Banco de dados de questões sobre Alta Idade Média
questões de vestibulares
|

 

Questões Alta Idade Média

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fuvest
tópico:
Geral

sub-grupo:Alta Idade Média

pergunta:O capital é ante-diluviano, mas o capitalismo é recente, demonstrou Marx em "O CAPITAL". Em outras palavras, enquanto que o capital (valor que se multiplica) aparece em vários sistemas econômicos, como o escravista (Grécia e Roma), e o asiático (Egito, Mesopotâmia, Índia, China), o capitalismo (modo de produção) só surgiu da desintegração do modo de produção que o precedeu.
a) Qual é este último?
b) Indique algumas diferenças essenciais entre esses dois modos de produção.




resposta:a) Feudalismo.
b)Feudalismo- Sociedade Estatal, poder econômico centralizado, economia estritamente agrícola, Poder político centralizado, Uso do trabalho servo, Economia amonetária e sem comércio. Capitalismo- Acúmulo permanente de capital, Visão de lucro, Geração de riquezas, Concorrência, Inovações e Expansão das grandes em presas multinacionais.

origem:Unicamp
tópico:
Geral

sub-grupo:Alta Idade Média

pergunta:"A Igreja, durante toda a Idade Média, guiava todos os movimentos do homem, do batismo ao serviço fúnebre. A Igreja educava as crianças; o sermão do pároco era a principal fonte de informação sobre os acontecimentos e problemas comuns. A paróquia constituía uma importante unidade de governo local, coletando e distribuindo as esmolas que os pobres recebiam. Como os homens ficavam atentos aos sermões era freqüente o governo dizer aos pregadores exatamente o que deviam pregar." (Adaptado de Christopher Hill, A REVOLUÇÃO INGLESA DE 1640, 1977) A partir do texto acima escreva quais eram as funções sociais e políticas da Igreja Católica na Idade Média.



resposta:Pedir esmolas, inventar o pecado para poder vender o perdão, roubar, matar, especialmente Torturar, atordoar os fiéis impondo-lhas MEDO através de um Deus "mau", poderoso, etc.

origem:Puc
tópico:
Geral

sub-grupo:Alta Idade Média

pergunta:"A própria vocação do nobre lhe proibia qualquer atividade econômica direta. Ele pertencia de corpo e alma à sua função própria: a do guerreiro. (...) um corpo ágil e musculoso não é o bastante para fazer o cavaleiro ideal. É preciso ainda acrescentar a coragem. E é também porque proporciona a esta virtude a ocasião de se manifestar que a guerra põe tanta alegria no coração do homens, para os quais a audácia e o desprezo da morte são, de algum modo, valores profissionais." Bloch, Marc. A SOCIEDADE FEUDAL. Lisboa, Edições 70, 1987. O autor nos fala da condição social dos nobres medievais e dos valores ligados às suas ações guerreiras. É possível dizer que a atuação guerreira desses cavaleiros representa, respectivamente, para a sociedade e para eles próprios:
a) a garantia de segurança, um contexto em que as classes e os estados nacionais se encontram em conflito, e a perspectiva de conquistas de terras e riquezas.
b) o cumprimento das obrigações senhoriais ligadas à produção, e à proibição da transmissão hereditária das conquistas realizadas.
c) a permissão real para realização de atividades comerciais, e a eliminação do tédio de um cotidiano de cultura rudimentar e alheio a assuntos administrativos.
d) o respeito às relações de vassalagem travadas entre senhores e servos, e a diversão sob a forma de torneios e jogos em épocas de paz.
e) a participação nas guerras santas e na defesa do catolicismo, e a possibilidade de pilhagem de homens e coisas, de massacres e mutilações de inimigos.




resposta:[E]

origem:Fuvest
tópico:
Geral

sub-grupo:Alta Idade Média

pergunta:O feudalismo, que marcou a Europa Ocidental durante a Idade Média, resultou duas heranças distintas, a romana e a germânica. Comente cada uma delas.



resposta:Herança romana: servidão; Herança germânica: benefício.

origem:Unicamp
tópico:
Geral

sub-grupo:Alta Idade Média

pergunta:O feudo era a principal unidade de produção da Idade Média.
a) Como se dividia o feudo?
b) Explique a função de cada uma das partes do feudo.




resposta:

origem:Fuvest
tópico:
Geral

sub-grupo:Alta Idade Média

pergunta:"O Feudalismo medieval nasceu no seio de uma época infinitamente perturbada. Em certa medida, ele nasceu dessas mesmas perturbações. Ora, entre as causas que contribuíram para criar ou manter um ambiente tão tumultuado, algumas existiram completamente estranhas à evolução interior das sociedades européias." (Marc Bloch, A SOCIEDADE FEUDAL) O texto refere-se:
a) às invasões dos turcos, lombardos e mongóis que a Europa sofreu nos séculos IX e X, depois do esfacelamento do Império Carolíngio.
b) às invasões prolongadas e devastadoras dos sarracenos, húngaros e vikings na Europa, nos séculos IX e X (ao Sul, Leste e Norte respectivamente), depois do esfacelamento do Império Carolíngio.
c) às lutas entre camponeses e senhores no campo e entre trabalhadores e burgueses nas cidades, impedindo qualquer estabilidade social e política.
d) aos tumultos e perturbações provocadas pelas constantes fomes, pestes e rebeliões que assolavam as áreas mais densamente povoadas da Europa.
e) à combinação de fatores externos (invasões e introdução de novas doutrinas e heresias) e internos (escassez de alimentos e revoltas urbanas e rurais).




resposta:[B]

origem:Unesp
tópico:
Geral

sub-grupo:Alta Idade Média

pergunta:Os árabes, entre os Séculos VII e XI, ampliaram suas conquistas e forjaram importante civilização. Sob a ação catalisadora do Islã, foi mantida a unidade política, enquanto que o comércio destacou-se como elo do relacionamento tolerante com muitos povos. Além disso, argumenta-se que os valores culturais da Antigüidade Clássica chegaram ao conhecimento do Mundo Moderno Ocidental porque os árabes:
a) traduziram e difundiram entre os europeus importantes obras sobre o saber grego.
b) propagaram a obra Mil e uma Noites , mostrando que ela se baseia em lendas chinesas.
c) introduziram na Europa novas técnicas de cultivo e a habilidade na representação de figuras humanas.
d) profetizavam o destino do homem através das estrelas.
e) desenvolveram uma ciência não submetida aos ensinamentos religiosos.




resposta:[A]

origem:Fuvest
tópico:
Geral

sub-grupo:Alta Idade Média

pergunta:I. A partir do século VII, os povos muçulmanos conquistaram quase toda a região do Mediterrâneo, ameaçando com seus ataques a Europa cristã durante cerca de mil anos. II. Situadas no cruzamento de rotas de trânsito, as feiras medievais se internacionalizaram a partir do século XI, facilitando as trocas comerciais e monetárias. III. A centralização monárquica - com a criação do exército real, da justiça real e da moeda real - foi o principal fator de estruturação da sociedade na Alta Idade Média.



resposta:[B]

origem:Unesp
tópico:
Geral

sub-grupo:Alta Idade Média

pergunta:A Civilização Bizantina floresceu na Idade Média, deixando em muitas regiões da Ásia e da Europa testemunhos de sua irradiação cultural. Assinale importante e preponderante contribuição artística bizantina que se difundiu expressando forte destinação religiosa:
a) Adornos de bronze e cobre.
b) Aquedutos e esgotos.
c) Telhados de beirais recurvos.
d) Mosaicos coloridos e cúpulas arredondadas.
e) Vias calçadas com artefatos de couro.




resposta:[D]

origem:Unesp
tópico:
Geral

sub-grupo:Alta Idade Média

pergunta:"Deus colocou o servo na terra para trabalhar e obedecer." Analise os compromissos, fortemente influenciados pela ação de uma instituição feudal, vinculados ao enunciado acima.



resposta:

origem:Unesp
tópico:
Geral

sub-grupo:Alta Idade Média

pergunta:"Na sociedade feudal, o vínculo humano característico foi o elo entre subordinado e o chefe mais próximo. De escalão em escalão os nós assim formados uniam, tal como se tratasse de cadeias infinitamente ramificadas, os mais pequenos aos maiores. A própria terra só parecia ser uma riqueza tão preciosa por permitir obter homens remunerando-os." (Marc Bloch, "A SOCIEDADE FEUDAL") O texto descreve a:
a) hierarquia eclesiástica da Igreja Católica.
b) relação de tipo comunitário dos camponeses.
c) relação de suserania e vassalagem.
d) hierarquia nas Corporações de Ofício.
e) organização política das cidades medievais.




resposta:[C]

origem:Fuvest
tópico:
Geral

sub-grupo:Alta Idade Média

pergunta:O sistema feudal caracterizava-se:
a) pela inexistência do regime de propriedade da terra, predomínio da economia de comércio e organização da propriedade pública.
b) pelo cultivo da terra por escravos com produção intensiva e grandes benefícios para os vassalos.
c) pela aplicação do sistema assalariado e trabalho forçado dos vilões nas pequenas propriedades senhoriais.
d) pela divisão da terra em pequenas propriedades e utilização de técnicas avançadas de cultivo.
e) pela propriedade senhorial da terra, regime de trabalho servil e bases essencialmente agrárias.




resposta:[E]

 


Próxima Página »

Página 1 de 20