Questões de História Geral - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões História Geral

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Fuvest-2002
tópico:História Geral

sub-grupo:Baixa Idade Média
pergunta:A servidão e a relação feudo-vassálica constituem as duas instituições fundamentais do sistema feudal, tal como este se formou e desenvolveu na Idade Média Ocidental. Explique a origem e o funcionamento:
a) da servidão
b) da vassalagem, ou da relação feudo-vassálica.



resposta:

vestibular Unicamp-2002
tópico:História Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Grécia
pergunta:Neste depoimento, o Imperador Augusto (30a.C.-14d.C.) descreve a "Paz Romana", realização que assinala o apogeu da expansão do Império no Mediterrâneo: Estendi os limites de todas as províncias do povo romano fronteiriças de nações que escapavam à obediência ao Império. Restabeleci a ordem nas províncias das Gálias, das Espanhas, na Germânia. Juntei o Egito ao Império, recuperei a Sicília, a Sardenha e as províncias além do Adriático. (Adaptado de Gustavo Freitas, "900 textos e documentos de História", Lisboa, Plátano, s.d., v. 1, p.96-7.)
a) Qual foi o meio utilizado por Augusto para estabelecer a "Paz Romana"?
b) Explique a importância do Mar Mediterrâneo para o Império Romano.
c) Quais as formas de governo que antecederam a ascensão dos imperadores em Roma?



resposta:

vestibular Unicamp-2002
tópico:História Geral

sub-grupo:Baixa Idade Média
pergunta:Num lugar da Mancha, vivia um fidalgo. Nosso fidalgo já beirava os cinqüenta [...] e em seus momentos de ócio (ou seja, a maior parte do ano), entregava-se a devorar livros de cavalaria, com tanta paixão e gosto, que deu por esquecer por completo do exercício da caça e até mesmo da administração da fazenda. (Adaptado Miguel de Cervantes de Saavedra, "O engenhoso fidalgo D. Quixote de la Mancha". Trad. Eugênio Amado. Belo Horizonte/Itatiaia; Brasília/INL, 1984 vol. I, p. 27-8.)
a) Cite um evento da história da Espanha medieval no qual os cavaleiros fidalgos tiveram importante atuação.
b) Destaque, do texto, duas atitudes que sugerem a decadência dos cavaleiros medievais na Europa.
c) Mencione duas mudanças nas sociedades medievais européias que contribuíram para o surgimento dos Estados nacionais.



resposta:

vestibular Ufrn-2001
tópico:História Geral

sub-grupo:Pré-História
pergunta:A prática da agricultura e a criação de rebanhos implicaram alterações nas sociedades neolíticas. Nesse contexto, em diversas comunidades do Oriente Próximo, identifica-se, entre outras transformações, o(a)
a) desenvolvimento de Impérios caracterizados pelo afastamento das tradições mítico-religiosas em favor de um pensamento racional e naturalista.
b) ampliação das atividades lucrativas, como, por exemplo, o comércio realizado pelos estrangeiros e seus escravos nos domínios das diversas cidades.
c) surgimento de uma prática política descentralizadora, que permitiu o livre desenvolvimento econômico das diferentes regiões ocupadas.
d) diferenciação social baseada na riqueza e no poder, com o surgimento do Estado, instrumento de controle e apropriação dos recursos naturais.



resposta:[D]

vestibular Ufrn-2001
tópico:História Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma
pergunta:O mundo grego antigo possuía certa unidade religiosa, embora fosse fragmentado politicamente. Essa religiosidade foi, marcadamente,
a) de natureza cívica, na medida em que os cidadãos cultuavam os deuses da cidade, com celebrações festivas e sacrifícios, nos altares a eles dedicados.
b) acessível a todas as classes sociais por ter característica familiar e monoteísta, com um deus que se manifestava ao povo através de revelação direta e pessoal.
c) portadora de uma ética que considerava sagrado o trabalho manual dedicado às divindades, o que permitia enfrentar a rigidez e a monotonia da vida cotidiana.
d) de caráter julgador, colocando os indivíduos a serviço das divindades e punindo os pecados daqueles que desobedeciam aos deuses ou professavam outras religiões e outros cultos.



resposta:[A]

vestibular Ufrn-2001
tópico:História Geral

sub-grupo:Alta Idade Média
pergunta:No século VIII d.C., Carlos Magno distribuía terras entre seus chefes guerreiros, os quais lhe juravam fidelidade e passavam a ter expressiva autonomia nas propriedades recebidas. Nessa prática, encontram-se raízes da estrutura social do feudalismo, o qual se caracterizou por
a) ser uma estrutura de propriedade latifundiária cuja economia estava voltada para atender o mercado externo.
b) abranger numerosas famílias de proprietários rurais que disputavam com a Igreja o recrutamento dos participantes dos exércitos.
c) apresentar uma sociedade fundamentada em grandes domínios territoriais, com uma economia rural de trabalho servil.
d) agrupar significativa população urbana oriunda do campo, devido às transformações na divisão das terras de cultivo.



resposta:[C]

vestibular Ufrn-2001
tópico:História Geral

sub-grupo:Antiguidade Oriental
pergunta:A escravidão humana, surgida na Antigüidade e caracterizada pela sujeição do homem pelo homem, foi retomada no Mundo Moderno, com aspectos econômicos e sociais semelhantes. Explicite duas semelhanças de ordem socioeconômica entre a escravidão antiga e a moderna.



resposta:

vestibular Ufu-2001
tópico:História Geral

sub-grupo:Relações Históricas
pergunta:"Vai minha tristeza E diz a ela que sem ela não pode ser Diz-lhe numa prece Que ela regresse Porque eu não posso mais sofrer Chega de saudade A realidade é que sem ela Não há paz, não há beleza É só tristeza e a melancolia Que não sai de mim Não sai de mim, não sai". Lançado em 1958 no Brasil, o 78 rpm "Chega de Saudade" tornou-se, um disco/manifesto do estilo que viria a consagrar-se com o nome de Bossa Nova, reunindo três dos maiores expoentes do movimento: Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto. A respeito desse movimento musical e do contexto histórico do seu lançamento e difusão, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Voltada para o grande consumo do mercado discográfico, a Bossa Nova reforçava o nacionalismo, incorporando ritmos do autêntico samba de morro e passando a ser cultivada pelos segmentos mais populares do Rio de Janeiro.
b) Preocupada em marcar sua oposição ao universo dos bares e das sarjetas em que se refugiavam os amantes traídos, a Bossa Nova introduziu novos temas na canção popular brasileira, cantando as praias, as mulheres e a alegria de viver, em músicas com "Corcovado", "O barquinho" e "Garota de Ipanema."
c) A Bossa Nova seria percebida como música alienada por diversos intelectuais e artistas que, como os integrantes do Teatro de Arena e do Cinema Novo, defendiam a utilização das artes e da música como instrumentos de conscientização popular, o que resultou mais tarde na incorporação do ritmo bossa-novista por alguns músicos às canções de protesto.
d) A Bossa Nova tornou-se símbolo dos novos tempos, os "anos dourados", entre o final dos anos 50 e início da década de 1960, marcados pelo clima de euforia, otimismo e de modernidade proporcionada pela produção de automóveis e pela construção de Brasília.



resposta:[A]

vestibular Ufes-2001
tópico:História Geral

sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma
pergunta:"... tendo-se posto à frente do povo no quarto ano após a queda dos tiranos, sob o arcontado de Iságoras, começou primeiramente por repartir todos os Atenienses em dez tribos, em lugar de quatro, querendo misturá-los, a fim de que mais pessoas participassem na politeia [...]. Depois estabeleceu que a Boulé teria quinhentos membros, em vez de quatrocentos. [...] Dividiu o território da cidade em trinta grupos de demos , dez consagravam os demos urbanos, dez os de Parália, dez os da Mesogeia e deu a estes grupos o nome de trítias ." ARISTÓTELES, Athenaiôn Politeia XXI In: MOSSE, C. "As instituições gregas". Lisboa: Edições 70, 1985, p. 38. Ao texto podem ser associadas
a) as reformas arquitetônicas de reconstrução e embelezamento de Atenas, promovidas por Péricles.
b) as reformas legais de organização e registro, por escrito, das leis, promovidas por Drácon.
c) as reformas públicas, gerando emprego a thetas e georgóis descontentes, promovidas por Psístrato.
d) as reformas sociais entre as quais se destacava o fim da escravidão por dívidas, promovidas por Sólon.
e) as reformas políticas que deram fim à ditadura e inauguraram a democracia, promovidas por Clístenes.



resposta:[E]

vestibular Ufes-2001
tópico:História Geral

sub-grupo:Relações Históricas
pergunta:No quadro abaixo, encontram-se dados que associam o processo de escolha do governante do Espírito Santo às diretrizes de seu governo.

A associação CORRETA corresponde ao governo de
a) Christiano Dias Lopes Filho.
b) Gerson Camata.
c) Arthur Carlos Gerhardt Santos.
d) Eurico Oliveira de Rezende.
e) Élcio Alvares.


resposta:[C]

vestibular Ufrs-2000
tópico:História Geral

sub-grupo:Antiguidade Oriental
pergunta:Leia os itens abaixo, que contém possíveis condições para o surgimento do Estado nas sociedades da Antigüidade. I- Gradativa diferenciação da sociedade em classes sociais, impulsionada por uma divisão social do trabalho mais intensa, capaz de produzir excedentes de alimentos. II- Passagem da economia comunal para uma economia escravista, estimulada por guerras entre povos vizinhos, propiciando aumento da produção de excedentes e de trocas, com uma divisão do trabalho entre agricultura, pecuária e artesanato. III- Constituição da propriedade da terra e do regime de servidão coletiva nas sociedades orientais para que as grandes construções públicas fossem realizadas sob orientação dos grupos dirigentes. Quais dentre eles apresentam efetivas condições para tal surgimento?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.



resposta:[E]

vestibular Ufrs-2000
tópico:História Geral

sub-grupo:Antiguidade Oriental
pergunta:O mapa a seguir apresenta a região da Mesopotâmia.

A planície do Eufrates e do Tigre não constitui, como o vale do Nilo, um longo oásis no meio do deserto. Ela tem fácil comunicação com outras terras densamente povoadas desde tempos remotos. Por isso, a história da civilização mesopotâmica está marcada por uma sucessão de invasões violentas e de migrações pacíficas que deram lugar a um contínuo entrecruzamento de povos e culturas. Entre esses povos, destacam-se
a) egípcios, caldeus e babilônios.
b) fenícios, assírios e hebreus.
c) hititas, sumérios e fenícios.
d) sumérios, babilônios e assírios.
e) hebreus, egípcios e assírios.


resposta:[D]