Banco de dados de questões sobre Iluminismo
questões de vestibulares
|

 

Questões Iluminismo

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fatec
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:O iluminismo surgiu na França, no século XVIII, e se caracterizava por procurar uma explicação racional para todas as coisas. É correto afirmar que
a) a filosofia iluminista preocupou-se com o estudo da natureza, por isso, acreditava-se em Deus e no poder da Igreja para chegar a Ele.
b) seus pensadores eram divididos em dois grupos: os filósofos e os economistas, sendo estes últimos defensores de uma economia totalmente supervisionada pelo Estado.
c) os déspotas esclarecidos, monarcas e ministros europeus adeptos de idéias iluministas, modernizaram seus Estados abandonando o poder absoluto.
d) para corrigir a desigualdade social era preciso modificar a sociedade, dando a todos liberdade de expressão e de culto, além de proteção contra a escravidão, a injustiça, a opressão e as guerras.
e) um de seus maiores pensadores foi Montesquieu, que escreveu o Contrato Social, no qual criticava a Igreja e defendia a liberdade dos homens.




resposta:[D]

origem:Uem
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:"O homem nasceu livre e está sempre acorrentado. Há quem se julgue dono dos outros, mas não deixa de ser mais escravo do que eles. (...) Quando um povo é obrigado a obedecer e obedece, faz bem; logo que ele pode romper o jugo, e o rompe, faz ainda melhor: pois, recuperando sua liberdade com o mesmo direito com que lhe foi tirada, ou é justo que ele a reconquiste, ou não era justo que lhe fosse tirada." (ROSSEAU, Jean Jacques. Contrato social). Rosseau, o autor do texto acima, é considerado um dos maiores expoentes do Iluminismo. A respeito do Iluminismo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Além de Rosseau, entre os principais pensadores iluministas, podem-se incluir Dante Alighieri, Tomasio Campanella e Montaigne. 02) Originado na Inglaterra, difundido pela França, o Iluminismo pregava a razão, a liberdade do espírito, a livre crítica e a tolerância religiosa, contrapondo-se, assim, ao peso da tradição, do dogmatismo religioso e filosófico e ao absolutismo monárquico. 04) O Iluminismo, em seu conjunto, fazia uma incisiva crítica ao mundo civilizado e propunha um retorno às formas de vida da sociedade primitiva. 08) O impulso renovador das idéias iluministas provocou, na Europa, um grande interesse pelos problemas da vida em sociedade, possibilitando o surgimento de novas idéias e de teorias econômicas. 16) O espírito renovador, presente no Iluminismo, conduziu a um profundo estudo das ciências, campo onde ocorreu um grande avanço. 32) As raízes mais remotas do Iluminismo podem ser encontradas no Renascimento, no destaque dado por esse período à liberdade individual e à luta contra o fanatismo.



resposta:58

origem:Uem
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:O economista Adam Smith, ao publicar sua obra maior, A Riqueza das Nações (1776), faz a defesa da ordem econômica liberal como forma de promover o desenvolvimento das forças produtivas e a satisfação das necessidades humanas. Com respeito à postura de Adam Smith, assinale o que for correto. 01) Defendia a manutenção dos monopólios comerciais como meio de promover a riqueza das nações. 02) Adam Smith foi um importante crítico da sociedade burguesa e impulsionador dos movimentos socialistas. 04) Segundo Adam Smith, a divisão do trabalho implicava um aumento da produção. Assim, cada operário faria apenas uma operação incorrendo em uma especialização. Isso levaria a um aumento da produção e, conseqüentemente, ao barateamento dos custos. Logo, os produtos no mercado custariam mais barato e ocorreria um aumento no consumo. 08) Adam Smith era um crítico dos monopólios comercias e defendia um desenvolvimento nacional baseado no trabalho artesanal. 16) Considerava que o trabalho era a origem de toda a riqueza, refutando os mercantilistas que afirmavam ser o comércio o grande gerador de riqueza.



resposta:20

origem:Fuvest
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:"A autoridade do príncipe é limitada pelas leis da natureza e do Estado... O príncipe não pode, portanto, dispor de seu poder e de seus súditos sem o consentimento da nação e independentemente da escolha estabelecida no contrato de submissão..." Diderot, artigo "Autoridade política", Enciclopédia. 1751 Tendo por base esse texto da Enciclopédia, é correto afirmar que o autor
a) pressupunha, como os demais iluministas, que os direitos de cidadania política eram iguais para todos os grupos sociais e étnicos.
b) propunha o princípio político que estabelecia leis para legitimar o poder republicano e democrático.
c) apoiava uma política para o Estado, submetida aos princípios da escolha dos dirigentes da nação, por meio do voto universal.
d) acreditava, como os demais filósofos do Iluminismo, na revolução armada como único meio para a deposição de monarcas absolutistas.
e) defendia, como a maioria dos filósofos iluministas, os princípios do liberalismo político que se contrapunham aos regimes absolutistas.




resposta:[E]

origem:Mackenzie
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:Pela promessa de livrar a humanidade das trevas e trazê-la às luzes por meio do conhecimento, esses filósofos foram chamados iluministas, a sua maneira de pensar foi chamada de Iluminismo, e o movimento, em seu conjunto, foi chamado de Ilustração. José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti - Toda a História Assinale a alternativa em que todos os autores citados relacionam-se com as idéias apresentadas no fragmento de texto acima.
a) André Versálio, Robert Owen e Josquin des Pres.
b) Voltaire, Johann Kepler e André Versálio.
c) Josquin des Prés, Jean d’Alembert e Saint-Simon.
d) Robert Owen, Jean-Jaques Rousseau e Barão de Montesquieu.
e) Jean d Alembert, Denis Diderot e John Locke.




resposta:[E]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:Dentre as características do Iluminismo, filosofia que alcançou sua máxima consagração na França do século XVIII, NÃO está presente :
a) O combate ao absolutismo real, não necessariamente à monarquia.
b) A defesa do liberalismo no plano econômico, ou seja, combatia o intervencionismo estatal na economia.
c) A defesa da pena de morte como forma de controle da criminalidade.
d) O ensino de que o homem deve governar-se observando a tradição, a religião e a fé.
e) A crença num Deus que pode ser alcançado pela razão, numa espécie de religião natural, dispensando dogmas e sacerdócio: o Deísmo.




resposta:[D]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:As sugestões perigosas mencionadas no poema, amplamente difundidas pelo Iluminismo e incorporadas ao processo de Independência dos Estados Unidos no século XVIII, correspondem
a) ao racionalismo cartesiano como método para emancipação política e o progresso econômico do Estado independente.
b) à concepção de sociedade igualitária, legitimada pela abolição da escravatura e pelo sufrágio universal.
c) à valorização do liberalismo econômico e do mercantilismo como modelos de desenvolvimento da Nação moderna.
d) ao emprego do conhecimento ilustrado e das teses absolutistas como instrumentos revolucionários.
e) aos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, que justificavam a concepção de autonomia do Estado.




resposta:[E]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:O iluminismo inspira o movimento revolucionário francês no final do século XVIII. No tocante a esse movimento, pode-se afirmar que
a) a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder estava relacionada à garantia de consolidar o poder político da alta burguesia contra ameaças da esquerda e de forças externas contrárias à difusão dos ideais da Revolução Francesa.
b) o governo de Napoleão Bonaparte tornou-se conhecido pela intensa repressão política, sendo inclusive o responsável direto pela ordem de execução de Luis XV e de sua família, durante a segunda fase da Revolução Francesa.
c) a Comuna de Paris, sob o comando de Robespierre, Marat e Danton, desencadeou a luta política que provocou a deposição do Império Napoleônico, iniciado com a Revolução Francesa.
d) a queda de Napoleão Bonaparte, no início da Revolução Francesa, teve grande repercussão na Assembléia Constituinte, já que os senhores feudais perderam a hegemonia sobre o poder legislativo.
e) os jacobinos, que tiveram uma participação ativa na Revolução Francesa, aliaram-se à Napoleão Bonaparte buscando garantir, no seu governo, garantias sociais para os camponeses e para os operários de Paris.




resposta:[A]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:O Iluminismo do século XVIII abrigava, dentre seus valores, o racionalismo. Tal perspectiva confrontava-se com as visões religiosas do século anterior. Esse confronto anunciava que o homem das luzes encarava de frente o mundo e tudo nele contido: o Homem e a Natureza. O iluminismo era claro, com relação ao homem: um indivíduo capaz de realizar intervenções e mudanças na natureza para que essa lhe proporcionasse conforto e prazer. Seguindo esse raciocínio, pode-se dizer que, para o Homem das Luzes, a Natureza era:
a) misteriosa e incalculável, sendo a base da religiosidade do período, o lugar onde os homens reconheciam a presença física de Deus e sua obra de criação;
b) infinita e inesgotável, constituindo-se um campo privilegiado da ação do homem, dando em troca condição de sobrevivência, principalmente no que se refere ao seu sustento econômico;
c) apenas reflexo do desenvolvimento da capacidade artística do homem, pois ajudava-o a criar a idéia de um progresso ilimitado relacionado à indústria;
d) um laboratório para os experimentos humanos, pois era reconhecida pelo homem como a base do progresso e entendimento do mundo; daí a fisiocracia ser a principal representante da industrialização iluminista;
e) a base do progresso material e técnico, fundamento das fábricas, sem a qual as indústrias não teriam condições de desenvolver a idéia de mercado.




resposta:[B]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:Que os tiranos de todos os países, que todos os opressores políticos ou sagrados saibam que existe um lugar no mundo onde se pode escapar aos seus grilhões, onde a humanidade desonrada reergueu a cabeça; (...); onde as leis não fazem mais que garantir a felicidade; onde (...) a consciência deixou de ser escrava (...). (RAYNAL (abade). "A Revolução da América". Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1993.) A posição apresentada pelo abade Raynal sintetiza alguns aspectos da ilustração política.
a) A partir do texto, indique, com suas próprias palavras, dois princípios do pensamento iluminista.
b) Para o autor do texto, a independência das treze colônias inglesas foi um processo revolucionário, razão pela qual denomina-a de Revolução Americana. Cite e explique um fator que contribuiu para essa Revolução.




resposta:a)Liberdade de expressão e crítica ao governo absoluto.
b)A Revolução Americana representou a tomada do poder pela burguesia colonial eminentemente agrária em suas origens, em detrimento, da oligarquia metropolitana, representada pelo Parlamento inglês.

origem:Ufrrj
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:O texto a seguir se refere ao liberalismo econômico. A Escola de Manchester, conhecida também como Escola Clássica, desenvolveu o pensamento econômico dominante na época do capitalismo industrial e liberal. Coube a Adam Smith formular em "A Riqueza das Nações", que foi publicado em 1776, as idéias iniciais do Liberalismo Econômico, igualmente defendido por Davi Ricardo em "Princípios da Economia Política e do Imposto", Thomas Robert Malthus em "Ensaio Sobre o Princípio da População" e Jean Baptiste Say em "Tratado de Economia Política". AQUINO, S. L. de A.; et alii. "História das sociedades modernas às atuais". Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1995, p. 1281. A obra Riqueza das Nações (1776), fundamental na evolução do pensamento econômico, defendia, entre outras, a idéia de que
a) a grandeza de um Estado exige a planificação e o dirigismo econômico.
b) o trabalho é a fonte de riqueza, baseando-se no valor da lei da oferta e da procura.
c) a riqueza deve basear-se, fundamentalmente, na exploração dos recursos da natureza.
d) a "mais-valia" resultado da exploração do trabalhador deve ser suprimida.
e) a socialização dos meios de produção e distribuição aumentam a eficiência da economia.




resposta:[B]

origem:Ufu
tópico:
Historia

sub-grupo:Iluminismo

pergunta:Na segunda metade do século XVIII, ganha força na França um movimento intelectual conhecido como "Enciclopedismo", cujos autores de maior destaque foram os filósofos Denis Diderot e Jean d Alembert. Sobre o "Enciclopedismo", responda: qual era o objetivo no que concerne ao ideal científico e filosófico do seu tempo, e quais foram suas repercussões?



resposta:Foi um movimento filosófico-cultural desmembrado do Ilustracionismo, desenvolvido na França e que buscava catalogar todo o conhecimento humano a partir dos novos princípios da razão.