Banco de dados de questões sobre Reforma Religiosa
questões de vestibulares
|

 

Questões Reforma Religiosa

REF. Pergunta/Resposta
origem:Uel
tópico:
Historia

sub-grupo:Reforma Religiosa

pergunta:Dentre os fatores que contribuíram para a difusão do Movimento Reformista Protestante, no início do século XVI, destaca-se
a) o cerceamento da liberdade de crítica provocado pelo Renascimento Cultural.
b) o declínio do particularismo urbano que veio a favorecer o aparecimento das Universidades.
c) o abuso político cometido pela Companhia de Jesus.
d) o conflito político observado tanto na Alemanha como na França.
e) a inadequação das teorias religiosas católicas para com o progresso do capitalismo comercial.




resposta:[E]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Reforma Religiosa

pergunta:Leia o texto. ... é a vida profissional do homem que lhe dá certo treino moral, uma prova de seu estado de graça para a sua consciência, que se expressa no zelo e no método, fazendo com que ele consiga cumprir a sua vocação. Não é trabalho em si, mas um trabalho racional, uma vocação, que é pedida por Deus. A concepção sobre o trabalho descrita nessa passagem é a defendida pelo
a) anglicanismo, religião cristã originada na Inglaterra, na Reforma ocorrida no século XVI.
b) calvinismo, religião cristã originada das concepções de João Calvino, no século XVI.
c) catolicismo, religião cristã, com sede em Roma e obediente à autoridade do Papa.
d) islamismo ou religião muçulmana, originada na Arábia ocidental, no século VII.




resposta:[B]

origem:Ufrj
tópico:
Historia

sub-grupo:Reforma Religiosa

pergunta:"Os pintores representam às vezes o Cristo sobre um arco-íris com uma espada saindo de sua boca. Mas os pintores não deveriam representar uma vara com flores e sim um bastão. E tanto o bastão quanto a espada deveriam se dirigir para o mesmo lado, para abater os danados: que se quebre o braço do ímpio, que se persiga sua iniquidade e sua maldade não deixará traços . Estas palavras nos ensinam que é desta maneira que a autoridade do Papa, inspirada pelo Anti-Cristo, será destruída. A palavra do Cristo que é o sopro, o bastão e a espada que saem de sua boca, manifestará plenamente para o mundo a tirania e a sedução desta Igreja". (Trecho do opúsculo "SINCERA ADMOESTAÇÃO A TODOS OS CRISTÃOS PARA QUE SE GUARDEM DE TODA REVOLTA", escrito em 1522, por Martinho Lutero.) No texto Lutero ataca duramente a Igreja Católica e o Papa, comparado por ele ao Anti-Cristo. Apresente duas críticas formuladas pelo luteranismo à Igreja Católica.



resposta:

origem:Unicamp
tópico:
Historia

sub-grupo:Reforma Religiosa

pergunta:A caricatura adiante, entitulada "A besta papal de sete cabeças", de 1530, representa o papa e a hierarquia eclesiástica sob uma cruz na qual está escrito, em alemão: "por dinheiro, uma bolsa de indulgências". Caricaturas como esta e outras semelhantes foram impressas e circularam amplamente na Europa nessa época.


a) Que movimento religioso essa caricatura representam e qual a sua crítica à Igreja católica?
b) Qual o papel da imprensa na difusão desse movimento?



resposta:

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Reforma Religiosa

pergunta:Analise a decisão da Igreja Católica sobre as indulgências, no Concílio de Trento, no século XVI. "Havendo Jesus Cristo concedido à Igreja o poder de conceder indulgência (...); ensina e ordena o sacrossanto Concílio que o uso das indulgências (...) deve conservar-se pela Igreja (...) Não obstante, deseja que se proceda com moderação na sua concessão (...) a fim de que, pela facilidade de concedê-las, não decaia a disciplina eclesiástica. E ansiando para que se emendem e corrijam os abusos que se introduziram nelas, motivo que leva os hereges a blasfemarem contra elas, estabelece (...) que se exterminem de forma absoluta todos os lucros ilícitos que se cobram dos fiéis para que as consigam; pois disto se originaram muitos abusos no povo cristão." (Adhemar Marques et al. "História Moderna através de textos". São Paulo: Contexto, 1997. p.121) O Concílio de Trento foi um acontecimento que marcou a Reforma da Igreja Católica. A decisão do Concílio sobre as indulgências representou:
a) a mudança de atribuições no interior da hierarquia da Igreja, que centralizava ainda mais o poder de cobrar pelas indulgências.
b) a reafirmação dos princípios da Igreja diante da insubordinação dos seguidores da Companhia de Jesus, que aderiram às idéias protestantes.
c) o reconhecimento público dos erros cometidos pela Igreja, resultando na reaproximação com os dissidentes.
d) uma afronta para o povo pobre cristão que se utilizava da prática da Igreja de conceder as indulgências aos infiéis em troca de bens materiais.
e) uma reação da Igreja aos movimentos reformistas que questionavam a concessão das indulgências como um valor para a obtenção da salvação.




resposta:[E]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Reforma Religiosa

pergunta:O Calvinismo se destacou dentre as demais correntes protestantes, uma vez que defendia:
a) a valorização do próprio trabalho como um serviço de Deus, que legitimava os anseios daburguesia.
b) a condenação ao individualismo, como uma reação aos ideais burgueses, que ameaçavam a difusão das idéias reformistas.
c) a concepção de combate à burguesia, que se manifestava favorável à usura e ao controle dos gastos.
d) o misticismo e a vida de reclusão em mosteiros, valorizando uma religiosidade apolítica.
e) a desagregação dos ideais de fraternidade e respeito ao próximo, a fim de garantir a força da liberdade individual.




resposta:[A]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Reforma Religiosa

pergunta:As reformas religiosas, protestante e católica, indicaram, simbolicamente, a vitória da quaresma sobre o carnaval, pois:
a) apontavam uma nova ordem social apoiada no projeto de eliminação da miséria, da implantação da tolerância e da afirmação dos valores burgueses;
b) acentuavam o caráter de reerguimento moral oriundo das críticas ao mundanismo do clero católico e às desordens sociais decorrentes das disputas teológicas, do medo do diabo e das atitudes místicas que rompiam com os procedimentos hierárquicos da Igreja Católica;
c) praticavam a repressão à cultura popular, proibindo qualquer manifestação cultural que pudesse ridicularizar a Igreja e introduziam o carnaval no calendário oficial da vida civil;
d) reproduziam o novo pensamento religioso, mais aberto para as reivindicações sociais e preocupado com a formação dos estados estamentais;
e) reivindicavam um modo de vida contemplativa, no qual o exame de consciência e o livre arbítrio adquiriam um lugar central na formação da vocação religiosa.




resposta:[B]

origem:Unirio
tópico:
Historia

sub-grupo:Reforma Religiosa

pergunta:"Em outubro, depois de quatro séculos de separação e de 32 anos de conversações, católicos e luteranos assinam, na Alemanha, acordo que estabelece um consenso sobre a principal questão teológica que os afastou. O documento conjunto vai explicar de que modo as duas denominações encaram hoje a salvação - o instante em que, após a morte, os cristãos se libertariam de todos os pecados e se encontrariam com Deus na eternidade." ("Folha de São Paulo", Domingo, 19/09/1999, p.17) A tese luterana motivadora dos quatro séculos de separação afirmava que a salvação era:
a) objeto exclusivo da graça, isto é, a predestinação.
b) fruto das boas obras e de uma vida virtuosa.
c) obtida somente pela fé.
d) atingida pela combinação da fé e das boas obras.
e) resultado da prática constante das orações.




resposta:[C]

origem:Fgv
tópico:
Historia

sub-grupo:Reforma Religiosa

pergunta:"(...) João Calvino (...) dinamizou o movimento reformista através de novos princípios, completando e ampliando a doutrina luterana. (AQUINO, Rubim Leão (et al.). "História das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades contemporâneas") Entre as mudanças propostas por Calvino à doutrina luterana, NÃO estão a:
a) a separação da Igreja do Estado e a livre interpretação da Bíblia;
b) aceitação do livre-arbítrio e o reforço da autoridade papal;
c) negação da autoridade do Papa e o repúdio ao livre-arbítrio;
d) justificativa para as atividades econômicas, anteriormente condenadas pela Igreja, e a livre interpretação da Bíblia;
e) separação da Igreja do Estado e a aceitação do livre-arbítrio.




resposta:[B]

origem:Ufrj
tópico:
Historia

sub-grupo:Reforma Religiosa

pergunta:Nos últimos dias, recebemos duas notícias extraídas de uma só raiz venenosa, a intolerância. A primeira assustou pela violência [...] das bombas enviadas contra a Anistia Internacional e outros defensores dos direitos civis. A segunda estarreceu os cristãos, com o anúncio do texto "Dominus Iesus" decretando o fim das árduas tentativas ecumênicas do Concílio Vaticano 2°. Não sei qual desses eventos ocasiona maior dor nas almas. As bombas crescem no solo fértil dos anátemas (maldições) religiosos, esse é o testemunho da história. Lendo os escritos emanados da Cúria Romana nesses últimos tempos, vemos um retorno ao séculos 16 e 17, época em que as fogueiras arderam em nome do amor. [...] creio ser o novíssimo documento do Vaticano uma reiterada abertura à imposição de crenças, em desafio ao ensino de Paulo: O temor da punição torna-se a nova regra, em prejuízo do dever da consciência (Romanos 13 5). Roberto Romano: "Os mestres da verdade.." in "Folha de São Paulo",Tendências/ Debates. 11 de setembro de 2000 Em 1545, diante da necessidade de fazer frente à expansão do protestantismo e de repensar as doutrinas e práticas da Igreja Católica, o Papa Paulo III convocou o Concílio de Trento, que organizou a chamada Contra-Reforma e cujas orientações guiaram os católicos durante séculos. Em 1962, a convocação do Concílio Vaticano 2° pelo Papa João XXIII, também pode ser vista como uma resposta às demandas que se colocavam para a Igreja Católica diante da nova realidade mundial no pós-segunda guerra.
a) Explique uma medida adotada pela Igreja Católica a partir do Concílio de Trento que teve por objetivo a conter a expansão do protestantismo.
b) Identifique uma decisão tomada pelo Concílio Vaticano 2° que exemplifique a busca da Igreja em responder às demandas sociais do período.




resposta:

origem:Unesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Reforma Religiosa

pergunta:No decorrer dos séculos XVI e XVII, as lutas religiosas na Europa provocaram a separação entre os cristãos, tendo como conseqüências muitos conflitos políticos e sociais. Está associada a esse movimento religioso:
a) a colonização de parte do território do que são, atualmente, os Estados Unidos.
b) a independência das colônias americanas.
c) a instalação da Inquisição nas colônias espanholas.
d) a expulsão dos jesuítas das colônias portuguesas.
e) a ação dos missionários contra a escravidão indígena.




resposta:[A]

origem:Ufscar
tópico:
Historia

sub-grupo:Reforma Religiosa

pergunta:O calvinismo, doutrina constituída no século XVI europeu, foi tributário, em muitos aspectos, dos princípios elaborados por Santo Agostinho, sobretudo aquele que reafirma
a) o automartírio da carne como meio de purificação dos pecados.
b) a necessidade da concessão da graça divina para a salvação dos homens.
c) a superioridade do poder religioso sobre os negócios do Estado.
d) a necessidade de obras meritórias e santas para a salvação das almas.
e) a autoridade da instituição religiosa na absolvição dos pecados humanos.




resposta:[B]