Banco de dados de questões sobre Antiguidade Oriental
questões de vestibulares
|

 

Questões Antiguidade Oriental

REF. Pergunta/Resposta
origem:
tópico:
Geral

sub-grupo:Antiguidade Oriental

pergunta:A respeito da sociedade fenícia podemos afirmar corretamente que:
a) a Fenícia desconhecia centralização do poder, pois era formada por cidades-estados que tinham ampla autonomia política, econômica, religiosa e administrativa.
b) a independência política das cidades-estados fenícias foi possível, durante séculos, pelas alianças estabelecidas com os romanos que, por sua vez, faziam frente à expansão persa.
c) os extensos vales situados entre as montanhas e o mediterrâneo possibilitaram o grande desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e, conseqüentemente, do comércio.
d) de todas as criações fenícias, a mais importante foi a caravela, posteriormente aperfeiçoada pelos gregos.
e) a grande e original contribuição dos fenícios para a história da civilização foi a introdução das vogais no alfabeto criado pelos gregos e romanos, o que veio tornar a comunicação mais fácil e rápida.




resposta:[A]

origem:
tópico:
Geral

sub-grupo:Antiguidade Oriental

pergunta:Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre as condições sociais, políticas e econômicas da Mesopotâmia. I - As condições ecológicas explicam porque a agricultura de irrigação era praticada através de uma organização individualista. II - Na economia da baixa Mesopotâmia, a fome e crises de subsistência eram freqüentes, causadas pela irregularidade das cheias e também pelas guerras. III - Na Suméria, os templos e ziggurats foram construídos graças à riqueza que os sacerdotes administravam à custa do trabalho de grande parte da população. IV - A presença dos rios Tigre e Eufrates possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e também a formação do primeiro reino unificado da História. Sobre as afirmativas anteriores, é correto afirmar:
a) I e II são verdadeiras.
b) III e IV são verdadeiras.
c) I e IV são verdadeiras.
d) I e III são verdadeiras.
e) II e III são verdadeiras.




resposta:[E]

origem:
tópico:
Geral

sub-grupo:Antiguidade Oriental

pergunta:Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar, corretamente que:
a) a importância da história da civilização hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um Estado centralizado.
b) a civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas do Oriente Próximo.
c) a importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.
d) os antigos hebreus têm como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vários outros livros, dentre os quais está o Gênesis, que trata da Criação.
e) a antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.




resposta:[C]

origem:
tópico:
Geral

sub-grupo:Antiguidade Oriental

pergunta:Na antigüidade, aproximadamente na mesma época em que se desenvolveu a sociedade egípcia, outros povos começaram a despontar. Sobre os aspectos da organização socioeconômica desses povos é correto afirmar: ( ) As primeiras civilizações: Mesopotâmia, Egito, Índia e China nasceram, respectivamente, em torno do vale dos grandes rios: Tigre e Eufrates, Nilo, Ganges e Indo e Amarelo. ( ) Nessas sociedades, onde predominava a servidão coletiva, o indivíduo explorava a terra como membro da comunidade e servia ao Estado, proprietário absoluto dessas terras. ( ) O Estado constituía, nessas sociedades, o principal instrumento de poder do grupo privilegiado, assegurando e ampliando o predomínio da classe burguesa. ( ) A base econômica, dos povos dessa região, foi a agricultura. Nessas sociedades, tanto a produção agrícola quanto a artesanal estavam sob controle do Estado. ( ) O desenvolvimento do modo de produção escravista, característica dessas sociedades, estava intimamente relacionado ao caráter expansionista desses povos.



resposta:V V F V F

origem:
tópico:
Geral

sub-grupo:Antiguidade Oriental

pergunta:Observe a ilustração, apresentada a seguir.

Considerando a representação da escrita egípcia, é correto afirmar que:
a) a utilização de recursos decorativos favoreceu a escrita em virtude de facilitar a compreensão popular.
b) os sinais apresentados constituíam um aperfeiçoamento da arte profana como forma de expressão.
c) a diversidade de sinais utilizados tornava complexa a representação do que se queria exprimir.
d) a diversidade de sinais utilizados na escrita resultou de uma imposição religiosa.
e) os desenhos elaborados representavam uma simplificação da escrita hierática.



resposta:[C]

origem:Ufsm
tópico:
Geral

sub-grupo:Antiguidade Oriental

pergunta:

(AQUINO, Rubim, FRANCO, Denize, LOPES, Oscar. "História das sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais". Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980. p.111.) A figura representa um zigurate, monumento religioso que servia, ainda, como armazém e oficina, podendo ser considerado um marco da Revolução Urbana na Mesopotâmia Meridional. O zigurate é uma unidade de representação econômica e ideológica das primeiras cidades-estado compostas, dentre outras, das seguintes categorias sociais:
a) sacerdotes - ourives - militares - comerciantes - vestais - camponeses.
b) plutocratas - lapidadores - militares - banqueiros - nobres.
c) prostitutas cultuais - príncipes - comerciantes - reis - artesãos.
d) camponeses - arrendatários - artesãos - assalariados - sacerdotes - nobres.
e) vestais - patriarcas - pastores - sacerdotes - militares.



resposta:[D]

origem:Ufrs
tópico:
Geral

sub-grupo:Antiguidade Oriental

pergunta:Relacione os povos antigos assinalados na coluna 2 com os respectivos rios indicados na coluna 1. Coluna 1 1 - Azul e Amarelo 2 - Indo e Ganges 3 - Jordão 4 - Nilo 5 - Tibre 6 - Tigre e Eufrates Coluna 2 ( ) Chineses ( ) Egípcios ( ) Hebreus ( ) Hindus ( ) Mesopotâmicos A seqüência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) 5 - 1 - 2 - 6 - 3.
b) 1 - 4 - 5 - 2 - 6.
c) 2 - 4 - 6 - 5 - 3.
d) 6 - 3 - 4 - 5 - 1.
e) 1 - 4 - 3 - 2 - 6.




resposta:[E]

origem:
tópico:
Geral

sub-grupo:Antiguidade Oriental

pergunta:Ao estudarmos os povos antigos, aprendemos acerca da sua cultura, das suas práticas sociais e políticas e da sua atividade econômica. Os fenícios, por exemplo, se destacaram pela atividade comercial e pela criação do alfabeto. ( ) A criação do alfabeto entre os fenícios está relacionada à atividade religiosa. Esses povos nos legaram muitos documentos religiosos que comprovam a estreita relação entre a escrita e a religião. ( ) O comércio desenvolvido pelos fenícios era terrestre. Além do mais, a insegurança das embarcações antigas fazia com que eles privilegiassem as curtas viagens em que os riscos eram reduzidos. ( ) Os fenícios foram considerados os maiores navegadores da Antigüidade, em razão do intenso comércio marítimo que desenvolveram. Esta prática econômica possibilitou que dominassem amplamente a navegação de longa distância. ( ) O alfabeto fenício, em razão de ser voltado para a atividade comercial, não teve qualquer influência entre os povos da Antigüidade. Era formado de caracteres próprios, impossíveis de serem utilizados para as atividades cotidianas. ( ) A criação do alfabeto pelos fenícios está relacionada à atividade comercial. A necessidade de registrar as atividades comerciais com os diferentes povos fez com que a escrita deixasse de ser uma atividade de especialistas, como no Egito antigo.



resposta:F-F-V-F-V

origem:Ufrn
tópico:
Geral

sub-grupo:Antiguidade Oriental

pergunta:Entre os hebreus da Antigüidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas dessa época, em nome de Javé proclamou: Ai dos que decretam leis injustas; dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! (Isaías 10:1-2) Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra! (Isaías 5:8) Esses pronunciamentos do profeta Isaías estão ligados a uma época da história hebraica em que ocorre
a) a saída dos hebreus do Egito, sob o comando de Moisés, e o estabelecimento em Canaã, conquistando as terras dos povos que ali habitavam.
b) a imigração para o Egito, quando os hebreus receberam terras férteis no delta do rio Nilo, por influência de José, que exercia ali o cargo de governador.
c) a formação de uma aristocracia, que enriquecera com o comércio e com a apropriação das terras dos camponeses endividados.
d) a conquista de Jerusalém por Nabucodonosor, quando os judeus foram despojados de suas terras e deportados para a Babilônia.




resposta:[C]

origem:Fatec
tópico:
Geral

sub-grupo:Antiguidade Oriental

pergunta:O Iraque, recentemente em guerra com os EUA e Inglaterra, já foi palco de uma grande civilização na Antigüidade, a Mesopotâmia. Desta civilização, inserida na área do Crescente Fértil, é correto afirmar:
a) teve em Senaqueribe seu mais importante rei, que além de transformar a Babilônia num dos principais centros urbanos, elaborou o 1.o código de leis completo, assentado nas antigas tradições sumerianas.
b) durante o governo de Nabucodonosor foram realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os "Jardins Suspensos da Babilônia", considerados uma das maravilhas do Mundo Antigo.
c) Nabopalassar, que substituiu Nabucodonosor, não conseguiu manter o império, que foi conquistado por Ciro, o Grande, da Pérsia.
d) Assurbanípal, rei dos Assírios, depois de dominar a Caldéia, mudou a capital do império para a cidade de Ur.
e) com Hamurábi, os sumerianos, vindos do planalto do Irã, fixaram-se na Caldéia e fundaram diversas cidades autônomas, como Ur, Nínive e Babilônia.




resposta:[B]

origem:Unesp
tópico:
Geral

sub-grupo:Antiguidade Oriental

pergunta:Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a.C., um povo semita, que passou a ocupar a estreita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios. O contido nesse parágrafo refere-se ao povo
a) fenício.
b) hebreu.
c) sumério.
d) hitita.
e) assírio.




resposta:[A]

origem:Unesp
tópico:
Geral

sub-grupo:Antiguidade Oriental

pergunta:O palácio real constitui naturalmente, na vida da cidade mesopotâmica, um mundo à parte. Todo um grupo social o habita e dele depende, ligado ao soberano por laços que não são somente os de parente a chefe de família, ou de servidor a senhor. (...) Este grupo social é numeroso, de composição muito variada, abrangendo trabalhadores de todas as profissões, domésticos, escribas, artesãos, homens de negócios, agricultores, pastores, guardiões dos armazéns, etc., colocados sob a direção de um intendente. É que a existência de um domínio real, dotado de bens múltiplos e dispersos, faz do palácio uma espécie de vasta empresa econômica, cujos benefícios contribuem para fundamentar solidamente a força material do soberano. (Aymard/Auboyer, "O Oriente e a Grécia - As civilizações imperiais".)
a) Como se organizava a vida social e política na Mesopotâmia?
b) Um dos grandes legados da Mesopotâmia foi a criação do Código de Hamurabi. Quais os principais aspectos desse Código?




resposta: