Banco de dados de questões sobre Independência dos Estados Unidos
questões de vestibulares
|

 

Questões Independência dos Estados Unidos

REF. Pergunta/Resposta
origem:Fuvest
tópico:
Historia

sub-grupo:Independência dos Estados Unidos

pergunta:"O puritanismo era uma teoria política quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita, (...) o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de se organizar em sociedade". Esta passagem de A DEMOCRACIA NA AMÉRICA, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa:
a) malograda dos puritanos franceses de fundarem no Brasil uma nova sociedade, a chamada França Antártida.
b) malograda dos puritanos franceses de fundarem uma nova sociedade no Canadá.
c) bem sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Sul dos Estados Unidos.
d) bem sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra.
e) bem sucedida dos puritanos ingleses, responsáveis pela criação de todas as colônias inglesas na América.




resposta:[D]

origem:Unicamp
tópico:
Historia

sub-grupo:Independência dos Estados Unidos

pergunta:"Nas leis da Nova Inglaterra encontramos o germe e o desenvolvimento da independência local. Na América pode-se dizer que o município foi organizado antes da comarca, a comarca antes do estado e o estado antes da União." (Alexis de Tocqueville)
a) Cite duas características da colonização da Nova Inglaterra.
b) A partir do texto, explique por que a Constituição dos Estados Unidos estabelece o sistema federativo.




resposta:a)Colonização de povoamento;não foi promovida pela Inglaterra e sim por pessoas que fugiam da perseguição religiosa naquele país;os primeiros anos foram difíceis, já que o clima muito diferente do encontrado na Inglaterra (quente demais no verão e muito frio no inverno).
b) A ocupação possibilitou uma estrutura inversa. Primeiro a comunidade surgiu, após o regime organizacional.

origem:Fuvest
tópico:
Historia

sub-grupo:Independência dos Estados Unidos

pergunta:"Senhor, quando há incêndio na casa, não há porque cuidar das cocheiras". (resposta do secretário de Estado da Marinha da França ao representante enviado pelo Canadá em 1759, durante a Guerra dos 7 Anos) "... mas, passo a passo, foram surgindo as reivindicações da América - a independência é o seu objetivo... se a América for bem sucedida nisto, as Índias Ocidentais a seguirão; a Irlanda logo tomará o mesmo caminho e tornar-se-á um estado separado... então esta Ilha (a Grã-Bretanha) ficará reduzida a si mesma e logo será uma Ilha pobre". (carta de Jorge III, em 11 de junho de 1779) Com base nestas duas citações, comente as semelhanças e as diferenças existentes entre as políticas coloniais da França e da Inglaterra.



resposta:A diferença que caracterizaria a forma de colonização da América inglesa da colonização espânica: primeiramente como diferença, temos: a ausência da burocracia estatal, atribuindo a outros o estimulo a esse processo de colonização, isso se deve a ausência imediata de riquezas, como metais preciosos. A segunda é a presença do protestantismo que possibilitava uma ausência de uniformidade de governos religiosos nos termos como o desdobramento do protestantismo presente na América inglesa a presença dos Quakers, dos Anabatistas, dos Puritanos, dos Presbiterianos, Anglicanos e também fora os protestantes, os católicos.

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Independência dos Estados Unidos

pergunta:Primeira colônia americana a se tornar independente, em 4 de julho de 1776, os Estados Unidos assumiram no século XIX
a) uma posição estimulante aos movimentos revolucionários, contestando as estruturas tradicionais do poder vigente em grande parte da Europa.
b) uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando a controlar os abusos da burguesia.
c) a identificação do Estado com a religião puritana, que seria obrigatória a todos os cidadãos.
d) dentro do continente americano, uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações.
e) uma política de expansão colonial em direção à África e à Oceania.




resposta:[D]

origem:Mackenzie
tópico:
Historia

sub-grupo:Independência dos Estados Unidos

pergunta:Leis britânicas acirraram as divergências entre colonos americanos e a coroa inglesa, provocando a luta pela independência. Dentre os objetivos dessas leis destacam-se:
a) aumentar a receita real, impedir o contrabando e o comércio inter-colonial e recuperar a Companhia das Índias Orientais.
b) aumentar o consumo de chá e açúcar na colônia, obrigar o uso de selos nas correspondências e aumentar as exportações da colônia.
c) abolir a escravidão nas colônias, separar juridicamente as treze colônias e ajudar a Pensilvânia a anexar terras no Oeste.
d) recuperar a Companhia das Índias Ocidentais, abrir o porto de Boston às nações amigas e aumentar as importações da colônia.
e) pagar indenizações à França, devido à derrota inglesa na Guerra dos 7 Anos, revogar os Atos Townsehend e favorecer os produtores locais de açúcar.




resposta:[A]

origem:Ufrj
tópico:
Historia

sub-grupo:Independência dos Estados Unidos

pergunta:"... O sangue dos que foram chacinados, a voz lamentosa da natureza grita é hora de nos separarmos. Mesmo a distância que Deus colocou a Inglaterra e a América, é uma prova forte e natural de que a autoridade de uma sobre a outra não era a vontade dos céus... UM GOVERNO NOSSO É UM DIREITO NOSSO... Portanto, que é que queremos? Por que hesitamos? Da parte da Inglaterra não esperamos nada, a não ser a ruína... nada pode resolver nossa situação tão rapidamente quanto uma Declaração de Independência, aberta e feita com determinação." (Panfleto de Thomas Paine intitulado Bom Senso, de 10 de janeiro de 1776, citado por HUBERMAN, Leo: "História da Riqueza dos EUA [Nós, o povo]", São Paulo, Ed. Brasiliense, 3. Ed., 1983, pp. 63-4.) O documento anterior expressa algumas das idéias que, pouco mais tarde, estariam contidas na Declaração de Independência das Treze Colônias da América do Norte.
a) Apresente dois fatores que tenham contribuído para a independência das Treze Colônias.
b) Relacione a frase "Um governo nosso é um direito nosso" com as idéias que fundamentaram o processo de independência das Treze Colônias.




resposta:a) O descontentamento das colônias pois a metrópole cobrava altíssimos impostos, abusava de seu poder perante as treze colônias além da necessidade de possuir uma autonomia sobre a economia.
b)O ideal de construir uma colônia autônoma, sem intervenção de nenhum Estado na sua política nem em sua economia,uma verdadeira colônia independente.

origem:Outros
tópico:
Historia

sub-grupo:Independência dos Estados Unidos

pergunta:Por que a independência norte-americana que ocorreu em 1776 significou de fato um fortalecimento da nação e da democracia diferente do processo brasileiro?



resposta:Na independência dos EUA houve uma enorme mobilização nacional,popular,chegando assim á um país independente, diferente do Brasil que não contou com a participação comunitária para sua independência.

origem:Outros
tópico:
Historia

sub-grupo:Independência dos Estados Unidos

pergunta:Relacione a Guerra dos Sete Anos (1767-1773), entre Inglaterra e França e a independência dos Estados Unidos.



resposta:Com o fim da Guerra dos Setes Anos, e a Inglaterra saindo vitoriosa,porém, acarretou determinados gastos, e para aliviar essa tensão começou a impor tributos altíssimos ás Treze Colônias,e descontentes, as colônias passaram a lutar pela independência.

origem:Uece
tópico:
Historia

sub-grupo:Independência dos Estados Unidos

pergunta:"O Congresso não poderá legislar de modo a estabelecer uma religião, ou a proibir o livre exercício dos cultos, cercear a liberdade da palavra ou da imprensa, restringir o direito do povo de se reunir pacificamente ou de dirigir ao governo petições para a reparação de seus agravos." O conteúdo do texto identifica-o como pertencendo à ideologia da:
a) Revolução Soviética
b) Revolução Americana
c) Revolução Francesa
d) Revolução Fascista




resposta:[B]

origem:Cesgranrio
tópico:
Historia

sub-grupo:Independência dos Estados Unidos

pergunta:No século XVIII, nas tensões entre Inglaterra e França, ocupou um lugar privilegiado a questão dos domínios coloniais, o que se pode verificar pela Guerra dos Sete Anos (1756 - 1763), durante a qual:
a) se consolida o poder britânico sobre a América do Norte com a vitória, em Quebec, sobre os franceses e pela ampliação da fronteira oeste com a conquista do México.
b) os dois estados lutam pelo domínio da América do Norte e onde os franceses são derrotados, perdendo parte do Canadá, especialmente Quebec, que, entretanto, mantém a cultura e a língua francesa.
c) os dois estados disputam suas possessões na América e na Índia, luta que termina com o Tratado de Paris (1763), que concedia à Inglaterra a posse da Índia, Canadá, Senegal, parte da Louisiânia e das Antilhas.
d) a Inglaterra incorpora a Escócia e transforma-se em Grã-Bretanha, consolidando também seu domínio sobre a Irlanda, enquanto a França entra num processo agudo de crise econômica que acentua a decadência da sociedade do Antigo Regime.
e) a França adquire a região das Antilhas dos espanhóis e amplia seu domínio sobre a Ásia, assumindo o controle da região do sudeste asiático.




resposta:[C]

origem:Cesgranrio
tópico:
Historia

sub-grupo:Independência dos Estados Unidos

pergunta:A independência das 13 colônias inglesas da América do Norte - a Revolução Americana - resultou: I - do desdobramento natural da relativa autonomia econômica e política dessas colônias de povoamento; II - da reação dos colonos às medidas fiscais e administrativas tomadas pela Inglaterra após a Guerra dos Sete Anos; III - dos prejuízos causados aos colonos pela política liberal inglesa, que aboliu o "pacto colonial"; IV - da manutenção e intensificação das práticas mercantilistas britânicas que se opunham ao "comércio triangular". Assinale se estão corretas apenas:
a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) I, II e III
e) I, II e IV




resposta:[E]

origem:Cesgranrio
tópico:
Historia

sub-grupo:Independência dos Estados Unidos

pergunta:Uma das características básicas do processo de independência das 13 colônias da América do Norte é:
a) isolamento do movimento no contexto americano.
b) ocorrência pacífica.
c) adoção de uma constituição republicana parlamentarista.
d) alteração da estrutura social vigente.
e) preservação da unidade territorial.




resposta:[E]

 


Próxima Página »

Página 1 de 5