Banco de dados de questões sobre Segunda Guerra Mundial
questões de vestibulares
|

 

Questões Segunda Guerra Mundial

REF. Pergunta/Resposta
origem:Faap
tópico:
Historia

sub-grupo:Segunda Guerra Mundial

pergunta:"Nós, povos das Nações Unidas, resolvemos: - proclamar nossa crença nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e valor da pessoa humana, na igualdade de direitos entre homens e mulheres, bem como entre as nações, grandes e pequenas." Texto extraído:
a) da Constituição do Brasil - 1988
b) da Constituição do Brasil - 1891
c) da Carta das Nações Unidas - 1945
d) dos Direitos proclamados pela Revolução Francesa - 1789
e) dos Direitos proclamados na Independência Americana - 1740




resposta:[C]

origem:Fatec
tópico:
Historia

sub-grupo:Segunda Guerra Mundial

pergunta:O término da Primeira Guerra Mundial, em 1918, põe fim às hostilidades militares entre os países em conflito, mas lança as questões que levam à explosão da Segunda Guerra. Na verdade, aquela acelerou as contradições que, não resolvidas pelo Tratado de Versalhes, culminaram na Segunda Guerra Mundial. Sobre esse assunto, afirma-se: I - Nas origens do primeiro conflito mundial predominaram os problemas europeus, e no segundo foram as questões relacionadas ao Oriente Médio. II - Tanto a Primeira quanto a Segunda Guerra podem ser definidas como "guerras de redivisão de mercados e colônias, questões internas do sistema imperialista". III - As várias contradições sociais, econômicas e ideológicas entre as principais potências capitalistas levaram, tanto no período anterior a 1914, quanto no que precede a Segunda Guerra, à corrida armamentista e às guerras localizadas. Dessas afirmações,
a) apenas I e II estão corretas.
b) apenas I e III estão corretas.
c) apenas II e III estão corretas.
d) todas estão corretas.
e) nenhuma está correta.




resposta:[C]

origem:Fei
tópico:
Historia

sub-grupo:Segunda Guerra Mundial

pergunta:Não pode ser considerado um fator que propiciou a eclosão da Segunda Guerra Mundial:
a) A ascensão de regimes totalitários na Itália e na Alemanha nos anos 20 e 30.
b) Os efeitos da crise de 29 na economia européia.
c) As cláusulas punitivas do Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha ao final da Primeira Guerra Mundial.
d) A vitória dos republicanos na Guerra Civil Espanhola barrando o avanço do fascismo na Espanha.
e) A união entre a Áustria e a Alemanha empreendida por Hitler.




resposta:[D]

origem:Mackenzie
tópico:
Historia

sub-grupo:Segunda Guerra Mundial

pergunta:"No dia 26/04/1937... às 4:40 da tarde, começaram a surgir os Heinkel III bombardeando a cidade e metralhando as ruas. Depois dos Heinkel III, vieram os Junkers 52,... A população começou a abandonar a cidade, sendo metralhada na fuga. Bombas incendiárias e outros explosivos foram lançados por vagas de aviões a cada 20 minutos, até as 7:45. A destruição foi total." (Thomas Hugh) O massacre de Guernica, que foi retratado pelo pintor Pablo Picasso relaciona-se com:
a) Cuba - (invasão da Baía dos Porcos, apoiada pelos americanos)
b) Espanha - (auxílio nazista aos nacionalistas)
c) Portugal - (intervenção fascista na Revolução dos Cravos)
d) Itália - (conflito entre republicanos e comunistas)
e) Inglaterra - (batalha da Grã-Bretanha na II Guerra Mundial)




resposta:[B]

origem:Ufrs
tópico:
Historia

sub-grupo:Segunda Guerra Mundial

pergunta:Leia os textos a seguir, extraídos da obra "Memórias de Barbárie", de Roney Cytrynowicz: "O extermínio dos judeus começou com a invasão da União Soviética pelas tropas nazistas em junho de 1941. Mas foi a construção de seis campos de extermínio na Polônia com câmaras de gás, a partir do final de 1941, que concretizou um plano organizado de genocídio dos judeus europeus. Pela primeira vez na história da humanidade, milhões de seres humanos foram assassinados num processo industrial, numa linha de produção da morte, em que todos os aspectos de como matar seres humanos foram racionalizados e medidos em termos de economia de tempo e energia, de custo e benefício. Os nazistas queriam matar o maior número de pessoas no menor intervalo de tempo, com o menor custo e de forma que se pudesse aproveitar ao máximo os corpos como matéria-prima para a indústria (ossos e cabelos) e para acelerar o próprio processo de extermínio (a gordura dos corpos era aproveitada como combustível na sua incineração)." "Entre as empresas alemãs que se instalaram em campos de concentração e de extermínio estão I.G., Farben, BMW, Agfa, Telefunken, Messerschmitt, Henkel e Zeiss-Ikon. " Segundo os textos de Cytrynowicz, pode-se inferir que
a) o nazismo, além de utilizar métodos racionais e industriais de exploração e extermínio, teve forte vinculação com importantes setores da alta burguesia alemã, que, inclusive, se beneficiaram com tais práticas.
b) o extermínio de judeus e de outros grupos humanos discriminados pelo nazismo ocorreu de forma desordenada e aleatória, sendo responsabilidade direta e exclusiva dos comandantes dos campos de concentração.
c) os dados historicamente apresentados pela maioria dos especialistas sobre a política de extermínio implementada pelo nazismo são evidentemente exagerados, pois, como frisado no texto, a violência nos campos de concentração ocorreu somente em casos isolados.
d) o nazismo foi o projeto de uma elite político-militar, relacionado à pequena burguesia alemã, mas desvinculado do grande capital nacional.
e) os critérios norteadores da política nazista de exploração de judeus, ciganos, eslavos, comunistas e outros grupos humanos foram exclusivamente de ordem racial.




resposta:[A]

origem:Ufrs
tópico:
Historia

sub-grupo:Segunda Guerra Mundial

pergunta:Assinale a linha de tempo que contém a seqüência cronológica correta em relação à Segunda Guerra Mundial:
a) Invasão da Polônia ë "Dia D" ë Julgamento de Nüremberg ë Batalha de Stalingrado ë Operação "Barbarrosa"
b) Ataque a Pearl Harbor ë "Anschluss" ë Invasão da Polônia ë Batalha de Stalingrado ë "Dia D"
c) Operação "Barbarrosa" ë Batalha de Stalingrado ë "Anschluss" ë Ataque a Pearl Harbor ë Invasão da Polônia
d) Invasão da Polônia ë Operação "Barbarrosa" ë Batalha de Stalingrado ë "Dia D" ë Julgamento de Nüremberg
e) "Anschluss" ë Operação "Barbarrosa" ë "Dia D" ë Ataque a Pearl Harbor ë Julgamento de Nüremberg




resposta:[D]

origem:Fatec
tópico:
Historia

sub-grupo:Segunda Guerra Mundial

pergunta:A ocupação da Polônia marca o início da Segunda Guerra Mundial. A tentativa de manter a paz a qualquer custo, como foi feito em Munique, se revelou impossível. Hitler não se dava por satisfeito com a reconquista do "espaço vital", queria mais e mais. Sobre a Segunda Guerra, é correto afirmar:
a) A Itália, aliada da Alemanha desde a assinatura do Pacto de Aço, declarou guerra à Inglaterra e à França em junho de 1940. Em setembro do mesmo ano, a Itália atacou o Egito e a Turquia.
b) Em 1941, tropas alemãs invadiram o território soviético e dominaram definitivamente Leningrado e Moscou.
c) A partir dos sucessos na frente ocidental, da invasão e conquista da Bélgica, Holanda e França e do recuo inglês para o outro lado do canal, Hitler voltou sua atenção para a Polônia.
d) O sucesso definitivo alemão deveu-se à sua tática militar, conhecida como "guerra relâmpago"; essa consistia no uso de forças motorizadas, tanques e aviação, conjugados e combinados entre si, em uma ação defensiva.
e) A partir da declaração de guerra, feita por Inglaterra e França contra a Alemanha, outros países foram entrando no conflito, de ambos os lados. A cada novo beligerante, a relação de forças se alterava, e a guerra entrava em uma nova fase. Inicialmente uma guerra européia, estendeu-se paulatinamente à Ásia e a África.




resposta:[E]

origem:Mackenzie
tópico:
Historia

sub-grupo:Segunda Guerra Mundial

pergunta:A batalha que aconteceu em Stalingrado, durante a II Guerra Mundial, marcou:
a) a consolidação das posições alemãs na Rússia, decorrente da expansão fulminante das potências do Eixo (Itália-Alemanha-Japão).
b) a neutralização do exército de Stálin, obrigando-o a assinar o Pacto Germano-Soviético de não agressão e neutralidade.
c) a inversão da situação militar da II Guerra, dando início ao recuo nazista na Europa Oriental e à decadência do Terceiro Reich.
d) a vitória da Blitzkrieg - guerra relâmpago que consistia em ataques maciços, com o uso de carros blindados, aviões e navios.
e) o desembarque aliado nas praias da Normandia - o Dia D, que conteve a ofensiva alemã, destruindo pela primeira vez o mito da invencibilidade da Wehrmacht.




resposta:[C]

origem:Unb
tópico:
Historia

sub-grupo:Segunda Guerra Mundial

pergunta:No período imediatamente após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ocorre o(a)

(1) estabelecimento da bipolaridade nas relações internacionais, com os Estados Unidos e a União Soviética liderando os blocos capitalista e socialista, respectivamente.
(2) declínio da Europa como centro do poder mundial, de que a descolonização afro-asiática foi exemplo marcante.
(3) criação da Organização das Nações Unidas, em cujo Conselho de Segurança manifesta-se o princípio de absoluta igualdade entre os Estados participantes.
(4) refluxo no processo de expansão socialista, em parte determinado pelo fracasso militar soviético durante a guerra.




resposta:V V F F

origem:Ufrj
tópico:
Historia

sub-grupo:Segunda Guerra Mundial

pergunta:

"Estamos diante de uma catástrofe de primeira grandeza. Não fechemos os olhos em face desse espetáculo. Devemos agora aceitar a idéia de que todos os países da Europa Central e Oriental se acertarão tão bem como puderem com a Alemanha (...). O sistema de alianças na Europa Central (...) foi arruinado. Não vejo como poderá ser restaurado." (Churchill, 5 de outubro de 1938. D UNE GUERRE À L AUTRE (1914-1939). Paris, Hachette, 1982, p. 352) No período que antecede a 2 Guerra Mundial (1939-1945), as democracias européias optaram por uma política de não-intervenção nos conflitos originados pelo expansionismo alemão e italiano. O acordo de Munique (30 de setembro de 1938) assinado entre a Inglaterra, a França, a Itália e a Alemanha é representativo dessa política e provocou grande impacto e poucos protestos, como o de Winston Churchill expresso no documento acima.
a) Cite UM argumento utilizado por Hitler para justificar a invasão da Tchecoslováquia.
b) Explique por que as democracias européias tardaram em reagir ao expansionismo alemão.



resposta:

origem:Mackenzie
tópico:
Historia

sub-grupo:Segunda Guerra Mundial

pergunta:

O gráfico anterior refere-se:
a) à distribuição de recursos financeiros e militares norte-americanos aos países europeus, objetivando efetivar a Iniciativa de Defesa Estratégica.
b) ao fluxo de comércio internacional entre os Estados europeus com economia globalizada.
c) ao interesse dos EUA em fortalecer a ordem capitalista nos países aliados e punir os derrotados na Segunda Guerra Mundial.
d) à ajuda financeira efetuada pelos EUA aos países da Europa, que possibilitou uma recuperação econômica dos mesmos, impedindo a expansão do socialismo no continente.
e) à nova ordem monetária criada pelo tratado de Maastrich (1992), que definiu os investimentos necessários para a criação da moeda da União Européia.



resposta:[D]

origem:
tópico:
Historia

sub-grupo:Segunda Guerra Mundial

pergunta:A 2 Guerra Mundial, acontecimento funesto e deplorável, permanece presente na memória da humanidade pelas suas conseqüências sociais e políticas que mudaram a face da Europa. Entre elas podemos destacar: (0) Na Conferência de Potsdam, realizada em 1945, o território alemão foi dividido em quatro zonas de ocupação: a dos EUA, a da URSS, a da Áustria e a da Inglaterra.

(1) O território da antiga Prússia e a Baviera transformaram-se na República Democrática Alemã, a qual ficou sob a influência soviética.
(2) Com a divisão da Alemanha em dois países os cidadãos alemães da República Democrática Alemã eram proibidos de transitar pela Alemanha Ocidental sob qualquer pretexto.
(3) A construção do muro de Berlim, sob pretexto de organizar melhor a economia da Alemanha Oriental (RDA) não foi apoiada pela URSS.
(4) A criação do Estado de Israel, conseqüência positiva para os judeus, está diretamente relacionada com um acontecimento dos mais condenáveis: a perseguição aos judeus.




resposta:F F V F V