Banco de dados de questões sobre Guerra Fria
questões de vestibulares
|

 

Questões Guerra Fria

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fuvest
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:"Existem hoje, sobre a terra, dois grandes povos que, tendo partido de pontos diferentes, parecem adiantar-se para o mesmo fim: são os americanos e os russos. (...) Para atingir a sua meta, o primeiro apóia-se no interesse pessoal e deixa agir, sem dirigí-las, a força e a razão dos indivíduos. O segundo concentra num homem, de certa forma todo o poder da sociedade. Um tem por principal meio a liberdade; o outro, a servidão. O seu ponto de partida é diferente, os seus caminhos são diversos; não obstante, cada um deles parece convocado, por um desígnio secreto da Providência, a deter nas mãos, um dia, os destinos da metade do mundo". (Alexis de Tocqueville, A DEMOCRACIA NA AMÉRICA, 1835) Comente este texto publicado há mais de um século e meio.



resposta:O texto compara a democracia americana ao regime autocrático na Rússia.

origem:Unicamp
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:"Um dos exemplos do estado de pânico total que dominou a sociedade norte-americana naqueles anos iniciais da década foi a cruzada anticomunista que levou o nome de Macarthismo por causa do senador Joseph MacCarthy." (Dea Fenelon, A GUERRA FRIA,1983) Explique o que foi o Macarthismo e as suas relações com a Guerra Fria.



resposta:

origem:Unesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:Na fase Pós-Guerra emergiram e se consolidaram dois grandes blocos rivais, liderados pelos EUA e a URSS, originando a Guerra Fria.
a) Discorra sobre as diferenças, apenas do ponto de vista econômico, entre capitalismo e socialismo.
b) Apresente os nomes dos países onde o socialismo chegou a ser questionado através do Sindicato Solidariedade, da perestroika e da repressão às manifestações na Praça da Paz Celestial.




resposta:Capitalismo- Estabelecimento do domínio total ou parcial de todos os meios de produção, o controle do mercado é desempenhado pela livre concorrência e a competição;
Socialismo- COntrole executado pelo Estado, monopólio por parte do Estado.
b)Polônia, URSS e China.

origem:Unesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:"O monopólio da bomba atômica, cujo poder de destruição fora demonstrado em Hiroshima e Nagasaki, deu aos Estados Unidos a temporária ilusão de que seriam os senhores exclusivos do mundo (...) A penetração da ciência nos segredos da desintegração do átomo passou a influenciar as relações internacionais." A partir do texto, esclareça como se chegou:
a) ao equilíbrio do terror nuclear;
b) à coexistência pacífica.




resposta:a) Pois as grandes potências foram em busca do "terror nuclear" ( da soberania ), fazendo com que assim os EUA não fossem os "senhores exclusivos do mundo"e existindo uma competição armamentista.
b)Ambas foram em busca de novas tecnologias nucleares, gerando um grande equilíbrio entre as grandes potências.

origem:Unesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:Os recentes acordos para a diminuição das armas estratégicas de longo alcance afastam as campanhas histéricas e o perigo de um confronto bélico catastrófico. Quando se analisam as origens da denominada Guerra Fria, percebe-se que ela se relacionou inicialmente com:
a) a política do desarmamento nuclear e o enfrentamento militar direto entre as duas superpotências.
b) a instalação de rampas de lançamento e a retirada dos mísseis soviéticos de Cuba.
c) o fim da Guerra do Vietnã e o apoio norte-americano aos "contras" da Nicarágua sandinista.
d) a ascensão de Mikhail Gorbatchev na URSS e sua política de Glasnost.
e) o envolvimento dos governos inglês e norte-americano na elaboração de um discurso responsabilizando o comunismo como terrível ameaça ao mundo livre.




resposta:[E]

origem:Fuvest
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:"Guerra improvável, paz impossível." Em que esta frase de Raymond Aron ilustra as relações americano-soviéticas de 1945 a 1989?



resposta:Ilustra a Guerra Fria-atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética.Foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência, onde os dois líderes jamais se enfrentariam diretamente.

origem:Unicamp
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:A partir da Perestroika, presenciamos um processo de abertura no leste europeu que vem modificar uma divisão de poderes entre as grandes potências, estabelecidas desde o final da Segunda Guerra Mundial. A reunificação das duas Alemanhas é parte importante destas transformações, pois modifica um regime de equilíbrio vigente há quase cinqüenta anos. Em que condições históricas a Alemanha foi dividida? Quais as conseqüências, para a política mundial, dessa divisão do mundo em dois blocos de poder?



resposta:No contexto do fim da 2 Guerra Mundial (conferência de Potsdam). A disputa pelo controle do território acirrou o conflito entre os países membros polarizando os interesses soviéticos e americanos/ingleses.

origem:Cesgranrio
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:Durante a presidência de Harry Truman (1945-53), criou-se a Doutrina de Segurança Nacional, cujo objetivo era conter o avanço do comunismo no mundo. Na Europa, adotou-se o Plano Marshall. Na América Latina, os Estados Unidos buscaram uma política de alianças, cuja expressão foi o(a):
a) Pacto Andino.
b) Tratado Interamericano de Assistência Recíproca.
c) Tratado de Bryan-Chamorro.
d) Tratado de Guadalupe-Hidalgo.
e) Primeira Conferência Pan-Americana.




resposta:[B]

origem:Cesgranrio
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:No início da década de 60, o arsenal nuclear à disposição das grandes potências era suficiente para destruir a humanidade, caso fosse utilizado em uma situação de confronto. Ao assumir o governo, o Presidente Kennedy (1961-63) defendeu a substituição da política externa norte-americana de confronto por uma de entendimento com a URSS, cujo objetivo era o desarmamento gradual das duas superpotências. Esse programa do governo Kennedy foi conhecido como:
a) Doutrina Drago.
b) Doutrina Monroe.
c) Corolário Roosevelt
d) Nova Fronteira.
e) Política de Boa Vizinhança.




resposta:[D]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:"Uma terceira guerra mundial não é impossível, e sobretudo por causas todas muito más, todas mal pensadas", afirma Jean-Paul Sartre em sua última entrevista (1980). Tal receio liga-se às tensões vividas nas décadas de 1960/70, as quais abalaram a tênue paz mundial e evidenciaram os profundos desequilíbrios sociais. Sobre esse período, é correto afirmar que:
(01) O cenário político europeu dos anos 60 foi marcado pelo movimento estudantil francês de maio de 1968, que levou à renúncia de De Gaulle e à forte reação burguesa, elegendo o conservador Georges Pompidou.
(02) A Europa foi abalada pela invasão da Tchecoslováquia por parte das tropas do Pacto de Varsóvia, que puseram fim à "Primavera de Praga" e impediram que aquele país abandonasse os trilhos do comunismo.
(04) A criação da OTAN e do Pacto de Varsóvia, que aprofundou a divisão da Europa em dois grandes blocos antagônicos, ocorreu nesse período.
(08) O cenário norte-americano, por sua vez, foi marcado pelas reações públicas à política de Lyndon Johnson e de Richard Nixon no Vietnã, sobretudo em decorrência da desastrosa campanha militar no Sudeste asiático. Os conflitos raciais nos Estados Unidos da América atingiram seu auge, e o movimento negro pela defesa da cidadania perdeu seu principal líder, Martin Luther King, assassinado em 1968. (16) A América Latina foi assolada por uma série de golpes militares. No Chile, por exemplo, o presidente Salvador Allende foi deposto pelo golpe comandado pelo general Augusto Pinochet, que, de modo violento, acabou com as liberdades democráticas. Soma = ( )




resposta:01 + 02 + 08 + 16 = 27

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:No contexto da bipolarização comandada pelos Estados Unidos da América e União Soviética, levantou-se na Alemanha, em 1961, o "Muro de Berlim". Em 1989 ele foi derrubado. Qual o significado da sua construção e de sua queda, para o cenário internacional?



resposta:Sua construção simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes e sua queda (destruição) o fim dessa divisão, dessa polarização.

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Guerra Fria

pergunta:Considere os excertos a seguir. I. "As crises políticas e sociais nos países liberados (da dominação nazista), proporcionavam aos russos uma excelente oportunidade para influir na transformação de seus regimes políticos." II. "Com este Plano, adotado entre 1948 a 1952, e que consistia na aplicação maciça de capitais norte-americanos na reconstrução européia, pretendia-se conter a ameaça comunista e consolidar a influência dos Estados Unidos na Europa Ocidental." III. "A Grande Depressão (...) levou a Europa a revisar não apenas seu papel de economia periférica face às nações industriais do Atlântico sul, mas, igualmente, sua crença nos padrões de transformação econômica sem o recurso à prática revolucionária levada a cabo na União Soviética." Os problemas políticos e estratégicos que resultariam na chamada Guerra Fria tiveram sua origem ainda nas relações entre os Aliados durante a Guerra, mas foi somente no fim dos anos 40 que assumiram sua forma mais característica. Estes problemas estão identificados em:
a) apenas II
b) apenas I e II
c) apenas I e III
d) apenas II e III
e) I, II e III




resposta:[B]

 


Próxima Página »

Página 1 de 15