Banco de dados de questões sobre Relações Históricas
questões de vestibulares
|

 

Questões Relações Históricas

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unifesp
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:Recentemente, algumas personalidades pertencentes aos três campos do nosso espectro político (esquerda, centro e direita) têm comparado o momento atual vivido pelo país com o último ano do governo João Goulart. Sobre tal comparação, pode-se afirmar que, agora,
a) parece haver só uma política econômica possível, a imposta pelo FMI, ao passo que, em 1963, parecia haver três, a capitalista nacional, a associada e a socialista.
b) a reforma agrária constitui, como em 1963, uma necessidade tanto econômica, para aumentar a produção agrícola, quanto social, para diminuir a pobreza.
c) as reformas previdenciárias e tributárias visam, ao contrário das reformas de base de 1963, iniciar um efetivo processo de desconcentração da renda.
d) os movimentos sociais, tal como em 1963, guiados por partidos políticos radicalizados, estão provocando um clima de medo e insegurança.
e) a dívida externa e a recessão econômica, ao contrário do que ocorreu em 1963, não têm impedido o governo de aumentar o salário mínimo.




resposta:[A]

origem:Enem
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:Os Jogos Olímpicos tiveram início na Grécia, em 776 a.C., para celebrar uma declaração de paz. Na sociedade contemporânea, embora mantenham como ideal o congraçamento entre os povos, os Jogos Olímpicos têm sido palco de manifestações de conflitos políticos. Dentre os acontecimentos apresentados adiante, o único que evoca um conflito armado e sugere sua superação, reafirmando o ideal olímpico, ocorreu
a) em 1980, em Moscou, quando os norte-americanos deixaram de comparecer aos Jogos Olímpicos.
b) em 1964, em Tóquio, quando um atleta nascido em Hiroshima foi escolhido para carregar a tocha olímpica.
c) em 1956, em Melbourne, quando a China abandonou os Jogos porque a representação de Formosa também havia sido convidada para participar.
d) em 1948, em Londres, quando os alemães e os japoneses não foram convidados a participar.
e) em 1936, em Berlim, quando Hitler abandonou o estádio ao serem anunciadas as vitórias do universitário negro, Jesse Owens, que recebeu quatro medalhas.




resposta:[B]

origem:
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:Estranho pensar que nesse tempo [início do século XX] a contenção da febre amarela teve prioridade na ação do governo brasileiro, que pouco - ou nada - investia contra a tuberculose, doença que mais matava (...). A existência da febre amarela no Brasil assustava os imigrantes europeus (...). Por outro lado, a tuberculose acometia um maior número de negros e mestiços. COSTA, A. M. da & SCHWARCZ, L.M. 1890-1914: no tempo das certezas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.) CEM ANOS DEPOIS, AS MESMAS DOENÇAS Ainda temos problemas comuns do início do século [passado] (...). Se não tivermos vontade política, não mudaremos essa situação nem a longo prazo (...). Precisamos de políticas de saúde integradas a áreas como educação. (MEDRONHO, Roberto. Jornal do Brasil, 30/09/2003.) Os trechos acima, embora referindo-se a contextos temporais diferentes, retratam o mesmo problema: a situação da saúde pública no Brasil. Comparando a primeira e a última década do século XX, quanto a essa questão, percebe-se que ambas se caracterizaram no Brasil por:
a) uso político das ações do governo com resultados momentâneos e pouco eficazes
b) campanhas impopulares de vacinação com revoltas sociais e intenso debate na imprensa
c) diminuição na oferta de serviços hospitalares e medicamentos com impacto populacional
d) avanço de epidemias em descompasso com o desenvolvimento da medicina e da higiene pública




resposta:[A]

origem:
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:A unidade da Europa não é uma fantasia, e sim a própria realidade. Fantasia é precisamente o contrário: a crença de que França, Alemanha, Itália ou Espanha sejam realidades substantivas e independentes. Ortega y Gasset (1883-1955) (Veja, 02/04/2003) O texto acima já apontava a idéia de uma Europa que superasse as diferenças nacionais. Hoje, transcorrido quase meio século desde a assinatura dos Tratados de Roma, alguns avanços foram realizados. Pode-se afirmar que a União Européia, atualmente, apresenta êxito à medida que:
a) as barreiras econômicas nacionais foram diminuídas, com a supressão de tarifas comerciais
b) os Estados perderam sua soberania, com o fim do poder deliberativo das câmaras nacionais
c) a Europa Ocidental aumentou sua presença no cenário político mundial, com a extinção da OTAN
d) as divergências políticas foram eliminadas entre os países membros, com a criação do Parlamento Europeu




resposta:[A]

origem:Ufrj
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:

Estudos sobre a cultura popular da Europa do século XVI demonstram que os camponeses criavam normas de comportamento específicas, por vezes até mesmo ao arrepio da lei canônica e civil. Na França eram culturalmente mal vistos os casamentos entre viúvos com filhos e pessoas jovens. Relacione a condenação desse tipo de casamento com as características econômicas que prevaleciam entre os camponeses nas sociedades européias da época.



resposta:

origem:Ufrrj
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:A Revolução Chinesa de 1949 resultou de amplo processo de consolidação das forças comunistas. Leia o texto a seguir sobre a Revolução Chinesa e responda, em seguida, às questões. A fundação da República Popular da China foi proclamada em Pequim pelos comunistas vitoriosos em 1 de Outubro de 1949. Nos finais da década de 1850, após alguns anos de transição para governar em e através dos centros urbanos, os comunistas haviam consolidado um Novo Regime. SKOCPOL, T. "Estados e Revoluções Sociais". Análise Comparativa da França, Rússia e China. Lisboa: Editorial Presença, 1985. p.277.
a) Que condições sociais e econômicas na China favoreceram a Revolução Chinesa.
b) Indique uma característica do modelo econômico da China de hoje.




resposta:

origem:Ufrrj
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:Os versos de "A terra dos males sem fim" são uma forma de protesto dos autores à maneira como a questão indígena brasileira tem sido tratada pela sociedade. A terra dos males sem fim (...) Tornamos os teus povos uma placa de rua e o teu Saber antigo, Tutela de menores. Pusemos as algemas dos nossos Estatutos Na tua Liberdade. (...) CASALDÁLIGA, P; TIERRA, P. "Ameríndia, Morte e Vida". Petrópolis: Vozes, 2000. p.73.
a) Aponte o impacto da chamada "civilização" sobre as populações indígenas no século XX.
b) Cite dois motivos atuais de cobiça das terras indígenas pelos "civilizados".




resposta:

origem:Ufscar
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo passou por grandes transformações. Leia as cinco afirmações seguintes e responda. I. O centro da cultura artística mundial, e conseqüentemente do mercado de arte, desloca-se de Paris para Nova Iorque, levando ao florescimento explosivo de uma arte americana, que se constitui um fenômeno importante na história da arte nos meados do século XX. II. O controle imperialista das potências européias na Ásia e na África passa a ser contestado por processos de independência dos povos dominados, desencadeando a consolidação de novos Estados nacionais. III. Os EUA e a União Soviética se destacam como as duas grandes potências mundiais, que delimitam suas áreas de influência econômica e política, travando conflitos bélicos indiretos e disputando avanços no campo científico e tecnológico. IV. Os governos autoritários na América Latina democratizam-se e há revoluções proletárias e camponesas, permitindo a consolidação de Estados que propiciam a redução da pobreza e a socialização dos meios de produção entre diferentes classes sociais. V. A imigração de judeus para o Oriente Médio, a organização do Estado de Israel e a confrontação entre judeus e palestinos muçulmanos (fixados anteriormente no território) desencadearam conflitos religiosos e territoriais que perduraram ao longo do século XX. Estão corretas as afirmações:
a) I, II e III, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) II, III, IV e V, apenas.
d) I, II, III e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.




resposta:[D]

origem:Ufscar
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:Há muitas representações errôneas na história sobre as populações indígenas brasileiras. No entanto, é correto reconhecer que
a) todos os índios são iguais, porque possuem a mesma cultura e descendem de populações que chegaram à América há 40 mil anos.
b) os índios pertencem gloriosamente ao passado da história brasileira, mas, infelizmente, hoje em dia, já foram todos aculturados.
c) as comunidades indígenas precisam ser preservadas porque são representantes da "infância" da humanidade, ou seja, de um estágio inicial da história.
d) as culturas indígenas sobreviventes, atualmente, vivem de modo similar há centenas de anos, mantendo costumes de seus ancestrais, como daqueles que viviam aqui em 1500.
e) os povos indígenas permanecem com o direito de reivindicar terras e outros direitos à condição de índio, mesmo quando alteram aspectos no seu modo de viver, por influência da sociedade ocidental.




resposta:[E]

origem:Ufsm
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:Os homens a cavalo ou a pé cortavam, por vezes, para atalhar a estrada real, pequenos trechos da mata. Eram os que iam de fazenda em fazenda, de roça em roça, nos convites para as conversações do dia que se avizinhava. Em torno da mata a ambição dos homens acendia luzes, cortava as estradas num galope. Mas nem as luzes, nem o passo dos homens acordavam a mata do Sequeiro Grande, que dormia seu sono de centenas de anos pelos galhos e pelos troncos. (...) A mata do Sequeiro Grande dormia, em torno dela os homens ávidos de dinheiro e de poder concertavam planos para conquistá-la. AMADO, Jorge. "Terras do sem fim". Rio de Janeiro: Record, 2000. A partir do trecho selecionado, é possível afirmar: I - O domínio sobre a mata do Sequeiro Grande implicou acerto pacífico entre os coronéis da região. II - A transformação do espaço físico da mata relaciona-se com a expansão do setor agroexportador. III - O controle da mata visava à organização de lavouras e à extinção de formas arcaicas de aproveitamento da terra. IV - Devido à necessidade de capital e trabalho, a organização de lavouras de cacau estava fora do alcance dos camponeses. V- O controle da natureza e o aproveitamento econômico da terra exigiam tecnologias inacessíveis. Estão corretas
a) apenas I, II e III.
b) apenas II e III.
c) apenas III, IV e V.
d) apenas II, III e IV.
e) apenas IV e V.




resposta:[D]

origem:Ufsm
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:Observe a figura:

Super-Homem. "Super Interessante", jun. 2002. p. 40. Quanto ao Super-Homem, criado em 1938, pode-se afirmar que cumpriu o papel de
a) estimular a conciliação entre americanos e nazistas.
b) restabelecer os valores que orientaram a formação dos EUA.
c) difundir o ideário da participação coletiva própria do capitalismo liberal.
d) produzir reflexão crítica a respeito do individualismo burguês.
e) fortalecer a auto-estima da sociedade abalada pela depressão econômica.



resposta:[E]

origem:Ufu
tópico:
Geral

sub-grupo:Relações Históricas

pergunta:"Tenho um sonho: o de que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos e os filhos dos antigos senhores de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade. Tenho um sonho: o de que, um dia, mesmo o Estado do Mississipi, um Estado ora sufocado sob o ódio da opressão, será transformado em um oásis de liberdade e de justiça." O discurso acima foi proferido por Luther King em agosto de 1963, no auge do movimento a favor da organização dos negros e pelos direitos civis nos EUA. Com relação à história do movimento negro norte-americano, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O legado da Guerra Civil - a abolição da escravidão - tornou-se ambíguo e sem efeito. Apesar de os negros assumirem legalmente a cidadania civil e política, no sul os direitos foram ignorados em diversos estados, estabelecendo-se a segregação em transportes, escolas, hospitais, restaurantes e locais de lazer, além dos ataques violentos promovidos pela Ku Klux Klan, que defendia a supremacia do branco.
b) O movimento liderado por Luther King tinha como sustentação a organização de campanhas de desobediência civil, por meio da ação direta e sem violência contra a discriminação racial, a qual somente poderia ser combatida com a não obediência às leis e práticas segregacionistas.
c) A Lei dos Direitos Civis de 1964 tornou-se um marco nas lutas do movimento negro. Ela tornou ilegal a discriminação racial em restaurantes, hotéis, lanchonetes, postos de gasolina e exigiu igual acesso aos estabelecimentos públicos.
d) A campanha pacifista de Martin Luther King conseguiu conter o ímpeto de violência do movimento negro durante a segunda metade da década de 1960, com o chamado Black Power (Poder Negro). A partir da eleição de John F. Kennedy, houve um atendimento às reivindicações dos militantes e um período de paz para a sociedade americana.




resposta:[D]