Banco de dados de questões sobre Revolução Industrial
questões de vestibulares
|

 

Questões Revolução Industrial

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufsm
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:Júlio Verne (1828-1905) foi um famoso romancista francês. Em seus livros, descreveu engenhos, máquinas e viagens que somente seriam realizadas décadas depois. Em 1863, imaginou o balão dirigível, em "Cinco semanas num balão"; em 1870, inventou o submarino elétrico, em "Vinte mil léguas submarinas"; no mesmo ano, descreveu uma viagem espacial, em "À roda da Lua". Sua ficção relaciona-se com
a) o surgimento da física quântica, decorrente do crescimento urbano e industrial desenfreados.
b) o avanço do movimento operário, das lutas populares e do "espectro do comunismo", tal qual Marx previra.
c) o desmantelamento dos Estados liberais e a montagem das monarquias constitucionais e parlamentaristas.
d) a descrença em relação à ciência e à cultura patrocinada pela Europa Imperialista.
e) o avanço da ciência e da tecnologia do mundo industrial, bem como com o otimismo da sociedade burguesa.




resposta:[E]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:Leia o texto a seguir, que descreve as características de algumas das fascinantes máquinas que marcaram o início do século vinte, período conhecido como a "bela época" e vivido por Santos Dumont. "De repente, após milênios de civilização, o homem tinha em seu poder engenhos inacreditáveis:

(1) um carro que anda sem precisar ser puxado por cavalos;
(2) um fio que instantaneamente transmite mensagens de um continente a outros;
(3) um aparelho para conversar com a pessoa ouvindo sua voz, mesmo que ela estivesse a longa distância;
(4) uma curiosa maquininha capaz de reproduzir todos os sons deste mundo;
(5) uma tela mágica onde são projetadas imagens de pessoas, bichos e coisas movendo-se animadamente, igualzinho à vida real..." (Fonte: Adaptado de "Nosso Século [1900/1910]". São Paulo: Abril, 1980, p. 55) Assinale a alternativa que contém, na ordem correta, os inventos aos quais o texto se refere e que eram difundidos no Brasil, no período em que Santos Dumont viveu:



resposta:[C]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:Considere a foto da Torre Eiffel.

No início do século XX, Santos Dumont voou como um pássaro em torno da Torre Eiffel, em Paris. Essa Torre, chamada carinhosamente pelos franceses de "A dama de ferro", tem cerca de 320 metros de altura e 7 500 toneladas de ferro e foi construída para uma Exposição Mundial, em 1889. No período de sua construção, a Torre simbolizava
a) a substituição do Franco pelo Euro.
b) o desenvolvimento industrial na França.
c) o fim da desigualdade social na França.
d) o início da Revolução socialista francesa
e) a entrada da França na Comunidade Européia.



resposta:[B]

origem:Ufsm
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:

As figuras remetem ao processo de transformação desencadeado na Europa, a partir de meados do século XVIII. NÃO é característica desse processo:
a) destruição do modo de vida tradicional dos trabalhadores que, privados do acesso direto aos meios de produção, tornaram-se vendedores da força de trabalho para o mercado.
b) amplo emprego de mulheres e de crianças que, além de receberem salários menores que os homens, eram submetidas a longas jornadas de trabalho em espaços insalubres.
c) intenso e rápido crescimento das cidades, sobre as quais pairavam intensas nuvens de fumaça, gerando a poluição do ar e das águas e numerosas mortes por doenças respiratórias e intestinais.
d) rapidez nas reformas sociais, pois as classes dirigentes ainda estavam impregnadas pelas idéias de respeito aos direitos fundamentais dos seres humanos.
e) resignação dos pais das crianças pobres convertidas em trabalhadoras a partir dos 8 anos, por verem, nessa atividade, tanto uma aprendizagem profissional quanto um ganho para a família.



resposta:[D]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:São razões para a ocorrência da Revolução Industrial, que teve como berço a Inglaterra:
a) forte envolvimento britânico nas guerras continentais em conseqüência da sua localização.
b) os "cercamentos" que ampliaram as áreas de cultivo agrícola.
c) rede fluvial limitada.
d) riqueza abundante do subsolo, com a presença de ferro, estanho, carvão dentre outros minerais.
e) alta concentração de camponeses nas áreas rurais.




resposta:[D]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:A primeira nação a se industrializar foi a Inglaterra. Reunindo condições favoráveis, utilizou capitais acumulados durante a Revolução Comercial, como investimentos no setor da transformação. Com base nesta afirmação, indique e explique três fatores que fizeram da Inglaterra a pioneira na Revolução Industrial.



resposta:

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:Destaque três fatores geográficos que contribuíram para que a Revolução Industrial ocorresse na Inglaterra.



resposta:

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:Comente a afirmativa: A Revolução Industrial foi sobretudo a passagem de um sistema de produção marcadamente agrário e artesanal para outro de cunho industrial, dominado pelas fábricas e pela maquinaria. (PAZZINATO e SENISE, 1994)



resposta:

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:"A Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos. Durante um breve período ela coincidiu com a história de um único país, a Grã-Bretanha. Assim, toda uma economia mundial foi edificada com base na Grã-Bretanha, ou antes, em torno desse país. (...) Houve um momento na história do mundo em que a Grã-Bretanha podia ser descrita como sua única oficina mecânica, seu único importador e exportador em grande escala, seu único transportador, seu único país imperialista e quase que seu único investidor estrangeiro; e, por esse motivo, sua única potência naval e o único país que possuía uma verdadeira política mundial. Grande parte desse monopólio devia-se simplesmente à solidão do pioneiro, soberano de tudo quanto se ocupa por causa da ausência de outros ocupantes." (Eric J. Hobsbawm. "Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo". Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1983, p.9) Tendo como referência o texto anterior:
a) Explique dois fatores que contribuíram para que a Inglaterra tenha experimentado a "solidão do pioneiro" no processo de Revolução Industrial.
b) Identifique duas mudanças ocorridas na sociedade inglesa do século XIX que exemplifiquem a afirmativa do autor de que "a Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos".




resposta:

origem:Puc
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:As afirmativas a seguir apresentam algumas características da Inglaterra no início do século XIX. I - O fato de estar se tornando, cada vez mais, o "armazém" e a "oficina" do mundo expressava seu poderio naval, comercial e fabril. II - A máquina a vapor era uma das inovações técnicas que contribuía para uma produção industrial em escala ampliada. III - Homens, mulheres e crianças estavam submetidos a longas jornadas de trabalho nos estabelecimentos fabris. IV - Os trabalhadores das manufaturas têxteis resistiam às condições de trabalho que lhes eram impostas por meio da organização em sindicatos. Estão corretas:
a) Somente as afirmativas I e II e III.
b) Somente as afirmativas III e IV.
c) Somente as afirmativas I, II e IV.
d) Somente as afirmativas II, III e IV.
e) Todas as afirmativas.




resposta:[A]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:

Por volta de 1860/70, a economia capitalista ganha ritmo acelerado, contribuindo para a superação do chamado capitalismo livre-concorrencial. Apesar do progresso, as grandes cidades européias não estavam isentas de sérios problemas sociais. As cités (vilas), amontoados de barracos, eram as únicas moradias acessíveis para muitos trabalhadores parisienses. Essa situação influiu no significativo aumento da imigração européia. Aponte um elemento característico das transformações verificadas nas economias capitalistas durante a segunda metade do século XIX e explique como esse processo influenciou o aumento da imigração européia para a América em finais desse século.



resposta:

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Revolução Industrial

pergunta:Observe a imagem e o texto a seguir.

"Tempos modernos", filme de 1936, cuja temática ultrapassa a tragédia da existência individual e coloca em cena o conflito entre o homem e o taylorismo. BODY-GENDROT, Sophie. Uma vida privada francesa segundo o modelo americano. In: DUBY, Georges; ARIES, Philippe. "História da vida privada". V.3, p. 535. [Adaptado]. Considerando a imagem e o fragmento,
a) indique duas características do taylorismo;
b) explique o novo tipo de conflito sugerido no texto.



resposta: