Banco de dados de questões sobre Nazismo e Fascismo
questões de vestibulares
|

 

Questões Nazismo e Fascismo

REF. Pergunta/Resposta
origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:As causas do neonazismo levam ao nascimento do próprio nazismo: a ausência do Estado. A República de Weimar, nascida no mesmo caldo que fabricou o Tratado de Versalhes, teria de gerar um monstro. (...) Fazer da política a expressão da vitória do mais forte é o centro de gravidade do nazismo. De qualquer tipo de nazismo. O resto é tempero, produção teatral. Uma sociedade centrada na justiça social jamais será nazista. Não é o caso do Brasil, onde se discriminam negros, nordestinos, crianças sem casa e torcedores do Botafogo. (CONY, Carlos Heitor. Proibição inútil. "Folha de S. Paulo", 09/06/1994.) Conforme mostra Carlos Heitor Cony, já em 1994, o neonazismo deve ser motivo de preocupação para os governos e as sociedades democráticas em todo mundo. As duas características político-ideológicas que identificam tanto o nazismo quanto o neonazismo são:
a) federalismo - arianismo
b) xenofobismo - militarismo
c) fascismo - bipartidarismo
d) pluripartidarismo - corporativismo




resposta:[B]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Os Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, tornaram-se, para muitos, o exemplo emblemático dos esforços dos nazistas para comprovar a superioridade dos arianos, glorificando a força física, a saúde e a pureza racial dos alemães. No entanto, esse mito nazista de superioridade da "raça ariana" foi derrubado pelo negro norte-americano Jesse Owens, vencedor de quatro medalhas de ouro nessa Olimpíada. Assinale a alternativa que expressa outro princípio nazista.
a) A defesa dos princípios arianos significou a condenação pública das práticas homossexuais, pois os homossexuais eram identificados como aqueles que desperdiçavam sua energia sexual em relações improdutivas.
b) No ideário nazista, os camponeses são identificados como a reserva moral da Alemanha, independentemente de sua origem étnica.
c) A visão mítica do campo está conjugada à glorificação do trabalho manual e da simplicidade dos costumes camponeses, o que significou a opção pela via rural para o desenvolvimento do capitalismo.
d) A mulher alemã é, na sociedade nazista, entendida como a guardiã da raça ariana, o que implicou a defesa de sua atuação no espaço público, em detrimento de sua condição de reprodutora da raça.
e) Os comunistas alemães foram identificados como a expressão mais completa do ideário nazista, já que aliavam sua origem étnica à defesa de uma sociedade igualitária.




resposta:[A]

origem:Ufu
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Após o final da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha mergulhou numa profunda crise econômica e política, o que favoreceu o desenvolvimento da doutrina totalitária conhecida como nazismo. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
a) No período da história alemã conhecido por República de Weimar, Adolf Hitler liderou uma tentativa golpista de extrema direita, colocando em cena o programa do Partido Nacional Socialista que denunciava os marxistas, os judeus e os estrangeiros. Este prometeu trabalho a todos os alemães, realizações sociais e a supressão das imposições do Tratado de Versalhes.
b) A Alemanha, derrotada na 1 Guerra, foi forçada assinar a "própria culpa da guerra", além de pagar pesadas indenizações e perder parte de seu território. A instabilidade política e social foi a tônica deste período, face ao aumento da inflação, estimulada pelo próprio governo via desvalorização do marco, facilitando as exportações e uma maior concentração do capital.
c) No contexto da República de Weimar, a ascensão do governo social democrata, em aliança com socialistas e anarquistas, embora tenha diminuído os índices de inflação e desemprego, não conseguiu barrar o crescimento da doutrina nazista de Hitler, a qual pregava o ódio aos judeus e estrangeiros e tinha como princípio a defesa do racionalismo, em detrimento do romantismo.
d) A partir de 1929, a situação socioeconômica do país foi agravada pela crise mundial do sistema capitalista. A crise e a depressão trouxeram na sua esteira as falências, o desemprego, o declínio da produção agrícola e industrial, refletindo-se no agravamento dos antagonismos sociais e na ascensão dos partidos extremistas, fragilizando a coalizão social-democrata e liberal que governava o país.




resposta:[C]

origem:Ufv
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Na Europa e em outras partes do mundo, o fascismo italiano serviu de inspiração para regimes autoritários. Em Portugal, por exemplo, instaurou-se o regime salazarista, que seria extinto na década de 1970, com a Revolução dos Cravos. Com base nos seus conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA sobre os fatores que explicam a queda do salazarismo.
a) O apoio aos golpes militares ocorridos na América Latina, em especial no Brasil, ocasionando forte pressão dos Estados Unidos sobre o regime salazarista.
b) O ingresso na Comunidade Econômica Européia, exigindo de Portugal a adoção de princípios democráticos, como a realização de eleições diretas para a escolha dos governantes.
c) A crise decorrente do envolvimento do regime salazarista na Guerra Civil Espanhola, cujos gastos provocaram o aumento do custo de vida em Portugal.
d) A crescente aproximação de Salazar com o Partido Comunista Português, gerando insatisfação entre as elites empresariais e setores conservadores da sociedade.
e) A decadência econômica e o desgaste com as guerras coloniais, desde o início da década de 1960, provocando descontentamento nas Forças Armadas e na população.




resposta:[E]

origem:Ufv
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Depois das duras experiências da Primeira Guerra Mundial, observa-se a criação e a expansão de partidos nacionalistas de extrema direita em vários países europeus. Podemos considerar como razões para o crescimento destes partidos, EXCETO:
a) o temor da expansão do comunismo, especialmente após o sucesso da Revolução Russa de 1917, que repercutiu intensamente na Europa, influenciando os movimentos operários.
b) o empobrecimento das classes médias, especialmente naqueles países que sofreram intensos processos inflacionários, durante os anos 20, como a Alemanha e a Itália.
c) a ingerência norte-americana na economia européia, em decorrência da política do New Deal, ocasionando uma forte crise no final da década de 1920.
d) a imposição de pesadas reparações de guerra e perdas territoriais aos derrotados na Primeira Guerra Mundial, insuflando os movimentos nacionalistas.
e) o impasse político enfrentado pelos regimes parlamentares democráticos recém-instalados, como a República de Weimar, diante da radicalização dos conflitos entre a direita e a esquerda.




resposta:[C]

origem:Unicamp
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Leia os trechos a seguir e responda à questão: Após a Primeira Guerra Mundial, a República de Weimar teve controle muito limitado sobre as forças militares e policiais necessárias à manutenção da paz interna. No final, a República caiu em conseqüência dessa limitação, fragilidade explorada por organizações da classe média, as quais achavam que o regime parlamentar-republicano as discriminava e, assim, procuraram destruí-Io. (Adaptado de Norbert Elias, "Os alemães". Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 199 e 204). A exigência da anulação da paz imposta pelo Tratado de Versalhes foi, ao lado do anti-semitismo, o ponto mais importante na propaganda nazista durante a República de Weimar. (Adaptado de Peter Gay, "A cultura de Weimar". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p. 31 e 168).
a) O que foi a República de Weimar? Relacione-a à ascensão do nazismo.
b) O que foi o Tratado de Versalhes e qual o significado da expressão paz imposta ?




resposta:a)A República de Weimar foi instaurada na Alemanha logo após a Primeira Guerra Mundial, tendo como sistema de governo o modelo parlamentarista democrático. O Presidente da República nomeava um chanceler que seria responsável pelo poder Executivo. Quanto ao poder Legislativo, era constituído por um parlamento (Reichstag). Sucedeu ao Império Alemão. Este período tem este nome pois foi a República proclamada na cidade de Weimar.
b)O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. A expressão "paz imposta"quer dizer que com este tratado a Alemanha teve que pagar algumas penalidades, e com elas sendo pagas a paz estaria de volta(fim da guerra), mas de um jeito que nem todos concordavam, ou seja, imposto.

origem:Fgv
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Karl Radek, um militante comunista espantado com os resultados eleitorais do partido nazista em 1930, chamou a atenção para o fato de que se tratava de um "partido sem história" desconhecido da literatura burguesa e da socialista, uma ilha isolada na política alemã. Na realidade, novo enquanto partido, o NSDAP [Partido Nacional-Socialista Alemão dos Trabalhadores] estava agrupando muitas propostas que nacionalistas, conservadores e até mesmo esquerdistas vinham levantando há tempos na Alemanha. O resultado final desse amálgama redundou num projeto contra-revolucionário que deu certo, até que a "máquina" ficasse louca, sem controle, no dizer de Félix Guattari. (Alcir Lenharo, Nazismo - "O triunfo da vontade") Sobre a ascensão dos nazistas ao poder na Alemanha, é correto afirmar que
a) se relaciona diretamente com o Pacto Germano-Soviético, pois interessava à União Soviética apoiar os nazistas para derrotar as forças liberais européias.
b) apesar de derrotado nas eleições parlamentares de 1932, o Partido Nazista faz uma aliança política com a social-democracia e com a democracia-cristã.
c) tem estreitas ligações com a conjuntura política européia, pois os nazistas inspiraram-se na Inglaterra, a primeira nação a adotar um regime totalitário.
d) após o fraco desempenho eleitoral nas eleições parlamentares de 1932, o Partido Nazista pratica um golpe de Estado, com apoio dos partidos de direita.
e) foi uma decorrência dos efeitos da crise capitalista a partir de 1929, que gerou um forte aumento no desemprego, atingindo milhões de trabalhadores em 1932.




resposta:[E]

origem:Unesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:... a ajuda prestada a Franco pela Alemanha e pela Itália (abrangendo tanto mercadorias estratégicas como armas) foi mais regular e substancial que a concedida ao governo pela Rússia ou pelo comércio internacional de armamentos [...] A simpatia generalizada que a causa governista desfrutava nas esquerdas da Europa e da América do Norte, no entanto, contrabalançou em parte essa ajuda. (Hugh Thomas, "A Guerra Civil Espanhola" - 1936-1939.) Baseando-se no texto, responda.
a) Quais regimes políticos estavam instalados na Alemanha e na Itália no momento da Guerra Civil?
b) Explique como a situação política internacional favorecia os militares liderados por Franco, em prejuízo do governo constitucional de Madri.




resposta:

origem:Ufrn
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Os regimes políticos procuram se legitimar por meio de ideologias, que incluem concepções sobre os vínculos entre poder e sociedade, sobre relações sociais e étnicas. Uma dessas ideologias, o nazismo, está expressa nos dois documentos a seguir, difundidos pelo regime nazista alemão. Documento 1 Sem a possibilidade que lhe foi dada de empregar homens de nível inferior, o Ariano nunca teria podido dar os primeiros passos na estrada que devia conduzi-lo à civilização [...]. Assim, a existência de homens inferiores foi um dos fundamentos essenciais para a elaboração de civilizações superiores; pois compensava a penúria de recursos materiais sem os quais um progresso posterior é inimaginável. Incontestavelmente, a primeira civilização da humanidade descansava menos sobre a domesticação do animal que sobre o emprego de homens inferiores. Adolfo Hitler. Mein Kampf ("Minha Luta"). HITLER, A. Mein Kampf. Apud MATTOSO, Kátia M. de Queirós (Org.). "Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963)". São Paulo: HUCITEC, Ed. da Universidade de São Paulo, 1977. p. 178. Documento 2

Partindo desses elementos da propaganda nazista, atenda às solicitações seguintes.
a) Que aspecto da ideologia nazista esses documentos expressam?
b) Comente dois resultados concretos da difusão do nazismo durante o governo de Adolfo Hitler na Alemanha.



resposta:

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:O filme "A queda - Os últimos dias de Hitler", recentemente exibido nos cinemas, causou polêmica pois, segundo alguns críticos, "humaniza a figura de Hitler". A principal preocupação desses críticos era que o público do filme, ao ver Hitler em cenas do quotidiano doméstico, simpatizasse com sua figura e passasse a ver o nazismo de forma mais tolerante. Em resposta às críticas, o diretor do filme afirmou que sua intenção era a oposta: aumentar a discussão sobre o período nazista, para evitar que as idéias propagadas por Hitler pudessem reaparecer na política atual. Dessa forma, em meio à polêmica, os dois lados manifestaram intenção semelhante:
a) alertar para os riscos do totalitarismo e das idéias racistas, como as defendidas pelo nazismo e aplicadas na Alemanha nas décadas de 1930 e 1940.
b) proibir a liberdade de expressão, para que tanto o nazismo quanto outras ideologias autoritárias, como o socialismo soviético, sejam eliminados.
c) restabelecer a liberdade de organização político-partidária no ocidente, oferecendo alternativas institucionais para a difusão dos ideais nazistas.
d) impor os princípios enunciados no Tratado de Versalhes que impediu, em 1919, a Alemanha de produzir armas e que foi ignorado pelos nazistas.
e) reconhecer que, independentemente de suas idéias, os líderes políticos são seres humanos e que, portanto, têm direitos e merecem respeito.




resposta:[A]

origem:Ufrrj
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:I) "A frase os judeus devem ser eliminados , com suas poucas palavras, meus senhores, é muito fácil de ser dita. Para aqueles que têm que levá-la a efeito, é a mais difícil, a mais dura das tarefas que existem. (...) Nos perguntaram: e o que acontecerá com as mulheres e as crianças? (...) Eu não acho justo, eliminar os homens - falando claro, matá-los ou fazer que os matem - e deixar vivas as crianças deles que um dia se vingarão sobre nossos filhos e netos. A difícil decisão de eliminar este povo da face da terra teve que ser tomada." II) "O principal inimigo do povo alemão se encontra exatamente na Alemanha: o imperialismo alemão(...). Ao povo alemão está colocada a tarefa de enfrentar este inimigo em seu próprio país; de enfrentá-lo na luta política, em conjunto com o proletariado de outros países, cuja luta se trava em seu próprio país contra seus próprios imperialistas." Fontes: (Himmler, H. Geheimreden 1933-1945. Frankfurt/M, Berlin, Viena: Propylaen, 1974: e K. Liebknecht In: Bartel, H. et al. "Geschichte der Deutschen Arbeiterbewegung". Berlin: Dietz, 1966: 452-453.) Os textos traduzem, respectivamente, princípios dos seguintes movimentos políticos contemporâneos:
a) I) Anarquismo; II) Socialismo
b) I) Nazismo; II) Socialismo
c) I) Salazarismo; II) Anarquismo
d) I) Fascismo; II) Franquismo
e) I) Franquismo; II) Fascismo




resposta:[B]

origem:Fgv
tópico:
Historia

sub-grupo:Nazismo e Fascismo

pergunta:Ser interrogado por amadores com os dedos no gatilho em busca de contra-revolucionários nunca é uma experiência relaxante. Confesso que estava nervoso quando (...) mandaram-me caminhar pela estrada escura de volta à fronteira da França com a arma do miliciano apontada para as minhas costas. Assim, meu rápido contato com a Guerra Civil Espanhola terminou com a minha expulsão da República espanhola. (Eric Hobsbawm, "Tempos interessantes") Para alguns historiadores, é possível considerar a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) um laboratório da Segunda Guerra Mundial, isto porque
a) a Alemanha e a Itália optaram por não estabelecer qualquer nível de interferência na guerra espanhola, considerando que se tratava de uma questão interna dos espanhóis.
b) as mesmas forças político-ideológicas - o fascismo e o antifascismo - que se confrontaram na Espanha durante a Guerra Civil estiveram em conflito na Segunda Guerra.
c) esse conflito foi solucionado com a intervenção direta da Inglaterra e da França, que obtiveram o compromisso das forças beligerantes de respeitar os acordos de paz.
d) a imponente vitória militar das forças republicanas nessa guerra civil permitiu que a Espanha tivesse participação decisiva na Segunda Guerra, ao lado das forças aliadas.
e) a vitória das forças progressistas espanholas gerou o descrédito da Liga das Nações, incentivando atos de rebeldia, como a invasão da Manchúria pelo Japão.




resposta:[B]