idade Média, guiava todos os movimentos do homem, do batismo ao serviço fúnebre. A Igreja educava as crianças; o sermão do pároco era a principal fonte de informação sobre os acontecimentos e problemas comuns. A paróquia constituía uma importante unidade de governo local, coletando e distribuindo as esmolas que os pobres recebiam. Como os homens ficavam atentos aos sermões era freqüente o governo dizer aos pregadores exatamente o que deviam pregar." (Adaptado de Christopher Hill, A REVOLUÇÃO INGLESA DE 1640, 1977) A partir do texto acima escreva quais eram as funções sociais e políticas da Igreja Católica na Idade Média.



resposta:Pedir esmolas, inventar o pecado para poder vender o perdão, roubar, matar, especialmente Torturar, atordoar os fiéis impondo-lhas MEDO através de um Deus "mau", poderoso, etc.

vestibular Unesp-1994
tópico:História Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Grécia
pergunta:Dos Séculos III a I a.C., através de guerras de conquista, os patrícios romanos estenderam a sua dominação sobre quase todos os povos do Mediterrâneo. Mas essa vitória externa de Roma contribuiu para transformar a sua própria ordem social interna. Como uma das mais importantes transformações, podemos citar:
a) a queda da monarquia e o estabelecimento da república.
b) a Lei das XII Tábuas, que equiparou patrícios e plebeus.
c) a escravização generalizada dos plebeus e estrangeiros residentes em Roma.
d) a introdução do latifúndio cultivado por escravos, em larga escala.
e) a generalização do trabalho assalariado, estimulada pela expansão mercantil.



resposta:[D]

vestibular Unesp-1994
tópico:História Geral

sub-grupo:Baixa Idade Média
pergunta:No Século XIII, os barões ingleses, contando com o apoio de alguns mercadores e religiosos, sublevaram-se contra as pesadas taxas e outros abusos. O rei João Sem Terra acabou aceitando as exigências dos vassalos sublevados e assinou a Magna Carta. Pode-se afirmar que o documento apresenta importante legado do Mundo Medieval porque
a) reafirmava o princípio do poder ilimitado dos monarcas para fixar novos tributos.
b) freou as lutas entre os cavaleiros e instituiu o Parlamento, subdividido em duas Câmaras.
c) assegurava antigas garantias a uma minoria privilegiada, mas veiculava princípios de liberdade política.
d) limitou as ambições políticas dos papas, mesmo tratando-se de um contrato feudal.
e) proclamava os direitos e as liberdades do homem do povo, através de 63 artigos.



resposta:[C]

vestibular Fuvest-1995
tópico:História Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma
pergunta:"Usamos a riqueza mais como uma oportunidade para agir que como um motivo de vanglória; entre nós não há vergonha na pobreza, mas a maior vergonha é não fazer o possível para evitá-la... olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil... decidimos as questões públicas por nós mesmos, ou pelo menos nos esforçamos por compreendê-las claramente, na crença de que não é o debate que é o empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação". Esta passagem de um discurso de Péricles, reproduzido por Tucídides, expressa:
a) os valores ético-políticos que caracterizam a democracia ateniense no período clássico.
b) os valores ético-militares que caracterizaram a vida política espartana em toda a sua história.
c) a admiração pela frugalidade e pela pobreza que caracterizou Atenas durante a fase democrática.
d) o desprezo que a aristocracia espartana devotou ao luxo e à riqueza ao longo de toda a sua história.
e) os valores ético-políticos de todas as cidades gregas, independentemente de sua forma de governo.



resposta:[A]

vestibular Fuvest-1995
tópico:História Geral

sub-grupo:Baixa Idade Média
pergunta:As cidades medievais:
a) não diferiam das cidades greco-romanas, uma vez que ambas eram, em primeiro lugar, centros político-administrativos e local de residência das classes proprietárias rurais e, secundariamente, também centro de comércio e manufatura.
b) não diferiam das cidades da época moderna, uma vez que ambas, além de serem cercadas por grossas muralhas, eram, ao mesmo tempo, centros de comércio e manufatura e de poder, isto é, politicamente autônomas.
c) diferiam das cidades de todas as épocas e lugares, pois o que se definia era, precisamente, o fato de serem espaços fortificados, construídos para abrigarem a população rural durante as guerras feudais.
d) diferentemente de suas antecessoras greco-romanas eram principalmente centro de comércio e manufatura e, diferentemente de suas sucessoras modernas, eram independentes politicamente, dominando um entorno rural que lhes garantia o abastecimento.
e) eram separadas da economia feudal, pois sendo esta incapaz de gerar qualquer excedente de produção, obrigava-as a importar alimentos e a exportar manufaturas fora do mundo feudal, daí a importância estratégica do comércio na Idade Média.



resposta:[D]

vestibular Pucsp-1995
tópico:História Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Grécia
pergunta:Dentre os itens a seguir, dois representam características integrantes do ideário cristão que, à época do reconhecimento do Cristianismo como religião oficial de Roma (sec. IV), funcionaram como elementos facilitadores da aliança que uniu os interesses da Igreja Cristã aos do Estado Romano: 1. o dogma da transcendência divina. 2. as noções de culpa original dos homens e de perdão divino. 3. os dogmas da criação e do juízo final. 4. o missionarismo expansionista. 5. a moral celibatária. 6. as concepções de inferno, purgatório e reino dos céus. 7. a estrutura hierárquica da organização clerical. Os itens corretos são os de número:
a) 5 e 1.
b) 3 e 6.
c) 4 e 7.
d) 6 e 4.
e) 3 e 7.



resposta:[C]

 


Próxima Página »

Página 1 de 145