Banco de dados de questões sobre Renascimento
questões de vestibulares
|

 

Questões Renascimento

REF. Pergunta/Resposta
origem:Unicamp
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Em 1566, Copérnico anunciava, em sua obra "Sobre as revoluções das órbitas celestes": "[...] no primeiro livro descrevo todas as posições dos astros, assim como os movimentos que atribuo à Terra, a fim de que este livro narre a constituição geral do Universo". (Adaptado de José Gaos, "História de nuestra idea del mundo". Fondo de Cultura Económica, 1992, p. 146.)
a) Em que a obra de Copérnico significou uma revolução na forma como se via o mundo comparada à da Idade Média?
b) Como o telescópio, inventado por Galileu em 1610, ajudava a confirmar as teses de Copérnico?
c) Relacione o estudo da astronomia com as grandes navegações desse período.




resposta:

origem:Ufsc
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:O trecho abaixo é um diálogo entre D. Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, personagens da monumental obra de Miguel Cervantes, Dom Quixote de La Mancha. "... " Quais gigantes? - Disse Sancho Pança. - Aqueles que ali vês - respondeu o amo [...] - Olhe bem Vossa Mercê - disse o escudeiro que aquilo não são gigantes, são moinhos de vento. [...] - Bem se vê - respondeu Dom Quixote - que não andas corrente nisto das aventuras, são gigantes, são; e se tens medo tira-te dai e põe-te em oração enquanto eu vou entrar com eles em [...] desigual batalha. "..." CERVANTES de Saavedra, Miguel de. "Dom Quixote de La Mancha." São Paulo, Abril Cultural, 1981. p. 55. Analisando o texto, o momento e as circunstâncias em que foi escrito, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. "Dom Quixote de La Mancha" é uma das principais obras do chamado Renascimento Cultural. 02. "Dom Quixote", como a maioria das obras do Renascimento, defende intransigentemente as instituições medievais, daí seu principal personagem ser um "cavaleiro andante". 04. William Shakespeare, autor de "Romeu e Julieta", "Hamlet", "Macbeth" e muitas outras obras e Luís de Camões, autor de "Os Lusíadas", também foram autores do chamado Renascimento Literário. 08. O Renascimento provocou mudanças na literatura, arquitetura, escultura, pintura, música e nas ciências. 16. O movimento renascentista representou o novo, o moderno - o mundo das cidades e do dinheiro, e se opunha aos conceitos e instituições medievais. 32. Renascença atingiu a Espanha de Miguel Cervantes, Portugal, a Inglaterra e os Países Baixos. Teve seu início nos grandes centros comerciais italianos como Veneza, Florença e Milão.



resposta:01 + 04 + 08 + 16 + 32 = 61

origem:Ufscar
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Nicolau Maquiavel, autor de "O Príncipe", refletindo sobre as razões do sucesso ou do fracasso político dos governantes, escreveu: ... restringindo-me aos casos particulares, digo que se vê hoje o sucesso de um príncipe e amanhã a sua ruína, sem ter havido mudança na sua natureza, nem em algumas de suas qualidades. Creio que a razão disso (...) é que, quando um príncipe se apóia totalmente na fortuna, arruína-se segundo as variações daquela. Também julgo feliz aquele que combina o seu modo de proceder com as particularidades dos tempos, e infeliz o que faz discordar dos tempos a sua maneira de proceder. ("O Príncipe", trad. de Lívio Xavier. SP: Abril Cultural, 1973, p. 110.)
a) Em que período histórico-cultural Maquiavel viveu e, portanto, escreveu as suas obras?
b) Defina a noção maquiavélica de fortuna e explicite como o autor entende os motivos do fracasso ou do sucesso dos governantes.




resposta:

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Dentre os temas desenvolvidos pela cultura renascentista há um que se mantém presente até hoje - a utopia - despertando atenção, principalmente, em finais de século. Assinale a opção que se refere à idéia de utopia defendida no século XVI.
a) A idéia de utopia como tema central dos manuais de escolástica que se transformou no valor político mais importante da Igreja romana.
b) A idéia de utopia expressa por São Francisco de Assis, nas suas lições sobre a natureza dos homens e dos animais.
c) A idéia de utopia que revelava o caráter de oposição da Igreja ao novo tempo mundano e secular da renascença.
d) A idéia de utopia apresentada por Maquiavel em sua obra, O Príncipe, na qual defendeu o republicanismo.
e) A idéia de utopia exposta por Thomas Morus, na qual criticava os humanistas que reivindicavam a autoridade soberana do Príncipe.




resposta:[E]

origem:Ufsc
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) nas suas referências ao Renascimento: 01. O significado do termo Renascimento está associado à idéia de um novo nascimento da cultura européia, nas suas variadas manifestações, especialmente nas artes. 02. Os pensadores renascentistas limitaram-se a imitar os modelos das civilizações grega e romana. 04. Entre os renascentistas mais conhecidos nas artes plásticas destacaram-se Miguel Ângelo, Leonardo da Vinci e Rafael. 08. Entre os escritos renascentistas destacaram-se "O Elogio da Loucura" (Erasmo de Rotterdam), "O Príncipe" (Nicolau Maquiavel) e "A Utopia" (Thomas Morus). 16. Fenômeno marcante da cultura renascentista foi seu caráter universalista. O deísmo, porém, foi um dos ideais almejados, pois dava acesso à sabedoria e à santidade. 32. O renascimento religioso, identificado na Europa por vários historiadores, foi associado à Reforma Protestante e à Contra-Reforma Católica.



resposta:01 + 04 + 08 + 32 = 45

origem:Unifesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:A arte do Renascimento é chamada de
a) barroca, e se inspira no gótico e no românico.
b) romântica, e se inspira na natureza.
c) maneirista, e se inspira na objetividade.
d) realista, e se inspira na subjetividade.
e) clássica, e se inspira no mundo greco-romano.




resposta:[E]

origem:Enem
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental, e também por introduzir, no ensino, as idéias de Aristóteles. Em 1260, Roger Bacon escreveu: "Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem máquinas voadoras nas quais um homem (...) bata o ar com asas como um pássaro. Máquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios" (apud. BRAUDEL, Fernand. "Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII São Paulo: Martins Fontes, 1996, vol. 3). Considerando a dinâmica do processo histórico, pode-se afirmar que as idéias de Roger Bacon
a) inseriam-se plenamente no espírito da Idade Média ao privilegiarem a crença em Deus como o principal meio para antecipar as descobertas da humanidade.
b) estavam em atraso com relação ao seu tempo ao desconsiderarem os instrumentos intelectuais oferecidos pela Igreja para o avanço científico da humanidade.
c) opunham-se ao desencadeamento da Primeira Revolução Industrial, ao rejeitarem a aplicação da matemática e do método experimental nas invenções industriais.
d) eram fundamentalmente voltadas para o passado, pois não apenas seguiam Aristóteles, como também baseavam-se na tradição e na teologia.
e) inseriam-se num movimento que convergiria mais tarde para o Renascimento, ao contemplarem a possibilidade de o ser humano controlar a natureza por meio das invenções.




resposta:[E]

origem:Enem
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:O texto foi extraído da peça "Tróilo e Créssida" de William Shakespeare, escrita provavelmente, em 1601. "Os próprios céus, os planetas, e este centro reconhecem graus, prioridade, classe, constância, marcha, distância, estação, forma, função e regularidade, sempre iguais; eis porque o glorioso astro Sol está em nobre eminência entronizado e centralizado no meio dos outros, e o seu olhar benfazejo corrige os maus aspectos dos planetas malfazejos, e, qual rei que comanda, ordena sem entraves aos bons e aos maus." (personagem Ulysses, Ato I, cena III). SHAKESPEARE, W. "Tróilo e Créssida". Porto: Lello & Irmão, 1948. A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria
a) geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu.
b) da reflexão da luz do árabe Alhazen.
c) heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico.
d) da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei.
e) da gravitação universal do inglês Isaac Newton.




resposta:[C]

origem:Unesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:"... tenho sido, durante muitos anos, um aderente à teoria de Copérnico. Isto me explica a causa de muitos fenômenos que são ininteligíveis por meio de teorias geralmente aceitas. Eu tenho coligido muitos argumentos para refutar estas últimas, mas eu não me arriscaria a levá-los à publicação. Há muito tempo que estou convencido de que a Lua é um corpo como a Terra. Descobri também uma multidão de estrelas fixas, a princípio invisíveis, ultrapassando mais de dez vezes as que se podem ver a olho nu, formando a Via Láctea." (Carta de Galileu a Kepler, 1597.) Galileu não se arriscava a publicar essas idéias por temer
a) a oposição que sofreria por parte de seus alunos e colegas da Universidade de Pisa, onde lecionava.
b) ser considerado um plagiador das idéias heliocêntricas defendidas por Copérnico e por alguns sábios florentinos.
c) que seus pressupostos geocêntricos contribuíssem para aumentar as hostilidades contra a Igreja Católica.
d) que seus superiores o expulsassem da Ordem dos Franciscanos, à qual pertencia desde a adolescência.
e) ser acusado de heresia e ter de enfrentar o poderoso Tribunal do Santo Ofício, mantido pela Igreja.




resposta:[E]

origem:Unesp
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Observe e compare as duas figuras seguintes, uma iluminura, que ilustra um manuscrito do século XIII, e a pintura denominada "A Calúnia", de Sandro Botticelli, artista florentino do século XV.


a) Como se denomina o período da história da cultura e das artes no qual Botticelli viveu?
b) Aponte duas diferenças entre a iluminura e a pintura a óleo, tendo em vista os contextos históricos em que foram produzidas.



resposta:

origem:Ufscar
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:Observe a figura e responda.

"Proporções do corpo humano", Leonardo da Vinci (1452-1519).
a) A qual concepção artística pertence?
b) Quais as idéias da época que podem ser identificadas nesse desenho?



resposta:

origem:Ufrn
tópico:
Historia

sub-grupo:Renascimento

pergunta:O fragmento textual abaixo servirá de base para a questão adiante. POEMA PARA GALILEO Antônio Gedeão Estava agora a lembrar-me, Galileo, daquela cena em que tu estavas sentado num escabelo e tinhas à tua frente um friso de homens doutos, hirtos, de toga e de capelo a olharem-te severamente. Estavam todos a ralhar contigo (...) E tu foste dizendo a tudo que sim, que sim senhor, que era [tudo tal qual conforme suas eminências desejavam, e dirias que o Sol era quadrado e a lua pentagonal (...) E juraste que nunca mais repetirias nem a ti mesmo, na própria intimidade do teu pensamento, [livre e calmo, aquelas abomináveis heresias que ensinavas e escrevias para eterna perdição da tua alma. Ai, Galileo! (...) Tu é que sabias, Galileo Galilei. In: FREITAS, Gustavo de. "900 textos e documentos de história". Lisboa: Plátano, [1976]. p.183. Esse poema inspira-se em certa passagem da vida de Galileo, o qual defendia o heliocentrismo. O episódio referido no poema exemplifica o(a)
a) reação da nobreza alemã às revoltas anabatistas, cuja liderança foi julgada por suas pregações de caráter revolucionário.
b) controle exercido pela Igreja Católica em relação ao conhecimento e ao pensamento científicos, no início da Idade Moderna, no Ocidente.
c) iniciativa da Igreja, na Idade Média, de pôr fim às práticas de feitiçaria e de bruxaria, vistas como ameaças à salvação da alma.
d) estímulo dos setores clericais ao desenvolvimento intelectual, através da utilização de métodos científicos, como a observação e a experimentação.




resposta:[B]