Banco de dados de questões sobre Crise do Sistema Feudal
questões de vestibulares
|

 

Questões Crise do Sistema Feudal

REF. Pergunta/Resposta
origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise do Sistema Feudal

pergunta:Entre os séculos XII e XIV, ocorreram intensas mudanças na vida da população da Europa Ocidental, quebrando a "pureza" do feudalismo. Dentre elas, destacam-se, EXCETO:
a) enriquecimento da classe mercantil, que supera o poder político da aristocracia feudal,
b) intensificação das relações monetárias, rompendo a base natural da economia feudal,
c) crescimento da atividade comercial, devido ao aumento do volume dos excedentes.
d) aumento da produção agrícola, provocando a queda da taxa de modalidade.
e) formação das corporações de ofício, defendendo o trabalho artesanal nas novas cidades.




resposta:[A]

origem:Unesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise do Sistema Feudal

pergunta:"Na expansão da economia européia da Idade Média, os tecidos desempenharam o mesmo papel principal que no século XIX coube, na Inglaterra, à metalurgia e aos algodões." (Marc Bloch, A SOCIEDADE FEUDAL.) Identifique os dois momentos de expansão da economia, verificados na Europa, a que se refere o texto.



resposta:

origem:Uel
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise do Sistema Feudal

pergunta:Considere as proposições a seguir. I. "No Século XIV, as insurreições camponesas e urbanas, o clima de agitação social e a falta de segurança nas estradas contribuíram para que o setor mercantil transferisse a rota terrestre, que ligava a cidade de Flandres (...), para a via marítima..." II. "A conquista de Ceuta significou apropriação de importantes lucros para o Estado e o grupo mercantil a ele ligado. Ao mesmo tempo, para a nobreza (...) ela foi vista como uma forma de combater os infiéis e conquistar terras..." III. "No final do antigo regime, significativos setores da nobreza, enfraquecidos, deixaram de participar das atividades mercantis, o que fez com que a burguesia e o rei se lançassem ao comércio marítimo." IV. "Os portugueses iniciaram a sua aventura expansionista através da pirataria e do saque às frotas italianas e iniciaram a expansão do seu império com a conquista do litoral africano." V. "No final do Século XV, Portugal detinha a exclusividade da rota atlântica das especiarias e dos artigos de luxo - o mais importante setor do comércio internacional na época." Sobre a expansão marítima portuguesa, são corretas SOMENTE as proposições
a) I, II e V
b) I, III e IV
c) I, III e V
d) II, III e IV
e) II, IV e V




resposta:[A]

origem:Fatec
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise do Sistema Feudal

pergunta:No século XIII, com o predomínio do capital comercial sobre o trabalho dos artesãos, iniciaram-se os choques entre a burguesia e os trabalhadores. Isso provocou a desagregação das comunas como forma de organização política das cidades, levando à
a) substituição das comunas por governos representantes dos mais poderosos grupos burgueses; as corporações de ofício foram-se extinguindo, e seus agregados passaram a trabalhar como pequenos e médios comerciantes urbanos; mais tarde os trabalhadores urbanos se constituíram no proletário moderno.
b) substituição das comunas por governos representantes dos mais poderosos grupos da nobreza; as corporações de ofício foram-se extinguindo, e seus agregados passaram a trabalhar como assalariados dos grandes comerciantes; mais tarde esses trabalhadores se constituíram no proletariado urbano.
c) substituição das comunas por governos representantes dos mais poderosos grupos burgueses; as corporações de ofício foram-se extinguindo, e seus agregados passaram a trabalhar como assalariados dos grandes comerciantes; mais tarde, esses trabalhadores assalariados se constituíram no proletariado urbano.
d) Substituição das comunas por sindicatos de trabalhadores livres; transformação das corporações de ofício em governos eleitos democraticamente com a participação do clero e da nobreza.
e) manutenção das comunas e das corporações de ofício, que, com o desenvolvimento da economia capitalista, se transformaram em órgãos representativos das classes trabalhadoras rurais e urbanas.




resposta:[C]

origem:Uel
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise do Sistema Feudal

pergunta:No processo de formação das monarquias nacionais européias, o desenvolvimento do comércio e das cidades
a) criou a necessidade de centralização do poder para unificar os tributos, as moedas, os pesos e medidas, as leis e mesmo a língua.
b) ocorreu sob uma luta de interesses que aliou a burguesia, a Igreja, os artesãos e os servos contra o rei e a nobreza.
c) contribuiu para que a nobreza e a burguesia impusessem uma autoridade de cunho particularista no controle das cidades.
d) criou condições para que a autoridade do rei, no Estado Moderno, fosse limitada pelo parlamento.
e) promoveu a subordinação do poder real aos duques e condes, que possuíam grandes exércitos.




resposta:[A]

origem:Mackenzie
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise do Sistema Feudal

pergunta:A Magna Carta (1215) é considerada a carta fundamental das liberdades Inglesas. Ao jurá-la, o rei João Sem Terra comprometeu-se:
a) a dividir as terras pertencentes à Igreja entre os membros da Câmara dos Comuns e a aceitar a tutela da Câmara dos Lordes, nos negócios de Estado.
b) a subordinar a justiça do reino à autoridade do Parlamento, concordando com a criação de juizes itinerantes, que percorriam os condados para julgar todas as questões.
c) sujeitar-se à imposição do Parlamento Britânico, que limitava a autoridade da realeza, consolidando-o como único poder legislativo na Inglaterra.
d) a não cobrar tributos que não fossem previamente autorizados por um conselho e a não prender nenhum homem livre sem julgamento.
e) a garantir a imunidade para os nobres membros do Parlamento e a defender a liberdade de todos os habitantes da Grã Bretanha.




resposta:[D]

origem:Ufv
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise do Sistema Feudal

pergunta:O longo processo de transição do Feudalismo para o Capitalismo teve início com uma crise econômica, social e política ocorrida na Europa, durante o século XIV. Aponte 3 elementos que caracterizaram essa crise.



resposta:A falta de alimentos,o aparecimento da Peste Negra ( uma das mais graves epidemias que atingiu a população européia )e a Guerra dos Cem anos foram os principais elementos que caracterizaram essa crise.

origem:Ufsc
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise do Sistema Feudal

pergunta:No início da Idade Moderna a Europa vivenciou a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Entre a(s) transformação(ões) que ocorreu(ram), nesse período, está(ão) o(a) 01. renascimento dos valores medievais de obediência à Igreja, resignação à vontade divina e uma visão teocêntrica do mundo. 02. advento do Humanismo, movimento que valoriza o individualismo e a crença na razão. 04. surgimento de doutrinas religiosas que se opunham ao catolicismo, provocando a quebra da unidade do cristianismo ocidental. 08. estabelecimento dos "Estados Nacionais", caracterizados por uma grande concentração de poder no governante. 16. expansão marítima e o desenvolvimento da economia urbana e mercantil. 32. desenvolvimento da indústria, principalmente na Inglaterra, processo conhecido como Segunda Revolução Industrial.



resposta:02 + 04 + 08 = 14

origem:Unesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise do Sistema Feudal

pergunta:"As tropas inumeráveis de carneiros que se espalham atualmente por toda a Inglaterra, constituídas por animais tão doces, tão sóbrios mas (que) são, no entanto, tão vorazes e ferozes que comem até pessoas e despovoam os campos, as casas e as aldeias. Com efeito, em todas as partes do reino, onde se produzem as mais finas e preciosas lãs, acorrem, para disputar a terra, os nobres, os ricos, e mesmo os santos abades." O texto, extraído do livro A UTOPIA, de Thomas Morus, publicado em 1516, refere-se
a) às transformações das áreas rurais inglesas com a criação de carneiros e pastagens, com conseqüente redução de poder econômico dos abades e setores da burguesia.
b) à crise do sistema feudal inglês com a ampliação de pastagens, concentração de propriedades rurais e abandono do campo pelos camponeses.
c) ao êxodo rural que ocorreu com a decadência dos feudos, provocada pela Revolução Industrial e pelo crescimento urbano.
d) à crise do sistema rural, provocada pelos conflitos entre os senhores feudais e realeza, pela posse das terras mais férteis para plantações e pastagens para criação de carneiros.
e) à intervenção dos burgueses, produtores de lã, na organização das propriedades agrícolas, que passaram a ser disputadas por abades, camponeses e artesãos.




resposta:[B]

origem:Unicamp
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise do Sistema Feudal

pergunta:Observe a figura abaixo de Pedro Berruguete, do final do século XV, retratando um auto-de-fé.

Fonte: Francisco Bethencourt, História das Inquisições, Lisboa, Círculo de Leitores, 1994.
a) Identifique, na imagem, os personagens que participam de uma cerimônia pública da Inquisição.
b) Explique por que as ações da Inquisição se davam por meio de cerimônias públicas.
c) Caracterize a atuação da Inquisição no Brasil colonial.



resposta:

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise do Sistema Feudal

pergunta:(...) O príncipe que baseia seu poder inteiramente na sorte se arruina quando esta muda. Acredito também que é feliz quem age de acordo com as necessidades do seu tempo, e da mesma forma é infeliz quem age opondo-se ao que o seu tempo exige. Maquiavel. "O Príncipe". Brasília: Ed. UnB, 1976. p.90. A formação dos Estados modernos na Europa Ocidental foi fruto de um complexo processo de alianças entre setores da nobreza e da nascente burguesia. O rei encarnava essa tensa aliança que expressava as lutas políticas próprias ao período de formação do capitalismo. Acerca do processo de formação dos Estados modernos, é possível afirmar que ( ) os princípios disseminados na obra de Nicolau Maquiavel, "O Príncipe", são condizentes com a moralidade política medieval, que defendia a origem divina do poder real; portanto, ao príncipe caberia aceitar os desígnios divinos e governar para o bem da coletividade. ( ) Maquiavel elabora uma reflexão realista sobre o poder e o homem; portanto, aconselha o príncipe a governar em nome de uma razão destinada, primordialmente, ao fortalecimento do poder do soberano. ( ) a imagem do rei estava associada, desde a formação dos Estados feudais, a princípios religiosos. Os rituais de coroação, mediados pela Igreja Católica, sacralizavam o poder real. ( ) o tumultuado processo revolucionário francês disseminou um medo profundo nos Estados monárquicos, que, posteriormente, formaram a Santa Aliança, para combater o avanço dos movimentos revolucionários.



resposta:F V V V

origem:Fgv
tópico:
Historia

sub-grupo:Crise do Sistema Feudal

pergunta:Sobre a formação do absolutismo na França, é incorreto afirmar que:
a) seus antecedentes situam-se, também, nos reinados de Filipe Augusto, Luís IX e Filipe IV, entre os séculos XII e XIV.
b) fez-se necessária nesse processo a centralização dos exércitos, dos impostos, da justiça e das questões eclesiásticas;
c) a abolição da soberania dos nobres feudais não teve um importante papel nesse contexto;
d) a Guerra dos Cem Anos foi fundamental nesse processo;
e) durante esse processo a aliança com a burguesia fez-se necessária para conter e controlar a resistência de nobres feudais.




resposta:[C]