Banco de dados de questões sobre Antiguidade Clássica - Roma
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Questões Antiguidade Clássica - Roma

REF. Pergunta/Resposta
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sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma

pergunta:O estudo da Antiguidade Oriental e Clássica serve, entre outras coisas, como fonte de conteúdos retóricos argumentativos para a sociedade moderna. Desse modo, expressões surgidas ou referenciadas naquele contexto são constantemente utilizadas no presente. Sobre esse assunto, considere a validade das proposições a seguir. I. A expressão "obras faraônicas", significando modernamente construções grandiosas e de utilidade social duvidosa, originou-se da constatação correta de que as grandes pirâmides do Egito Antigo tinham como única função servirem como obras estético-decorativas. II. A expressão "vitória de Pirro" surgiu da afirmação de Pirro, rei de Épiro, que, após vencer os romanos em uma das batalhas das Guerras Púnicas, afirmou: "com mais uma vitória desta, estou perdido". Modernamente, a frase expressa uma conquista em que as perdas do vencedor são tão grandes como as do perdedor. III. A expressão "presente de grego", modernamente significando um presente dado com má intenção, surgiu do relato da "Ilíada" de um episódio da Guerra de Tróia, no qual os gregos "presentearam" os troianos com um gigantesco cavalo de madeira, em cujo interior havia soldados escondidos, que conquistaram a cidade. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As proposições I e II são verdadeiras.
b) As proposições I e III são verdadeiras.
c) As proposições II e III são verdadeiras.
d) Todas as proposições são verdadeiras.




resposta:[C]

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sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma

pergunta:Observe o esquema sobre os períodos da história grega.

Os algarismos da primeira coluna do esquema sobre a história grega correspondem, respectivamente, aos períodos
a) Arcaico, Pré-Homérico, Homérico, Helenístico e Clássico.
b) Helenístico, Arcaico, Pré-Homérico, Homérico e Clássico.
c) Pré-Homérico, Homérico, Clássico, Arcaico e Helenístico.
d) Arcaico, Pré-Homérico, Homérico, Clássico e Helenístico.
e) Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.



resposta:[E]

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sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma

pergunta:Leia, atentamente, o trecho a seguir e responda ao que se pede: "Para o filósofo grego Platão, nenhuma das formas de governo existentes em sua época era a ideal. Ao analisar um determinado regime político, ele observou que neste caso, o poder estava concentrado nas mãos dos cidadãos que deliberavam diretamente sobre os assuntos da cidade, embora em seu entender, muitos fossem moralmente indignos e sem qualificação para tal." Adaptado de FINLEY, M. "Os gregos antigos". Lisboa: Edições 70, 1986. p. 87.
a) Identifique o regime político que está sendo criticado.
b) Cite e analise duas das principais características desse regime na Grécia Antiga.




resposta:

origem:Ufsm
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sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma

pergunta:Cena do filme "Tróia"

A foto integra a mais recente versão cinematográfica da lenda da Guerra de Tróia, que, se de fato aconteceu, deu-se no século XIII a.C. Essa forma de representar a luta entre gregos e troianos mostra seus guerreiros cobertos por elmos, couraças, escudos e armados com lanças e espadas. A partir da análise da figura, é possível afirmar:
a) A guerra tinha um lugar secundário na sociedade grega, tendo em vista a ênfase nas artes, na literatura e na filosofia.
b) Os relatos heróicos geralmente ocultam o trabalho dos artesãos, dos ferreiros e dos construtores de navios.
c) O desenvolvimento da política sempre desconsiderou a guerra como instrumento de dominação.
d) A pólis grega, na sua composição política, privilegia lavradores e artesãos em detrimento dos guerreiros.
e) A aristocracia grega menospreza a guerra e investia em outras formas de exercício do poder.



resposta:[B]

origem:Fuvest
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sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma

pergunta:"Num processo em que era acusado e a multidão ateniense atuava como juiz, Demóstenes [orador político, 384-322 a.C.] jogou na cara do adversário [também um orador político] as seguintes críticas: Sou melhor que Ésquines e mais bem nascido; não gostaria de dar a impressão de insultar a pobreza, mas devo dizer que meu quinhão foi, quando criança, freqüentar boas escolas e ter bastante fortuna para que a necessidade não me obrigasse a trabalhos vergonhosos. Tu, Ésquines, foi teu destino, quando criança, varrer como um escravo a sala de aula onde teu pai lecionava . Demóstenes ganhou triunfalmente o processo." Paul Veyne, "História da Vida Privada", I, 1992. A fala de Demóstenes expressa a
a) transformação política que fez Atenas retornar ao regime aristocrático depois de derrotar Esparta na Guerra do Peloponeso.
b) continuidade dos mesmos valores sociais igualitários que marcaram Atenas a partir do momento em que se tornou uma democracia.
c) valorização da independência econômica e do ócio, imperante não só em Atenas, mas em todo o mundo grego antigo.
d) decadência moral de Atenas, depois que o poder político na cidade passou a ser exercido pelo partido conservador.
e) crítica ao princípio da igualdade entre os cidadãos, mesmo quando a democracia era a forma de governo dominante em Atenas.




resposta:[C]

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sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma

pergunta:A sociedade grega criou seus mitos e deuses, mas também elaborou um pensamento filosófico que expressava sua preocupação com a verdade e a ética. Além de Aristóteles, Platão e Sócrates, muitos pensadores merecem ser citados e discutidos, como os sofistas, que:
a) defenderam a liberdade de expressão, embora estivessem ligados à aristocracia ateniense, contrária à ampliação da cidadania.
b) construíram reflexões sobre o comportamento humano que serviram de base para Aristóteles pensar a sua metafísica.
c) criticaram a existência de verdades absolutas, afirmando ser o homem a medida de todas as coisas.
d) ajudaram a consolidar o pensamento conservador grego, reafirmando a importância da mitologia.
e) formularam princípios éticos, revolucionários para a época e de grande significado para o pensamento de Platão.




resposta:[C]

origem:Ufrs
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sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma

pergunta:Na Antigüidade clássica, a Grécia não existia enquanto entidade política. Antes, configurava uma comunidade lingüística (onde se falava o grego, com variantes e dialetos) que compartilhava santuários e crenças, costumes e hábitos, formando uma civilização. Em termos geográficos, porém, era dividida em um grande número de cidades, de tamanho e importância variados, independentes umas das outras e freqüentemente rivais. A propósito das características dessas cidades, considere as seguintes afirmações. I - Cada cidade, por constituir um verdadeiro pequeno Estado, possuía um regime político que lhe era próprio e instituições que variavam consideravelmente de uma localidade para outra. II - Atenas foi, sobretudo na época clássica, a mais destacada das cidades. Seu modelo democrático baseava-se no princípio de isonomia, isto é, de igualdade de direitos extensiva ao conjunto de seus cidadãos. III - Em nome da excelência militar e da ação bélica contínua, o regime monárquico espartano concedia a todos os seus habitantes o estatuto de cidadão, pelo qual os grupos sociais exerciam em igualdade de condições os direitos e deveres nos assuntos da cidade. Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III




resposta:[D]

origem:Puc
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pergunta:"No caso da Grécia, a evolução intelectual que vai de Hesíodo [séc. VIII a.C.] a Aristóteles [séc. IV a.C.] pareceu-nos seguir, no essencial, duas orientações: em primeiro lugar, estabelece-se uma distinção clara entre o mundo da natureza, o mundo humano, o mundo das forças sagradas, sempre mais ou menos mesclados ou aproximados pela imaginação mítica, que às vezes confunde esses diversos domínios (...)". Jean-Pierre Vernant. "Mito e pensamento entre os gregos". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 17 A partir da citação anterior e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que, no período indicado, os gregos
a) separavam completamente a razão do mito, diferenciando a experiência humana de suas crenças irracionais.
b) acreditavam em seus mitos, relacionando-os com acontecimentos reais e usando-os para entender o mundo humano.
c) definiram o caráter irracional do ser humano, garantindo plena liberdade de culto e crença religiosa.
d) privilegiavam o mundo sagrado em relação ao humano e ao natural, recusando-se a misturar um ao outro.
e) defendiam a natureza como um reino intocável, tomando o homem como um risco para o bem-estar do mundo.




resposta:[B]

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pergunta:A partir do século V a.C., na Grécia Antiga, ocorreu um grande desenvolvimento nos campos da arte, da filosofia e da democracia ateniense. Sobre a democracia de Atenas, é CORRETO afirmar que:
a) a palavra "demos", que significa genericamente "povo", se referia a todos os habitantes de Atenas.
b) a palavra "demos" relaciona-se somente aos homens livres e filhos de atenienses.
c) participavam do espaço público grego os escravos, os estrangeiros e as mulheres casadas com cidadãos gregos.
d) a participação da mulher ocorria de forma efetiva nas assembléias.
e) a sociedade grega estava fundada no ideal de democracia, sem diferenças de classes, e todos votavam livremente nas assembléias.




resposta:[B]

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pergunta:A Grécia conquistada conquistou seu selvagem vencedor e levou as artes aos rústicos latinos. VEYNE, Paul. "L Empire Gréco-Romain". Paris: Seuil, 2005. p. 11. Considerando o verso do poeta latino Horácio (65 a.C-8 a.C),
a) explique a relação paradoxal entre conquistador e conquistado;
b) caracterize dois campos em que a cultura grega se expressa no Império Romano.




resposta:a) A relação paradoxal entre conquistador e conquistado era que a Grécia foi conquistada por um outro Império porém sua cultura conquistou o Império que a dominou.
b)A arquitetura e escultura – que se tenha verificado uma adesão plena sem implicar uma elevada contestação. O reflexo desta posição está bem patente na adopção de planimetrias de tradição grega para os diferentes tipos de edifícios civis e religiosos e que são adaptadas à cultura romana. Destaca-se evidentemente a proximidade da escultura romana aos modelos gregos, graças à qual conhecemos a estética clássica grega através das numerosas cópias. A sua rápida difusão deve-se, essencialmente, ao seu fácil transporte.

Fonte: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Influ%C3%AAncia_Grega_no_Imp%C3%A9rio_Romano)

origem:Unifesp
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sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma

pergunta:"Ao povo dei tantos privilégios quanto lhe bastam, à sua honra nada tirei nem acrescentei; mas os que tinham poder e eram admirados pelas riquezas, também neles pensei, que nada tivessem de infamante... entre uma e outra facção, a nenhuma permiti vencer injustamente." (Sólon, século VI a.C.) No governo de Atenas, o autor procurou
a) restringir a participação política de ricos e pobres, para impedir que suas demandas pusessem em perigo a realeza.
b) impedir que o equilíbrio político existente, que beneficiava a aristocracia, fosse alterado no sentido da democracia.
c) permitir a participação dos cidadãos pobres na política, para derrubar o monopólio dos grandes proprietários de terras.
d) abolir a escravidão dos cidadãos que se endividavam, ao mesmo tempo em que mantinha sua exclusão da vida política.
e) disfarçar seu poder tirânico com concessões e encenações que davam aos cidadãos a ilusão de que participavam da política.




resposta:[B]

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sub-grupo:Antiguidade Clássica - Roma

pergunta:Leia a frase a seguir. "É bom deixar claro que o regime democrático ateniense tinha os seus limites". (Pedro Paulo Funari. "Grécia e Roma". São Paulo: Contexto, 2001, p. 36) Assinale a alternativa que apresenta um grupo que tinha direitos políticos durante a democracia ateniense na Grécia Antiga.
a) Crianças.
b) Escravos.
c) Mulheres.
d) Estrangeiros.
e) Camponeses.




resposta:[E]