Banco de dados de questões sobre Primeira Guerra Mundial
questões de vestibulares
|

 

Questões Primeira Guerra Mundial

REF. Pergunta/Resposta
origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:"Nos anos iniciais do século XX, reinava um clima de tensão e grande rivalidade na Europa. ............................................................................................................................................ As ambições imperialistas associadas ao nacionalismo exaltado fomentavam todo um clima internacional de tensões e agressividade. Sabia-se que a guerra entre as grandes potências poderia explodir a qualquer momento". (COTRIM, p. 337-8) As informações do texto, associadas aos conhecimentos sobre a expansão do capitalismo e a Primeira Guerra Mundial, permitem afirmar:
(01) As ambições imperialistas citadas no texto caracterizavam a política externa de nações que tinham alcançado plena industrialização e cuja produção extrapolava a capacidade de consumo de suas próprias populações.
(02) O pan-eslavismo, o pangermanismo e o revanchismo francês constituíam-se movimentos nacionalistas responsáveis, entre outros fatores, pela instalação das tensões e agressividades referidas no texto.
(04) A adoção de uma política de alianças, no período anterior à Primeira Guerra Mundial, decorreu da necessidade de conter o avanço de interesses capitalistas norte-americanos no mercado europeu.
(08) O período histórico a que o texto se refere é também denominado de "paz armada", por ter registrado o avanço da produção de armamentos pesados e o crescimento dos efetivos militares. (16) O continente africano também foi envolvido pelas ambições imperialistas, registrando-se o choque de interesses franceses, ingleses e alemães, na disputa pela posse de terras desse continente. (32) As exportações de produtos manufaturados brasileiros foram prejudicadas durante a Primeira Guerra Mundial, visto terem sido privadas do mercado consumidor, representado pelos países beligerantes. Soma ( )




resposta:01 + 02 + 08 + 16 + 32 = 59

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:A Primeira Guerra Mundial, que enfraqueceu a Europa em população e importância econômica,
a) acarretou a criação da Liga Pan-Germânica encarregada de efetivar o "Anschluss".
b) contribuiu para a concretização do Pacto Germânico-Soviético de não agressão, firmado entre Guilherme II e Nicolau II.
c) contribuiu para a formação, dentro da Sérvia de sociedades secretas, tais como a Mão Negra fundada em 1921.
d) contribuiu para a criação de um clima favorável para a aceitação dos princípios do socialismo utópico.
e) acarretou a difusão das idéias que apontavam as contradições do liberalismo.




resposta:[E]

origem:Cesgranrio
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Considerando-se as relações internacionais presentes na conjuntura pré-1 Grande Guerra, podemos afirmar que: I - As rivalidades anglo-germânicas foram agravadas pela construção da Estrada de Ferro Berlim-Bagdá. II - As pretensões da Rússia de dominar os Estreitos de Bósforo e Dardanelos aumentaram os seus conflitos com o Império Turco. III - As desavenças entre a Sérvia e o Império Austro-Húngaro estavam diretamente ligadas à disputa pela anexação da Bósnia-Herzegovina pela Inglaterra. IV - A morte do futuro Imperador Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em Sarajevo, na Bósnia, precipitou o início da Guerra. V - A união da Inglaterra, França e Japão para formar a Tríplice Entente foi uma maneira de neutralizar a Tríplice Aliança, que unia Alemanha, Rússia e Itália. Estão corretas as afirmativas:
a) somente I, II e III.
b) somente I, II e IV.
c) somente I, III e V.
d) somente II, III e IV.
e) somente III, IV e V.




resposta:[B]

origem:Mackenzie
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Ao término da Primeira Grande Guerra, as potências vencedoras responsabilizaram a Alemanha pela guerra e foi-lhe imposto um tratado punitivo, o Tratado de Versailles, que teve como conseqüências:
a) degradação dos ideais liberais e democráticos, agitações políticas de esquerda - como o movimento espartaquista - crise econômica e desemprego.
b) enfraquecimento dos sentimentos nacionais, militarização do Estado Alemão, recuperação econômica e incorporação de Gdansk.
c) anexação das colônias de Togo e Camarões, a afirmação dos ideais liberais e democráticos e a valorização do marco alemão.
d) prosperidade econômica, rearmamento alemão, desmembramento da Alemanha e fortalecimento dos partidos liberais.
e) surgimento da República Democrática Alemã e da República Federal Alemã, fortalecimento do nazismo, militarismo e diminuição do desemprego.




resposta:[A]

origem:Mackenzie
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada:
a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava sob a tutela da Alemanha.
b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra.
c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, o nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.
d) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegovina.
e) ao assassinato do Príncipe Herdeiro, Francisco Ferdinando, e as questões pendentes relacionadas ao Tratado de Brest-Litowsky e o desmembramento da Áustria-Hungria.




resposta:[C]

origem:Outros
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:São rivalidades que antecederam a Primeira Guerra Mundial, EXCETO:
a) a anglo-alemã pela hegemonia industrial.
b) a franco-alemã, devido às decisões do Tratado de Frankfurt.
c) o nacionalismo sérvio contra o domínio austro-húngaro.
d) a sino-britânica, devido às decisões do Tratado de Nanquim.
e) a russo-alemã, devido ao projeto de construção da ferrovia Berlim-Bagdá.




resposta:[D]

origem:Outros
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Os Estados Unidos emergiram como grande potência econômica mundial após a Primeira Guerra Mundial porque:
a) apoiou a Alemanha, com o objetivo de enfraquecer a Inglaterra.
b) liderou a criação da ONU (Organização das Nações Unidas).
c) fortaleceu sua economia ao fornecer equipamentos e suprimentos à Entente, enquanto as potências européias tiveram suas economias arrasadas após o conflito.
d) apresentou as propostas do Tratado de Versalhes, para enfraquecer a Alemanha, a grande potência industrial do início do século.
e) se manteve afastado do conflito direto com as potências européias, concentrando seus esforços no desenvolvimento interno.




resposta:[C]

origem:Outros
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:I - Ente as propostas dos 14 Pontos de Wilson, incluía-se a criação de uma Liga das Nações para a preservação da paz mundial; II - O Tratado de Versalhes impôs propostas humilhantes à Alemanha, refletindo o revanchismo francês; III - A Rússia saiu da Primeira Guerra após a Revolução socialista de 1917; IV - As propostas de paz impostas à Tríplice Aliança, ao final da Primeira Guerra Mundial, são conhecidas como a Paz dos Vencedores. V - Após a Primeira Guerra, emergiram Estados totalitários na Alemanha e na Itália. Assinale a alternativa correta, quanto às afirmativas acima:
a) todas estão incorretas.
b) todas estão corretas.
c) somente a I e a II estão corretas.
d) somente a II e a III estão corretas.
e) somente a III, a IV e a V estão corretas.




resposta:[B]

origem:Outros
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Explique a Paz Armada, que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.



resposta:

origem:Outros
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Quais foram as alianças políticas e militares na Europa que antecederam a Primeira Guerra Mundial?



resposta:

origem:Cesgranrio
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:O clima de tensão oriundo da expansão imperialista na Ásia e determinador do 1.o Conflito Mundial pode ser avaliado pelas:
a) rivalidades entre franceses e ingleses na Indochina, entre ingleses e russos na Ásia Central e entre russos e japoneses na Mandchúria e Coréia.
b) políticas de alianças entre russos e japoneses para bloquear as pretensões inglesas e francesas no sudeste asiático.
c) tensões entre o Império Inglês e o Império Chinês em torno da Coréia e da Mandchúria com o apoio da França à Inglaterra.
d) rivalidades entre ingleses e franceses no sudeste asiático, entre belgas e alemães em Port-Arthur e entre russos e poloneses na Ásia Européia.
e) tensões entre o Império Austro-Húngaro e a Grécia na região do sudeste asiático com o apoio da Inglaterra aos gregos.




resposta:[A]

origem:Ufrs
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:A Primeira Guerra Mundial alterou profundamente o mapa político europeu, que passa a mostrar I - a desagregação do Império Russo, a dissolução da Áustria-Hungria e do Império Turco. II - a devolução da Alsácia-Lorena à Bélgica e a região do Sarre à França. III - os novos Estados da Europa Centro-Oriental e Balcânica. Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III.




resposta:[E]