Banco de dados de questões sobre Período Regencial
questões de vestibulares
|

 

Questões Período Regencial

REF. Pergunta/Resposta
origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Período Regencial

pergunta:Comente sobre a Cabanagem, movimento ocorrido no Período Regencial.



resposta:

origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Período Regencial

pergunta:Aponte quatro aspectos do Ato Adicional de 1834 durante o Período Regencial.



resposta:

origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Período Regencial

pergunta:Comente a Sabinada que ocorreu na Bahia durante o Período Regencial.



resposta:

origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Período Regencial

pergunta:Leia o texto a seguir. "Freqüentemente, os liberais reformistas propunham as reformas e os conservadores as implementavam." CARVALHO, José Murilo de. "A construção da ordem: a elite política imperial". 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 224. Os conservadores e os liberais, citados anteriormente, foram protagonistas de um sistema político engenhoso, que funcionava ao modo de uma monarquia parlamentar, de um lado garantindo a estabilidade política do País, a partir da defesa da "ordem" e da "civilização", de outro retardando reformas necessárias, como a abolição. A partir dessas informações e dos seus conhecimentos, responda às questões propostas.
a) Cite dois grupos sociais que compuseram cada um desses dois partidos. (Partido Conservador e Partido Liberal)
b) Apresente uma razão pela qual padres e soldados tiveram sua ação política limitada durante a Regência e o Segundo Reinado.




resposta:

origem:Unifesp
tópico:
Brasil

sub-grupo:Período Regencial

pergunta:Como elemento comum aos vários movimentos insurrecionais que marcaram o período regencial (1831-1840), destaca-se
a) a oposição ao regime monárquico.
b) a defesa do regime republicano.
c) o repúdio à escravidão.
d) o confronto com o poder centralizado.
e) o boicote ao voto censitário.




resposta:[D]

origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Período Regencial

pergunta:Leia o texto a seguir. "As revoltas do período regencial não se enquadram em uma moldura única. Elas tinham a ver com as dificuldades da vida cotidiana e as incertezas da organização política, mas cada uma delas resultou de realidades específicas, provinciais ou locais". (Boris Fausto. "História do Brasil". São Paulo: EDUSP, 2001, p.164) A partir desse texto e dos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre a Balaiada no Piauí.
a) Iniciou-se em Pernambuco e atingiu o Piauí em virtude das disputas entre as elites das duas províncias.
b) Caracterizou-se por uma forte presença de grandes proprietários rurais que exigiam o retorno do imperador D. Pedro I.
c) Foi um movimento dos criadores de gado e grandes comerciantes em defesa do federalismo, da república e do fim da escravidão.
d) Foi uma revolta organizada por pequenos produtores rurais em defesa da religião católica, que julgavam ameaçada pelo protestantismo.
e) Envolveu muitos elementos provenientes das classes populares e teve como uma das causas a insatisfação da população com o recrutamento militar obrigatório.




resposta:[E]

origem:Unesp
tópico:
Brasil

sub-grupo:Período Regencial

pergunta:Sobre as revoltas do Período Regencial (1831-1840), é correto afirmar que
a) indicavam o descontentamento de diferentes setores sociais com as medidas de cunho liberal e antiescravista dos regentes, expressas no Ato Adicional.
b) algumas, como a Farroupilha (RS) e a Cabanagem (PA), foram organizadas pelas elites locais e não conseguiram mobilizar as camadas mais pobres e os escravos.
c) provocavam a crise da Guarda Nacional, espécie de milícia que atuou como poder militar da Independência do país até o início do Segundo Reinado.
d) a Revolta dos Malês (BA) e a Balaiada (MA) foram as únicas que colocaram em risco a ordem estabelecida, sendo sufocadas pelo Duque de Caxias.
e) expressavam o grau de instabilidade política que se seguiu à abdicação, o fortalecimento das tendências federalistas e a mobilização de diferentes setores sociais.




resposta:[E]

origem:Ufrs
tópico:
Brasil

sub-grupo:Período Regencial

pergunta:Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir, na ordem em que aparecem. Uma das mais importantes instituições da administração militar do Império brasileiro, a .......... , foi criada durante o período .......... . Ela foi responsável, até meados do século XIX, pela tarefa fundamental de .......... .
a) Guarda Nacional - regencial - controle social
b) Companhia das Ordenanças - colonial - defesa das fronteiras
c) Companhia das Ordenanças - joanino - controle social
d) Guarda Nacional - colonial - patrulhamento das vilas.
e) Companhia de Auxiliares - regencial - defesa das fronteiras




resposta:[A]

origem:Ufsm
tópico:
Brasil

sub-grupo:Período Regencial

pergunta:Sobre a história do Rio Grande do Sul, espaço fronteriço do Brasil meridional, nos séculos dezoito e dezenove, é correto afirmar:
a) O objetivo da colonização açoreana, a partir de meados do século dezoito, foi estratégico, pois visava estabelecer latifúndios agroexportadores que defendessem o domínio da Coroa Espanhola no Brasil meridional.
b) A produção de charque, iniciada na 2 metade do século dezenove, com mão-de-obra majoritariamente livre, destinava-se ao mercado interno.
c) A parcela da elite rio-grandense, que se revoltou contra o Império, na Guerra Farroupilha, defendia o Federalismo, pois seus interesses políticos e econômicos não eram atendidos pelo centralismo monárquico.
d) Entre os objetivos da imigração alemã, que se iniciou no final do século dezoito, estavam o desenvolvimento da agricultura monocultora, a disseminação da pequena propriedade e a obtenção de soldados para auxiliar na defesa do Império.
e) À semelhança dos imigrantes italianos que vinham para São Paulo e empregavam-se nas fazendas de café, os que vinham para o Rio Grande do Sul destinavam-se a substituir o trabalho escravo, sem a possibilidade de se tornarem produtores autônomos.




resposta:[C]

origem:Fatec
tópico:
Brasil

sub-grupo:Período Regencial

pergunta:Preparado por uma comissão especial liderada por Bernardo Pereira de Vasconcelos, após longos debates na Assembléia Geral, foi promulgado, em 18/08/1834, o Ato Adicional à Constituição do Império, que promovia mudanças, como
a) a criação de Conselhos de Estado em substituição às Assembléias Legislativas Provinciais.
b) a criação de uma Regência Trina Permanente, eleita por voto indireto, para governar até a maioridade de D. Pedro de Alcântara.
c) diminuir a autonomia que era dada às províncias.
d) a criação do Município Neutro, independente da Província do Rio de Janeiro.
e) a substituição da Regência Una por uma Regência Trina, sendo esta escolhida por meio de eleições gerais.




resposta:[D]

origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Período Regencial

pergunta:Observe o mapa:

No período regencial (1831-1840), uma série de conflitos surgiu em algumas províncias brasileiras. Sobre esse contexto, responda ao que se pede.
a) Cite e analise duas características do contexto no qual ocorreram esses conflitos assinalados no mapa.
b) Eleja um desses conflitos e analise-o.



resposta:a) Abdicação de D. Pedro I e minoridade de D. Pedro II e pelo exercício do poder nas mãos dos regentes.
b) Revolta Farroupilha - a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil.

origem:
tópico:
Brasil

sub-grupo:Período Regencial

pergunta:Sobre a Guerra dos Farrapos, analise as proposições a seguir: I. Uma das motivações da revolta gaúcha foi a entrada do charque argentino e uruguaio sem tarifação especial. II. A economia gaúcha era prejudicada pelos interesses dos produtores de açúcar e café, que precisavam de charque abundante e barato. III. A rendição dos farrapos só ocorreu após várias derrotas impostas aos revolucionários, pelas tropas do Barão de Caxias. É CERTO afirmar-se que:
a) somente I está correto
b) somente II está correto
c) somente I e II estão corretos
d) todos estão corretos
e) todos estão errados




resposta:[D]