Banco de dados de questões sobre Primeira Guerra Mundial
questões de vestibulares
|

 

Questões Primeira Guerra Mundial

REF. Pergunta/Resposta
origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:

O Império Austro-húngaro em meados do século XIX. (História Moderna e Contemporânea - Leonel I. A. Mello & Luís César A Costa) A contextualização histórica das informações apresentadas pelo mapa possibilita afirmar:
a) A forte unidade lingüístico-cultural observada no interior das fronteiras do Império assegurou sua integridade territorial.
b) A Áustria-Hungria congregava, no seu território, uma grande diversidade étnica, o que estimulou vários movimentos separatistas.
c) A maioria da população de origem alemã submeteu os demais povos que viviam no Império a um violento processo de germanização.
d) A influência italiana no Império era muito forte, visto que tal grupo étnico representava uma considerável parcela da população.



resposta:[B]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Dentre os desdobramentos político-econômicos imediatos na ordem internacional produzidos pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é correto apontar
a) o fim dos privilégios aduaneiros da França no comércio com a Alemanha.
b) o surgimento da Organização das Nações Unidas, por meio do Tratado de Sevres.
c) a criação da Iugoslávia, como decorrência das questões políticas dos Balcãs.
d) a anexação da Palestina, da Síria e do Iraque ao Império Otomano.
e) a incorporação da Hungria e da Tchecoslováquia aos domínios austríacos.




resposta:[C]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:

(ARRUDA, José Jobson de A. Atlas histórico básico. São Paulo: Ática, 1995.) No mapa anterior assinalam-se transformações territoriais verificadas no continente europeu após a Primeira Guerra Mundial. Uma causa dessas transformações e um efeito da Primeira Guerra Mundial sobre as relações internacionais no período entre-guerras, respectivamente, são:
a) formação de novos estados-nação - início da União Européia
b) enfraquecimento da Inglaterra - consolidação de regimes fascistas
c) recrudescimento de disputas imperialistas - explosão da revolução bolchevique
d) aplicação do princípio das nacionalidades - enfraquecimento político da Europa



resposta:[D]

origem:Fuvest
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:A Primeira Guerra Mundial, (1914-1918), foi o primeiro conjunto de acontecimentos que abalou seriamente o domínio colonial e a existência de impérios europeus no século XX. Tendo por base o texto, explique:
a) A associação entre o colonialismo europeu e a Primeira Guerra.
b) A relação entre a Primeira Guerra e a destruição do Império Russo.




resposta:a)Durante o século XIX os países industrializados europeus, foram em busca de colônias para suprir sua necessidades de matérias primas, mão-de-obra, mercado consumidor e áreas para investimentos, e por conta disso, surgiu disputas por essas áreas dando origem á Primeira Guerra Mundial.
b)A Rússia enfrentava uma grande crise por conta da guerra e da insatisfação da população perante o governo. As derrotas para a Alemanha aceleraram a radicalização da política e o início das lutas internas.

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:O texto identifica dois momentos da história contemporânea associados, respectivamente, à
a) Revolução Francesa, que pôs em prática os ideais de liberdade e fraternidade e à Revolução Socialista, que se inspirou no princípio de igualdade social.
b) Primeira Guerra Mundial, que acabou por ressaltar as contradições do capitalismo e à Segunda Grande Guerra, que dividiu o mundo em dois blocos antagônicos.
c) Guerra do Oriente Médio, que provocou a crise econômica do mundo capitalista e à Primeira Grande Guerra, que enfraqueceu os países com regimes democráticos.
d) Primeira Guerra Mundial, que criou condições para o desenvolvimento do capitalismo moderno e à Revolução Russa, que desmantelou a ordem capitalista e burguesa.
e) Segunda Guerra Mundial, que combateu os regimes políticos totalitários na Europa e à Revolução Russa, que promoveu o desenvolvimento econômico dos países pobres.




resposta:[B]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:

(KENNEDY, Paul. Ascensão e queda das grandes potências. Rio de Janeiro: Campus, 1989.) Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações políticodiplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados.
a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia.
b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).



resposta:

origem:Ufrj
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:

"A mesma velha trincheira, a mesma paisagem, Os mesmos ratos, crescendo como mato, Os mesmos abrigos, nada de novo, Os mesmos e velhos cheiros, tudo na mesma, Os mesmos cadáveres no front, A mesma metralha, das duas às quatro, Como sempre cavando, como sempre caçando, A mesma velha guerra dos diabos." (soldado inglês) "Estamos tão exaustos que dormimos, mesmo sob intenso barulho. A melhor coisa que poderia acontecer seria os ingleses avançarem e nos fazerem prisioneiros. Ninguém se importa conosco. Não seremos substituídos. Os aviões lançam projéteis sobre nós. Ninguém mais consegue pensar. As rações estão esgotadas - pão, conservas, biscoitos, tudo terminou! Não há uma única gota de água. É o próprio inferno." (soldado alemão) (Fonte: Marques, Adhemar Martins et at (orgs.). História Contemporânea através de textos. São Paulo, Contexto, 2000, pp. 118 e 120.) Os fragmentos apresentam o depoimento de dois soldados, um inglês e o outro alemão, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
a) Identifique duas características que estejam presentes em ambos os textos e expressem os sentimentos dos combatentes nessa fase da Primeira Guerra.
b) Cite duas conseqüências geopolíticas da Primeira Guerra para a Europa entre 1918 e 1939.



resposta:a) Ambos os textos demonstram a dificuldade de se manter na miséria, com fome, sem perspectiva de reversão.
b) Surgimento da Tchecoslováquia, Polônia, Iugoslávia e Hungria e a outra, a perda de parcelas do território alemão para a França.

origem:Ufrrj
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Leia o texto a seguir, sobre o início do processo revolucionário na Alemanha, em fins de 1918, e responda à questão a seguir. Entre o primeiro dia de agitação das equipagens e o dia da queda do regime imperial e da proclamação da República, passou pouco tempo. O Movimento teve início nas cidades costeiras como Wilhelmshavem, Kiel e Hamburgo, estendendo-se depois para o interior. Partiu dos marinheiros o brado de rebeldia contra a ordem para retornar a guerra. (...) Rapidamente o movimento se generalizou, com a criação de conselhos de operários e soldados, com uma força espontânea e irresistível. ALMEIDA, Â. M. "A República de Weimar e a Ascensão do Nazismo". São Paulo: Brasiliense, 1982. p.26. A assim chamada "Revolução Alemã" de 1918/1919 pode ser relacionada a um movimento
a) de amplo espectro político e de cunho liberal-nacionalista, que objetivava resistir à intervenção estrangeira e às humilhantes condições impostas pelo tratado de Versailles.
b) que buscava realizar, num momento em que a monarquia se encontrava particularmente fragilizada pela derrota na Guerra, os ideais liberais e democráticos de 1848.
c) político diretamente inspirado no modelo de revolução social e política seguido pelo partido bolchevique russo, na revolução de outubro de 1917.
d) dirigido por setores da extrema direita nacionalista que, com um programa que combatia o liberalismo e tinha traços claros de anti-semitismo, prenunciava o nazismo.
e) que buscava através de uma revolução política conservadora restabelecer uma ordem social derrubada após a derrota na Primeira Guerra Mundial: a monarquia parlamentar.




resposta:[C]

origem:Ufrs
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:A Primeira Guerra Mundial singularizou-se por uma certa conjugação de fatores até então inéditos nos conflitos entre povos. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, relativas a esse tema. ( ) A esperança de suprimir as causas dos litígios levou à fundação da Sociedade das Nações, onde as relações internacionais seriam regulamentadas visando à paz. ( ) A conferência de paz iniciada em Paris, em janeiro de 1919, realizou-se com a presença dos derrotados e elaborou um documento final, chamado Tratado de Versalhes, que previa a destinação de recursos para a reconstrução dos países vencidos. ( ) A Alemanha, país fortemente envolvido no conflito, considerava-se prejudicada na partilha colonial da Ásia e da África. ( ) Com a derrota alemã em 1918, surge na Alemanha a República de Weimar. ( ) Em 1917, quando a Rússia estava por se retirar da guerra, os EUA entraram com novas forças. A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) F - V - F - F - V.
b) V - F - V - F - F.
c) F - V - V - V - F.
d) V - F - V - V - V.
e) F - V - F - V - F.




resposta:[D]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:A Sociedade das Nações mencionada no texto, também conhecida como Liga das Nações, foi criada em 1919 com o objetivo de
a) promover a paz armada, após o Tratado de Versalhes, através da liderança do governo dos Estados Unidos, que presidiu essa organização.
b) unir as nações democráticas e economicamente mais poderosas, para impedir a volta do nazi-fascismo, cuja expansão causara a Primeira Guerra Mundial.
c) executar as determinações previstas pelo documento conhecido como "14 pontos de Wilson" e que favoreciam os países da Tríplice Aliança.
d) promover o neocolonialismo na África, Ásia e Oceania, condição fundamental para a expansão mundial do capitalismo monopolista.
e) intermediar conflitos internacionais a fim de preservar a paz mundial, fiscalizando o cumprimento dos tratados pós-guerra.




resposta:[E]

origem:Unifesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:"Estamos no promontório dos séculos! De que serve olhar para trás... Queremos glorificar a guerra - a única cura para o mundo - o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos anarquistas... e o desprezo pelas mulheres. Queremos demolir os museus, as bibliotecas, combater a moralidade, o feminismo e toda a covardia oportunista e utilitária". Essa citação, extraída do Manifesto Futurista de 1909, expressa uma estética que contribuiu ideologicamente para a
a) negação da idéia de progresso e, posteriormente, para a reação conservadora.
b) Guerra Civil Espanhola e, posteriormente, para o movimento vanguardista.
c) Revolução Russa de 1917 e, posteriormente, para a Segunda Guerra Mundial.
d) Primeira Guerra Mundial e, posteriormente, para o fascismo.
e) afirmação do surrealismo e, posteriormente, para a polarização dos anos vinte.




resposta:[D]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Primeira Guerra Mundial

pergunta:Dentre as características e tendências da ordem internacional conformada após o fim da Primeira Guerra (1914-1918), NÃO é correto apontar
a) o fortalecimento progressivo da Liga das Nações, a organização supranacional criada pelo Tratado de Versalhes.
b) a intensificação dos antagonismos entre as potências capitalistas, devido às duras condições impostas aos vencidos.
c) a reformulação política radical da região balcânica mediante a aplicação do princípio de reconhecimento das nacionalidades.
d) o declínio da hegemonia européia sobre o mundo, com o crescimento do poderio dos Estados Unidos e do Japão.
e) a internacionalização crescente da questão operária devido à repercussão mundial da revolução socialista na Rússia.




resposta:[A]