Banco de dados de questões sobre Iluminismo
questões de vestibulares
|

 

Questões Iluminismo

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unicamp
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:Em 1770, um advogado chamado Séguier comentava, a propósito de um movimento do século XVIII: "Os filósofos se erigiram como preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e esse brado se propagou de uma extremidade à outra do mundo. Com uma das mãos tentaram abalar o trono; com a outra, quiseram derrubar os altares."
a) Identifique o movimento ao qual Séguier se refere.
b) Que características desse movimento podem ser retiradas do texto acima? Vocabulário: erigir = instituir, considerar; preceptores = mestres, mentores.




resposta:a) O movimento a qual Séguier se refere é ao Iluminismo.
b) As principais características deste movimento e que encontramos no texto são: A idéia de liberdade de expressão e de crítica á Igreja Católica não excluindo a crença em Deus."

origem:Unesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:"Os fenômenos econômicos (...) processam-se livre e independentemente de qualquer coação exterior, segundo uma ordem imposta pela natureza e regida por leis naturais. Cumpre, pois, conhecer essas leis naturais e deixá-las atuar." (Paul Hugon - HISTÓRIA DAS DOUTRINAS ECONÔMICAS). O trecho acima sintetiza o pensamento econômico dos
a) fisiocratas.
b) mercantilistas.
c) marxistas.
d) keynesianos.
e) marginalistas.




resposta:[A]

origem:Fuvest
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:"Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade... Não há liberdade se o poder judiciário não está separado do legislativo e do executivo... Se o judiciário se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notáveis, ou de populares, exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execução das resoluções públicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidadãos". (Montesquieu, DO ESPÍRITO DAS LEIS, 1748)
a) Qual o tema do texto?
b) Explique o contexto histórico em que foi produzido.




resposta:a) Divisão de poderes.
b) Iluminismo.

origem:Unicamp
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:Para os pensadores do século XVII, precursores do Iluminismo, a busca do conhecimento deveria ser guiada pela razão.
a) Aponte três características do pensamento científico do século XVII.
b) Cite dois precursores do Iluminismo.




resposta:a) Racionalismo e cientificismo.
b)Rousseau e Robespierre.

origem:Unicamp
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:O historiador Pierre Deyon diz: "O mercantilismo foi definido e batizado por seus adversários", ou seja, o mercantilismo, enquanto sistema de pensamento e intervenção na vida econômica, foi definido pelos liberais do século XVIII. Cite três características da política mercantilista e explique por que o liberalismo critica o mercantilismo.



resposta:o Estado deve incrementar o bem-estarnacional, ainda que em detrimento de seus vizinhos e colônias;a riqueza da economia nacional depende do aumento da população e do incremento do volume de metais preciosos no país;o comércio exterior deve ser estimulado, pois é por meio de uma balança comercial favorável que se aumenta o estoque de metais preciosos;o comércio e a indústria são mais importantes para a economia nacional que a agricultura.

origem:Unesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:Ao final da Época Moderna, a civilização européia expandia e se transformava. A ação coletiva da salvação começou a ser suplantada pela busca da felicidade individual. Nova concepção acerca do mundo repercutia em vários setores do conhecimento. A partir deste contexto, demonstre que a burguesia já podia encontrar a expressão de suas necessidades e aspirações nas páginas do livro INVESTIGAÇÕES SOBRE A NATUREZA E AS CAUSAS DA RIQUEZA DAS NAÇÕES (1776), escrito pelo escocês Adam Smith.



resposta:

origem:Unesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:"Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos". Assim se refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam:
a) às Monarquias Constitucionais.
b) ao Despotismo Esclarecido.
c) às Monarquias Parlamentares.
d) ao Regime Social-Democrático.
e) aos Principados ítalo-germânicos.




resposta:[B]

origem:Fuvest
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:Qual das opções a seguir ordena corretamente a seqüência cronológica do processo histórico:
a) Crise do sistema feudal - Liberalismo Burguês - Revolução Francesa - Formação dos Estados Absolutos.
b) Iluminismo - absolutismo monárquico - capitalismo industrial - descoberta da América.
c) Renascimento - capitalismo monopolista - expansão islâmica - mercantilismo.
d) Feudalismo - expansão ultramarina - Reforma - despotismo esclarecido.
e) Capitalismo comercial - Revolução Industrial - colonialismo português - as Cruzadas.




resposta:[D]

origem:Unicamp
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:O princípio da divisão do Estado em três poderes independentes - legislativo, executivo e judiciário - foi proposto pelos defensores das formas constitucionais de governo a partir do século 17, na Inglaterra, até o final do século 18, na França. Que tipo de sociedade e de organização estatal eles combatiam e qual forma de governo almejavam implantar?



resposta:Eles combatiam o Absolutismo (poder absoluto) e almejavam implantar a república como forma de governo, tornando assim uma sociedade "mais justa".

origem:Unicamp
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:O pensamento iluminista do século XVIII tem na ENCICLOPÉDIA, dirigida por Diderot e d Alembert, uma obra de 35 volumes, editada entre 1751 e 1780, que reúne a totalidade dos conhecimentos da época. Por usarem os princípios da razão para questionar os fundamentos da sociedade em que viviam, os enciclopedistas foram considerados defensores de um pensamento revolucionário.
a) Qual a característica principal do pensamento das luzes?
b) O que significa afirmar que esses pensadores usavam em suas críticas sociais os princípios da razão?
c) Contra quais valores da época se dirigiam as críticas dos pensadores iluministas?




resposta:a)Racionalismo.
b)Significa que defendiam que deixassem de utilizar preceitos da religião para interferir na política, educação, entre outros.Defendiam a liberdade expressão.
c)Os pensadores iluministas dirigiam suas críticas ao poder soberano : Igreja, rei ...

origem:Unesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:Na segunda metade do século XVIII alguns monarcas da Europa empreenderam reformas sem abandonar o antigo sistema político. Como foram denominados esses monarcas? Esclareça o caráter de conciliação das medidas que tomaram.



resposta:O despotismo esclarecido, e estes praticavam reformas com base no iluminismo para manter-se no poder.

origem:Unicamp
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:"Todo o poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Conseqüentemente, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus". (Jacques Bossuet, POLÍTICA TIRADA DAS PALAVRAS DA SAGRADA ESCRITURA, 1709) "(...) que seja prefixada à Constituição uma declaração de que todo o poder é originalmente concedido ao povo e, conseqüentemente, emanou do povo". (Emenda Constitucional proposta por Madison em 8 de junho de 1789)
a) Explique a concepção de Estado em cada um dos textos.
b) Qual a relação entre indivíduo e Estado em cada um dos textos?




resposta:a)O primeiro: Absolutismo
O segundo: Democracia liberal
b)No primeiro texto o indivíduo é submisso ao Estado e no segundo os individuos de um Estado são iguais, com mesmo direitos, um Estado verdadeiramente democrático.

 


Próxima Página »

Página 1 de 12