Banco de dados de questões sobre Era Vargas
questões de vestibulares
|

 

Questões Era Vargas

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fgv
tópico:
Brasil

sub-grupo:Era Vargas

pergunta:Durante a maior parte do Estado Novo (1937-1945), a política externa brasileira pode ser caracterizada por uma
a) orientação pragmática frente aos Estados Unidos e à Alemanha nazista.
b) subordinação total aos interesses dos Blocos Soviéticos e Pan-Americano.
c) orientação de dependência relativa com relação à Itália e ao Japão.
d) subordinação integral aos Estados Unidos e à Europa aliada.
e) orientação de alinhamento automático aos países da América Latina.




resposta:[A]

origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Era Vargas

pergunta:A Revolução de 1930 possibilitou uma divisão entre as oligarquias agrárias; o tenentismo provocou uma desestabilização na hierarquia militar; a fraqueza da burguesia, o chamado "vazio do poder". Que alternativa a seguir responde por esse "vazio do poder"?
a) A Revolução Constitucional de São Paulo de 1932 tentou preencher esse "vazio", procurando aliança com outros estados, como Rio Grande do Sul.
b) A deposição de Vargas em 1945 e a tentativa dos militares em chegar ao poder.
c) A formação de duas forças políticas antagônicas: a Ação Integralista Brasileira, e a Aliança Nacional Libertadora.
d) A fundação do Partido Comunista Brasileiro e sua aliança com o PTB de Vargas.
e) A política dos governadores e o aparecimento de movimentos como o de Antônio Conselheiro, em Canudos na Bahia.




resposta:[C]

origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Era Vargas

pergunta:Quais os fatos, entre os a seguir relacionados, que ocorreram durante o Estado Novo, no governo de Getúlio Vargas? 1. Os partidos políticos foram extintos e a imprensa escrita e falada foi controlada pelo DIP. 2. O plano Cohen, forjado pelo governo Vargas, justificou uma intervenção armada no próprio governo. 3. A Semana de Arte Moderna revolucionou o mundo das Letras e das Artes Plásticas. 4. O Governo do Brasil assinou contrato com indústrias alemãs para a construção de usinas nucleares em Angra dos Reis. 5. A queima de café para controlar preços e regular a produção foi denominada de "cotas de sacrifício." Estão corretos apenas os itens:
a) 1, 2, 3 e 4;
b) 2, 3, 4 e 5;
c) 1, 3, 4 e 5;
d) 1, 2 e 5;
e) 1, 3 e 4.




resposta:[D]

origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Era Vargas

pergunta:Sobre o primeiro e o segundo governos do presidente Getúlio Vargas, identifique as proposições verdadeiras e falsas. ( ) Em 1939, o presidente Getúlio Vargas apresenta um plano qüinqüenal, cujas metas serviam de apoio à industrialização: usinas hidrelétricas em Paulo Afonso, estradas de ferro e rodovias, usina de aço e fábrica de aviões. ( ) Aparentemente o Estado Novo foi antioligárquico; entretanto, manteve intacto o sistema de dominação no campo porque os capitais investidos nas indústrias eram originários da acumulação no setor agrícola. ( ) A Constituição de 1937 se caracterizou pelo predomínio do poder legislativo e subordinação do poder executivo ao poder judiciário. ( ) Vargas defendia uma política anti-imperialista e decidiu nacionalizar o petróleo, criando a Petrobrás, através da Lei 2004, de 3 de outubro de 1953, que estabeleceu o monopólio estatal do petróleo. ( ) A Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, deu continuidade ao programa proposto pelos tenentes, que participaram da Coluna Prestes.



resposta:V V F V F

origem:Puc
tópico:
Brasil

sub-grupo:Era Vargas

pergunta:No Brasil, o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) que procurou arregimentar os Sindicatos e os trabalhadores, e o PSD (Partido Social Democrático) que reunia os setores mais conservadores da sociedade foram criados
a) por decreto, durante a vigência do Regime controlado pelos militares.
b) após a decretação da anistia política no final do Governo de João Figueiredo.
c) no período em que vigorou o Regime Parlamentarista após a renúncia de Jânio Quadros.
d) pelos trabalhadores, logo após o movimento popular pelas eleições diretas.
e) nos momentos finais do Estado Novo sob a inspiração direta de Getúlio Vargas.




resposta:[E]

origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Era Vargas

pergunta:Leia o texto "Os deputados das profissões serão eleitos na forma da lei ordinária, por sufrágio indireto das associações profissionais, compreendidas para este efeito, com os quatro grupos afins respectivos, nas quatro divisões seguintes: lavoura e pecuária; indústria; comércio e transportes; profissões liberais e funcionários públicos." (BRASIL. Constituição de 1934). A partir desse texto, pode-se afirmar que a Constituição Brasileira de 1934 inspirou-se no
a) anarquismo.
b) comunismo.
c) corporativismo.
d) sindicalismo.
e) socialismo.




resposta:[C]

origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Era Vargas

pergunta:O Estado Novo (1937-1945) constituiu-se num período ditatorial da história brasileira. Sob esse aspecto é correto afirmar que:
(01) Foi um período regido por uma constituição autoritária, em que o Executivo controlava o Legislativo e o Judiciário, sendo suprimidos os partidos políticos.
(02) O Estado Novo de Getúlio Vargas baseou-se em burocracia complexa e centralizadora, com intervenção do Estado na economia e nos sindicatos.
(04) O Estado autoritário teve como uma de suas preocupações a garantia da liberdade de imprensa e de opinião.
(08) O único ato de oposição ao Estado Novo foi o movimento conhecido como "Revolução Constitucionalista", começada em São Paulo. (16) Para limitar e controlar o poder nos estados, Getúlio Vargas nomeou "interventores". soma = ( )




resposta:01 + 02 + 16 = 19

origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Era Vargas

pergunta:"Construiremos uma pátria nova onde grandes e pequenos tenham vez, onde todos os seus filhos participem igualmente! A revolução que fizemos foi fruto da vontade do povo, que agora é senhor do seu destino. (...) Não haverá lugar para corruptos que roubam o dinheiro do povo, não haverá lugar para o desrespeito à lei, para favores políticos, para a injustiça e a farsa". (Getúlio Vargas). Correlacione o texto anterior com os conhecimentos históricos e identifique as respostas corretas:
(01) O texto anterior refere-se à Revolução de 1964, liderada por Getúlio Vargas, cujos objetivos eram acabar com a corrupção, o desrespeito à lei e com os desmandos do projeto de implantação de uma República Sindicalista.
(02) A Revolução a que Getúlio se refere é a Revolução de 1930. Apesar da promessa, o povo pouco se beneficiou dos resultados dos acontecimentos porque o movimento revolucionário apenas promoveu uma alternância dos grupos dominantes no poder.
(04) A Revolução de 1930 abriu a possibilidade da participação do povo pelo voto direto e universal, garantido pela Constituição de 1930.
(08) A promessa de participação não passou do discurso, pois, ao assumir o poder em 30 de dezembro de 1930, o que ocorreu foi a nomeação de interventores, em sua maioria oriundos do movimento tenentista, para governar os Estados da República. (16) Ao longo da década de 30, os fatos desmentiram o discurso de Vargas. Apesar das tentativas de participação tanto de associações e clubes quanto de movimentos revolucionários, Getúlio, gradativamente, foi centralizando o poder, processo que culminou com o Golpe de Estado de 1937, dando início ao período conhecido como Estado Novo. (32) Na Revolução de 1964, Getúlio Vargas é logo destituído do poder pelos militares, que o substituem pelo Marechal Humberto de Alencar Castello Branco e rompem com a promessa de participação popular, iniciando-se período de intensa restrição às liberdades políticas. soma = ( )




resposta:02 + 08 + 16 = 26

origem:Unesp
tópico:
Brasil

sub-grupo:Era Vargas

pergunta:Getúlio Vargas, depois de outorgar a Constituição de 1934, ampliou sua política intervencionista de modo a ter pleno controle sobre a sociedade e, assim, impor seu plano político. Discorra sobre três características importantes deste governo e indique como terminou.



resposta:

origem:Unesp
tópico:
Brasil

sub-grupo:Era Vargas

pergunta:Decretada a extinção da Aliança Nacional Libertadora em 1935, seus membros, os não moderados, organizaram a insurreição comunista que foi abafada pelo Governo Vargas. Assinale a alternativa que apresenta a ação política subseqüente e relacionada com a referida insurreição:
a) A proposta antiimperialista e antilatifundiária, contida no programa da ANL, foi completamente abandonada.
b) Vargas, em proveito de seus planos ditatoriais, explorou o temor que havia ao comunismo.
c) Dois meses após a Intentona, todos os presos políticos que aguardavam julgamento, foram colocados em liberdade.
d) A campanha anticomunista das classes dominantes contribuiu para que Vargas abandonasse seus planos continuístas.
e) Os revoltosos só se renderam depois de proclamada a suspensão definitiva do pagamento da dívida externa.




resposta:[B]

origem:Unesp
tópico:
Brasil

sub-grupo:Era Vargas

pergunta:Ao negar apoio à Aliança Liberal, Luís Carlos Prestes manifestava-se a respeito do movimento contestatório, nos seguintes termos: "Mais uma vez os verdadeiros interesses populares foram sacrificados e vilmente mistificado todo um povo por uma campanha aparentemente democrática, mas que no fundo não era mais que uma luta entre os interesses contrários de duas correntes oligárquicas." Prestes referia-se ao movimento que ficou conhecido como:
a) Revolução de 1964.
b) Revoltas Tenentistas.
c) Revolução de 1930.
d) lntentona Comunista.
e) Ação lntegralista.




resposta:[C]

origem:Outros
tópico:
Brasil

sub-grupo:Era Vargas

pergunta:A Revolução de 1932 pode ser explicada pela:
a) tentativa de recuperação do poder pela oligarquia paulista.
b) frustração dos tenentes que foram afastados do poder.
c) manipulação política das oligarquias nordestinas.
d) luta exclusiva em torno de uma nova Constituição.
e) insatisfação contra a ditadura de Getúlio Vargas.




resposta:[A]