Banco de dados de questões sobre Crise de 29
questões de vestibulares
|

 

Questões Crise de 29

REF. Pergunta/Resposta
origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise de 29

pergunta:

Em vários momentos da História, arte e poder se encontram. O quadro de Moser Soyer retrata diversos artistas pintando imagens esperançosas e otimistas, associadas ao "New Deal", implementado pelo governo Roosevelt. Nesse clima de euforia e com o objetivo de reerguer a economia norte-americana, esse governo adotou como medidas:
a) redução da produção agrícola e realização de grandes obras públicas
b) repressão aos movimentos dos trabalhadores urbanos e elevação do poder aquisitivo
c) valorização da moeda e incentivo ao aumento da produção industrial de bens duráveis
d) concessão de empréstimos aos pequenos agricultores e estabelecimento de um modelo econômico de livre-mercado



resposta:[A]

origem:Ufsm
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise de 29

pergunta:Considerando a crise do capitalismo liberal nos EUA, nas décadas de 1920 e 30, é possível afirmar:
a) A quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em outubro de 1929, foi o fato gerador da crise de superprodução da economia norte-americana.
b) A produção industrial mantida num patamar elevado, sem que houvesse mercado consumidor, foi o elemento desencadeador da crise.
c) O crescimento econômico dos anos 20 aparelhou a agricultura e a indústria dos EUA, para enfrentar as crises decorrentes da retração do mercado.
d) A Bolsa de Valores de Nova York, ao longo da década de 1920, pautou seus negócios com objetividade, sem permitir especulações com o valor das ações.
e) A aspiração por enriquecimento rápido e fácil, comum na sociedade dos EUA, não colaborou para a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.




resposta:[B]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise de 29

pergunta:Sobre a crise do capitalismo na década de 30 e o colapso do socialismo na década de 80, pode-se afirmar corretamente que
a) os dois fatos fomentaram a polarização ideológica, ameaçando o estado do bem-estar social.
b) ambos provocaram desemprego e frustração, fazendo surgir agitações fascistas e terroristas com amplo respaldo popular.
c) ambos levaram à descrença sobre a capacidade do Estado para resolver os problemas colocados pelo desemprego em massa.
d) o primeiro fato reforçou a necessidade de não se deixar a economia controlada pelo mercado; e o segundo, a de que uma economia não funciona sem mercado.




resposta:[D]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise de 29

pergunta:No período chamado de Entre Guerras, um acontecimento norte-americano alcançou repercussão mundial. Trata-se da Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em outubro de 1929. Foram causas dessa crise econômica:
a) intervenção do Estado na economia, contrariando o ideal do liberalismo, profundamente arraigado na cultura norte-americana.
b) retomada da produção européia, aumento do preço do petróleo no mercado internacional e redução do consumo interno.
c) explosão do consumo, aumento das taxas de juros e uma seqüência de nacionalizações de empresas estrangeiras.
d) aumento das exportações e dos preços dos produtos, sem que houvesse um aumento de produção de matérias-primas.
e) superprodução agrícola e industrial, diminuição nos níveis de exportação e queda nos preços no mercado interno.




resposta:[E]

origem:Ufrs
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise de 29

pergunta:O "New Deal" consistiu em um programa adotado pelos EUA para superar os terríveis efeitos da Grande Depressão gerados pela quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Em relação às medidas aplicadas nesse programa, são feitas as seguintes afirmações. I - O Estado tomou a iniciativa de realizar diversas obras públicas com o objetivo de criar postos de trabalho para milhões de desempregados. II - As diretrizes keynesianas foram abandonadas em benefício do liberalismo econômico e da autonomia das forças do mercado como marcos reguladores da relação capital-trabalho. III - A aplicação do programa contou com forte oposição dos setores conservadores, que denunciavam a intervenção do Estado na economia como um processo de socialização da vida nacional. Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III.




resposta:[E]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise de 29

pergunta:Alan Greenspan, ex-presidente do Banco Central dos Estados Unidos, ao comentar a recente turbulência econômica que abalou os principais mercados financeiros mundiais no mês de agosto, afirmou que tendemos a pensar que os mesmos fatores regem tanto a expansão quanto a retração do mercado. "A fase de expansão da economia é bastante diferente, e o medo como suporte, como ocorre atualmente, é muito mais potente do que a euforia." (Adaptado do "Jornal de Brasília", 08/09/2007) Euforia e medo são elementos que já se fizeram presentes em outras crises econômicas mundiais, como a Grande Depressão de 1929 e seus desdobramentos na América Latina. Aponte duas características da conjuntura econômica mundial de 1929 que possibilitaram a Grande Depressão e indique um desdobramento deste processo na Argentina.



resposta: