Banco de dados de questões sobre Renascimento
questões de vestibulares
|

 

Questões Renascimento

REF. Pergunta/Resposta
origem:Cesgranrio
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:As transformações intelectuais ocorridas na Europa ocidental entre os séculos XIV e XVI, conhecidas em seu conjunto como Renascimento, caracterizam a passagem da sociedade da Baixa Idade Média para a Época Moderna. Entre as características do Renascimento pode-se apontar corretamente o(a):
a) declínio das concepções naturalistas e individualistas frente ao progressivo fortalecimento dos dogmas determinados pelo catolicismo.
b) repúdio às obras artísticas e ao pensamento filosófico produzido pela antigüidade clássica greco-romana devido à subordinação da cultura à religião ao final da Idade Média.
c) valorização dos ideais medievais ligados à moral aristocrática e às instituições da cavalaria feudal.
d) reativação do comércio e das relações culturais entre o ocidente europeu e o oriente.
e) supremacia dos modelos teocêntricos em substituição ao geocentrismo para a explicação dos fenômenos naturais.




resposta:[D]

origem:Unb
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Julgue os itens seguintes, referentes ao Renascimento.

(1) Retomando traços da Antigüidade Clássica, a Renascença significou a ruptura total e absoluta com a cultura medieval.
(2) Iniciado na Península Ibérica, sobretudo por sua forte tradição urbana, o movimento renascentista afastou-se do humanismo típico da cultura medieval para enaltecer os conteúdos religiosos que emergiam com a crise feudal.
(3) Leonardo da Vinci, personagem-síntese do Renascimento, para quem o homem era o modelo do mundo, notabilizou-se pela atuação diversificada, destacando-se, na pintura, com Monalisa.
(4) A atuação dos mecenas, protetores e financiadores dos artistas, deu impulso decisivo ao desenvolvimento da arte renascentista.




resposta:F F V V

origem:Unb
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Com o auxílio das informações contidas no texto, julgue os seguintes itens, relativos ao Renascimento e à Reforma. (0) Iniciando um processo de renovação cultural, desenvolvido nos séculos XV e XVI, o Renascimento teve, no racionalismo, a sua característica essencial.

(1) A Península Ibérica, de forte tradição urbana, foi o berço do movimento renascentista.
(2) Embora tenha questionado a autoridade do Papa e os domas católicos, a Reforma Protestante, desencadeada por Calvino, não foi capaz de romper a unidade religiosa da Europa Ocidental.
(3) Do ponto de vista econômico, a corrente calvinista identifica-se com as aspirações da burguesia, especialmente pelo culto do trabalho bem-sucedido e pela liberação do juro.




resposta:V F F V

origem:Ufrs
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Relacione as obras renascentistas (coluna II) com os seus autores (coluna I). COLUNA I 1 - Dante Allighieri 2 - Rabelais 3 - Copérnico 4 - Montaigne 5 - Erasmo de Rotterdam COLUNA II ( ) Gargântua e Pantagruel ( ) O Elogio da Loucura ( ) Ensaios ( ) A Divina Comédia ( ) As Revoluções dos Orbes Celestes A sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna II, é
a) 5 - 4 - 3 - 2 - 1
b) 2 - 5 - 4 - 1 - 3
c) 1 - 2 - 3 - 4 - 5
d) 5 - 2 - 1 - 3 - 4
e) 3 - 1 - 2 - 4 - 5




resposta:[B]

origem:Unirio
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:As manifestações culturais expressas no Renascimento, ocorrido na Europa entre os séculos XIV e XVI, apresentam as características abaixo com EXCEÇÃO de uma. Assinale-a
a) Repúdio aos ideais medievais.
b) Crítica ao pensamento escolástico.
c) Valorização das obras clássicas da cultura greco-romana.
d) Fortalecimento do humanismo e do individualismo.
e) Negação das concepções antropocêntricas e naturalistas.




resposta:[E]

origem:Unb
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Na História Ocidental, a Idade Moderna (séc. XV-XVIII) é considerada uma fase de transição, assinalando a passagem do feudalismo ao futuro capitalismo burguês. As transformações operadas nesse período, além de profundas, estavam entrelaçadas, atingindo todos os setores da vida da sociedade. Acerca dessas transformações, julgue os itens seguintes.

(1) Do Renascimento - séculos XV e XVI - ao Iluminismo - século XVIII -, houve uma linha de desenvolvimento cultural que, partindo da contestação ao teocentrismo medieval, chegou à construção do moderno conceito de ciência, assentado no racionalismo humanista.
(2) Enquanto Shakespeare inaugurava o teatro inglês, seu contemporâneo Francis Bacon tornava-se o primeiro grande teórico moderno da ciência, elegendo o método indutivo como o caminho seguro para a construção do conhecimento.
(3) Apoiados pelas poderosas forças religiosas da época, Nicolau Copérnico, Johannes Kepler e Galileu Galilei deram extraordinário impulso aos estudos da astronomia, mas tendo o cuidado de vinculá-los aos textos sagrados.
(4) A expansão comercial e marítima, a ampliação dos horizontes humanos a fundação de uma nova geografia integraram um mesmo contexto inovador, intimamente associado aos inventos e às descobertas científicas da época.




resposta:V V F V

origem:Unirio
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Criada pelos humanistas italianos e retomada por Vasari, a noção de uma ressurreição das letras e das artes graças ao reencontro com a Antigüidade foi, seguramente, fecunda (...). Essa noção significa juventude, dinamismo, vontade de renovação (...). Teve em si a inevitável injustiça das abruptas declarações de adolescentes, que rompem ou crêem romper com os gostos e as categorias mentais dos seus antecessores. Mas o termo "Renascimento", mesmo na acepção estrita dos humanistas, que o aplicavam, essencialmente, à literatura e às artes plásticas, parece-nos atualmente insuficiente. (DELUMEAU, Jean. A CIVILIZAÇÃO DO RENASCIMENTO. Lisboa, Editorial Estampa, 1983, vol.1, p.19) A revisão que o autor nos apresenta com relação ao termo Renascimento aponta para o fato de que a(o):
a) Idade Média não deve mais ser vista como um período de obscurantismo onde a cultura estava totalmente morta.
b) cultura medieval já realizava um questionamento ao teocentrismo, fato que foi apenas aprofundado pelo Humanismo e pelo Renascimento.
c) ruptura que os humanistas pretendiam com a Idade Média era apenas aparente, pois a suposta inspiração na Antigüidade esteve sempre subordinada aos padrões medievais.
d) obscurantismo medieval não impediu a existência de uma produção artística, embora esta fosse esteticamente inferior à da Renascença.
e) Humanismo ainda imprime ao Renascimento uma visão conformista com relação ao mundo, o que muito se assemelhava ao pensamento medieval.




resposta:[A]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:O turista que viaja pela Europa com muita bagagem nas malas e pouca informação a cabeça pode confundir as manifestações culturais do período renascentista. Sobre estas manifestações, analise as proposições a seguir (0) No "Cinqueccento" Roma transforma-se na capital das artes, com o apoio dos Papas Alexandre VI e Júlio II.

(1) Petrarca, Dante e Bocaccio, considerados os precursores da literatura renascentista, influenciaram autores além das fronteiras italianas, como Rabelais, Shakespeare, Miguel de Cervantes, Camões e Gil Vicente.
(2) Maquiavel destacou-se como pensador político tanto quanto Thomas Morus em sua UTOPIA. Ambos compreendiam que a luta entre os homens é uma alavanca para o desenvolvimento da política e da sociedade.
(3) Nos Países Baixos, centro de manifestações artísticas renascentistas, destacaram-se Breughel e os Van Eycks na pintura e Erasmo de Rotterdan na filosofia.
(4) A invenção da imprensa por Gutemberg facilitou a produção e divulgação de livros, barateando-os e colocando-se ao alcance de toda a população. Esta invenção foi responsável pela extinção do analfabetismo no continente europeu.




resposta:V V F V F

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Sobre a importância do renascimento urbano e comercial, na fase de transição do feudalismo para o capitalismo, pode-se destacar:
a) o caráter assistencialista das corporações de ofício influindo na democratização da ordem social.
b) o enfraquecimento do poder dos reis à medida que as cidades se tornaram independentes da nobreza feudal.
c) o estímulo à centralização monárquica, à unificação das moedas, pesos e medidas e ao mercantilismo.
d) a oposição da burguesia comerciante à prática da usura e conseqüente apoio da Igreja aos seus empreendimentos marítimos.
e) o crescimento da burguesia repercutindo na decadência da política econômica mercantilista e na formação dos Estados Nacionais.




resposta:[C]

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:O Renascimento, engendrado no contexto da crise geral do final da Idade Média, foi um processo de intensa renovação cultural. Sobre o Renascimento pode-se afirmar que
a) ao garantir a participação do povo no movimento, conseguiu aproximar a arte popular da erudita.
b) frustrou a burguesia emergente em seus objetivos de ascensão social e poder político.
c) se propagou rapidamente pela Europa, mantendo as mesmas características em todos os lugares.
d) significou uma brusca ruptura com a religiosidade tradicional da Idade Média.
e) teve no racionalismo um de seus elementos definidores.




resposta:[E]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Marcílio Ficino, intelectual florentino, celebrava o século XV como a idade de ouro do saber, pois fizera ressurgir as artes liberais, a gramática, a poesia, a oratória, a pintura, a escultura, a música e o antigo som da liria órfica; levara a astronomia à perfeição e descobrira os instrumentos para imprimir livros. Essa conjuntura relacionar-se ao movimento histórico denominado:
a) Iluminismo
b) Liberalismo
c) Cientificismo
d) Renascimento




resposta:[D]

origem:Ufv
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Ao surgimento, a partir do século XIV, de uma cultura secular, humanista e antropocêntrica, damos o nome de:
a) Contra-reforma.
b) Reforma.
c) Renascimento.
d) Mercantilismo.
e) Revolução Industrial.




resposta:[C]