Banco de dados de questões sobre Renascimento
questões de vestibulares
|

 

Questões Renascimento

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufv
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:"Eu sustento que a única finalidade da ciência está em aliviar a canseira da existência humana. E se os cientistas, intimados pela prepotência dos poderosos, acham que basta amontoar saber, por amor ao saber, a ciência pode ser transformada em aleijão, e as suas novas máquinas serão novas aflições, nada mais." (GALILEU GALILEI, 1564 - 1642) Defina o movimento artístico, científico e cultural ao qual a figura de Galileu se vincula historicamente.



resposta:

origem:Uel
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:No início da Idade Moderna, no contexto do Movimento Renascentista, pode-se observar
a) a valorização da supremacia do coletivo em detrimento do individual.
b) um processo de mudanças sociais que se traduziu em novas formas de pensar, sentir e agir.
c) o desenvolvimento de revoluções tecnológicas advindas das novas teorias sobre a política e o poder.
d) as novas concepções que justificavam o predomínio da religiosidade sobre as formas de pensamento.
e) as mudanças nas formas de organização da produção agrícola e relações sociais daí decorrentes.




resposta:[B]

origem:Uece
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:O fim do período feudal se caracterizou pela renovação cultural, artística e filosófica, em contraposição aos valores medievais até então predominantes. Com relação a esta nova visão do mundo, podemos afirmar corretamente que:
a) apesar da renovação cultural, a concepção teológica do mundo, típica do período medieval, permaneceu predominante na Europa.
b) ao recuperar os valores da Antigüidade Clássica, o Renascimento abandona a religião e a cultura cristã.
c) as mudanças culturais correspondiam aos nascentes interesses burgueses, que valorizavam o luxo ostensivo e o desperdício de riquezas em festas e bens culturais.
d) o próprio termo Renascimento corresponde a uma tentativa de recuperar os valores antropocêntricos da Antigüidade clássica, esquecidos pela Idade Média.




resposta:[D]

origem:Mackenzie
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:O impulso cultural do Renascimento revigorou valores opostos aos dos homens medievais. Em todos os campos do saber emergiu uma vitalidade cultural que rompia com os tradicionais limites. (Pietro Maria Bardi) Assinale a alternativa correspondente aos valores medievais a que o texto faz referência.
a) Hedonismo, Individualismo e Humanismo
b) Neoplatonismo, Naturalismo e Otimismo
c) Racionalismo, Antropocentrismo e Individualismo
d) Teocentrismo, Coletivismo e Misticismo
e) Antropocentrismo, Heliocentrismo e Naturalismo




resposta:[D]

origem:Fuvest
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:"Os próprios céus, os planetas e este centro [a Terra] Respeitam os graus, a precedência e as posições. Como poderiam as sociedades, Os graus nas escolas, as irmandades nas cidades, O comércio pacífico entre praias separadas, A primogenitura e o direito de nascença, Os privilégios da idade, as coroas, cetros, lauréis, Manter-se em seu lugar certo - não fossem os graus?" Estes versos de Shakespeare (da peça "Troilo e Cressida") revelam uma visão de mundo
a) moderna e liberal, ao tratarem das cidades, do comércio e, virtualmente, até do novo continente.
b) medieval e aristocrática, ao defenderem privilégios, graus e hierarquias como decorrentes de uma ordem natural.
c) universal e democrática, ao se referirem a valores e concepções que ultrapassam seu próprio tempo histórico.
d) clássica e monarquista, ao mencionarem instituições, como a monarquia e o direito de primogenitura, que eram características do mundo greco-romano.
e) particularista e elitista, ao expressarem hierarquias, valores e graus exclusivos da Inglaterra do século XVI.




resposta:[B]

origem:Ufrj
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:A estátua de David, hoje exposta na Academia de Florença, na Itália, é considerada uma das maiores obras da arte universal e um símbolo do Renascimento. O Renascimento é considerado por muitos historiadores um marco da "grande mutação intelectual do Ocidente" ocorrida nos séculos XV e XVI.


a) Analise três características básicas deste movimento artístico.
b) Cite outras três obras importantes produzidas pelo Renascimento, localizando seus autores e o país em que foram produzidas.



resposta:a)Valorização da estética artística da antiguidade clássica, Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade (antropocentrismo) e grande importância dada às ciências e a razão.
b)Mona Lisa (Michelângelo, Itália); Sonho de uma noite de verão (Shakespeare, Inglaterra) e O Príncipe (Maquiavel, Itália)

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Leia o texto e observe o detalhe da pintura "Gioconda", de Leonardo da Vinci.

"Quanto mais a vida econômica e social se emancipa dos grilhões do dogma eclesiástico, tanto mais a arte se volta para a realidade imediata." (Arnold Hauser. "História social da literatura e da arte". 2. ed. Tradução de Walter H. Geenen. São Paulo: Mestre Jou, 1972. p. 358) Com base no conhecimento histórico e tendo como referenciais a pintura e o texto de Hauser, pode-se afirmar que o Renascimento
a) refletiu, no universo cultural, as transformações que ocorreram no período de transição para uma sociedade fundamentada no antropocentrismo.
b) resgatou os princípios culturais fundamentais das antigas sociedades orientais, servindo como um elemento de propagação desses princípios no mundo Ocidental.
c) representou uma ruptura na forma de interpretar a natureza, propiciando inclusive a possibilidade de o artista pintar figuras femininas o que era proibido pela Igreja cristã na Baixa Idade Média.
d) não alterou significativamente a interpretação que os artistas tinham da realidade, já que as imagens dos seres humanos expressavam as figuras simbólicas de santos cristãos.
e) não teve grandes repercussões na sociedade ocidental, uma vez que foi um fenômeno tipicamente italiano de rebeldia à influência que a Igreja exercia no mundo das artes.



resposta:[A]

origem:Ufsm
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:ASSERÇÃO O renascimento cultural implicou transformações de valores e de comportamentos, PORQUE RAZÃO se originou da crise da ordem feudal e do enfraquecimento da vida urbana e comercial.
a) Asserção correta, razão correta, e a razão justifica a asserção.
b) Asserção correta, razão correta, mas a razão não justifica a asserção.
c) Asserção correta, razão errada.
d) Asserção errada, razão correta.
e) Asserção e razão erradas.




resposta:[C]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:A cultura renascentista favoreceu a valorização do homem, estimulando a liberdade de expressão presente em diferentes manifestações artísticas e literárias. Entretanto, a participação da Igreja Católica, entre os mecenas, pode ser associada:
a) à renovação das idéias defendidas pela hierarquia eclesiástica, que se deixara influenciar pelo liberalismo burguês.
b) à continuidade do cristianismo como religião dominante, limitando a liberdade de expressão aos valores estabelecidos pela Igreja.
c) ao engajamento da intelectualidade católica nas experiências científicas, na tentativa de conciliar razão e fé.
d) às novas condições de vida na Europa, que extinguiram a persistência dos valores religiosos na sociedade.
e) ao surgimento de novas ordens religiosas, defensoras do mecenato como um meio de maior liberdade de expressão.




resposta:[B]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:A consciência da oposição entre "antigo" e "moderno" e, com ela, a formação de um conceito de modernidade surgiram durante o século XVI, como Renascimento. À visão religiosa do mundo feudal começa a contrapor-se uma outra -secular, laica. Tal mudança coloca o homem no centro do universo (antropocentrismo), abrindo novas perspectivas para o pensamento político e religioso, assim como para o desenvolvimento das ciências. Assinale, a seguir, os fatos que caracterizam a Idade Moderna: ( ) Os dogmas religiosos do catolicismo perdem o monopólio da explicação do mundo, e o método experimental passa a ser valorizado com o meio de acesso ao conhecimento da realidade. ( ) O Renascimento europeu corresponde à era das grandes navegações e das conquistas, contudo tem contrapartida, no processo de colonização do Novo Mundo, o massacre de civilizações avançadas (inca, asteca, etc.) ( ) A formação do Estado Moderno está relacionada com o fortalecimento da nobreza feudal que, aliada à Igreja funda uma nova ordem política, baseada na centralização do poder. ( ) A Reforma promove uma profunda revisão religiosa e política na sociedade européia do século XVI, marcando a passagem do mundo feudal para o mundo moderno.



resposta:F V V V

origem:Ufsc
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Eu, Galilei, filho do falecido Vicenzo Galilei, Florentino, de setenta anos de idade, intimado à presença deste Tribunal e ajoelhado diante de vós, Eminentíssimos e Reverendíssimos Senhores Cardeais Inquisidores-Gerais [...] tendo diante dos olhos e tocado com as mãos os Santos Evangelhos [...] considerando que após ser intimada uma injunção [...] para que - eu deixasse a inteiramente falsa opinião de estar o Sol no centro do mundo e imóvel e a Terra não estar no centro do mundo e mover-se [...], escrevi e imprimi num livro no qual discuto a nova doutrina, já condenada [...] abjuro, amaldiçôo e detesto os citados erros e heresias [...]. Apud PRADE, Péricles. Crônica do Julgamento de Galileu: Poder & Saber. Curitiba, Casa das idéias, 1992. Analisando o texto, o momento e as circunstâncias em que foi escrito, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S): 01. As idéias racionalistas tiveram amplo apoio da aristocracia rural, que as usaram como argumentação para combater o poder do clero. 02. As idéias de Galileu, segundo o texto, foram aceitas pela igreja, mas condenadas pelo Tribunal do Santo Ofício, Galileu, por esta razão, teve de retratar-se. 04. Bacon, Spinoza, Newton, assim como Galileu, enfrentaram as idéias tradicionais então vigentes, criando as bases do racionalismo e do pensamento científico. 08. Trata-se da retratação de Galileu Galilei, que em seus estudos de astronomia negou a concepção geocentrista aceita, até então, por grande parte dos astrônomos e defendeu que o Sol, e não a Terra, seria o centro do universo. 16. Galileu é um dos vultos do Renascimento. O Renascimento vai marcar uma mudança de mentalidade e a afirmação de novos valores, entre outros, o individualismo.



resposta:04 + 08 + 16 = 28

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Os estudos sobre o Renascimento fracionaram "o que a Renascença teve a paixão de unir. Nenhum dos seus promotores se conformou em confinar a sua atividade num único domínio (...) Na sua maior parte, estes criadores debruçaram-se atentamente sobre os dados teóricos das respectivas realizações, sem que a sua reflexão se deixasse deter por quaisquer limites (...) e a arte era, sob a sua perspectiva, a maneira de reproduzir ou de, pelo menos, revelar a ordem secreta do Universo". (Francis Rapp. IN: "História Geral da Europa") Sobre o Renascimento, assinale, o que for correto. 01) A arte renascentista é uma arte de pesquisa, invenção e inovação. 02) Entre os valores renascentistas não estavam incluídos o individualismo, o hedonismo e o espírito crítico. 04) O Renascimento foi essencialmente um movimento elitista. A partir dele, abriu-se uma nítida divisão entre arte erudita e arte popular, 08) No Renascimento, a burguesia, o clero e a nobreza se empenharam em harmonizar seus valores e tradições. 16) As manifestações artísticas, preocupadas exclusivamente com a emoção e o sentimento, ignoraram as contribuições das ciências.



resposta:05