Questões de História Política - Perguntas e Respostas Comentadas - Exercícios
questões de vestibulares
|

 

Questões História Política

REF. Perguntas / Respostas
vestibular Unirio-1996
tópico:História Política

sub-grupo:Constituição
pergunta:A análise comparativa das Constituições brasileiras revela características que guardam relação como o contexto em que as mesmas foram elaboradas. Assinale a opção que expressa corretamente a relação entre o dispositivo constitucional e o contexto da elaboração das cartas:
a) A Constituição Imperial de 1824 institucionalizava a democracia liberal, difundida na Europa pela Revolução Francesa e pelas Revoluções Liberais do Século XIX.
b) A primeira Constituição Republicana, de 1891 fortalecia o governo federal sob o controle oligárquico, limitando as competências dos Estados.
c) A Constituição de 1934, elaborada em desdobramento do processo da Revolução de 1930, incorporou em seu texto preceitos do direito do trabalho e outras garantias sociais.
d) A Carta do Estado Novo consolidava a reação da sociedade brasileira aos regimes totalitários do período.
e) A Constituição de 1946, elaborada após a queda do Estado Novo, eliminou do texto constitucional os princípios relativos à ordem econômica e social estabelecidos no período de Vargas.



resposta:[C]

vestibular Fatec-1993
tópico:História Política

sub-grupo:Constituição
pergunta:Em relação ao direito de voto, na história política do Brasil, é correto afirmar:
a) Na constituição do Império (Carta Outorgada de 1824), escravos e analfabetos não podiam votar.
b) No regime militar, a Constituição de 1967, que instituiu a eleição indireta para os cargos executivos, reconheceu o direito de voto dos analfabetos.
c) A primeira Constituição Republicana (1891) eliminou a exigência de renda mínima para definir quem seria eleitor, mas proibiu o analfabeto de votar.
d) A constituição Republicana de 1891 estendeu o direito de voto à mulher.
e) A Constituição de 1934 (Período Vargas) estendeu o direito de voto à mulher e ao analfabeto.



resposta:[C]

vestibular Fatec-1998
tópico:História Política

sub-grupo:Constituição
pergunta:A Constituição de 1988 reflete, dentro do processo de modernização do Brasil, conflitos sociais ainda fortes, bem como o nível de organização dos grupos sociais. Quanto a essa Constituição é correto dizer que
a) avançou em relação aos direitos civis e às questões sociais, como a reforma agrária nas pequenas e médias propriedades improdutivas.
b) manteve os privilégios de uma minoria que defende a reforma agrária em etapas; mas avançou na defesa dos monopólios dos setores estratégicos.
c) avançou em relação às questões econômicas e sociais, como a reforma agrária; mas restringiu direitos civis, como o aborto para menores de 21 anos.
d) avançou em relação à defesa do regime democrático e aos direitos civis; mas não em questões econômicas e sociais, como a reforma agrária.
e) manteve os privilégios de uma minoria que defende as empresas estatais, mas avançou nas questões econômicas e sociais, como a reforma agrária.



resposta:[D]

vestibular Unb-1996
tópico:História Política

sub-grupo:
pergunta:Em relação à história política brasileira posterior a 1930, julgue os itens a seguir. (0) Constata-se certa oscilação entre um autoritarismo de formas variadas e uma democracia debilitada pelas crises institucionais.

(1) Apesar das crises institucionais, houve um processo gradual de construção democrática que culminou, a partir do final dos anos setenta, com a crescente participação da sociedade civil nos destinos da vida política do país.
(2) O processo de abertura política, que substituiu gradativamente o ciclo autoritário iniciado em 1964, e que teve como um dos seus símbolos nacionais o movimento pelas Diretas Já, concretizou-se com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e com a realização das eleições diretas para Presidente da República.
(3) A posse de Fernando Henrique Cardoso transcorreu em clima de instabilidade política e de apreensão acerca do destino da vida democrática no Brasil.



resposta:V V V F

vestibular Ufmg-1998
tópico:História Política

sub-grupo:Constituição
pergunta:Sobre a vida constitucional brasileira, pode-se afirmar que
a) a Constituição de 1946, embora liberal, continha dispositivos que permitiam colocar partidos políticos na ilegalidade.
b) a Carta Constitucional em vigência aborda apenas grandes temas, sem especificar detalhes da legislação social.
c) o Brasil republicano já assistiu à edição de 5 cartas constitucionais, todas elas de cunho eminentemente liberal.
d) a tradição da reforma, e não da mudança, em nossas constituições, tem garantido o aperfeiçoamento da vida jurídico-política do País.



resposta:[A]

vestibular Uerj-1997
tópico:História Política

sub-grupo:Constituição
pergunta:Art. 7 - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: I - relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa (...); II - seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário; III - fundo de garantia do tempo de serviço; IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família (...) (Constituição Brasileira de 1988 - Capítulo II - Dos Direitos Sociais) O artigo 7° da atual Constituição Brasileira possui 34 incisos com direitos dos trabalhadores brasileiros. Fruto da organização e pressão dos trabalhadores, após o período autoritário dos governos militares, o Capítulo dos Direitos Sociais é, hoje, um dos que mais sofre pressão, por parte de setores empresariais e do governo, os quais vêm exigindo a realização de reformas constitucionais.
a) Cite um direito trabalhista estabelecido na Constituição de 1988 que esteja sendo contestado pelos setores empresariais ou governamentais.
b) Explique a relação entre a procura por novos investimentos estrangeiros e a pressão por mudanças nos direitos trabalhistas exercida pelos setores empresariais ou governamentais.



resposta:

vestibular Ufrn-1999
tópico:História Política

sub-grupo:Constituição
pergunta:A respeito da Constituição Brasileira de 1988, é correto afirmar;
a) Apesar do caráter progressista do Congresso Constituinte, a Constituição teve um cunho muito conservador e não incorporou avanços democráticos.
b) Uma das vantagens da Constituição estava em que, para se tornar efetiva, dependeria de uma posterior regulamentação de muitos de seus artigos.
c) A sociedade brasileira teve limitada participação no processo Constituinte, na medida em que apenas os parlamentares podiam apresentar emendas ao projeto da Constituição.
d) Foi um dos instrumentos da transição para a Nova República, visto que restabeleceu um Estado de Direito e encerrou, o plano jurídico-institucional, a ditadura militar.



resposta:[D]

vestibular Puc-rio-1999
tópico:História Política

sub-grupo:
pergunta:"A campanha eleitoral deste ano é a mais desanimada das já realizadas desde que o país tornou-se democrático. Jornalistas reclamam da inexistência de eventos para cobrir. Políticos se assustam com a frieza com que são recebidos na maioria dos lugares aonde passam." (Jairo Nicolua, "Jornal do Brasil", 13.09.1998) Dentre as alternativas a seguir, referentes às eleições presidenciais no Brasil desde 1945, assinale a única que NÃO é correta:
a) O colégio eleitoral, de 1945 até os dias de hoje, ampliou-se enormemente, não apenas porque houve o crescimento da população, mas também porque a Constituição de 1988 concedeu o poder de voto aos analfabetos e aos jovens entre 16 e 18 anos.
b) Ao contrário das eleições deste ano, as realizadas em 1989 vivenciaram uma intensa mobilização popular, pois naquele ano realizava-se a primeira eleição presidencial após a ditadura militar.
c) Ao contrário dos dias atuais, em que a televisão predomina como veículo de difusão de idéias, as campanhas eleitorais do período de 1945 a 1964 baseavam-se na relação direta entre os candidatos e os eleitores, quer através de comícios de rua, quer do "corpo-a-corpo".
d) Enquanto no período pré-1964 existiam somente três partidos políticos - a UDN, o PSD e o PTB-, hoje em dia, as dezenas de partidos concorrentes causam confusão entre os eleitores, desestimulando-os a participar.
e) As eleições da década de 50 se assemelham às da década de 90 pelo fato de terem sido diretas. Contrariamente, os presidentes do período compreendido entre 1964 e 1989 foram eleitos indiretamente por um colégio eleitoral formado basicamente pelo Congresso Nacional.



resposta:[D]

vestibular Pucmg-1999
tópico:História Política

sub-grupo:
pergunta:Apesar da grande diversidade de sistemas socialistas propostos ao longo do tempo, são elementos comuns que podem ser reconhecidos como fundamentais à edificação de tal sociedade, EXCETO:
a) o estabelecimento de um regime baseado em partido único.
b) a planificação da economia e o controle sobre a produção.
c) o predomínio do bem comum em detrimento do individual.
d) a eliminação das diferenças entre as distintas classes sociais.
e) a manutenção de certa modalidade de propriedade.



resposta:[A]

vestibular Pucmg-1999
tópico:História Política

sub-grupo:Constituição
pergunta:A atual Constituição Brasileira denominada de "Constituição Cidadã" foi elaborada por um "Congresso Constituinte" que "nascia com muitas restrições", dentre as quais podemos destacar, EXCETO:
a) presença de senadores biônicos, eleitos indiretamente, e ainda exercendo mandato.
b) falhas nos critérios de representatividade privilegiando-se os estados e territórios com poucos eleitores.
c) limitações da participação da sociedade nos debates dos temas constituintes.
d) impossibilidade de apresentação de propostas populares à elaboração constitucional.
e) desigualdade na distribuição de tempo destinado aos partidos para a propaganda gratuita.



resposta:[C]

vestibular Ufc-2000
tópico:História Política

sub-grupo:
pergunta:Leia, com atenção, os comentários a seguir apresentados: 1. "Para ganhar o favor popular, o candidato deve conhecer os eleitores por seu nome, elogiá-los e bajulá-los, ser generoso, fazer propaganda e levantar-lhes a esperança de um emprego no governo [...]". (Fonte: Cícero [103-43 a. C.] apud FUNARI, Pedro Paulo Abreu. "Roma: vida pública e vida privada". São Paulo: Atual, 1993, p. 26.) 2. "A partir dos anos 70, mudou muito o ambiente em que se fazem as eleições ... as adesões a um candidato, não raramente, são feitas à base de trocas de natureza meramente mercantis entre candidatos a diferentes cargos eleitorais, entre eles e os eleitores e, finalmente, entre os candidatos e os cabos eleitorais." (Fonte: PINHEIRO, Daniel R. de Carvalho. Negócios e eleições nos anos 80: notas introdutórias sobre o voto mercadoria IN MARTINS, Ismênia de Lima et al. "História e Cidadania". vol. II., São Paulo: Humanitas Publicações/FFLCH, ANPUH, 1998, p. 525). Tendo por base os dois textos, explique as condições sociais favoráveis às práticas políticas, presentes em Roma antiga e no Brasil atual.



resposta:

vestibular Unirio-2000
tópico:História Política

sub-grupo:
pergunta:"A existência de um texto constitucional é um dos critérios pelos quais se pode reconhecer o liberalismo de uma sociedade política (...) Em segundo lugar, essas constituições tendem, todas, a limitar o poder. Trata-se mesmo de sua razão de ser. Todas têm em comum o fato de traçarem as fronteiras, de determinarem os limites de sua ação. O liberalismo define-se por sua oposição à noção de absolutismo (...) (...) o liberalismo é a expressão, isto é, o álibi, a máscara dos interesses de uma classe." (REMOND, René. "Introdução à história de nosso tempo: o século XIX (1815-1914)". São Paulo, Cultrix, 1976, p.40 e p.30) Utilizando os fragmentos anteriores, podemos afirmar que o liberalismo, no século XIX, significou a:
a) adequação ao regime monárquico e a promoção da burguesia.
b) oposição ao mercantilismo e à burguesia.
c) defesa do absolutismo e a oposição ao clero.
d) defesa do enriquecimento e da aliança com a Igreja.
e) defesa do voto universal e da sociedade aristocrática.



resposta:[A]